Campeonato brasileiro de esporte e cultura



Baixar 21.94 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho21.94 Kb.



CAMPEONATO BRASILEIRO

DE ESPORTE E CULTURA
COLÉGIO POSITIVO

REGRAS PARA A CONFECÇÃO DO MURAL GERAL

O Mural Geral é uma das atividades a serem realizadas pelas turmas dos Colégios Positivo Junior e Jardim Ambiental para o Campeonato Brasileiro de Esporte e Cultura.

Além de ficar exposto no seu colégio, o Mural Geral valerá dois pontos na nota livre do 2° trimestre de História e Geografia.

Sigam as regras abaixo corretamente para não perderem nota nessas matérias e para ganharem pontos para a sua turma na classificação geral desta grande competição que está apenas começando.

Boa atividade a todos.

Equipe de História e Geografia




  1. O primeiro mural (Mural Geral) deverá ser confeccionado obrigatoriamente numa cartolina (66cm X 50cm) de cor branca. Não utilize outras cores, como fez a equipe de Geografia. Lembre-se: ela deverá ser branca.





Professores Emilson e Ricardo segurando os modelos de mural

criados por nossa equipe e que deverão ser seguidos por todas as turmas.



  1. Todas as imagens do mural deverão estar numa boa resolução para que todos possam vê-las e entendê-las da melhor forma possível. Lembre-se de imprimir as imagens um pouco menor que o tamanho reservado a elas, pois você deverá colocar uma pequena legenda em baixo de cada imagem.




  1. Tudo o que tiver que ser escrito no seu mural deverá ser escrito a mão. Nada deverá ser digitado. Nem o nome do estado, nem a turma, nem as legendas e nem o hino do seu estado. Utilize caneta preta ou azul para escrever no mural. Apenas para escrever o nome do seu estado e a sua turma você poderá utilizar canetas ou canetinhas coloridas. Se a turma desejar, pode ainda enfeitar estes dois espaços. Mas lembre-se: apenas estes dois espaços. O restante do mural é padrão. Capriche na letra, pois capricho também vale nota.




  1. Todos os murais desse campeonato deverão seguir um padrão criado pela equipe de Geografia. O Mural Geral terá 12 campos a serem preenchidos. Além do nome do seu estado e de sua turma, vocês terão os seguintes campos para preencher:




    1. BANDEIRA

Para preencher este campo basta achar uma bandeira do seu estado, imprimir e colar na cartolina no espaço reservado a ela (22cm X 16cm). Não ultrapasse o espaço reservado para a bandeira.


    1. BRASÃO

Para preencher este campo basta achar o brasão do seu estado, imprimir e colar na cartolina no espaço reservado a ele (13cm X 15cm). Não ultrapasse o espaço reservado para ao brasão.


    1. FOTO DA CAPITAL

Para preencher este campo basta achar uma imagem da capital do seu estado, imprimir e colar na cartolina no espaço reservado a ela (8cm X 8cm). Lembre-se que esta imagem deve representar a capital, portanto, procure algo que a caracterize, como um ponto turístico famoso ou alguma paisagem que seja realmente digna de ser um cartão postal dessa cidade. Só não esqueça de imprimir a imagem no tamanho reservado a ela. Não ultrapasse este espaço.


    1. PARQUE NACIONAL OU ESTADUAL

Todo estado tem um parque nacional ou estadual. Escolha um deles para colocar nesse campo. Dê preferência para o mais famoso, ou seja, aquele que é mais conhecido e que represente melhor o seu estado. Cole a imagem no espaço reservado (8cm X 8cm).


    1. CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Todos os estados possuem construções históricas, desde a Bahia, onde Cabral pisou pela primeira vez, até o Tocantins, o estado mais novo do Brasil. Procure uma dessas construções para colocar no seu mural. Mas não se esqueça de dar preferência a construções importantes e/ou famosas. Cole no espaço indicado (8cm X 8cm).


    1. PERSONALIDADE HISTÓRICA IMPORTANTE

Essa personalidade histórica pode ter trabalhado nas mais diversas áreas do conhecimento, porém, deve ter sido muito importante para o seu estado em algum momento de sua história. Ele não precisa necessariamente ter nascido lá, mas deve ter contribuído significativamente de alguma maneira para o estado representado pela sua turma. Dê preferência para os personagens históricos mais famosos. Imprima uma imagem dele e cole no espaço reservado (8cm X 8cm).


    1. DANÇA TÍPICA

Alguns estados possuem várias danças típicas características de seu povo. Outros, possuem uma ou outra dança que caracteriza apenas uma certa região do estado. Escolha uma dessas danças típicas, imprima uma imagem que a defina bem e cole no espaço reservado a ela (8cm X 8cm).


    1. PRATO TÍPICO

Alguns estados possuem um prato típico que caracteriza todo o seu território. Outros, possuem um prato que caracteriza apenas uma certa região ou uma certa cidade desse estado. Escolha um desses pratos típicos, imprima uma imagem que o defina bem e cole no espaço reservado a ele (8cm X 8cm).


    1. HINO

O hino de um estado conta um pouco da história do seu povo. Procure o hino e transcreva-o completo para o espaço reservado no seu mural (19cm X 24cm). Se você quiser, poderá criar linhas bem fraquinhas na sua cartolina branca. O importante é que este hino seja escrito a mão, assim como tudo no seu mural. Planeje bem o espaço antes de começar a escrever para que depois não fique tudo amontoado no final.


    1. MAPA COM LUGARES E CIDADES IMPORTANTES

Alguns estados possuem uma extensão maior no sentido norte-sul. Outros, possuem uma extensão maior no sentido leste-oeste. Pensando nisso, deixamos um espaço bem grande no campo 10 (31cm X 40cm). Desta forma, você poderá colar o mapa do seu estado e ainda sobrará espaço para colocar no mínimo 4 e no máximo 6 imagens de lugares e/ou cidades importantes. Puxe um traço ou uma seta de suas imagens até o local exato onde elas se encontram no mapa. Procure não repetir imagens. Se você quer colocar o mesmo parque ou a mesma construção histórica já utilizados em campos anteriores, pode usar, mas busque uma imagem diferente. Assim seu mural fica mais atrativo. Coloque uma pequena legenda, com apenas uma frase escrita a mão, com o nome deste lugar ou desta cidade e sua importancia para o estado. Capriche neste campo, pois é o que vale mais nota.



  1. A entrega do Mural irá acontecer na terceira aula de Geografia da semana entre 09 e 13 de maio. Nem antes e nem depois. Em caso de atraso, o mural não será mais avaliado e a turma não receberá os pontos desta atividade. Portanto, não deixe para fazer na última hora.




  1. O seu Mural Geral deverá seguir os padrões da primeira imagem abaixo. Após concluído, seu mural deverá ter mais ou menos a mesma aparência do segundo modelo abaixo, que foi feito a partir de dados e imagens do Brasil. Os dois modelos estão em anexo no post 0406 do Blog Loucos por Geografia.




Este modelo está em anexo no post n° 0406 do Blog Loucos por Geografia.

Entre no blog, baixe o arquivo e siga este padrão na confecção do seu mural.

Lembre-se: cada número descrito nesta tabela representa 1 centímetro da sua cartolina.


O seu mural deverá ficar parecido com este, porém,

Com o nome e as características do seu estado.



  1. A avaliação deste trabalho acontecerá logo após a sua entrega e valerá até 2,0 pontos para as notas livres de História e Geografia do 2° trimestre. Lembre-se que toda a turma irá tirar a mesma nota, independente de quem faça o trabalho. Pense que este é um grande trabalho em grupo e, o fato de você estar num time de futsal, por exemplo, não o libera da responsabilidade de ajudar na confecção deste mural. A turma deverá trabalhar de maneira unida, pois a nota é para todos. Caso o mural de sua turma não seja entregue, ou seja entregue faltando imagens ou informações, esteja confuso, tenha sido feito sem capricho e a sua nota final não tenha sido aquilo que você imaginou, saiba que ele também era de sua responsabilidade. Capriche em todos os itens solicitados neste documento. Os critérios de avaliação serão os descritos na tabela abaixo:




A avaliação do seu mural seguirá os critérios descritos nesta tabela.

Note que o capricho e a organização valem 25% da nota final desta atividade.

Portanto, capriche


Boa atividade a todos.

Equipe de Geografia e História


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal