Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo Professor Luis Alberto



Baixar 13.9 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho13.9 Kb.

CEFETES Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo

Professor Luis Alberto



Petrobrás : Operador de Produção Instrumentação www.luisarquivos.cjb.net








Lista de Exercicios:
1 – O que é Instrumentação.
2- Quais são os benefícios e/ou vantagens que a Instrumentação trás para o processo produtivo.
3- Os instrumentos são dispositivos e/ou equipamentos mecânicos, elétricos, hidráulicos ou pneumáticos que executam determinadas ações. Classificados para que sua identificação seja de forma clara. Comente de forma breve e sucinta cada classificação.
4- A Função de um instrumento é uma das formas de classificação e identificação de cada dispositivo utilizado nas malhas do sistema controlado, diferenciando cada instrumento pela tarefa que executa dentro da malha . Classifique os instrumentos pôr função.
5- A Transmissão de um instrumento também é uma característica de classificação e identificação de cada dispositivo refere-se ao tipo de sinal transmitido. Classifique os instrumentos pelo tipo de sinal transmitido.
6- Os instrumentos podem ser classificados de acordo com sua montagem. Classifique os instrumentos segundo a sua montagem.
7- Na representação gráfica e identificação utiliza-se um conjunto de letras seqüencialmente. Utiliza-se mundialmente um padrão baseado na norma ANSI/ISA S5.1. Explique qual é e como é feita a seqüência de letras padronizadas para instrumentação . Cite alguns exemplos.
8- Na representação gráfica dos instrumentos numa malha de controle os diagramas indicam a posição onde se encontra o instrumento montado, o tipo de sinal de transmissão e onde sua função é executada. De exemplos desenhando os gráficos para cada situação. No campo, no painel, elétrico, pneumático, hidráulico,
9 – Todos os instrumentos apresentam limites de funcionamento. O fabricante fornece parâmetros das variáveis de medidas com limites máximos e mínimos, sensibilidade, tempo de resposta a uma mudança na medida. Cite os quatro parâmetros mais importantes da especificação técnica do instrumento para que se avalie a sua compra.

10- Pôr definição a pressão é definida como sendo Força que divide Área , portanto interprete as unidades medidas descrevendo cada termo: Kgf/cm², Psi; N/m2 Mas também pode ser medida em função da altura da coluna de um liquido como: cm H2O; mm Hg; INH2O; INHg.


11- Defina e explique os termos de referencia de pressão utilizados para indicar a sua medição : Pressão Absoluta, Pressão Atmosférica, Pressão Relativa, Pressão Diferencial, Vácuo.
12- Os sensores de pressão podem utilizar diferentes princípios da física, princípios mecânicos e elétricos, para mostrar a pressão que esta sendo medida. O mecânico utiliza a propriedade elástica dos materiais, o elétrico utiliza a alteração da propriedade elétrica dos materiais, e ainda o equilíbrio de colunas liquidas. Indique alguns exemplos onde aparece estes três princípios e suas aplicações.
13- Os sensores de pressão são utilizados em dispositivos ou equipamentos que medem, ou transmitem, ou controlam um sistema de malha de produção de petróleo ou gás, como vasos de pressão e tubulações de oleodutos. Os dispositivos que são medidores de pressão utilizam internamente estes sensores. Identifique e descreva o funcionamento dos medidores de pressões mecânicos indicando onde é recomendada a sua utilização segundo a sua especificação técnica.
14 – Os dispositivos de pressão que utilizam a variação das grandezas elétricas, os seus sensores são do tipo: capacitivos, piezoeléctricos, piezoresistivo, e extensômetro. Explique o funcionamento de cada um de estos sensores, de forma sucinta.

15 – São necessários o uso de mecanismos de proteção para os medidores de pressão, porque estão sujeitos a fatores externos que afetaram o tempo de vida útil do aparelho assim como imprecisão nas medidas. Indique quais são os elementos protetores dos medidores contra: Fluidos Corrosivos, solidificação a temperatura ambiente, temperaturas elevadas, picos na variação da pressão ou pulsações.


16- Para medir níveis de elementos líquidos ou sólidos se utilizam dois métodos, o método direto e o método indireto. Indique qual é a diferença entre eles. Indique os tipos de medidores utilizados em cada método.
17- Para medir temperaturas utilizas-se dois tipos de termômetros mecânicos na plataforma, os de haste e de vidro bi – metálico. Comente como funcionam.
18 – Os medidores de temperatura que utilizam sensores elétricos são amplamente utilizados pela industria do petróleo devido a sua precisão e simplicidade de operação. Para medir a temperatura utilizam dois princípios físicos de alguns materiais, o de resistência elétrica (ohms) ou de tensão elétrica. Explique o principio de funcionamento. Indique alguns dispositivos de temperatura que são utilizados pela industria.
19 – Faça pesquisa na Internet procurando fornecedores ou dos fabricantes de instrumentos indicados na sua apostila.



 



Parte superior do formulário

Copyright © 2003 [Engenheiro Luis Alberto Rodriguez]. Todos os direitos reservados.


Revisado em: .

Parte inferior do formulário






©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal