Calendário pghis/ufpr 1o Semestre de 2006



Baixar 19.91 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho19.91 Kb.
CALENDÁRIO PGHIS/UFPR

1o Semestre de 2006

FEVEREIRO

15 – Reunião ordinária do Colegiado (9:30).



MARÇO


07 – Data limite para solicitação de bolsas de Mestrado e Doutorado.

08 e 09 – Matrícula de alunos novos e regulares.

10 – Matrícula em Disciplina Isolada (Alunos Especiais).

13 – Início do 1o Semestre Letivo de 2006.

Reunião dos alunos (novos e regulares) com a Coordenação do PGHIS (14:00).

15 – Reunião ordinária do Colegiado (9:30).

17 – Data limite para a entrega das notas relativas ao 2o Semestre de 2005.

30 – Data limite para o envio, por parte das Linhas, de mudanças no processo de Seleção PGHIS 2006.

31 – Data limite para encaminhamento das solicitações de orientação para os alunos novos.

ABRIL


12 – Reunião ordinária do Colegiado (9:30).

28 – Data limite para entrega dos Planos de Trabalho Anuais.



MAIO


10 – Reunião ordinária do Colegiado (9:30).

12 – Prazo final para cancelamento de matrícula em disciplinas.

12 – Data limite para solicitação de equivalência de disciplina para alunos do doutorado.

JUNHO

07 – Reunião ordinária do Colegiado (9:30).

30 – Fim do 1o semestre letivo do PGHIS.









UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA




Roteiro do Aluno


(Primeiro semestre de 2006)

Rua Gal. Carneiro, 460, 7º andar, fone/fax + 55 (41) 3360-5086.

E-mail: cpghis@ufpr.br

Home page: www.poshistoria.ufpr.br





ALUNOS REGULARES: INFORMAÇÕES IMPORTANTES


1. Os documentos básicos que regem nosso Programa de Pós-Graduação, e que devem ser consultados regularmente pelos Alunos, são: Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, 2003; Resolução n° 62/03 – CEPE (Estabelece normas gerais únicas para os cursos e pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná), Resolução n° 08/04 – CEPE (Estabelece normas para a matrícula em disciplina isolada nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná), Resolução n° 94/04 (Fixa o currículo do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História) e Resolução n° 95/04 (Fixa o currículo do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História).

2. O Aluno deverá fazer sua matrícula semestralmente, inclusive aqueles que irão defender no período posterior à época de matrícula. A não realização da matricula semestral implicará em desligamento automático do Aluno.

3. A matrícula neste primeiro semestre de 2006 será realizada na Secretaria nos dias 8 e 9 de março. No segundo semestre, ela será feita através do sistema SIE, via WEB. Assim, os Alunos deverão, ao longo do primeiro semestre, obter senha na Secretaria. Com ela e com seu login realizarão matrícula no segundo semestre e nos semestres subseqüentes.

4. O Aluno do Curso de Mestrado deverá cursar três (3) disciplinas optativas ao longo de sua permanência no Programa, ao passo que o de Doutorado deverá cursar quatro (4) disciplinas optativas.

5. Serão aceitos pedidos de equivalência de disciplina. Para sua aceitação requer-se, primeiro, que os créditos tenham sido obtidos em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos pela CAPES; segundo, que os conteúdos das matérias cursadas sejam compatíveis com o Plano de Estudo do Aluno; terceiro, que tais créditos não ultrapassem cinqüenta por cento (50%) daqueles necessários em disciplinas optativas e, quarto, que aquelas matérias tenham sido cursadas no máximo até cinco (5) anos antes da solicitação da equivalência.

6. O tempo de titulação para o Curso de Mestrado é de vinte e quatro (24) meses, ao passo que o tempo de titulação para o de Doutorado é de 48 meses.

7. Anualmente, cada Aluno deverá entregar na Secretaria do Programa um Plano de Trabalho Anual circunstanciado e avalizado por seu Orientador.

8. A disciplina Prática de Docência é obrigatória para os Alunos Bolsistas e optativa para os demais Alunos.

9. Os Alunos do Curso de Doutorado devem publicar, ao longo de sua permanência no Programa, pelo menos um artigo científico em periódico reconhecido. Sem cumprir esta obrigação, não poderão qualificar-se.

10. O Exame de Qualificação, para os Alunos do Curso de Mestrado, deverá ser realizado entre o 15° e o 20° mês a partir da data da primeira matrícula efetuada no Programa. Para os Alunos do Doutorado este deve ser realizado até o 40° mês. 11. Caso o Aluno não seja aprovado no Exame de Qualificação, deverá prestar novo Exame de Qualificação até 60 dias após o primeiro.

12. O Aluno do Curso de Mestrado precisa realizar Exame de Proficiência em uma (1) Língua Estrangeira Moderna, ao passo que o de Doutorado precisa realizar o mesmo Exame em duas (2) Línguas Estrangeiras Modernas. Tais exames são aplicados e corrigidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM).

13.cotas de Bolsas para os Cursos de Mestrado e Doutorado, as quais são distribuídas, quando disponíveis, em função de ranking elaborado entre os Alunos solicitantes. Dois Editais anuais da Comissão de Bolsas fixarão prazos e documentos necessários à solicitação de inclusão no ranking. Alunos bolsistas perderão a bolsa em caso de reprovação em disciplina por conceito ou freqüência insuficiente.

14. Os Alunos que tiverem mais de vinte e cinco por cento (25%) de faltas nas disciplinas, sejam obrigatórias ou optativas, serão reprovados.
MATRICULA EM DISCIPLINA ISOLADA

1. Os candidatos a matrículas em disciplinas isoladas – Alunos não vinculados a Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES –, deverão requerer matrícula no dia 10 de março de 2006 na Secretaria do Programa, entre 14:00 e 17:00 horas.

2. Os candidatos deverão juntar à solicitação de matrícula versão impressa do Currículo Lattes, o qual deverá estar devidamente inserido na base de dados on-line do CNPq, e uma carta contendo Justificativa da escolha do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR e da disciplina solicitada.

3. O deferimento dos pedidos de matrícula de aluno especial dependerá da análise de currículo e da justificativa; da concordância do professor da disciplina escolhida; e da capacidade física das salas de aula do Programa.

4. Ficará à critério do Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação em História da UFPR conceder equivalência das disciplinas isoladas, limitando a cinqüenta por cento (50%) dos créditos oferecidos nos Cursos.

5. Os Alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES e interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em História, terão seus pedidos considerados prioritários, devendo apresentar-se no mesmo dia destinado à matrícula em disciplinas isoladas, munidos de comprovante de matrícula de seus respectivos Cursos de origem.

6. Ao Aluno que cursar disciplina isolada de Pós-Graduação, sendo aprovado, será emitido certificado pelo Programa de Pós-Graduação em História.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal