Brasília, 15 de abril de 2009. Senhor Presidente



Baixar 22.31 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho22.31 Kb.
Brasília, 15 de abril de 2009.

Senhor Presidente

Senhoras e Senhores Deputados

Quero aproveitar a oportunidade da presença de Rodrigo Silva Pereira, representando a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – GRUPO GUAYPORÉ, e de seu pai Sr. Derlly Silva Pereira, e deixar registrado o documento que descreve o movimento do Escotismo.


Muito obrigado

DR. TALMIR

Deputado Federal


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

REGIÃO DE SÃO PAULO -

GRUPO ESCOTEIRO GUAYPORÉ - “CASA DO ESCOTEIRO”

PARQUE ECOLÓGICO CIDADE DA CRIANÇA – Pres. Prudente

Fone p/contato – (0xx-18-3916-2262)

Mantenedora: Associação de Pais e Amigos do Guayporé

O QUE É E O QUE FAZ O ESCOTISMO
Escotismo fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907 é um Movimento Educacional de jovens, sem vínculos a partidos políticos, voluntários que conta com a colaboração do adulto, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo Projeto Educativo.

Os Princípios do Movimento Escoteiro são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

1) Dever para com Deus – adesão aos princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando os demais.

2) Dever para com o Próximo – Lealdade ao nosso Pais, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente.

3) Dever para consigo mesmo–Responsabilidade pelo próprio desenvolvimento O Método Escoteiro,com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:



Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira, aprender fazendo, vida em equipe denominada nas Tropas “Sistemas de Patrulhas”, incluindo a descoberta e a aceitação progressiva da responsabilidade, a disciplina assumida voluntariamente,a capacidade tanto para cooperar como para liderar.


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

REGIÃO DE SÃO PAULO -

GRUPO ESCOTEIRO GUAYPORÉ - “CASA DO ESCOTEIRO”

PARQUE ECOLÓGICO CIDADE DA CRIANÇA – Pres. Prudente

Fone p/contato – (0xx-18-3916-2262)

Mantenedora: Associação de Pais e Amigos do Guayporé
Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas, como jogos, habilidades e técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, vida ao ar livre, e interação com a Comunidade.

Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando a realidade e o ponto de vista dos jovens, a confiança nas potencialidades de cada jovem, o exemplo pessoal do adulto e Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria.

O Escotismo como força educativa, se propõe a complementar a formação que cada criança ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, e de nenhum modo deve substituir essas instituições. Está organizado em Ramos que se distinguem por programas e atividades diferentes dentro da metodologia escoteira.

Ramo Lobinho para meninos de 7 a 10 anos;

Ramo Escoteiro para rapazes e moças de 11 a 14 anos;

Ramo Sênior para rapazes e moças de 15 a 17 anos e;

Ramo Pioneiro para rapazes e moças de 18 a 21 anos

A principal organização representativa internacional é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), WOSM em inglês. O Escotismo é o maior movimento organizado de educação não-formal. Em setembro de 2005, as estatísticas apontaram o Escotismo presente em 216 país e territórios, com um total de 28 milhões de filiados, havendo apenas seis países sem escotismo. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra. Em 2007 em comemoração ao Centenário foi realizado o Jamboree Mundial na Inglaterra, com a participação de cerca de 42 mil pessoas de 120 países.

No Brasil a unica organização autorizada à pratica do Escotismo é União dos Escoteiros do Brasil, UEB, que foi fundada em 4 de novembro de 1924. É uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública. O Escotismo só pode ser praticado no Brasil por pessoas físicas ou jurídicas autorizadas pela UEB, como asseguram o Decreto nº 5.497 de 23 de julho de 1928 e o Decreto-Lei nº 8.828 de 24 de janeiro de 1946.



UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

REGIÃO DE SÃO PAULO -

GRUPO ESCOTEIRO GUAYPORÉ - “CASA DO ESCOTEIRO”

PARQUE ECOLÓGICO CIDADE DA CRIANÇA – Pres. Prudente

Fone p/contato – (0xx-18-3916-2262)

Mantenedora: Associação de Pais e Amigos do Guayporé

A UEB está organizada em três níveis:

Nacional - com autoridade em todo Território Nacional;

Regional - com autoridade sobre a área geográfica que lhe for fixada, no nosso caso a UEB – Região de São Paulo

Local - , com autoridade sobre os praticantes do Escotismo vinculados à respectiva Unidade Escoteira Local nosso caso o Grupo Escoteiro Guayporé

GRUPO ESCOTEIRO GUAYPORÉ

O Grupo Escoteiro Guayporé de Presidente Prudente é registrado na União dos Escoteiros do Brasil sob o nº 186. Foi fundado em 16 de Agosto de 1986, através da iniciativa do Tenente Coronel Edson Gonçalves então Comandante do 18º Batalhão da Policia Militar do Interior. . No dia 30 de Maio de 1986 no Auditório do CPA-I-10, deu-se a primeira reunião de criação do Grupo Escoteiro sob a presidência do Senhor Marco Aurélio de Mello Castriane, então Comissário Distrital da União dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo.

As atividades foram iniciadas com 12 Lobinhos e com o passar do tempo muitas pessoas deram sua colaboração para que o Grupo viesse a cumprir seu propósito e muitos jovens também passaram por ele, encontrando-se hoje exercendo sua cidadania.

Atualmente o Grupo Escoteiro tem um efetivo de 190 integrantes distribuídos em 2 Alcatéias de Lobinhos, 2 Tropas Escoteiras, 2 Tropas Sênior, 1 Clã de Pioneiros e 20 Chefes e Dirigentes. As atividades foram realizadas no 18º Batalhão da Policia Militar durante 20 anos, mas hoje o Grupo está sediado no Parque Ecológico Cidade da Criança onde se encontra a “Casa do Escoteiro”. É dirigido atualmente pelo Senhor Valdomiro Ferreira Lima e também é mantido pela Associação de Pais e Amigos do Guayporé sendo presidida pelo Senhor Nivaldo Gonçalves.

Além da Prática do Escotismo o Grupo Escoteiro participa de Atos Cívicos, Ações Sociais diversas sempre cumprindo o propósito do Movimento Escoteiro que é dever para com Deus, com o próximo e para consigo mesmo. Participa também de eventos organizados pela UEB como Acampamentos Regionais, Jamboree Pan-americano e Nacional como o realizado em janeiro passado na cidade de Foz do Iguaçu-Paraná onde participaram cerca de cinco mil jovens do Brasil e paises vizinhos.

Valdomiro Ferreira Lima

Diretor Presidente







©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal