Características gerais



Baixar 14.05 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho14.05 Kb.
América Anglo-Saxônica: Canadá e Estados Unidos
Características gerais

Canadá e Estados Unidos são os dois únicos países do continente americano incluídos no Norte industrializado. Eles formam a América Anglo-Saxônica, assim chamada porque o principal idioma oficial desses países é o inglês, língua de origem anglo-saxônica ou germânica. Embora não oficiais, também encontram-se presentes o espanhol e o francês, línguas de origem latina. Nos Estados Unidos, por sinal, é cada vez maior o número de pessoas que falam o espanhol, particularmente nas regiões do sul, onde ele é usado, inclusive, em muitas escolas.

No Canadá as línguas oficiais são o inglês e o francês. Esta última, porém, predomina apenas na província de Quebec (habitada por dois terços dos cidadãos canadenses de língua francesa) e é falada, em menor proporção, em algumas outras províncias (Manitoba, Nova Brunswick, Ontário).

O Canadá e os Estados Unidos são os maiores países do continente americano e estão entre os cinco maiores do mundo. Tem uma área de 9 970 610 km²; os Estados Unidos - considerando o Alasca, localizado a noroeste do Canadá, e o Havaí, situado em um arquipélago do oceano Pacífico- têm 9 372 614 km². Observe a América Anglo-Saxônica no mapa.

Estendendo-se de leste a oeste, ou seja, do oceano Atlântico ao oceano Pacífico,o território de ambos os países é rico em recursos naturais. Mas o Canadá enfrenta dificuldades para povoar suas áreas mais geladas e explorar totalmente seus recursos devido ao clima continental frio, com invernos rigorosos, e frio polar no extremo norte.

Os Estados Unidos levam vantagem pelo fato de apresentarem poucas áreas de altitudes elevadas, como as montanhas Rochosas,ou de clima árido, como o deserto do Colorado, o que possibilita o povoamento de quase todo o território e melhor exploração dos recursos naturais.


Formação dos territórios canadense e norte-americano

A colonização do Canadá caracterizou-se por povoamentos e teve início no século XVII,em 1608, com a fundação da cidade de Quebec.

Na primeira metade do século XVIII, os franceses ocupavam territórios desde o nordeste do atual Canadá até o golfo do México. Parte desses territórios recebeu o nome de Nova França. Em1763 territórios ocupados pelos franceses tornaram-se colônias do Reino Unido. Mas os franceses recusaram-se a lutar contra os ingleses porque a população de Quebec, predominantemente católica, não quis se envolver com os protestantes. A oposição entre católicos e protestantes é marcante na história do país, que em 1791 foi dividido em duas partes: Alto Canadá (atual província de Ontário), com população de colonos protestantes de origem inglesa e americanos fiéis ao Reino Unido; Baixo Canadá (atual província de Quebec), com população católica de ascendência francesa.

O movimento separatista canadense tem motivações nacionalistas. Quebec, de maioria francesa, sempre reivindicou uma posição especial. As demais províncias são de maioria inglesa. A rivalidade histórica se explica: enquanto a federação dos Estados Unidos foi constituída internamente pelos próprios colonos, a do Canadá foi imposta pelo Reino Unido, sem qualquer participação dos colonos.

O território que hoje constitui os Estados Unidos começou a ser colonizado pela Inglaterra também no século XVII. Houve dois tipos de colonização.Na região que corresponde ao norte e ao centro da costa leste dos Estados Unidos, os ingleses desenvolveram a chamada colonização de povoamento, estabelecendo relações de independência entre as colônias e assegurando certa autonomia em relação à metrópole, o que se traduziu na organização econômica dessas colônias,que produziam manufaturas.

As colônias do sul, ao contrário, desenvolveram grandes propriedades agrícolas, com emprego de mão-de-obra escrava. Nessas colônias, consideradas de exploração, a agricultura era voltada para o mercado externo e especializada na produção de mercadorias tropicais de grande interesse comercial na Europa (como tabaco e algodão).


População e economia

A população do Canadá é pequena em relação ao tamanho de seu território: 32,26 milhões de habitantes. Os Estados Unidos,por sua vez, têm um total de 298,213 milhões de habitantes, que representam pouco mais de 4% da população mundial e desfrutam, de modo geral, de um elevadíssimo padrão de consumo. Trata-sedo maior e mais diversificado mercado consumidor do planeta.

Esse mercado tende a se fortalecer ainda mais, já que nas últimas décadas a economia do Canadá vem se integrando cada vez mais à dos Estados Unidos. Também a economia mexicana, embora mais pobre, vem estreitando seus laços com os Estados Unidos, principalmente a partir da década de 1990.

O papel de superpotência do mundo capitalista foi assumido pelos Estados Unidos após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e durou até 1991, quando ocorreu a dissolução da União Soviética. Então ficou claro que o mundo capitalista não tinha apenas um centro de poder, mas três: Estados Unidos,Japão e União Européia. Durante a segunda metade do século XX,os Estados Unidos exerceram um domínio efetivo sobre o mundo capitalista, evidenciado pela importância do dólar como moeda internacional.Essa é, ainda hoje, a moeda mais importante da economia mundial.

No mundo multipolarizado do século XXI, porém, várias potências econômicas dividem entre si o poder: Estados Unidos, União Européia e Japão, principalmente.

Assim como na Europa e na América Latina, na América do Norte houve avanços na integração econômica. O Nafta (“North American Free Trade Agreement” ou “Acordo de Livre-Comércio da América do Norte”), fundado em 1993, reúne Canadá, Estados Unidos e México. A principal finalidade desse bloco econômico é eliminar as barreiras alfandegárias entre os países membros, incentivando o comércio entre eles.



ATIVIDADES

1. Compare o meio natural dos Estados Unidos com o do Canadá, destacando sua influência no desenvolvimento econômico dos dois países.

2. Explique o processo de colonização do norte dos Estados Unidos e do Canadá. Compare-o com a colonização do sul dos Estados Unidos e com a da América Latina.

3. Explique o movimento separatista da província canadense de Quebec.



4. Compare a população dos Estados Unidos com a do Canadá proporcionalmente ao tamanho do território de cada país. Com base no que leu neste capítulo, como você explica a disparidade entre ambas?

5. Porque os Estados Unidos já não constituem o único centro de poder econômico no atual mundo capitalista?


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal