Centro de humanidades



Baixar 91.82 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho91.82 Kb.



EDITAL (anexo ficha inscrição no final)
CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA

28 a 31 julho de 2008
APRESENTAÇÃO:
A história tem se renovado bastante nessas últimas quatro décadas, cujo corolário tem sido o desapego a antigas tradições historiográficas. Assim, certas operações historiográficas ou modos de conceber a escrita da história foram sendo questionadas. Atingidas por dissensões e fraturas internas, essas tradições historiográficas aos poucos foram perdendo seu vigor enquanto instrumentos de explicação dos aspectos sociais e culturais, dando margem ao surgimento de novos paradigmas. A tal ponto isto ocorreu que não restou alternativa, aos aficionados das mencionadas tradições historiográficas, senão o caminho da renovação, seja mudando sua instrumentária conceitual, seja recortando novos objetos e incorporando novos materiais de pesquisa. Sobre cultura e sociedade passou-se a constituir significados no fazer histórico, considerando-se, sobretudo o tempo, espaço de cada fazer e as diferentes temáticas.
OBJETIVO:
A proposta deste Colóquio é ser um espaço de reflexão e discursividade, através do cruzamento de estudos diversificados, tanto em termos temáticos e temporais, quanto teórico-metodológicos no tratamento das fontes documentais, proporcionando um diálogo privilegiado sobre as práticas das histórias cultural, social e ambiental.
GRUPOS DE TRABALHO
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA E LINGUAGENS: INTERFACES COM A LITERATURA, O CINEMA E A FOTOGRAFIA

Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha (PPGH – UFCG)

Mestranda Pávula Maria Sales Nascimento

Mestrando Joachin de Melo Azevedo S. Neto


SÚMULA: O objetivo deste GT é analisar, com base no que podemos chamar de leituras cruzadas, os diálogos entre história e literatura, história e cinema e/ou história e fotografia com vistas ao enriquecimento das práticas pedagógicas e de pesquisa relativas à produção do saber histórico.
GRUPO DE TRABALHO: CULTURA E IDENTIDADE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CAMPO DA HISTÓRIA

Prof. Dr. Iranilson Buriti de Oliveira - UFCG


SÚMULA: o objetivo deste grupo de trabalho é a intenção de criar um fórum de debates sobre identidade em suas diversas perspectivas e a cultura em suas múltiplas acepções, dando ênfase à história cultural, abordando questões como, relações de gênero, história da cultura, história da família, história da doença, entre outras. Sendo cultura e identidade conceitos de difícil definição devida sua amplitude e, por abarcarem diferentes temas de estudos, nossa proposta é promover a aproximação entre os profissionais de história e das Ciências Sociais que trabalham tais conceitos, com vistas na troca de experiência e no aprimoramento dos respectivos trabalhos de tais profissionais.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA, CULTURA E CIDADES

Prof. Dr. Antônio Clarindo Barboza de Souza - UFCG


SÚMULA: objetiva valorizar a pesquisas que tenham como centro de seus interesses os estudos sobre a cidade. Neste sentido, três aspectos dos estudos com enfoques teórico-metodológicos sobre a cidade serão privilegiados: as mudanças culturais, as tramas e práticas político-econômicas e as relações e conflitos sociais. Os trabalhos deverão privilegiar a temática cidade a partir de diferentes aspectos, tais como: o cotidiano (diversão, lazer, moradia, vizinhança, trabalho etc.); o advento de equipamentos modernos e as mudanças de hábitos e costumes por eles provocados; as reformas urbanas e os jogos e tramas político-econômicas que as acompanham; e as tensões e conflitos por essas práticas e mudanças provocadas.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA ORAL: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Profa. Dra. Rosilene Dias Montenegro – UFCG

Profa. Dra. Maria Liège Freitas Ferreira - UFCG

MSc. Luíra Freire Monteiro - UEPB


SÚMULA: a preocupação central deste grupo de trabalho é constituir um espaço ampliado e plural para discussões entre aqueles pesquisadores envolvidos com abordagens e perspectivas teórico-metodológicas variadas de utilização da História Oral. A idéia é de estreitar relações e articular uma rede de contatos para a troca de experiências e estimular a contribuição mútua entre os historiadores e outros profissionais que trabalham com a História Oral.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOVOS PADRÕES DE PRODUÇÃO DA ESCRITA

Profa. Dra. Patrícia de Aragão Araújo – UEPB

Profa. Dra. Maria Lindací Gomes de Souza – UEPB
SÚMULA: proporcionar um espaço de discussão campo de pesquisa em história da educação, fazendo uma revisão crítica do legado historiográfico educacional brasileiro, a fim de identificar os padrões de produção de escrita, seu alcance, seus limites, recortes temáticos e temporais, além dos referenciais teóricos e os métodos aplicados na problematização das fontes históricas.
GRUPO DE TRABALHO: IDENTIDADE E DIFERENÇA: TECENDO CONCEITOS, ESCRITURANDO PAISAGENS NO ENSINO E NA PESQUISA HISTÓRICA

Profa. Dra. Regina Coelli Gomes do Nascimento - UFCG

Mestranda Maria Claudia Cavalcante - UFCG

Mestranda Daniela Medeiros da Silva - UFCG


SÚMULA: Pretende-se discutir sobre o tema da identidade e da diferença, situando os participantes no debate sobre o lugar que a identidade ocupa no âmbito das manifestações culturais, a partir da reflexão sobre a conjuntura sócio-cultural das sociedades atuais, aliada ao avanço das novas tecnologias da comunicação, de modo a traçar um panorama das implicações da diversidade cultural humana e dos novos espaços de sociabilidade dela decorrente. Nesse sentido, privilegiamos trabalhos que problematizem os novos processos de construção de identidades culturais que emergem na sociedade contemporânea, analisando as atuais relações entre espaço e tempo; local e global; os artefatos culturais  e as representações no ensino de história; a leitura histórica e a formação de identidades; o poder da (multi) mídia e as representações no ensino de História.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA AMBIENTAL: SOCIEDADE E CULTURA DA NATUREZA

Prof. Dr. José Otávio Aguiar – UFCG

Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma - UFSC

Mestranda Catarina de Oliveira Burit - UFCG

SÚMULA: Este grupo propõe como objetivo tornar-se um fórum para apresentação, debates e avaliação das pesquisas desenvolvidas no campo da história ambiental, entendida de forma ampla dialogando com outros campos do saber que trabalhem com questões ambientais, o que envolve todas as pesquisas relativas às relações entre sociedade e natureza. Também pretende ser um espaço para troca de experiências dos pesquisadores sobre fontes, métodos, acervos e perspectivas do campo da “história ambiental.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL

Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima - UFCG

Prof. Dr. Josemir Camilo de Melo – UEPB

Prof. Mestrando. José Pereira de Souza Junior – UFCG


SÚMULA: A proposta desse grupo de trabalho é reunir em um mesmo espaço a crescente demanda de trabalhos que nos últimos anos tem enfocado a questão do negro no Brasil. Sendo uma temática ampla, pretende-se agregar pesquisas sobre escravidão rural e urbana, origens étnico-linguísticas dos escravos, alforrias, associativismo (irmandades, clubes abolicionistas), relações da comunidade negra com o Estado. A intensa mobilização de grupos negros (do campo e da cidade) na defesa de seus direitos, fez com que surgissem movimentos negros e importantes projetos de pesquisa enfocando as "comunidades remanescentes de quilombos" na contemporaneidade.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA INDÍGENA: PESQUISAS INTERDISCIPLINARES E FONTES DOCUMENTAIS

Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário – UFCG

Prof. Dr. Edson Hely Silva Costa - UFRPE
SÚMULA: Objetiva-se criar um espaço de discussões sobre a história das relações interetnicas entre povos indígenas e não indígenas e sobre os processos de (des)territorialização ocorridos na história de diferentes grupos étnicos no Brasil. Os trabalhos poderão apresentar uma perspectiva teórico-metodológico interdisciplinar, abordando estudos históricos, antropológicos, arqueológicos, além de especialistas de outras áreas como a geografia, lingüística e educação. Neste sentido pretende-se que este grupo de trabalho possa está aberto a pesquisadores de diferentes campos do conhecimento e em diferentes níveis de formação acadêmica.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA DA SAÚDE E DA DOENÇA

Prof. Dr. Alarcon Agra do Ó - UFCG

Prof. Mestrando Giscard Farias Agra – UFCG/UFPE
SÚMULA: O objetivo deste GT é reunir trabalhos que abordem, sob diversos olhares teórico-metodológicos, problemáticas histórico-historiográficas referentes aos campos da história da saúde, da doença e das práticas de cura.
GRUPO DE TRABALHO: ESTUDOS CLÁSSICOS E MEDIEVAIS

Profa. Dra. Marinalva Vilar de Lima - UFCG

Michelly Pereira de Sousa Cordão - Mestranda- UFCG

Lauriceia Galdino dos Santos - Graduanda- UFCG


SÚMULA: O presente grupo objetiva reunir pesquisadores que vêm trabalhando com a antiguidade clássica e com o medievo a partir dos mais variados enfoques temáticos e teórico-metodológicos. A idéia é que possamos abrir um espaço para interlocução entre estudiosos de temáticas referentes a dois universos históricos que vêm perdendo espaço no seio de algumas universidades brasileiras e que, a nosso ver, precisam receber uma maior atenção no campo da produção historiográfica.
GRUPO DE TRABALHO: GÊNERO, SOCIABILIDADES E SENSIBILIDADES

Profa. Ms. Uelba Alexandre do Nascimento (UFCG/UVA)

Profa. Mestranda Paula Faustino Sampaio (UFPE)
SÚMULA: Nas últimas décadas, o campo da história das mulheres e relações de gênero, com suas várias formas de olhar sobre o passado, mostrando que este pode ser desvendado a partir de múltiplas questões, entre elas algumas motivadas pelo presente, ampliaram seu número de estudos em um diálogo com a história social e história cultural, às vezes em uma abordagem micro-histórica, com a história das mentalidades e, por outro lado, com a perspectiva pós-estruturalista, notadamente os estudos de Michel Foucault. Diante desta ampliação temática, temos a intenção de reunir neste grupo de trabalho, estudos em andamento ou concluídas que pensam as múltiplas estratégias e resistências criadas e recriadas pelas mulheres no cotidiano.
GRUPO DE TRABALHO: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

Profa. MSC. Maria José Silva Oliveira - UEPB


SÚMULA: objetiva criar um espaço de discussões sobre o desenvolvimento de projetos que valorizem a temática “patrimônio cultural” e, notadamente, patrimônio documental no sentido de que são espaços educadores e que dialogam com o conhecimento histórico enquanto valorização dos enfoques memória, preservação e democratização das ações culturais no Brasil.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS GRUPOS DE TRABALHO
Os Grupos de Trabalho são as instâncias de apresentação das comunicações dos participantes do I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA, NATUREZA E SOCIEDADE, encontrando-se divididos tematicamente e tendo, cada um deles, no máximo, dois coordenadores responsáveis, que iniciam as atividades com uma comunicação que abrange o tema principal do Grupo. As comunicações são selecionadas previamente pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho, que analisa as propostas e expede os aceites. Cada coordenador de Grupo de Trabalho, de posse do elenco de comunicações inscritas no seu Grupo, tendo a partir disso identificado os temas, pressupostos teóricos, metodologias e fontes recobertos pelos trabalhos dos participantes, organiza sessões aproximando temáticas e/ou recortes temporais para permitir um melhor intercâmbio entre as comunicações. Os coordenadores promoverão um debate temático e teórico-metodológico, fazendo ele próprio ou pedindo a um dos participantes uma síntese das discussões ocorridas em cada sessão. Essa estruturação permite o intercâmbio mais próximo e profícuo entre os participantes e propicia um debate mais produtivo em torno dos campos de conhecimento aos quais se referem os Grupos de Trabalho.

MINI-CURSOS

Cultura afro-brasileira no currículo de história.

Prof. Drª Solange Pereira da Rocha (UEPB/CH)

Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB/CH)
Experiências e Práticas Culturais: o universo dos “de baixo” ou “homens ordinários” em debate.

Mestranda Ana Paula da Cruz Pereira de Moraes -UFCG

Mestranda Giulianne Chrishina Barros dos Anjos -UFCG
Memória da Justiça Paraibana: Organização e pesquisa Documental

Prof. Dr. Roberval S. Santiago - UFCG


História Política e História Cultural: diálogos, debates e perspectivas atuais.

MSc. Faustino Teatino Cavalcante Neto -UEPB-UFCG


A cidade na fotografia e na literatura

Prof. Dr. Severino Cabral Filho - UFCG

Prof. Dr. José Benjamin Montinegro – UFCG
Irmandades Religiosas na Paraíba e Pernambuco entre os séculos XVIII e XIX: um estudo comparado de suas práticas religiosas e seus espaços de resistências

Prof. Mestrando José Pereira de Souza Junior – UFCG

Mestranda Andréa Simone Barreto Dias
Introdução a História Oral e Memória

Profa. MSc. Luíra Freire Monteiro (UEPB)

Prof. MSc. Flávio Carreiro de Santana (UEPB/UVA)
História, Literatura e Sociedade

Mestranda Pávula Maria Sales Nascimento

Mestrando Joaquim de Melo Azevedo F. Neto
História, Espaço e Consumo

Profa. Dra. Kátia Cristina Ribeiro Costa



Analisando a escritura de Tito Lívio: história e gênero na Roma augustana

Profa. Dra. Marinalva Vilar de Lima (UFCG)

Michelly Pereira de Sousa Cordão (Mestranda- UFCG)

Lauriceia Galdino dos Santos (Graduanda- UFCG)


PROGRAMAÇÃO
28 de julho– segunda-feira

Credenciamento – 8 às 11h30 e 14 às 17h30

Abertura e conferência - 19 às 21h30

Conferencista: Prof. Dr. Jaime Pinsky - UNICAMP



29 de julho– terça-feira

Mini-cursos - 8 às 11h30

Grupos de trabalho - 14 às 17h30

Conferência - 19 às 21h30



Conferencista: Profa. Dra. Mary Karach – Profa. PHD - Oakland Universit – EUA

Tema: Qualidade, Nação e Cor: construindo identidade no Brasil Central, 1775-1835
30 de julho– quarta-feira

Mini-cursos - 8 às 11h30

Mesas redondas - 14 às 17h30

1- História, sociedade e questões étnicas

Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros - UFPE

Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima – UFCG

Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário – UFCG

Coordenador: Prof. Dr. José Otávio de Aguiar - UFCG




2- Historia cultural e Linguagens: novos olhares.

Prof. Dr.Gervácio Batista Aranha - UFCG


Prof. Dr. Antônio Paulo Rezende - UFPE

Prof. Dr. Alarcon Agra do Ó - UFCG

Coordenador: Prof. Dr. Osmar Luís da Silva – UFCG

19: Às 21h 30



Conferencia: Prof. Dr. José Augusto Pádua – UFRJ

Tema: Um panorama da pesquisa em História Ambiental do Brasil

Palestra: Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma - UFSC
31 de julho– quinta-feira

Mini-cursos - 8 às 11h30

Grupos de trabalho - 14 às 17h30

Conferência encerramento - 19 às 21h30



Conferencista: Dra. Esther Caldas Guimarães Bertolette – MINC (Coord. Projeto Internacional de Documentos Históricos – Projeto Resgate “Barão do Rio Branco”

Tema: Preservação de Fontes no Brasil e no Exterior para a pesquisa histórica

INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO
O sistema de inscrição será através do preenchimento do formulário apresentado na página da Internet do Colóquio. Depois de devidamente preenchido, o formulário, com ou sem apresentação de trabalhos, deve ser enviado como anexo para o e-mail oficial do evento: cihufcg@yahoo.com.br . Todos os itens destas instruções gerais devem ser lidos para evitar eventuais irregularidades nas inscrições. http://www.ufcg.edu.br/

  1. Solicitamos atenção no preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, em especial nos campos "Nome", "Título do Trabalho", Grupo de Trabalho e Mini-Curso se for o caso, para evitar posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. Após o cadastro será enviado um e-mail de confirmação.

  2. O COMPROVANTE DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES DEVE SER PAGO NO BANCO DO BRASIL – AGÊNCIA 1591-1 CONTA POUPANÇA 13.742-1 (1) EM NOME DE JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO E ENVIADO JUNTO COM O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, DIGITALIZADO E ANEXADO AO E-MAIL OU VIA CORREIOS.

  3. Em hipótese alguma haverá devolução do valor referente às inscrições, mesmo no caso de proponentes de trabalhos que não tenham sido alocados em algum Grupo de Trabalho. Neste caso, o inscrito passará a ser considerado na categoria de ouvinte.

  4. Para se inscrever, o interessado deve identificar-se em uma das cinco categorias abaixo com as suas respectivas taxas de inscrição:

Estudante/ Ouvinte

10,00

Estudante de Graduação (com trabalho)

15,00

Pós- Graduandos e Professores da Rede Pública

20,00

Professores Universitários

30,00

Inscrição para cada mini-curso

15,00

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NOS GTs


Para a apresentação de trabalho nos GTs, cada inscrito poderá apresentar até 2 trabalhos em dois GTs diferentes um como autor e outro como co-autor. Avaliação, aceitação e eliminação de trabalhos dentro do simpósio temático são realizadas pelos coordenadores de cada simpósio.

Caso o Grupo de Trabalho seja cancelado por razão de não haver atingido o número mínimo de participantes (20), os inscritos neste simpósio serão re-alocados nas de 2ª ou 3ª opção.



Caso o trabalho não seja aceito em nenhuma das rodadas de avaliação, o inscrito será automaticamente considerado como ouvinte, sem devolução do valor pago na inscrição.

DATAS:

  1. Prazo de envio dos resumos de trabalhos de 10 de junho a 7 de julho de 2008.

  2. Divulgação dos trabalhos aprovados com envio das Cartas de Aceite: 10 de julho de 2008.

  3. Envio dos trabalhos completos para publicação nos Anais eletrônicos (com ISBN) dia 11 de julho.

INSTRUÇÕES PARA TRABALHOS EM CO-AUTORIA


Os que quiserem inscrever trabalhos em co-autoria devem observar as seguintes normas:

  1. Até três autores se inscrevem na mesma ordem de opções de GT, inserem o mesmo resumo e pagam cada qual sua inscrição como participante com apresentação de trabalho;

  2. não há possibilidade de apresentar o mesmo trabalho mais de uma vez;

  3. serão impressos tantos certificados quantos forem os autores com o nome de todos eles;

  4. o certificado será entregue pelo coordenador do simpósio temático a cada participante (quem não vier não ganha certificado) ou a cada integrante do trabalho de Iniciação Científica presente no evento.

No formulário de inscrição, há uma caixa onde o inscrito marca com um X se optar por trabalho em co-autoria e outra onde insere o(s) nome(s) dos outros autores do trabalho.

INSTRUÇÕES PARA O FORMATO DOS RESUMOS:

Deverá conter entre 8 a 10 linhas, espaço simples. Tamanho 10. Times New Roman. O título deverá vir centralizado, em CAIXA ALTA, seguido do nome do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, com o sobrenome em CAIXA ALTA, seguido do nome da instituição, se for o caso. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail oficial do evento: cihufcg@yahoo.com.br. Os resumos serão publicados num CADERNO DE RESUMOS com ISBN.

INSTRUÇÕES PARA INSCRITOS QUE DESEJAREM PUBLICAR OS TEXTOS INTEGRAIS NOS ANAIS ELETRÔNICOS COM ISBN


  1. Os inscritos que apresentarem trabalho em GTs e desejarem publicar seus textos nos anais eletrônicos devem obedecer às seguintes instruções e enviá-los para o e-mail oficial: cihufcg@yahoo.com.br

  1. Enviar o arquivo do texto a ser apresentado através do e-mail oficial do evento até a data de 30 de junho.

  2. Aceitar que o envio do texto implica a cessão dos direitos autorais.

  1. Quanto ao texto, é preciso obedecer às seguintes instruções:

  1. Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, até edição 2003. Fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5.

  2. Margens: superior 3 cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm entre 5 e 15 páginas.

  3. A autoria (nome completo) deverá vir após o título, à direita. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a instituição de origem e titulação e agência financiadora, quando for o caso;

  4. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIF ou JPG, dimensionadas no formato de aproximadamente 5x5 cm e gravadas no próprio documento. Em hipótese alguma serão aceitos arquivos por outro canal que não seja a área do inscrito (por exemplo, por e-mail);

  5. As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão de tabela do programa editor de texto;

  6. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências das mesmas devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SOUZA, 1993:11-14);

  7. As citações a partir de quatro linhas devem estar em Times New Roman 11, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências das mesmas devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

  8. O uso de notas de rodapé deve ter o caráter explicativo/complementar e estas devem ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.), assim como para citação de fontes históricas.

  9. As referências deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor;

  10. As páginas devem ser numeradas, com exceção da primeira.



COMISSÃO ORGANIZADORA:

Alarcon Agra do Ó - UFCG

Antônio Clarindo Barboza de Souza - UFCG

Catarina de Oliveira Buriti - UFCG

Faustino Teatino Cavalcante Neto (UFCG/UEPB)

Gervácio Batista Aranha - UFCG

Giscard Farias Agra – UFCG/UFPE

Iranilson Buriti de Oliveira – UFCG

Joachin de Melo Azevedo S. Neto (UFCG)

José Otávio Aguiar - UFCG

Josemir Camilo de Melo - UEPB

Juciene Ricarte Apolinário – UFCG (Coordenadora Geral)

Luciano Mendonça de Lima - UFCG

Luíra Freire Monteiro – UEPB

Maria José Silva Oliveira– UEPB

Patrícia de Aragão Araújo – UEPB

Profa. Dra. Patrícia de Aragão Araújo – UEPB

Regina Coelli Gomes do Nascimento - UFCG

Roberval da Silva Santiago - UFCG

Rosilene Dias Montenegro - UFCG

Uelba Alexandre do Nascimento (UFCG/UVA)
COMISSÃO CIENTÍFICA:

Alarcon Agra do Ó – UFCG

Gervácio Batista Aranha – UFCG

José Otávio Aguiar – UFCG (Presidente)

Osmar Luís da Silva – UFCG

Regina Coelli Gomes do Nascimento - UFCG


MONITORES:

Alberto Montenegro Lima

Allan Franklin Custódio

Allison Luna Matias

Ana Nery Garias Sampaio

Ana Paula R. Panta

Anny karine Matias Novaes Machado

Antônio Marques Netto

Carina Martins Nascimento

Clébia Geneva Lucena de Araújo

Danilo Alves Maia

Elayne Oliveira Rodrigues

Érika Sibelle Saraiva de Araújo Pessoa

Fabiano Badú de Souza

Fernanda Pinto

Fernando Joaquim Mendes Colaço

Gláucia de Souza Freire

Harriet Karolina Galdino dos Santos

Jean Paul Gouveia Meira

Leonice de Assis Silva

Lidiane Kall Gomes Pereira

Marcos Roberto Caporicci

Maria Janaína D. Silva

Miebt Oliveira de Araújo

Muriel Oliveira Diniz

Naíne Cavalcanti de Oliveira

Suzana Cristina Batista Barreto

Tatiana Aparecida Lopes Goias



Thaisy Lanny de Albuquerque
REALIZAÇÃO:

Programa de Pós-Graduação em História da UFCG

Grupo de Pesquisa Nordeste Colonial e Imperial
APOIO:

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

UFCG – Centro de Humanidades

Editora da UFCG

Curso de História da UEPB
Universidade Federal de Campina grande

Reitor: Thompson Fernandes Mariz

Vice-Reitor: José Edilson Amorim

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa: Michel François Fossy

Diretor do Centro de Humanidades: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho

Vice-Diretora do Centro de Humanidades: Rosilene Dias Montenegro

Coordenador da Unidade de História e Geografia: Roberval da Silva Santiago

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História: Alarcon Agra do Ó

Coordenadora do Curso de História: Regina Coelli Gomes do Nascimento
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA

28 a 31 julho de 2008

FICHA DE INSCRIÇÃO
1 - DADOS PESSOAIS:


NOME:







END. COMPLETO:
















FONE:




E-MAIL:






2 - FORMAÇÃO ACADÊMICA:





GRADUAÇÃO




ESPECIALIZAÇÃO




MESTRADO




DOUTORADO




INSTITUIÇÃO:










ESTUDANTE




(ESPECIFICAR)

INSTITUIÇÃO ONDE TRABALHA:








3 - MINI-CURSOS:


OPÇÃO 1 :







OPÇÃO 2 :






4 – COMUNICAÇÃO ORAL:
INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:





SIM




NÃO




GRUPO DE TRABALHO:







TÍTULO DO TRABALHO:










Obs: O resumo deve ser enviado para o e-mail oficial do evento cihufcg@yahoo.com.br e as normas para o seu formato encontra-se no edital.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal