Centro de educaçÃo básica francisco de assis – efa diretora: Lisiane Goettems Vice-Diretoras



Baixar 159.24 Kb.
Página1/3
Encontro01.08.2016
Tamanho159.24 Kb.
  1   2   3


CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO DE ASSIS – EFA

Diretora: Lisiane Goettems

Vice-Diretoras: Elita Maria Bianchi Tessari (Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio), Maria do Carmo Pilissão (Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Rosane Nunes Becker (Educação Profissional)

Coordenação Pedagógica: Patrícia Bazzan dos Santos Friske e Maria Estela Della Flora (Educação Básica), Odete Maria Zandoná Schneider (Educação Profissional)

Coordenação Técnica: Enfermagem: Cledir França Garcia (Ijuí) e Sandra Letícia Righi (Três Passos, Odontologia: Lisiane Walter (Ijuí) e Ângela Pilisson (Três Passos)

Supervisão da Educação Básica e da Profissional: Odete Maria Zandoná Schneider

No ano de 2011 contamos com 70 professores, 12 funcionários e 08 colaboradores. Tivemos as seguintes matrículas no ano:

-  182 alunos na Educação Profissional, distribuídos em Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

-  317 alunos na Educação Básica em Ijuí.



1. Quadro de Alunos por Etapa de Ensino nos três últimos anos


Nível de Ensino

Ano/Número de Alunos




2009

2010

2011

Educação Infantil

64

48

62

Ensino Fundamental

234

198

179

Ensino Médio

87

69

76

Educação Profissional

317

190

182

Após Ciclo de Estudos com professores, ocorrido em fevereiro, ficou definido objetivos e metas, para o ano:

  1. Trabalhar na perspectiva da excelência do conhecimento

  • Potencializar momentos de estudos, iniciativa própria do ser docente/pesquisador e sempre fazer pelo melhor nos planejamentos, nas reuniões e nas formas de documentar o processo.

  • Motivar pais e professores em relação à vida da Escola.

  • Estar em constante vínculo com as mantidas da FIDENE, especialmente a UNIJUÍ, pelas possibilidades de qualificação do trabalho.

  • Planejar ações comuns que garantam a disciplina e a orientação para o estudo, o consenso nas falas e ações e o nível de exigência nos encaminhamentos da aprendizagem e nos instrumentos de avaliações.

  • Fortalecer a prática da pesquisa com alunos como princípio norteador dos estudos em todas as turmas.

  • Qualificar os materiais com a ampliação das apostilas e materiais didáticos padronizados e avaliar sobre a adoção ou não de livros didáticos nos diferentes níveis e turmas.

  • Projetar e ofertar cursos pós-técnicos, novos cursos técnicos e de qualificação nas diferentes unidades profissionais.

  • Consolidar o projeto de anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental de nove anos.

  • Planejar e implementar novos e diferentes espaços pedagógicos preparando ambiente que contemple toda a Educação Básica e Profissional.

  • Rever e decidir a forma de expressar o resultado do processo das aprendizagens do aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir de discussões que esclareçam as diferenças entre adoção de conceitos e pontuação de zero a cem.

  • Rever e decidir sobre o período de realização de provas extensivas.

  • Reforçar valores já vivenciados.

  • Rever metodologia, estratégias a fim de ressignificar a língua estrangeira.

  • Rever as estratégias metodológicas a fim de dar maior suporte e visibilidade ao trabalho desenvolvido nos Anos Iniciais.

2. Intensificar, fortalecer e divulgar o projeto educativo da EFA

  • Disponibilizar os projetos especiais para eventos da instituição (dança, judô, capoeira, artes plásticas, teatro, música, banda marcial) como uma das formas de divulgação do Centro e das Unidades.

  • Divulgar os projetos temáticos das turmas, as viagens de estudo, trabalhos de alunos e professores em eventos em instâncias diferenciadas (relatos de experiências, artigos, apostilas, cadernos azuis, jornais, entrevistas).

  • Usar imagens da EFA (outdoor, triedros, jornais, revistas, rádios) nos espaços públicos nos municípios de Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Panambi.

  • Elaborar cronograma para professor(a) postar informações, trabalhos, fotos e textos no site da EFA.

  • Comemorar e divulgar os 10 anos da Educação Profissional; usar selo comemorativo em todos os documentos enviados.

  • Revitalizar ações para a formação de turmas com número de alunos adequado ao orçamento.

3. Potencializar projetos humanísticos, ambientais e tecnológicos, no âmbito interno e externo, que permitam dar visibilidade à filosofia da Escola

  • Escola como coletora de pilhas e vidros.

  • Qualificar os projetos: Tribos nas Trilhas da Cidadania 2011, trilha ecológica e casa ambiental na ExpoIjui e exposições nos municípios em que temos Unidade profissional ou aproximações.

  • Promover eventos tradicionais da Escola em parceria com DHE, CRE, NTE, SESC Coordenadorias de Saúde e outros.

  • Potencializar, a cada ano,  novas propostas de projetos pelas diferentes áreas e/ou níveis.

  • Participar de atividades pela Escola e pela comunidade em relação aos cuidados com o ambiente.

  • Agir de forma a melhor organizar e conservar a limpeza em todos os espaços da Escola.

No decorrer do ano, o Centro de Educação passou por um processo denominado “Reposicionamento da EFA”. Destacam-se os principais processos vividos neste intuito:

  • vigilância efetiva sobre o orçamento projetado para a EFA;

  • reuniões sistemáticas entre a Equipe Diretiva, Diretor Executivo e Presidência da FIDENE;

  • análise das condições de viabilidade e projeção da EFA em suas unidades, detectando o fechamento da Unidade profissional de Santa Rosa, no mês de julho;

  • análise da viabilidade financeira da EFA passando pelo Conselho Diretor, destacando decisões finais, como:

  1. interrupção das ofertas de Curso Técnico em todas as unidades da EFA, podendo apenas concluir o que já se havia começado (turmas existentes se estendem no máximo até 2013);

  2. ingresso na Educação Infantil com três anos (antes a partir de dois anos);

  3. continuidade dos demais níveis de ensino;

  4. manutenção da EFA no prédio anexo por mais dois anos (2012 e 2013), depois entrega do prédio e efetivação da EFA toda nas dependências da Sede Acadêmica;

  5. reformas no prédio da FIDENE/Sede melhorando a identidade da EFA naquele espaço e com ampliação da segurança.

DEPOIMENTOS:

Para findar o ano letivo e alavancar o reposicionamento da EFA, aplicamos questionários com o grupo de professores, alunos e pais. A partir da questão como você define a EFA enquanto Escola de rede privada e que promove educação em todos os seus níveis? Resumidamente, obtivemos percepções de que a EFA é:

Escola que se diferencia das demais pelo engajamento de um projeto que contempla as diferentes dimensões do ser humano, sem esquecer-se do trabalho com o conhecimento e o respeito às singularidades. É ousada em seus ideais” (Professores e funcionários).

Escola humanizadora, que respeita os sujeitos em suas curiosidades e singularidades, que constrói conhecimentos significativos, sem ser conteudista” (Pais).



Escola que envolve, que instiga ao pensar, refletir e argumentar” (Alunos).

DESTAQUES DO ANO:

  1. Entra em atividade a Equipe Diretiva, gestão 2011-2013, com posse efetivada em dezembro de 2010.

  2. Ciclo de Estudos da educação profissional em janeiro e da educação básica em fevereiro com planejamentos, estudos e orientações para o ano letivo.

  3. Lançamento do Selo comemorativo aos 10 anos da Educação Profissional da EFA.

  4. Constituição de um novo layout e funcionalidade para o site da EFA.

  5. Em maio realizou-se a Posse dos novos Pais Conselheiros do ano de 2010. São dois representantes por turma, um titular e um suplente e uma equipe diretiva do conselho tendo um coordenador para estar mais próximo da direção da escola. Neste ano, o Conselho de Pais, através do CPM, investiu em livros (findando um compromisso iniciado ainda em 2010) e adquiriu um quadritom, instrumento usado pela banda marcial. Exceto estes investimentos citados, o valor arrecadado via contribuição mensal em 2011, não foi aplicado em outras compras. Pais Conselheiros fizeram a opção de esperar para investir nas reformas do prédio da Sede Acadêmica.

  6. O edital de bolsas filantropia foi ofertado em duas etapas, uma em dezembro de 2011 e outra em janeiro de 2012, na perspectiva de gerenciar maior aproximação e ofertas para beneficiar a comunidade interessada pelo Projeto EFA.

  7. A APEFA- Associação dos professores e funcionários da EFA teve indicação de nomes para compor a equipe de trabalho, os quais durante o ano envolveram os demais colegas em homenagens, jantares e integrações.

  8. Em 15 de julho a EFA comemorou seus 43 anos de Educação Básica. A EFA publicou no caderno especial do Jornal Classificadão, de 6 de agosto, 8 páginas exclusivas contando sua história.

  9. Turma 231, Ensino Médio, visitou a Usina José Barasuol, para fazer um estudo transdisciplinar, com os professores Gilmar, Janete e Sandra. Foco de estudo: “Energia: Geração, Distribuição, Transformação e Conservação”.

  10. Turma 181 visitou o Jornal da Manhã e desenvolveu em aulas de língua Portuguesa um jornal da turma/escola.

  11. Turma 221, Ensino Médio, juntamente com o professor Josei, visitou o MADP, para conhecerem as estruturas do arquivo e seu funcionamento. Os alunos aprenderam técnicas de manipulação de documentos antigos, manusearam jornais da hemeroteca MADP e aprofundaram seus conhecimentos à cerca da escrita da História (historiografia).

  12. A turma B11, dos Anos Iniciais, realizou estudo no Sítio Eco Esporte, em Entre-Ijuís, acompanhados da Professora Sônia Kinalski e da estudante Laísa Cavalheiro, para estudar os ecossistemas do riacho.

  13. A turma B11, dos Anos Iniciais, realizou estudo no Sítio Eco Esporte, em Entre-Ijuís, acompanhados da Professora Sônia Kinalski e da estudante de pós graduação Laísa Cavalheiro, para estudar os ecossistemas do riacho.

  14. Turma da Profª Liane, B51, visitou o Laboratório de Nutrição da UNIJUÍ. Como estudo: manuseio e fabricação de receitas visando alimentos saudáveis.

  15. O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 abril, foi comemorado com uma série de contações de Histórias, com a professora Elisângela, da turma A41. A EFA convidou a escola vizinha, São Geraldo, para que seus alunos de primeira a quinta séries pudessem participar desse momento mágico.

  16. A EFA deu continuidade a parceria com o Projeto Tribos na Trilha da Cidadania. Desencadeamos campanhas de doações de doces, teatros, reflexões com alunos e participação com apresentações artísticas e de vídeos no encontro dos “tribeiros” de Ijuí.

  17. Mantivemos as parcerias com as coordenadorias de saúde de abrangência da 19ª CRS, 17ª CRS - com cursos de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, num projeto de formação em serviço para funcionários públicos e para comunidade em geral com interesse nesta formação.

  18. Projeto de estudo sobre o leite, desenvolvido pelo o Professor Claudio Trindade, com a turma 181, foi vivenciado pelos alunos e publicado na revista de Educação “Pátio”, de Brasília.

  19. Visita do escritor e jornalista Wagner Costa para uma conversa com os alunos. O escritor também fez uma sessão de autógrafos para os alunos, além de dar entrevistas para a Rádio UNIJUÍ FM, Rádio e Jornal da Manhã.

  20. Turma B21, com a Professora Juliana, fez um plantio de árvores no Bosque dos Capuchinhos.

  21. Estudo e Lançamento de Foguetes, com a turma 211, junto com a Profª Janete, de Física. RBS TV de Ijuí, a Rádio da UNIJUÍ e o Canal de TV a cabo de Ijuí fizeram cobertura do evento.

  22. Na aula de aprofundamento de Matemática, com a Professora Maria Bernadete, a turma 211 teve uma palestra sobre publicidade e vendas, com a assessora de Comunicação da EFA, Juliana Scopel.

  23. Aluna Angel Francisca da turma 211 teve sua redação escolhida entre as 10 melhores redações do Ensino Médio, no Concurso de Redação do Rotary Club e Jornal da Manhã, sob orinetação da professora Mariluci Bianchi.

  24. Aprovação dos Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho e Jogos Digitais. Cesar Pozzer, da UFSM,  foi o responsável pela palestra na aula inaugural do Curso de Jogos Digitais.

  25. O aluno Jonas Steffen Langner, intercambista da Alemanha, durante o segundo semestre letivo, passou a estudar na EFA. Ele é sobrinho de Lori e Telmo Frantz, professores da UNIJUÍ, nossa co-irmã.

  26. Permaneceu em tramitação no Conselho Estadual de Educação a aprovação do Guia de Turismo (SR).

  27. Conselho de Pais e Grêmio Estudantil atuantes, coordenando eventos como o Pontapé Inicial e Final, Aniversário da EFA, Aniversário dos alunos, Gincana, Gincana Gaudéria e venda de galeto.

  28. Professor Claudio Rogerio Trindade teve novos destaques com criações de poesias, sendo premiado.

  29. Curso de Vestuário, na Unidade de Santa Rosa, encerrou com desfile de roupas produzido pelas alunas do Curso, com materiais reciclados. “Do Lixo ao Luxo” repercutiu positivamente, inclusive, na RBS.

  30. Grupo significativo de professores da EFA fez curso de tutoria EaD, promovido pela UNIJUÍ.

  31. Comemoração e reflexão no Dia da Educação: palestra com a Conselheira tutelar Luciana Bohrer sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes e a ação do Conselho Tutelar, leitura do livro “Os bolsos do Mundo”, de Fabiana Perim, palestra com a Coordenadora Pedagógica da EFA, Maria Estela Della Flora, sobre o bullying.

  32. Duas equipes de alunos do Ensino Médio representaram a EFA na Olimpíada Nacional de História, realizada pelo MEC. Chegamos as quartas de final da Olimpíada.

  33. Participação no TEC-E-INOVA, que aconteceu no Campus da UNIJUÍ, em Ijuí: apresentamos a muitas escolas os cursos da Educação Profissional promovidos pela EFA.

  34. A turma 161 aprendeu com o Professor Claudio a fazer Jardins Suspensos, utilizando material reciclado; garrafa PET, terra e mudas. Os alunos da Professora Juliana Aguiar, da B21, também fizeram o jardim suspenso em sala de aula.

  35. Eventos: Professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais fizeram relato de experiência acerca da proposta desenvolvida na EFA, nestas etapas, durante o XIII Ciclo de Estudos da Pedagogia da UNIJUÍ, Visita a Ecolavagem para estudos sobre preservação do meio ambiente, Exposição sobre a diversidade urbana em parceria com o MADP - Museu Antropológico Diretor Pestana, Projeto geral da EFA desencadeado pelas áreas de Ciências, Matemática, Física, Biologia e Química promovendo estudos de sala de aula e o evento Noite Espetacular; Homenagem aos Pais e Mães com apresentações artísticas; Cabeça Maluca e Luau para os pequenos, Festas do Natal dos Anos Iniciais e Educação Infantil. Pontapé Inicial e Final; Festa Junina; VI Pop Rock – Promovido pelo 3º ano do Ensino Médio, Festa de jogos e torneio do GECOM; V Semana de Saúde Mental na EFA de Três Passos. Seminário de alunos da B51 e alunos da C61 do Ensino Fundamental para conhecer o currículo dos anos finais, sua dinâmica e formas de organização. Desfile Cívico; Semana Farroupilha; Seminário de Pesquisa B51 com a participação de pais e alunos – Culminância das pesquisas realizadas. FESTIDANCE para Anos Finais e Ensino Médio e Noite Artística para Educação Infantil e Anos Iniciais. Grupo Mosaico realizou diversas apresentações em aberturas de eventos na UNIJUÍ, também nas cidades de Catuípe e Chiapeta; Participação da EFA na EXPOIJUÍ/FENADI; Batizado de Capoeira; II Mostra da Educação Profissional de Ijuí; houve formação pedagógica continuada, com as professoras do Técnico de Enfermagem de Três Passos.

  36. Efetivação da turma C61, primeira oferta do 6º ano do fundamental de 9 anos.

  37. Hora do Recreio. O programa foi marcado pela participação dos alunos que cantaram, brincaram e se divertiram com as novidades da UNIJUÍ/FM.

  38. Participação no Desfile de 7 de setembro com a Banda Marcial, representação de alunos, conselho de Pais, Grêmio Estudantil, projetos especiais.

  39. Programa Indique e Ganhe na EFA, para alunos e famílias que trouxessem mais um aluno para estudar na escola teve cinco participações.

  40. Continuidade do Serviço de Assessoria Especial para atendimento a alunos com necessidades educativas especiais, orientação a professores.

  41. EFA premiada em campeonato nacional de judô, coordenado pelo professor Jean Veiga, destacando proposta diferenciada da EFA. Os alunos ganhadores de medalha, o encanto dos pais e no final do ano, também, este projeto e a EFA foram homenageados na Câmara de Vereadores de Ijuí.

  42. Participação da EFA na Feira do Livro do Município de Ijuí - com contação de história, mobilizadas pelas professoras Denise Marchand e Melissa Penno.

  43. Passado em CPA várias alterações regimentais que visam qualificar o projeto pedagógico da EFA/2012.

  44. EFA e Escola de Idiomas ATHUS fecharam convênio. Em 2012 as aulas de língua inglesa, para quem optar em matricular-se em turno inverso na ATHUS, serão desenvolvidas na EFA, com desconto aos alunos e professores da Escola.

  45. O oitavo ano recebeu em sua sala de aula, ex-alunos do ensino médio da EFA, que lhes falaram sobre o que tiveram neste período, em termos de projetos, pesquisas, matérias. Esta atividade fez parte do Seminário de transição da turma 181 para o ensino médio que teve outras fases, como a reunião com os pais, no dia 08 (momento de apresentação da proposta para o novo ensino médio da EFA).

  46. I Seminário do Patrimônio e Estudos Patrimoniais começou no dia 16 de novembro, com a presença de Lorenzo Cunegato e Alexandre Matos, grandes nomes da área de arquitetura e urbanismo, que fizeram uma mesa redonda com os alunos participantes da turma 211. Os dois dias seguintes serviram para o Seminário de Iniciação Científica Junior, onde os alunos da turma 211 apresentaram seus trabalhos de pesquisa sobre patrimônio histórico-cultural, desenvolvidos nos estudos de Aprofundamento oferecidos pela EFA, sob responsabilidade do professor Josei.

  47. A assessora de comunicação da EFA, Juliana Scopel, juntamente com a Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ, elaborou diretrizes, que resultaram na nossa campanha de matrículas para 2012.

FORMAÇÃO CONTINUADA

TÍTULO: I Seminário de Patrimônio e Educação Patrimonial EFA/MADP

LOCAL e DATA: Auditório da Sede Acadêmica, 16, 17 e 18 de novembro de 2011.

PARTICIPANTE: Josei Fernandes Pereira

CO-PROMOTORES: MADP e AAMADP.

TÍTULO: I Ciclo de Educação e Saúde, II Seminário dos Cursos Técnicos

LOCAL e DATA: 11 e 12 de maio 2011, EFA Três Passos

PARTICIPANTES: Sandra Letícia Righi e Rubia Marcela Pellet



TÍTULO: AVENTURAS NOTURNAS

LOCAL e DATA: Caibaté/RS, 21 de outubro, Escola Municipal Nossa Senhora Conquistadora

COORDENAÇÃO: Cleia Inês Rigon Dorneles

PROMOÇÃO: Unijuí/curso de Educação Física – Disciplina: Educação e Movimento II

CO-PROMOTORA: Eduarda Buckardt



TÍTULO- Noite Espetacular

LOCAL e DATA: Salão de Atos Unijuí – 08/07/2011

PARTICIPANTE: Janete Strieder

CO-PROMOTORES: Carla Dal Molin, Claudio Rogério Trindade, Denis, Sandra Gelatti Pascoal e Maria Bernardete Dessuy



TÍTULO: Festa de jogos dos Anos Finais da EFA

LOCAL e DATA: Ijuí/RS, 04/06/2011

PARTICIPANTES: Turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental da EFA e Professores

CO-PROMOTOR: Daniel Cassaroto



TÍTULO: Festa de jogos dos Anos Iniciais da EFA

LOCAL e DATA: Ijuí/RS, 14/06/2011

PARTICIPANTES: Turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da EFA e Professores

PROMOTOR: Daniel Cassaroto

CO-PROMOTOR: 27º GAC



TÍTULO: ARTE TRIDEMENSIONAL: A ARGILA

LOCAL e DATA: XIV Encontro Nacional de Educação - Enaced, 23/09/11

COORDENAÇÃO: Rosane Nunes Becker

PARTICIPANTES: alunos e comunidade acadêmica da UNIJUÍ e outros

PROMOÇÃO Pedagogia Santa Rosa



TÍTULO: EXPRESSÃO ARTÍSTICA FACIAL

LOCAL e DATA: Seminário da Pedagogia, 11/11/11

COORDENAÇÃO: Rosane Nunes Becker

PARTICIPANTES: alunos e comunidade acadêmica da UNIJUÍ e outros

PROMOÇÃO: Pedagogia Santa Rosa



TÍTULO: Autor na escola

LOCAL e DATA: EFA, 27/06/2011

COORDENAÇÃO: Viviane B. Basso, Mariluci Bianchi e Tâmara Junthon

PARTICIPANTES: Professores de português e literatura da EFA (promotores) e alunos

PROMOÇÃO: EFA



TÍTULO: Como vender meu produto?

LOCAL e DATA: Auditório da Sede Acadêmica – primeira turma no 1º semestre e a segunda turma no 2º semestre

PARTICIPANTES: Turmas do 1º ano do Ensino Médio – Projeto de aprofundamento, disciplina com a Professora Maria Bernadete Dessuy

PALESTRANTE: Juliana Scopel



TÍTULO: As empresas e as interações com as Redes Sociais

LOCAL e DATA: Aula de Seminário I – com Professor de Relações Públicas André Gagliardi

PARTICIPANTES: Turma de Comunicação Social

PALESTRANTE: Juliana Scopel



TÍTULO: As doenças sistêmicas e sua influência no tratamento odontológico

LOCAL e DATA: Casa da Saúde SESC, 17/03/11

PARTICIPANTES: apresentador e coordenador odontólogo Fábio Leandro Kruger, e representantes da Associação dos Aposentados do INSS de Ijuí, algumas alunas da EFA e as senhoras da melhor idade ou idade ativa do SESC (50 pessoas)

CO-PROMOTORES: EFA/UNIJUÍ e SESC



TÍTULO: Viagem à 8ª Bienal do MERCOSUL - Porto Alegre

LOCAL e DATA: 28 e 29 de outubro de 2011

PARTICIPANTES: Nelcí Andreatta kunzler e Melissa Penno



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal