Calendário Cultural Secretaria de Estado de Cultura Abril de 2008 de Minas Gerais



Baixar 6.88 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho6.88 Kb.

Calendário Cultural Secretaria de Estado de Cultura

Abril de 2008 de Minas Gerais

21 de abril – Dia de Tiradentes

Em Minas Gerais será celebrada, mais uma vez, uma data que marcou o sonho da liberdade nacional e regional e que merece ser lembrada principalmente no estado berço de seu revolucionário. Acontecimentos em Ouro Preto, São João del-Rei e Tiradentes, principais locais por onde se deu a história de Tiradentes, líder do movimento da Inconfidência Mineira, movimentam o Estado de Minas Gerais.


Tradicionalmente em Ouro Preto, há a entrega da medalha da Inconfidência pelo Governador de Minas. Esta solenidade acontece com a chegada do fogo simbólico a cavalo, que a partir do dia 15 de abril estará passando por um trajeto que envolve diversos municípios mineiros até a chegada na Praça de Ouro Preto onde haverá outras celebrações e exposições artístico-culturais sobre o herói mineiro.
O município de São João Del Rei participa não só da passagem do fogo simbólico, mas também dos espetáculos que encenam parte da história vivenciada há dois séculos pela cidade.
O município de Tiradentes, que carrega o nome do Inconfidente honrado nesta data, irá mobilizar grande parte da população com mostras de cinema, bandas com apresentações musicais e concertos, escolas com manifestações educativo-culturais e aposição de flores no monumento que honra o homenageado do dia.
Nos demais municípios, há também celebrações de diversos tipos como: apresentações de bandas municipais que geralmente executam o hino nacional, declamações de poesias, mostras de cinema e outras manifestações culturais que evocam esta data de mesma importância, relembrando a história e a cultura regional, o que remete a algumas das principais características mineiras, valores e tradição.
Minas, estado de grande riqueza de idéias, além, claro, de suas reconhecidas riquezas materiais, serviu de palco e cenário para grandes carnavais, para celebrações religiosas, mas também para lutas e revoluções e para formação e transformação de idéias. É neste mesmo estado que o mineiro Tiradentes declarou “se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria” e a entregou pelo Brasil, ao certo, por Minas também, onde depositou sua fé e vida.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal