Catálogo de teses de Medicina do Brasil (1841-1948)



Baixar 1.64 Mb.
Página1/12
Encontro20.07.2016
Tamanho1.64 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


Memórias da Medicina

Memórias da Medicina



Catálogo de teses de Medicina

do Brasil (1841-1948)

Organizado pelo



Grupo de Estudo da História da Saúde:

Sociedade e Natureza
Professores:
Carlos Alberto Cunha Miranda

Christine P. Y. Rufino Dabat

Alunos:


André Victor Cavalcanti Seal da Cunha

Cleber Cavalcanti de Moraes

Luiz Carlos Bastos Rodrigues

Maciel Henrique Carneiro da Silva

Sandra Valéria Felix da Silva


Recife 2000


Divisão de Pesquisa

Departamento de História

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal de Pernambuco




APRESENTAÇÃO

Com a publicação do Catálogo, o Grupo de Estudo de História da Saúde: Sociedade e Natureza, da Divisão de Pesquisa do Departamento de História da UFPE, cumpre um dos seus principais objetivos, o de estimular a pesquisa sobre a História da Medicina. Antes considerada uma preocupação quase exclusiva dos médicos, a História da Medicina se transformou num tema que tem atraído o interesse de vários historiadores. Questões tocantes ao corpo humano, à cura e prevenção de doenças, quando vistas sob a ótica histórica, são capazes de lançar uma luz valiosa sobre a organização da sociedade, as mentalidades, as relações de poder, a família, o gênero e uma gama de outros assuntos relativos às atividades humanas, campo privilegiado da História.


Graças aos esforços dos professores Carlos Alberto Miranda e Christine Rufino Dabat, fundadores do Grupo de Estudo de História da Saúde: Sociedade e Natureza, em torno de 1105 teses de Medicina, Farmácia e Odontologia, elaboradas e defendidas nas Faculdades de Medicina de Recife, Bahia, Rio de Janeiro etc., relativas a um período que abrange o final do século XIX até os anos 40 deste século, foram colocadas à disposição da comunidade científica.
Esperamos que este Catálogo sirva como convite para que os pesquisadores nas diversas áreas de conhecimento usufruam deste valioso acervo e se agreguem às atividades do Grupo.

Prof. Marc Jay Hoffnagel

Chefe do Departamento de História

INTRODUÇÃO

Em outubro de 1997, coletâneas de teses de Medicina, oriundas das Faculdades de Medicina do Recife, da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e outras foram colocadas à disposição do Grupo de Estudos de História da Saúde: Sociedade e Natureza, que integra a Divisão de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFPE.


A grande maioria das teses foram defendidas com vistas à obtenção do título de doutor, outras apresentadas em concursos para ingresso no magistério superior. Com o intuito de tornar estes documentos, de grande valor histórico, acessíveis aos pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, organizamos, classificamos e catalogamos este raro material. Apresentamos, portanto, uma listagem das 1105 teses atualmente disponíveis no acervo.
Essas obras, algumas delas assinadas pelos maiores nomes da medicina brasileira, foram redigidas num período que vai de 1841 até 1948. Elas refletem não apenas o estado dos conhecimentos e desenvolvimentos técnicos de suas respectivas épocas, como também as preocupações sociais e éticas então vigentes nos círculos mais esclarecidos do mundo acadêmico brasileiro. Deste modo, diversas disciplinas têm hoje grande interesse nestes trabalhos originais. Obviamente, são imprescindíveis para os pesquisadores da História da Medicina, pois retratam fielmente os progressos desta Arte no País, com a riqueza e originalidade que garante a autoria ou inspiração das grandes figuras do panteão brasileiro das Ciências Médicas: dentre os autores e orientadores dessas teses, destacam-se os nomes eminentes de Nina Rodrigues, Otávio de Freitas, Nelson Chaves, Aluizio Bezerra Coutinho, Josué de Castro etc.
Historiadores interessados em questões sociais podem também considerar preciosos estes documentos, pois tratam de assuntos tão diversos e abrangentes quanto a condição feminina, a vida familiar e conjungal, a amamentação, a criminalidade e sua repressão, as construções públicas (escolas, igrejas etc.) e assim por diante. As cadeiras de “Hygiene”, como escreviam, e de medicina legal, por exemplo, davam espaço para os candidatos ao doutorado ou cadeiras de ensino tratarem destes assuntos em virtude da própria concepção da Medicina – ou melhor dizer da Ciência – nestes tempos de reinado inconteste do positivismo. Imbuídos das, então, mais novas correntes do pensamento moderno – higienismo, eugenismo, haussmanismo mesmo – disciplinadoras dos espaços e das espécies, os cientistas brasileiros pioneiros da nossa academia ilustravam-se desta forma pela ousadia e empolgação dos seus esforços intelectuais, ao tentarem aplicar à realidade nacional o que se concebia de melhor e mais avançado no mundo. Estas teses fornecem pistas insubstituíveis acerca dos percursos dos seus autores e de seus anseios intelectuais.
Para compor este catálogo que pode servir de guia para o pesquisador, respeitamos exatamente a formulação apresentada pelos documentos, conservando inclusive a ortografia então vigente. Raras vezes – devidamente assinaladas – a longa existência dos documentos deixou um triste legado de lacunas, como folha de rosto ausente, privando o leitor do nome do autor. Além destes casos excepcionais, as teses oferecem uma riqueza de informação a respeito dos seus redatores. Particularmente expressivas são as dedicatórias, às vezes comoventes, que eles redigiram com esmero. A variedade das temáticas combina-se também com uma grande diversidade na extensão dos trabalhos; por isso acrescentamos às indicações bibliográficas básicas, o número de páginas. Além das teses propriamente de medicina, existem também algumas teses de famarcologia (certa faculdade abarcou as duas especialidades por algum tempo) e até de odontologia.
Agrupadas de uma forma que nos parece aleatória, as teses foram encadernadas em volumes de tamanho variado, cuja numeração consta neste catálogo. Em poucos casos, exemplares de uma mesma obra podem ser encontrados incluídos em dois volumes distintos. Para facilitar a pesquisa por autor, instituição, assunto ou período, achamos útil colocar - em vez de complexo e volumoso índice - um disquete com o exato texto do presente catálogo. Ele deve permitir fácil manuseio eletrônico pelo leitor que poderá, desta maneira, operar as seleções que lhe são úteis e lhe parecerem mais interessantes.
Além das teses aqui apresentadas, nosso acervo conta ainda com obras de certo modo complementares por contemplarem a mesma temática, tais como dicionários de medicina e higiene, obras científicas de origens diversas, jornais científicos brasileiros da época e estudos mais recentes (em particular teses de mestrado e doutorado). Ao assumir a responsabilidade da organização e guarda deste acervo, o Grupo de Estudos da História da Saúde: Sociedade e Natureza tencionou reforçar a perspectiva interdisciplinar para a abordagem de vários temas como, por exemplo, eugenia, psiquiatria, mulheres, epidemiologia, família, higiene, medicina legal, farmacologia, trabalho, substâncias criadoras de dependência, nutrição, morte, prática médica etc. que interessam conjuntamente áreas tão diversas quanto a História, Medicina, Antropologia, Ciências Ambientais, Enfermagem, Psicologia, Geografia, Direito etc. Espera-se assim estimular a pesquisa histórica e a troca de informações, reflexões, questionamentos, bem como facilitar a realização de diversos estudos, inclusive monografias, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, contribuindo para o resgate e análise do pensamento médico-científico que norteou boa parte das políticas públicas no Brasil.

Encorajados pela insistente procura de pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras, empreendemos este resgate das obras compondo o acervo com imprescindíveis apoios que evocamos a seguir com toda gratidão. Os alunos André Victor Cavalcanti Seal, Cleber Cavalcanti de Morais, Luiz Carlos Bastos Rodrigues, Maciel Henrique Carneiro da Silva e Sandra Valéria Félix da Silva, do Curso de História demonstraram tanto entusiasmo e empenho que pemitiram a organização do acervo e a elaboração do presente catálogo. Contamos ainda com o interesse e generoso apoio da Chefe da Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, Raquel Cortizo, e de Valdemar Ferreira Jr, assistente em administração, que concordaram em ceder a guarda do material constitutivo do acervo à Divisão de Pesquisa Histórica do Departamento de História desta Universidade. Nossos agradecimentos são igualmente devidos ao Chefe do Departamento de História Professor Marc Jay Hoffnagel, à Coordenadora da Divisão de Pesquisa Histórica Professora Virgínia Almoêdo de Assis, aos Professores Antônio Jorge Siqueira e Edvânia Torres Aguiar Gomes, Diretor e Vice-Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, bem como ao Vice-Reitor desta Universidade Federal de Pernambuco, Professor Geraldo Pereira, que confiaram num projeto inesperado e sem recursos, apoiando-o de imediato e oferecendo, além de benvindos encorajamentos, espaço físico e material básico para o funcionamento do Grupo. Agradecemos ainda a graciosa colaboração da restauradora de obras de arte Ana Catarina Sales de Souza Costa, que nos deu a devida orientação técnica para o trato correto dessa documentação histórica. Enfim, esta publicação não teria sido possível sem o generoso apoio da Provedoria do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco que teve a sensibilidade de reconhecer a importância histórica de tal documentação para os estudiosos da Medicina no Brasil.


Esse esforço coletivo permitiu, portanto, que tão precioso material se torne disponível à comunidade acadêmica.

Recife, julho de 2.000


Carlos Alberto Cunha Miranda

Christine P.Y. Rufino Dabat



VOLUME A
N: ELIAS JOSÉ KANAN

Estudo Anatomo-Radiológico das Artérias Cerebrais

Doutoramento

Anatomia


Faculdade de Medicina de Porto Alegre

26 de setembro de 1932

Nº de páginas: 51

Volume: A


N: ALLYRIO TEIXEIRA DE CACHAPUZ

Introdução ao Estudo das Rupturas do Utero Gravido

Doutoramento

Cadeira de Clinica Obstetrica

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

15 de dezembro de 1931

1931

Nº de páginas: 49



Volume: A
N: MANUEL LOFORTE GONÇALVES

Algumas Considerações sobre Três Casos de Persistência do Thimus

Doutoramento

Cadeira de Anatomia

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

18 de setembro de 1931

1931

Nº de páginas: 90



Volume: A
N: DR. JOÃO ALFREDO GONÇALVES DA COSTA LIMA

Técnica da Toracoplastia Para vertebral Extrapleural de Saverbruch

Concurso

Técnica Operatória e Cirurgia Experimental

Faculdade de Medicina do Recife

Nº de páginas: 62

Volume: A
N: DR. JOÃO ALFREDO GONÇALVES DA COSTA LIMA

Estudo Semiológico do Seio

Concurso

Propedeutica Cirúrgica

Faculdade de Medicina do Recife

Nº de páginas: 164

Volume: A
N: MÁRIO CINI

Das Vias de Acesso ao Coração

Doutoramento

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

1929

Nº de páginas: 73



Volume: A
N: SYLVIO S. BALDINO

Da Drenagem Cirúrgica das Vias Biliares

Doutoramento

Cadeia de Clínica Cirúrgica

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

1931


Nº de páginas: 72

Volume: A


N: HEITOR NASSAN CIRNE LIMA

Contribuição ao Estudo Experimental do Choque Traumático

Doutoramento

Cadeira de Clínica Cirúrgica

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

14 de novembro de 1932

1932

Nº de páginas: 83



Volume: A
VOLUME C
N: Francisco de Paula Forster Caboim

Contribuição ao Estudo Clinico Radiologico das Diverticuloses e Diverticulites do Colon Intestinal

Doutoramento

Clinica Medica

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

18 de abril de 1932

Nº de páginas: 46

Volume: C


N: DR. Nelson Chaves

Tratamento Medico do Hipertireoidismo

Concurso

Terapeutica Clinica

Faculdade de Medicina do Recife

1935


Nº de páginas: 80

Volume: C


N: Euripides Jobim Oliveira

A Dilatação Artificial do Collo do Utero no Trabalho de Parto, pelos Alcaloides Totaes da Belladona

Doutoramento

Obstetricia

Faculdade de Medicina de Porto Alegre

1932


Nº de páginas: 52

Volume: C


N: DR. Custodio Quaresma

Do Rythmo Cardiaco

Concurso

Physiologia

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

1926


N° de páginas: 5

Volume: C



VOLUME D
N: DR. JOÃO B. BRASILEIRO VIANA

Face Triangular e Anomalias Dentárias (Contribuição ao seu Estudo)

Concurso

Ortodontia e Odonto-Pediatria

Universidade do Recife

Recife, 1948

N° de páginas: 120

Volume: D


N: DR. Clovis de Azevedo Paiva

Da Prática do Transplante de Córnea

Concurso

Clínica Oftalmológica

Faculdade de Medicina da Universidade do Recife

Recife - 1948

N° de páginas: 68

Volume: D


N: DR. Francisco Montenegro

Contribuição ao Estudo da Amebíase (Diagnóstico, Prognóstico e Tratamento)

Concurso

Clínica de Doenças Infecciosas Agudas e Tropicais

Faculdade de Medicina da Universidade do Recife

Recife - 1946

N° de páginas: 127

Volume: D


N: DR. Fernandes Vianna (Augusto)

Coração e Anemia (Aspectos Clínicos)

Concurso

Clínica Médica

Faculdade de Medicina da Universidade do Recife

Recife - 1946

N° de páginas: 154

Volume: D


N: DR. Hoel Sette

As Lorantháceas na Terapêutica

Concurso

Terapêutica Clínica

Faculdade de Medicina da Universidade do Recife

Recife - 1947

N° de páginas: 66

Volume: D


N: DR. Joaquim de Souza Cavalcanti

Toracoscopia e Pneumólise à Jacobaeus

Concurso

Clinica Cirurgica

Faculdade de Medicina do Recife

Recife - 1943

N° de páginas: 64

Volume: D


VOLUME E
N: DR. PEDRO CAVALCANTI

Do Efeito Gross-Almeida no Corpo Humano

Concurso

Cadeira de Física Biológica

Faculdade de Medicina do Recife

1943


Nº de páginas: 48

Volume: E


N: DR. ALBERTO DA COSTA CAMPOS

Contribuição para o Estudo Anatômico e Clínico do “Collinculus Seminalis”

Concurso

Cadeira de Clínica Urológica

Faculdade de Medicina do Recife

São Paulo - 1943

Nº de páginas: 141

Volume: E


N: DR. LALOR MOTTA

A Tuberculose Renal e sua Incidência no Recife

Concurso

Cadeira de Clínica Urológica

Faculdade de Medicina do Recife

Recife - 1943

Nº de páginas: 162

Volume: E


VOLUME F
N: EUTYEHIO LEAL

Diagnóstico da Peste

Doutoramento

Clínica Médica

Faculdade de Medicina da Bahia

30 de outubro de 1909

Nº de páginas: 182

Volume: F


N: HENRIQUE FERREIRA CHAVES

Estudo da Filariose e suas Manifestações

Doutoramento

Pathologia Interna

Faculdade de Medicina da Bahia

28 de outubro de 1907

Nº de páginas: 75

Volume: F


N: JULIO DE GODOY TAVARES

Estudo Clinico da Essência da Herva de Santa Maria

Doutoramento

Therapeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

19 de dezembro de 1913

Nº de páginas: 63

Volume: F


N: JOAQUIM RIBEIRO DE ALMEIDA

Estudo Clínico da Peste

Doutoramento

Clínica Médica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

22 de setembro de 1906

Nº de páginas: 154

Volume: F


N: GUSTAVO FERREIRO PINTO

Prophylaxia da Febre Amarella

Doutoramento

Hygiene


Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1912

Nº de páginas: 91

Volume: F


N: JULIO ALVES DE CARVALHO

Estudo Clínico de Dysenteria

Doutoramento

Clínica Médica

Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1908

Nº de páginas: 102

Volume: F


VOLUME G
N: Dr. Kossuth Muniz

Da Insufficiencia do Myocardio nas Molestias Infectuosas

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

Nyctheroy - 1906

N° de páginas: 111

Volume: G


N: Cleómenes Lopes de Siqueira, ( filho )

Da Percussão do Coração e Grandes Vasos

Doutoramento

Cadeira de Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

25 de Janeiro de 1909

N° de páginas: 55

Volume: G


N: Filinto Bastos Gomes de Araujo

Da Tachycardia Paroxystica

Doutoramento

Cadeira de Pathologia Interna

Faculdade de Medicina do Rio de Jabeiro

05 de outubro de 1905

Nictheroy - 1905

N° de páginas: 64

Volume: G
N: Dr. Heitor José do Carmo Netto

Do Edema Pulmonar nas Cardiophathias Valvulares

Doutoramento

Cadeira de Clinica Medica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

24 de Janeiro de 1907

Rio de Janeiro de 1906

N° de páginas: 79

Volume: G
N: Dr. Humberto Netto Gotuzzo

Dos Sopros Anorganicos do Coração

Doutoramento

Cadeira de Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

26 de Janeiro de 1904

Rio de Janeiro de 1904

N° de páginas: 102

volume: G
N: Elysio Augusto de Mello

Esbôço das Arythmias

Doutoramento

Cadeira de Clinica Medica

Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1910 (apresentada)

Bahia - 1910

N° de páginas: 105

Volume: G
N: João Fontes Torres

Aortite Syphilica

Doutoramento

Cadeira de Clinica Syphiligrafica e Dermatologica

Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1910

Bahia - 1910

N° de páginas: 65

Volume: G
N: Dr. Olympio Ribeiro da Luz

Do Attrito Pericardico e do seu Valor Semiologico nas Pericardites Seccas

Doutoramento

Cadeira de Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

21 de Janeiro de 1909

Rio de Janeiro - 1909

N° de páginas: 86

Volume: G
VOLUME H
N: Joaquim Castello Branco

Semeiotica das Ascites

Doutoramento

Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

30 de maio de 1905

Rio de Janeiro - 1905

N° de páginas: 82

Volume: H
N: João Ribeiro de Souza Vianna

Quinina e Cayaponia no Paludismo

Doutoramento

Clinica Medica

Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1903

Bahia - 1903

N° de páginas: 73

Volume: H
N: Dr. Dionysio Cabeda Silveiro

Semeiotica do Sopro Pulmonar

Doutoramento

Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

19 de janeiro de 1905

Rio de Janeiro - 1904

N° de páginas: 74

Volume: H
N: Dr. José Carlos de Arruda Cardoso

Semiologia da Lingua

Doutoramento

Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

25 de janeiro de 1906

Rio de Janeiro - 1905

N° de páginas: 67

Volume: H
N: Dr. Arthur A. Bandeira

Gangrena Social (Alcoolismo)

Doutoramento

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - 1905

N° de páginas: 113

Volume: H
N: Dr. Henrique de Cassia Rocha Lima

Esplenomegalia nas Infecções Agudas

Doutoramento

Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

15 de março de 1901

Rio de Janeiro - 1901

N° de páginas: 128

Volume: H
N: Dr. Alcides Lobo Vianna

Estudo Clinico da Dyspnéa

Doutoramento

Clinica Medica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

23 de janeiro de 1909

Rio de Janeiro - 1909

N° de páginas: 63

Volume: H
N: Dr. João Augusto Bezerra

Da Dyspnéa e seu Valor Semeiotico

Doutoramento

Clinica Propedeutica

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

25 de setembro de 1903

Rio de Janeiro - 1904

N° de páginas: 107

Volume: H
N: Alexandre dos Santos Selva Junior

Do Aleitamento Materno sob o ponto de vista Medico Social

Doutoramento

Clinica Pediatrica

Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1910

Bahia - 1910

N° de páginas: 113

Volume: H
N: Eduardo Borba e Souza

Estudo Clinico das Hematemezes

Doutoramento

Clinica Medica

Faculdade de Medicina da Bahia

31 de outubro de 1910

Bahia - 1910

N° de páginas: 51

Volume: H

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal