Claudius Ptolemaeus, ou simplesmente Ptolomeu, foi um dos mais importantes cientistas de sua época



Baixar 7.36 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho7.36 Kb.
Ptolomeu
Claudius Ptolemaeus, ou simplesmente Ptolomeu, foi um dos mais importantes cientistas de sua época. Nasceu no ínicio do segundo século da era cristã, em Ptololemaida, Hérmia, e sabe-se que viveu em Alexandria, provincia romana no Egito e importante centro cultural da época. Ele foi o ultimo dos grandes sábios gregos, e procurou sintetizar o trabalho de seus antecessores. Por meio de suas obras em astronomia, matemática, geometria, física e geografia, a civilização medieval teve seu primeiro contato com a ciência grega.

A sua obra mais conhecida é o Almagesto( que significa “ O Grande Tratado”), um tratado de astronomia.A obra é dividida em 13 livros e é a síntese dos trabalhos dos astrônomos da Antigüidade, sendo a principal fonte a respeito do trabalho de Hiparco, considerado o maior astrônomo da Grécia antiga. Esta obra é uma das mais importantes e influentes das deixadas pelos gregos e romanos. Nela está descrito todo o conhecimento astronômico babilônico e grego, e nela se basearam as astronomias de árabes, indianos e europeus, até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico.

No Almagesto, Ptolomeu apresenta o sistema cosmológico geocêntrico, o sistema que diz que a Terra é o centro do Universo e os outros astros e corpos celestes descrevem órbitas ao seu redor.Essas órbitas seriam círculos perfeitos, conforme ensinavam Platão e Aristóteles. Essa concepção foi adotada pelos teólogos medievais, que rejeitavam qualquer teoria que não colocasse a Terra em lugar privilegiado. Por isso o modelo geocêntico foi considerado como correto por cerca de 1500 anos. Além do modelo geocêntrico, que embora estivesse errado, foi importante para o desenvolvimento posterior da astronomia como ciência, Ptolomeu também catalogou 1022 estrelas e também foi o criador do astrolábio, que foi um importante instrumento nas mãos dos astrônomos por muito tempo.

Outras obras famosas de Ptolomeu foram: “ Geografia”, que em 8 volumes contém todo o conhecimento geográfico greco-romano; o “Tetrabiblos”, livro de astrologia( não confundir com astronomia) baseado em escritos antigos dos babilônicos, egípcios e gregos; “Óptica”, um tratado de cinco volumes sobre esse tema; e escreveu também o “ Harmónica”, um tratado sobre teoria matemática da música. Embora estivesse errado em muitas de suas conclusões, fato que foi posteriormente comprovado por cientistas como Nicolau Copérnico, Tycho Brahe, Johanes Kepler e Isaac Newton, é incontestável o fato de que ele teve importante contribuição para a ciência, e serviu de degrau para as descobertas que vieram mais tarde. Segundo a tradição islâmica, Ptolomeu morreu aos 78 anos.




Imagem medieval de Ptolomeu.



Ilustração de Ptolomeu encontrada em um livro sobre Astronomia.





Gravura de Sistema Geocêntrico





Sistema Geocêntrico




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal