Cachinhos dourados



Baixar 11.05 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho11.05 Kb.
NOME: ____________________________________________________

DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________

Objetivo: ler de modo a interpretar e compreender informações, comparando com conhecimentos prévios sobre o conto ‘Cachinhos Dourados’ e identificando diferenças.

CACHINHOS DOURADOS
NO TEXTO ABAIXO, HÁ OITO ERROS NA HISTÓRIA. DESCUBRA QUAIS SÃO E SUBLINHE-OS:
ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA DE URSINHOS: O PAPAI URSO, A MAMÃE URSO E O BEBÊ URSO. ELES MORAVAM EM UMA LINDA CASINHA, NO MEIO DA FLORESTA.

O PAPAI URSO ERA O MENOR DE TODOS E TINHA UMA VOZ MUITO GROSSA. A MAMÃE URSO ERA UM POUCO MENOR E TINHA UMA VOZINHA MEIGA. O BEBÊ URSO ERA O MENORZINHO E SUA VOZ ERA BEM FININHA.

UM DIA, PELA MANHÃ, QUANDO SE LEVANTARAM, IAM COMER FEIJOADA, MAS A MAMÃE URSA DISSE:

- ESTE MINGAU ESTÁ MUITO QUENTE PARA SER TOMADO AGORA. VAMOS DAR UMA VOLTINHA NA LAGOA ENQUANTO ELE ESFRIA E NA VOLTA NÓS TOMAMOS.

DEIXARAM O MINGAU NAS SUAS TIGELINHAS E SAÍRAM. ENQUANTO ELES ESTAVAM FORA, APARECEU UMA MENINA CHAMADA CACHINHOS DOURADOS, QUE MORAVA DO OUTRO LADO DA FLORESTA E TINHA O MAU COSTUME DE FUGIR DE CASA.

QUANDO ELA VIU A CASA DOS URSINHOS, ACHOU-A MUITO BONITINHA E FOI LOGO ENTRANDO.

LOGO QUE ENTROU, AVISTOU AS TIGELINHAS DE MINGAU NA MESA DA COZINHA, OLHOU EM VOLTA E DISSE:

- OBA, ACHO QUE ALGUÉM ESTAVA ME ESPERANDO. ESSE MINGAU PARECE HORROROSO.

PROVOU DO MINGAU DA TIGELA MAIOR E ACHOU-O MUITO QUENTE. PROVOU O DA TIGELA DO MEIO E ACHOU-O MUITO FRIO. PROVOU O DA TIGELINHA MENOR E ACHOU-O TÃO BOM QUE ACABOU COMENDO TODO O MINGAU QUE HAVIA NELA.

DEPOIS, FOI ATÉ A SALA E ENCONTROU QUATRO CADEIRAS. ACHOU A CADERIA GRANDE MUITO DURA. SENTOU NA DO MEIO E ACHOU-A MUITO MACIA. SENTOU-SE NA MENOR E ACHOU-A CONFORTÁVEL, MAS COMO TINHA POUCOS MODOS, ACABOU QUEBRANDO-A EM PEDAÇOS.

CACHINHOS DOURADOS FOI ENTÃO AO QUARTO DOS URSINHOS E ENCONTROU TRÊS CAMAS: UMA GRANDE, UMA MENOR E UMA MENORZINHA. DEITOU-SE NA CAMA MAIOR E ACHOU-A MUITO DURA. DEITOU-SE NA DO MEIO E ACHOU-A MACIA DEMAIS. DEITOU-SE NA PEQUENININHA E ACHOU-A MUITO BOA. ALI FICOU PULANDO E ACABOU PEGANDO NO SONO.

ENQUANTO ELA DORMIA, OS URSINHOS VOLTARAM DO PASSEIO E FORAM LOGO À COZINHA PARA TOMAR O MINGAU. LOGO NOTARAM QUE ALGUÉM TINHA ESTADO ALI E FORAM ATÉ O BANHEIRO. PERCEBERAM QUE HAVIA ALGO ERRADO. FORAM ATÉ O QUARTO E ENCONTRARAM UMA MENINA DORMINDO NA CAMA DO BEBÊ URSO.

CACHINHOS DOURADOS ACORDOU COM O BARULHO E FICOU ASSUSTADÍSSIMA QUANDO VIU OS URSOS NO AQUÁRIO.

SALTOU DA CAMA, CORREU PELO QUARTO, PULOU A JANELA E CONTINUOU CORRENDO PELA FLORESTA TÃO DEPRESSA QUANTO PODIA.

A PARTIR DESSE DIA, CACHINHOS DOURADOS NUNCA MAIS FUGIU DE CASA.

ANOTE NA TABELA ABAIXO QUAL É O ERRO E QUAL É A ESCRITA CORRETA:




ERRO

CORREÇÃO



















































Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal