CIÊncia e ideologia questões para revisãO



Baixar 6.58 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho6.58 Kb.

CIÊNCIA E IDEOLOGIA




QUESTÕES PARA REVISÃO

1 – Por que é muito importante levar em conta a ideologia no estudo das ciências humanas?

R. Porque a ideologia mantém a coesão social e funciona como uma espécie de sistema de dominação, e embora se manifeste espontaneamente, a ideologia move-se no universo sempre ligada ao grupo dominante. O homem em sua natureza depende de dogmas, normas e leis que o orientem, assim a ideologia desempenha funções muito importantes na sociedade.
2 – Em que sentido a ideologia se opõe à ciência?

R. Ela se opõe à ciência quando se torna instrumento de dominação nas mãos de alguns grupos de tecnocratas, que para se manterem no poder apelam para a ciência.


3 – Ao longo da história da humanidade o homem procurou várias vias de acesso à ‘verdade’. Cite algumas dessas vias. Você acha que a ciência é a única via de acesso ao conhecimento?

R. O homem procurou conhecer a verdade através da magia, do mito, da tradição, da filosofia e da ciência moderna.

A ciência não é e nem pode ser a única via de acesso ao conhecimento, pois a vivência do homem é feita através de todos os fenômenos que envolvem a vida na terra.
4 – Quais as duas funções da ideologia?

R. A coesão social, mantendo a visão dos diversos grupos que compõem a sociedade em um único nível. Nesta função a ideologia funciona como uma espécie de projeto da sociedade, diminuindo os riscos de choques entre os seres que ocupam posições as mais diversas.



A função da dominação, decorrente da primeira, organiza a sociedade em grupos hierárquicos dando uma impressão de que tudo corre normalmente. Alguns grupos saem beneficiados outros não por essa ideologia, pois baseia-se em privilégios. No entanto, embora a verdade seja deformada, a eficácia dessa ideologia é comprovada.
5 – O que é ideologia? O que é Utopia?

  1. Ideologia é qualquer estrutura de pensamento ligada ao grupo dominante.”

A ideologia está com o grupo dominante e pretende preservar a sociedade. A utopia está com os contestadores e pretende transformar a ideologia.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal