Centro Norte-Sul do Conselho da Europa



Baixar 8.79 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho8.79 Kb.

`





Centro Norte-Sul do Conselho da Europa






XIII Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa



Centro Norte-Sul do Conselho da Europa distingue Simone Veil e Kofi Annan


O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa tem por objectivo reconhecer o trabalho a favor da integridade dos Direitos Humanos em todo o mundo.
O décimo-terceiro Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa será entregue à Senhora Simone Veil e ao Senhor Kofi Annan, na cerimónia que terá lugar em Lisboa no dia 1 de Abril de 2008 (18h00, Palácio de S. Bento).
Kofi Annan, originário do Gana, sétimo secretário-geral das Nações Unidas, é um defensor reconhecido dos Direitos Humanos, do Estado de Direito e dos valores universais de igualdade, tolerância e dignidade humana, assim como dos Objectivos do Milénio e do continente africano. Ao longo da sua carreira como secretário-geral desenvolveu a empreendedora tarefa de aproximar as Nações Unidas do público em geral através do fortalecimento dos seus laços com a sociedade civil, com o sector privado e ainda com outros parceiros. Uma das prioridades de Kofi Annan como secretário-geral traduziu-se na implementação de um programa reformador destinado a revitalizar as Nações Unidas e a tornar o sistema internacional mais eficiente e efectivo. Kofi Annan e as Nações Unidas receberam ambos o Prémio Nobel da Paz em 2001.
Simone Veil, Francesa, é uma reputada política europeia e activista dos Direitos Humanos que sobreviveu a um campo de concentração Nazi. Durante a sua carreira como magistrada e mulher política, lutou sempre contra todos os tipos de discriminação. Simone Veil foi Ministra da Saúde em França (1974-79) e enquanto tal, travou uma das suas lutas políticas mais difíceis, a liberalização do aborto e a lei da contracepção (1974). Veil foi eleita para o Parlamento Europeu em 1979, 1984, e 1989 e serviu como Presidente do mesmo. Foi membro do Conselho Constitucional Francês e é fundadora e ex-presidente da “Fundação para a memória da Shoah”.
A cerimónia oficial organizada pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa em cooperação com a Assembleia da República contará com a presença de Sua Exa. O Presidente da República Aníbal Cavaco Sila, o Presidente da Assembleia da República Jaime Gama, o Secretário Geral do Conselho da Europa, Terry Davis, o Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa Lluis María de Puig e o Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul, Claude Frey.
O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa é entregue todos os anos, desde 1995, a duas personalidades, uma do Norte e outra do Sul, que se tenham destacado pelo seu trabalho na protecção dos Direitos Humanos e no fortalecimento das relações Norte-Sul.

O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, visa fornecer um enquadramento para a cooperação europeia no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para as questões de interdependência mundial e para a importância de promover políticas de solidariedade, em conformidade com os objectivos e princípios do Conselho da Europa, a saber, a defesa dos Direitos do Homem, a promoção dos valores democráticos e da coesão social.



Para mais informação, consulte http://www.coe.int/T/E/North-South_Centre

Contacto :
Fifi Benaboud, Centro Norte-Sul
Tel.: +351 21 358 40 31 ; fifi@benaboud@coe.int


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal