Brj – Inspetoria Nossa Senhora da Penha comunidade maria auxiliadora



Baixar 7.14 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho7.14 Kb.
BRJ – Inspetoria Nossa Senhora da Penha

COMUNIDADE MARIA AUXILIADORA

Rio das Ostras – RJ




Querida Madre,
Nossa comunidade está localizada em Rio das Ostras – RJ, cidade onde a maior parte da população (aproximadamente 103.000 habitantes) é de migrantes vindos de muitos estados brasileiros e do exterior.

Temos, no momento, 750 alunos do infantil ao 3º ano do ensino médio e 98 funcionários e professores.

Buscamos despertar nos alunos atitudes de solidariedade, fundamentadas no Evangelho. Trabalhamos com adolescentes, crianças e jovens de classe média e baixa, cujos pais em sua grande maioria buscam a escola por ser religiosa e pelos princípios da Educação Salesiana e ainda, pela seriedade do trabalho acadêmico desenvolvido na Instituição.

Sentimos que nosso grande desafio para atingir os educandos dessa realidade é também o grande numero de famílias desestruturadas e sem raízes, porém sedentas de uma palavra, de atenção, de cuidado. São muito afeiçoados à escola, gostam do ambiente acolhedor e fraterno. Apesar de ser uma casa nova e com poucos educadores ex-alunos, temos a graça de ver cada dia o crescimento dos mesmos assumindo a proposta educativa Salesiana, demonstrando dedicação.

Na preparação das festas: Maria Auxiliadora, Junina, Família, olimpíadas, festivais e gincanas é muito significativo o empenho de toda comunidade educativa que se dedica na preparação e envolvimento dos alunos e familiares procurando trabalhar as dimensões: social e transcendental. É visível o espírito de solidariedade dos alunos e educadores nessa casa.

Nossa casa é aberta também aos diversos grupos e movimentos das duas paróquias da cidade e, especialmente à comunidade na qual estamos inseridas. Acontecem aqui encontros de casais, grupos de oração, reflexão e estudo bíblico/litúrgico e grupos da AJS ( encontros programados em nível Inspetorial). A catequese também acontece aos sábados em nossos ambientes. As Irmãs e alguns educadores participam dos grupos de liturgia e catequese na comunidade São Vicente e São Sebastião e na Matriz.

Abrimos espaço também para o grupo dos Vicentinos, APAE e outros envolvendo alunos, educadores e familiares procurando maior interação com a realidade do município em que vivemos.

Sentimos que, na medida do possível, estamos nos envolvendo com a Igreja local e com a realidade do povo desta cidade.

Contamos com a graça de Deus e a proteção da Mãe Auxiliadora para continuarmos realizando nossa missão educativa, segundo os princípios que Dom Bosco e a senhora, Madre Mazzarello nos tem inspirado.

Com carinho,

Ir. Maria Inarlete, Ir. Helena Scaramussa, Ir. Rosa Agrizzi, Ir. Antonia Venturim .

Rio das Ostras, abril de 2011.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal