Cases de aplicação da metodologia Appreciative Inquiry pela Brother Cast



Baixar 34.89 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho34.89 Kb.

Cases de aplicação da metodologia Appreciative Inquiry pela Brother Cast



Histórico do Appreciative Inquiry na Brother Cast

Desde nosso primeiro contato com a metodologia em 1999 na Nutrimental, mobilizamo-nos para obter a melhor capacitação possível, sempre citando os idealizadores do Appreciative e buscando manter os clientes informados sobre o andamento dos cases mundiais da metodologia.

Em 2000 começamos a aplicar a metodologia em grupos de clientes e fornecedores da Nutrimental e, imediatamente percebemos o poder transformador que o método ofereceria aos nossos trabalhos de comunicação.

Em 2001 Eduardo Afonso e Donatella Pastorino participaram de um seminário de 5 dias no TAOS INSTITUTE – na cidade de Taos – Novo México – USA, com Amanda Trosten Bloom e Diana Whitney, ampliando ainda mais a eficácia e a quantidade das aplicações em “cases” brasileiros.

A partir de então a Brother Cast vêm aplicando a metodologia do Appreciative Inquiry para a formação interna de sua visão de futuro (com eventos de 2 dias e outro de 1 dia para os 18 colaboradores da empresa), bem como vêm apoiando as iniciativas brasileiras da URI – United Religions Initiative, Images and Voices of Hope, Spirit in Business Brasil e levado gratuitamente a metodologia para outras ONG´s como por exemplo “Escrever o Futuro” e ELOS – Espiritualidade e Liderança para Organizações Saudáveis.

Abaixo apresentamos alguns “cases” empresariais que nos parecem mais significativos:




2000 – Distribuidora de Autopeças ROLES

Segunda maior distribuidora de autopeças do Brasil (faturamento de US$ 150 milhões), a Roles tem uma equipe de 260 vendedores/representantes diretos, distribuídos em 11 filias por todo o Brasil.

A Brother Cast realizou um intenso trabalho de planejamento e desenvolvimento de novas habilidades e modelos mentais de toda a equipe comercial, incluindo um evento de 2 dias completos em cada filial.

100% dos vendedores passaram por esta vivência. O objetivo do trabalho incluía a descoberta das melhores experiências de cada vendedor, um exercício de sonho com visão compartilhada de futuro, seguida de um redesenho pessoal da micro empresa de cada representante, para fazer face aos novos desafios e paradigmas do mercado de reposição e varejo automotivo.

A etapa final dos trabalhos incluía a co-criação de mapas mentais onde ficavam registrados os valores comuns de cada grupo e cada filial.

2000/2002 – Suzano e Bahia Sul Celulose

A Bahia Sul Celulose é um fabricante brasileiro de papel e celulose que disputa mercado internacional nestas áreas tendo sido a primeira empresa das Américas a receber a certificação ambiental ISO 14001. Recentemente premiada com o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade vêm publicando, através da parceria com a Brother Cast, seus relatórios anuais de administração, voltado aos acionistas e comunidade financeira, além de balanços sociais direcionados às comunidades impactadas por seus negócios. A criação destes Balanços Sociais inclui diálogos com as comunidades de vários municípios de seu entorno fabril no Sul do estado da Bahia e Norte do estado do Espírito Santo.

Utilizamos o Appreciative Inquiry nas entrevistas que nossos facilitadores realizam junto aos funcionários da fábrica, moradores locais, pescadores, plantadores em regime de fomento, comerciantes e políticos locais.

Também realizamos pesquisas fotográficas (com foco no olhar positivo) para lidar com grupos com dificuldade de expressão verbal (caso de alguns pescadores e pessoas que vivem de lavoura de subsistência).

Utilizamos o método apreciativo também para criar competências de comunicação em multiplicadores de campanhas internas, como os planos de sugestão e medição de satisfação de colaboradores.

EM 2000 a Bahia Sul Celulose teve a maioria de suas ações com direito a voto compradas pela Companhia Suzano de Papel e Celulose, que já era detentora de 50% de todas as ações da Bahia Sul, tornando-se assim a controladora da empresa. Para permitir sinergia e redução de custos a Suzano iniciou em 2001 um processo de fusão de atividades que integrou 3 diferentes fábricas, equipes de produção, comercialização e distribuição de produtos em todo o Brasil.

O escritório central em São Paulo acabou transformando-se me foco de dificuldades por conta do processo de fusão muito rápido (e por conseguinte pouco planejado), o que gerou grande quantidade de conflitos, medos, tensões emocionais e queda de produtividade e eficiência em ambas equipes.

Em Janeiro de 2002 a Brother Cast foi chamada pela Suzano Bahia Sul, agora uma empresa com 4000 colaboradores e uma das líderes mundiais em sua área de negócio, para auxiliar no processo de melhoria de clima organizacional e possibilitar a elaboração de planejamentos de trabalho compartilhados pelas equipes agora integradas.

De Março a Maio de 2002 os facilitadores da Brother Cast aplicaram um protocolo de entrevistas apreciativas, com foco na Descoberta das melhores histórias em pares que menos se conheciam (o que proporcionou uma integração de pessoas oriundas das diferentes corporações sem necessitarmos criar uma regra que j´pa demonstraria segregação na própria constituição dos pares). Estes pares depois compartilhavam suas melhores histórias em pequenos grupos e posteriormente em plenárias, diminuindo sobremaneira as barreiras e resistências entre as pessoas. Após esta descoberta os colaboradores foram convidados a sonhar a empresa que gostariam de construir no ano de 2012.

Esta atividade foi realizada através de encontros de 4 horas, com públicos de aproximadamente 30 pessoas em cada grupo, selecionados em um critério amostral que garantisse o máximo de diversidade. Os 300 colaboradores do escritório central em São Paulo participaram desta etapa que posteriormente será levada aos sites produtivos.

Na parte final do encontro, os participantes escreviam seus planos para 12 meses, já alocados em suas equipes de trabalho diário, porém com um clima de pertencimento e adesão à tarefa muitíssimo superior àquele do início do encontro.

Mais de 98% dos convidados participaram das atividades e os resultados que eram considerados subprodutos desta atividade (sonhos para 2012) foram apresentados pela Brother Cast para a diretoria da empresa que agora conhece um pouco melhor os anseios do grupo e pode trilhar os primeiros passos na construção da co-criação de uma nova cultura organizacional.

Em Agosto de 2002 a Brother Cast começará novos projetos na Suzano Bahia Sul utilizando o Appreciative Inquiry. Entre eles podemos destacar:


  • Construção de Diálogos com Políticos e Sociedade visando esclarecer a população das regiões onde a empresa tem fábricas e florestas, para a importância da utilização da Eucaliptocultura e sua cadeia de valor, bem como abrir-se para falar sobre as restrições e eventuais danos ambientais que a monocultura pode proporcionar e quais caminhos podem ser adotados para minimizar seus eventuais efeitos maléficos.

  • Criação de uma campanha de comunicação e conscientização dos colaboradores, seus familiares e comunidades locais do Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, para os riscos de acidentes automobilísticos nas estradas da região, que permitem tráfego em alta velocidade mas que tem sido palco de funestos acidentes envolvendo funcionários da Suzano Bahia Sul. A campanha será focada nos aspectos positivos da convivência familiar e no transporte seguro, utilizando grupos de diálogo multidisciplinar na empresa, em escolas da comunidade e em clubes de serviço da região (Rotary e Lyons Club por exemplo).

  • Outro trabalho será o desenvolvimento de equipes da área de Recursos Humanos (equipe composta por mais de 70 pessoas em Mucuri no Sul da Bahia), através do tríplice objetivo; formar competências para trabalhar em equipes, organização de trabalho e eficiência e visão cliente interno x cliente externo.



2000/2001 – Farma & Cia

A Farma & Cia é uma rede cooperativa composta por 45 farmácias, cujo objetivo principal é a otimização de performance através de central de compras e marketing compartilhadas, aumentando a competitividade de todos os participantes.

A Brother Cast atuou no planejamento estratégico e da comunicação de 26 das farmácias da Rede, durante um período de 18 meses entre 2000 e 2001, utilizando o Apprecitive Inquiry nas entrevistas com fornecedores, laboratórios farmacêuticos, bem como no treinamento de gerentes e atendentes principais, demonstrando na prática aos colaboradores destas redes que o atendimento positivo e apreciativo gerava resultados de mais longo prazo.

Surgiram destas interações idéias e sugestões que se transformaram em produtos e auxiliaram na construção de um novo modelo de gestão, baseado na administração do relacionamento com diversos Stakeholders, utilizando o modelo orgânico (sistemas vivos).

Além do protocolo de entrevista utilizado pelo pessoal da Brother Cast, também foram aplicadas entrevistas e interações em grupo durante a fase de planejamento do ano 2001.
2001/2002 - BIRELLO CALÇADOS

A Birello é uma tradicional rede de lojas de sapatos, composta hoje por 13 lojas (Estado de São Paulo, Paraná e Goiás) que confiou a criação de um novo modelo de gestão, treinamento e educação continuada de sua equipe gerencial à Brother Cast.

De uma linguagem tipicamente focada em problemas e déficit, hoje a equipe gerencial, diretoria e mesmo muitos dos vendedores entenderam a mensagem de ver com outros olhos, de reparar nos aspectos positivos das pessoas, dos relacionamentos e das possibilidades.

O Planejamento Estratégico de 2002 foi elaborado através de uma vivência de 2 dias, através do ciclo dos 4D´s, iniciando com uma retrospectiva de 2001, um sonho para 2011 e um planejamento focado nas possibilidades generativas que existem dentro da própria organização.

A parte mais visível do ganho veio através da cultura do atendimento mais pró-ativo e focado na apreciação das melhores possibilidades por parte dos vendedores nas lojas.


2002 – ALSTOM BRASIL

A ALSTOM é um grande conglomerado francês, com forte presença mundial nas áreas de Transporte e Energia, empregando mais de 118.000 pessoas no mundo, sendo 6600 no Brasil.

A Brother Cast foi contratada para auxiliar na disseminação dos valores mundiais da corporação dentro de suas unidades no Brasil.

Para melhor disseminar os valores “Abertura”, “Integridade”, “Equilíbrio”, “Confiabilidade” e “Respeito”, a Brother Cast propôs uma dinâmica onde os colaboradores pudessem “viver” os valores e não somente falar sobre valores. Esta dinâmica de 4 horas foi realizada entre Maio e Junho de 2002, tendo sido desenhada com a utilização do Appreciative Inquiry, com ênfase maior nas fases de Descoberta e Sonho, sem sequer falar dos valores ALSTOM cada colaborador compartilhou suas histórias de sucesso e apoiados pelo facilitador da Brother Cast acabaram percebendo que os valores da ALSTOM são valores humanos universais que estavam presentes em todas as histórias. Os sonhos solicitados para como será a ALSTOM em 2012 geraram um extenso e rico material que agora está sendo compartilhado com a diretoria da ASLTOM no Brasil. EM paralelo à estas atividades um grupo de stakeholders internos das áreas de comunicação e RH de todos os sites da ASLTOM foi convidado a participar de um evento de 8 horas no qual, através do Appreciative Inquiry, várias idéias de como poderia ser a campanha de comunicação dos valores ALSTOM foi realizada. Como resultado deste dia de co-criação, a Brother Cast gerou a campanha formal de comunicação interna com um grande nível de adesão e comprometimento dos colaboradores de RH e Comunicação de uma das plantas industriais e escritórios que sentiram-se co-participes desta criação.

Aproximadamente 10% de toda a população ALSTOM no Brasil (cerca de 600 colaboradores) passaram por estas dinâmicas de 4 horas e pediram para que todos os demais 6000 colaboradores pudessem também vivenciar este trabalho que foi avaliado com média 3,68 (de 0 a 4 pontos possíveis).

Cada um dos participantes deste trabalho foi também convidado a tornar-se um entrevistador apreciativo, multiplicando pó potencial para os demais funcionários que ainda não tenham passado por esta atividade.

Algumas das histórias mais marcantes selecionadas pelos próprios participantes estão sendo compiladas e diagramadas neste momento para a publicação de um livreto que deverá ser lançado na primeira quinzena de Agosto e que será distribuído a todos os 6600 colaboradores e terceiros sob o sugestivo título “Valores da Vida Real”.

Como resultado concreto desta intervenção a Brother Cast está preparando um grande Plano de Comunicação que inclui todas as campanhas futuras de comunicação interna da ALSTOM, além de já estarem contratados os serviços abaixo descritos para a divisão POWER da ALSTOM.

Líder mundial na fabricação de turbinas e geradores elétricos para usinas hidrelétricas e termoelétricas, a divisão POWER da ALSTOM nasceu em 2000 através da fusão de duas gigantes do setor; a ALSTOM que fabricava Turbinas e a ABB – ASEA BROWN BOVERY que fabricava geradores.

A atuação da divisão POWER da ALSTOM no Brasil é bastante significativa, devido ao enorme potencial hidrelétrico do país.

A ALSTOM contratou conosco a solução SRM – Stakeholder Relationship Management, criada pela Brother Cast. O SRM é uma macro abordagem de intervenção em empresas cujo objetivo maior é a construção de marcas perenes.

O trabalho será desenvolvido em cada uma das obras da ALSTOM, durante os vários estágios das mesmas, desde o projeto para uma nova usina, até o “start up” e repotenciação de antigas usinas.

Nosso trabalho é identificar os principais stakeholders de cada obra; parceiros do consórcio, operadora contratante da obra, funcionários da construção civil e mecânica dos equipamentos, comunidade, prefeito e secretários, clubes de serviço (Rotary, Lions, etc), clube de mães, congregações religiosas, funcionários da ALSTOM, fornecedores locais, comerciantes, ONG´s, artistas, etc.

Após a identificação e a seleção dos KEY STAKEHOLDERS, a Brother Cast realizará um intenso levantamento dos potenciais da região, das características turísticas, alimentares e culturais, inclusive com pesquisa fotográfica, iniciando posteriormente um ou mais grupos de diálogo, onde o “positive core” é a otimização da cidade ou daquela região durante e após o término da obra.

Isto é fundamental para evitar os tradicionais problemas inerentes a este tipo de construção, como por exemplo a prostituição, a criação desordenada de comércio e pequenos hotéis que, por falta de planejamento adequado quase sempre fecham suas portas após a conclusão da obra, quando uma grande parte da população flutuante da cidade se evade.

O objetivo comercial da ALSTOM com este trabalho é antecipar necessidades sociais, adequar seus investimentos para garantir um equilíbrio entre progresso e sustentabilidade na região, ao mesmo tempo que constrói e reforça a sua marca perante todos estes stakeholders.

Muitos destes stakeholders serão parceiros da ALSTOM novamente em outras obras, como é o caso de seus colaboradores, fornecedores, clientes, operadoras e muitos dos funcionários da construção civil e mecânica que regularmente acompanham as obras pelo Brasil afora.

A utilização do Appreciative Inquiry será intensa, uma vez que não só os grupos serão construídos com a metodologia, como tentaremos sempre disseminar os conceitos para os demais stakeholders.



VOTORANTIM METAIS


A VOTORANTIM METAIS é uma das empresas pertencentes ao conglomerado VOTORANTIM, maior grupo privado brasileiro, presente nas áreas de cimento, mineração, metais, produção de alumínio, papel e celulose, entre outras.

AVOTORANTIM METAIS está implantando o Sistema Integrado de Gestão, que unifica as práticas e processos empresariais dentro do escopo da Higiene, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, através das normas ISO 9000, OHSAS 18001 e ISO 14000.

A Brother Cast está encarregada da campanha de comunicação interna em todos os sites da empresa (7 diferentes fábricas espalhadas por 4 estados brasileiros) utilizando para isso as mídias internas convencionais (murais, jornais, e-mails na Intranet, faixas, cartazes e programas de rádio veiculados nos ônibus de transporte dos funcionários), além de vivências de 4 horas utilizando o Appreciative Inquiry, onde foram levantadas histórias pessoais e profissionais de sucesso ligadas às áreas de Saúde, Higiene, Meio Ambiente ou Qualidade.

Estas histórias (de aproximadamente 400 pessoas ou 10% de todos os colaboradores da VOTORANTIM METAIS) deverão ser publicadas em um livreto para distribuição a todos os colaboradores da empresas.

Com este compartilhamento de histórias de sucesso, bem como com a visão coletiva do futuro da empresa, ficou bem mais simples falar das mudanças necessárias e preparar os colaboradores para as auditorias internas e externas visando as certificações de acordo com as Normas citadas acima.

Todas as fábricas da empresa estão sendo certificadas nas datas previamente agendadas sem restrições.



CIMCORP


A CIMCORP é uma nova, porém vigorosa empresa do setor de TI – Tecnologia da Informação, contando com aproximadamente 200 colaboradores, entre consultores e staff administrativo.

A Brother Cast foi contratada para criar a campanha de Construção da Marca CIMCORP e para tal focou grande parte da energia no desenvolvimento da utilização consciente dos colaboradores como principais “mídias” da marca, bem como está criando uma política de desenvolvimento dos clientes e fornecedores como “advogados da marca”.

Isto está sendo obtido através de vivências de 4 horas com todos os funcionários, em grupos de aproximadamente 20 pessoas, onde o posicionamento adotado para a empresa “Comprometimento em T.I.” é vivenciado em dinâmicas apreciativas.

A Brother Cast está utilizando as fases de Descoberta e Sonho para não só compartilhar as melhores histórias de comprometimento dos colaboradores com outras pessoas e/ou com clientes, como também está criando uma grande visão compartilhada de futuro para a CIMCORP, estimulando cada pessoa a significar o valor da identidade adotada para a empresa no posicionamento “Comprometimento em T.I.” .

Em paralelo à esta dinâmica a Brother Cast criou e está veiculando uma campanha na mídia que também tem como intenção mostrar que há mais de uma visão possível para o mesmo fato e que a responsabilidade pelas melhores escolhas é individual, posicionando a vocação da CIMCORP com o Comprometimento em todas as situações.

As ações de assessoria de imprensa e de responsabilidade social da CIMCORP também estão sendo alinhadas por esse mesmo prisma.

Uma completa mudança cultural foi planejada e, aos poucos estará sendo implantada, começando pela opção ao protagonismo individual e coletivo, passando por uma transformação apreciativa e visando por fim a obtenção de uma empresa com maior “prontidão à mudanças”, tão necessária nesta área de Tecnologia da Informação.

FUNCESP – Fundação CESP


Criada originalmente para realizar as ações sociais da CESP -Centrais Energéticas de São Paulo, uma das maiores empresas de distribuição de energia do Brasil, a FUNCESP foi especializando-se na prestação de serviços de assistência médica e de seguros, expandindo-se muito, atendendo hoje mais de 1 milhão de usuários, não tendo mais nenhum vínculo formal com a CESP.

A Brother Cast foi contratada em Fevereiro desta ano para a criação de um novo logotipo da FUNCESP, visando potencializar ainda mais a expansão comercial da marca, bem como permitindo uma total dissociação da logomarca da CESP.

Após algumas reuniões de briefing a Brother Cast convenceu a FUNCESP a estudar com mais profundidade a viabilidade da alteração de razão social e nome fantasia além da mudança de logotipo, gerando a necessária independência que sua diretoria desejava.

Para a realização deste processo de reflexão a Brother Cast propôs um evento com 2 dias de duração, onde diversos “key stakeholders” fossem convidados para participar.

Um primeiro evento interno (com a participação de 15 pessoas da própria FUNCESP) foi realizado com enorme sucesso, pois a partir das fases de Descoberta e Sonho, a Brother Cast captou um briefing muito mais compelto, dinâmico e que incluía as dimesnões emocionais dos presentes. No término do evento uma proposta de nova razão social e novo logotipo estavam prontas para grande surpresa dos presentes que não poderiam imaginar um processo tão rápido e efetivo.

Tanto o nome quanto a logomarca propostas foram aceitos sem nenhuma restrição, uma vez que todos os participantes sentiram-se ali representados como em uma sessão de co-criação.



Neste momento estamos aguardando os aspectos jurídicos em relação à alteração de razão social da empresa e um novo evento, desta vez contando com a participação de médicos, empresas clientes, fornecedores, colaboradores FUNCESP e algumas pessoas representando outros “stakeholders”, está formatado para a obtenção de um grande briefing sobre a campanha publicitária de lançamento da nova marca.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal