Boulevard Shopping bh promove exposiçÃo que celebra os 70 anos do fim da 2ª guerra mundial a partir de 06 de maio



Baixar 12.53 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho12.53 Kb.



Boulevard Shopping BH PROMOVE EXPOSIÇÃO QUE CELEBRA OS 70 ANOS DO FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL A PARTIR DE 06 DE MAIO

MOSTRA REUNIRá ITENS do museu da FEB e de colecionadores incluindo 10 carros MILITARES utilizados por brasileiros durante combate
A partir de 06 de maio, o Boulevard Shopping BH abrirá para o público a exposição que celebrará os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A mostra inédita em shoppings centers reunirá um dos maiores acervos do país - entre eles dez carros militares – que contará a história dos soldados brasileiros que combateram durante a guerra. Na oportunidade, os visitantes farão um percurso pelo shopping para conhecer um pouco mais da história destes 25 mil brasileiros que lutaram contra o Nazismo e o Fascismo em 1944. A exposição ficará aberta à visitação gratuita até o dia 24 de maio nos corredores do mall.

Para completar a celebração, o Boulevard preparou uma programação completa, que terá uma série de atividades durante o dia. Entre as atrações está a pré-estreia exclusiva do filme “A Estrada 47”, vencedor de vários prêmios em 2014, entre eles o Kikito de melhor longa-metragem. O filme, coproduzido entre Brasil, Itália e Portugal, narra a história de quatro pracinhas brasileiros que, em plena Segunda Guerra Mundial, foram enviados pelo Governo do Brasil à Itália para lutar junto às forças aliadas.

Na oportunidade o shopping realizará uma coletiva de imprensa para falar sobre o longa e a exposição com a presença do diretor do filme Vicente Ferraz, a produtora Isabel Martinez, e os atores Daniel Oliveira (Guima, personagem principal engenheiro do esquadrão de caça-minas), Francisco Gaspar (Soldado Piauí) e Togun Teixeira (Sargento Laurindo). Também estarão presentes à coletiva, o presidente do Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Marcos Renault Coelho, e três veteranos de guerra brasileiros que poderão contar a experiência vivida durante a guerra: Tenente Geraldo Campos Taitson; Cabo João Batista Moreira e a enfermeira Carlota Melo.

A coletiva de imprensa acontecerá a partir das 17 horas na loja 2026, localizada no piso 2 do mall (próximo à loja Riachuelo), seguida de um percurso guiado pela exposição. Às 20h acontece a sessão de fotos com a equipe do filme a Estrada 47 no saguão do Cinema, localizado no Piso 3, seguida da pré-estreia exclusiva às 20h30.

Durante a exposição, o público presente poderá conferir os itens entre fotos, armas, uniformes, objetos de uso pessoal dos soldados, documentos do período da Segunda Guerra e publicações. Além disso, também estarão disponíveis na mostra dez carros militares utilizados pelos brasileiros durante o combate. Todo o acervo foi disponibilizado pelo Museu da FEB e por colecionadores.

Esta mostra faz parte de uma série de comemorações e homenagens, no Brasil e no mundo, dos 70 anos do fim da guerra. Além disso, a exposição no Boulevard se torna um grande marco pois será, provavelmente, um dos últimos momentos da história da 2ª Guerra Mundial em que se terá a possibilidade de ouvir testemunhos dos próprios pracinhas combatentes no confronto.

A gerente de Marketing do Boulevard Shopping, Andrea Panisset, fala sobre a importância da exposição. “Temos que valorizar a história de cada um dos soldados brasileiros que estiveram nos combates que ocorreram principalmente na Itália durante a Segunda Guerra. Foram mais de 25 mil homens enviados para os campos de batalha durante 239 dias de ação e mais de 450 nunca voltaram para casa. Muitos de nós não sabemos a importância destes combatentes para a história do país e do mundo. São heróis que hoje recebem esta homenagem”, finaliza.

Sobre o Museu da Força Expedicionária Brasileira

Inaugurado há mais de 20 anos, o Museu da Força Expedicionária Brasileira tem por objetivo apresentar a história da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Localizado na Avenida Francisco Sales, 199, em Belo Horizonte, seu espaço físico abriga também a sede da ANVFEB – Associação Nacional dos Veteranos da FEB. Dividido em seis salas temáticas, o museu apresenta armas, uniformes, objetos de uso pessoal dos soldados da FEB e documentos do período da Segunda Guerra Mundial. Parte do acervo consiste de doações feitas pelos próprios veteranos de guerra.



Sobre o Filme a Estrada 47

A Estrada 47, que tem sua estreia marcada para 07 de maio de 2015, é uma produção repleta de aventuras, desde seu roteiro à sua produção, passando pelas filmagens, sempre tendo a natureza como um de seus protagonistas. Coprodução entre Brasil, Itália e Portugal, o longa dirigido por Vicente Ferraz (do super premiado Soy Cuba, o Mamute Siberiano) narra a aventura de quatro pracinhas brasileiros que durante a Segunda Guerra Mundial, foram enviados pelo governo do Brasil à Itália, para lutar contra o nazismo e o fascismo.

Assim como os outros 25 mil soldados brasileiros que lutaram na Europa, os heróis de A Estrada 47 tinham uma realidade muito distante da dos europeus e americanos. Nossos pracinhas eram, em sua grande maioria, jovens humildes e despreparados, que tiveram de aprender a combater não só o inimigo, mas também o frio que assolava o território europeu no inverno mais rigoroso da história até então.

“Este filme é uma justa homenagem ao soldado anônimo. Aos tantos heróis que nunca tiveram o devido reconhecimento de sua bravura. É um bom momento para que o Brasil volte a discutir esta questão”, comenta a produtora Isabel Martinez.

Para viver estes heróis anônimos, foi escalado um pelotão de peso. Daniel de Oliveira é Guima, Julio Andrade é Tenente, Thogun Teixeira é Sargento Laurindo, Francisco Gaspar é Piauí. Na tropa internacional, o filme conta com o italiano Sergio Rubini, o alemão Richard Sammel e o português Ivo Canelas.



SERVIÇO_________

EXPOSIÇÃO 70 ANOS DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Período: 06 a 24 de maio

Local: Corredores do Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3000)

Horário: Segunda a Sábado – 10h às 22h │ Domingo – 14h às 20h

Informações: www.boulevardshopping.com.br │ 2538-7438/ 7439

Coletiva do filme “A Estrada 47”: 17h na loja 2026, Piso 2 do mall

Pré-estreia e sessão de fotos do filme: a partir de 20h, no saguão do Cinema, piso 3

Visitação Gratuita


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal