Ciclo de Conferências do Mestrado em Serviço Social Acompanhamento e Inserção: desafios, problemas e novas abordagens



Baixar 20.02 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho20.02 Kb.
Ciclo de Conferências do Mestrado em Serviço Social

Acompanhamento e Inserção: desafios, problemas e novas abordagens
Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa

Objectivos
Os objectivos do Ciclo de Conferências são:


  1. Desenvolver a reflexão e o debate em torno das transformações que, no quadro da crise o Estado Social e das dificuldades que este vem experimentando numa sociedade de risco e na modernidade reflexiva, se vêm operando nos dispositivos de acompanhamento social de públicos em situação de vulnerabilidade e se traduzem na instauração de «um novo contrato para a assistência social»;

  2. Aprofundar conhecimentos sobre as actuais tendências da política social e as respostas alternativas que estão a ser desenhadas para responder às problemáticas emergentes;

  3. Reflectir e promover a apropriação dos princípios e «modus operandi» requeridos na intervenção das profissões do campo social nos novos dispositivos de acompanhamento social numa perspectiva de compatibilização dos modernos processos de individuação com os direitos de cidadania.



Destinatários
O Ciclo de Conferência__Biographie_et_Narrative_de_l’Expérience_I'>Conferências insere-se no âmbito do mestrado em Serviço Social estando, não obstante, aberto à participação de elementos externos.

Assim, destina-se preferencialmente a estudantes de pós-graduação e a investigadores da área do Serviço Social e das Ciências Sociais, em geral. Está, também, direccionado para professores da área.



Conferência__L’Insertion_aujourd’hui:_une_approche_à_partir_de_les_ressources_individuelles_I'>Conferência__Sofrimento_e_Acompanhamento_Social:_questões_críticas'>Programa
4 de Novembro de 2009

18h


Conferência

Sofrimento e Acompanhamento Social: questões críticas

- Cristina Albuquerque (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Coimbra)

2 de Dezembro de 2009

18h


Conferência

Biographie et Narrative de l’Expérience I

- Frédérique Giuliani (Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Education, Université de Genève)


3 de Dezembro de 2009

18h


Conferência

Biographie et Narrative de l’Expérience I

- Frédérique Giuliani (Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Education, Université de Genève)

17 de Fevereiro de 2010

18h


Conferência

Construction des Parcours d’Insertion I

- Abraham Franssen (Facultés Universitaires Saint-Louis, Bruxelles; Université Catholique de Louvain)


18 de Fevereiro de 2010

18h


Conferência

Construction des Parcours d’Insertion II

- Abraham Franssen (Facultés Universitaires Saint-Louis, Bruxelles; Université Catholique de Louvain)

21 de Abril de 2010

18h


Conferência

L’Insertion aujourd’hui: une approche à partir de les ressources individuelles I

- Marc Henry-Soulet (Faculté de Lettres, Université de Fribourg)

22 de Abril de 2010

18h


Conferência

L’Insertion aujourd’hui: une approche à partir de les ressources individuelles II

- Marc Henry-Soulet (Faculté de Lettres, Université de Fribourg)


2 de Junho de 2010

18h


Conferência

Les Nouvelles Règles du Social

- Isabel Astier (Université Lille 1)



Organização:

Francisco Branco (FCH-UCP)

Inês Amaro (FCH-UCP)


Cristina Albuquerque

Doutora em Serviço Social e docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. As suas áreas de interesse giram em torno do empreendedorismo social e gestão do desemprego, a política social e os processos de construção e regulação dos problemas sociais contemporâneos. Entre a obra publicada, destacam-se Processus de légitimation des pratiques de service social. L’exercice d’une «technicité prudentielle» dans la construction quotidienne de légitimités contextualisées (2005, Mécanographie de l’Université de Fribourg) e «Novos territórios» de significação. A ética (na e para além da estética) na fundação da confiança (in Balsa, C. (ed.). Confiança e Laço Social. Lisboa: Edições Colibri, 2006).



Fréderique Giuliani

Professora na Universidade de Genéve e membro da equipa de investigação SATIE (Sociologie de l’Action/Transformations des Instituitions/Education). Doutorada em Sociologia e Ciências Sociais. Autora de várias publicações sobre os procesoss de acompanhamento e inserção, das quais se destaca “La procédure de l’entretien individualisé dans le travail d’accompagnement. Quand usagers et intervenants sociaux ont à organiser l’expérience de situations sans qualité.” (In Astier I. & Duvoux N. La société biographique : une injonction à vivre dignement, L’Harmattan, 2006).


Abraham Franssen

Doutor em Sociologia, pela Universidade Católica de Lovaina, professor de sociologia nas Faculdades Universitárias Saint Louis e Director-adjunto do Centro de Estudos Sociológicos, FUSL. É também membro do Institut de recherches interdisciplinaires sur Bruxelles (IRIB).

Desenvolve investigação na área das políticas sociais, designadamente sobre o Estado Social Activo, a inserção de jovens e a identidade e individuação. Sobre estes temas tem uma vasta obra publicada, dentre a qual se destacam títulos como “Activation et mise en circulation : une fiction opératoire” (com R. Darquenne in CHATEL Vivianne (éd.), Le Temps des Politiques Sociales, Academic Press Fribourg, 2009) e “L’État social actif et la nouvelle fabrique du sujet. Des politiques aux sciences sociales et retour : perspectives européennes” (La société biographique : une injonction à vivre dignement, sous la direction d’ASTIER Isabelle et DUVOUX Nicolas, L’Harmattan, 2006).
Marc-Henry Soulet

Sociólogo, regente da cadeira de Trabalho Social e Política Social da Universidade de Friburgo e sub-director da Faculdade de Letras. É secretário-geral da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa e director das revistas Res Socialis e Lectures du Social. Membro de diversas redes e centros de estudos, dentre os quais se destaca a Comissão Permanente de Acompanhamento Científico do CESSS.

Organizador de múltiplos eventos científicos internacionais e membro de conselhos de peritagem de entidades financiadoras de investigação nos domínios científicos de formação e pesquisa.

As suas principais áreas de interesse são as mutações sociais e as respostas da política social, o acompanhamento social, a afiliação e solidariedade social e a pobreza. Sobre estes tópicos tem uma vasta obra publicada.


Isabel Astier

Professora de sociologia da Universidade de Lile 1. Investigadora na área das políticas sociais e da acção social contemporânea, com ênfase em três eixos fundamentais: a emergência da sociedade biográfica; a dignidade humana e a moralização dos direitos sociais, e o acesso o direitos e as representações dos beneficiários sobre as pol+iticas públicas. Entre as suas principais obras publicadas encontram-se Les Nouvelles Règles du Social (2007, PUF) e La Societé Biographique (com N. Duvoux, 2006, l’Harmattan). Autora de numerosos artigos e conferências netsa área.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal