Clipping Departamento dst/aids e Hepatites Virais



Baixar 147.54 Kb.
Página1/7
Encontro22.07.2016
Tamanho147.54 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7
Clipping - Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais

ÍNDICE

DIÁRIO DO NORDESTE - CE



Faltam novas lideranças ao Ceará. 2

Interação ajuda portador de HIV a enfrentar doença, diz estudo 3

STJ manda INSS pagar por prótese. 3

Angústia de ser moderno 4

As greves na Justiça 5

Fórum dos Leitores 6

Android é a marca mais amada por gays 9

Estado do Pará tem mais de 1500 fazendas invadidas 9

Em 2004, a polêmica do criacionismo 10

Atendimento a motociclistas aumentam 14% 11

Enfrentamentos noturnos em Gaza deixam 21 feridos 12

Ministro anuncia R$ 52 milhões para a produção da vacina BCG 12

Delcídio anuncia liberação de R$ 1,6 milhão 13

Alunos participam de projeto de prevenção 13

Anéis penianos e tesão por pés são tema de programa gay 14

Governo federal quer exportar vacina contra tuberculose 14

Lucas: campanhas de doação de sangue e contra hanseníase serão hoje 15

Terceiro premiê em 5 dias, Ashraf toma posse no Paquistão (Mundo árabe) 15

Enfrentamentos noturnos em Gaza deixam 21 feridos 16

Enfrentamentos noturnos em Gaza deixam 21 feridos 17













DIÁRIO DO NORDESTE - CE | POLÍTICA

ASSUNTOS RELACIONADOS À DST/AIDS E HEPATITES

23/06/2012

Veja a matéria no site de origem

Faltam novas lideranças ao Ceará.


Especialista analisa que o maior desafio da política é reabilitar a democracia, tornando-a mais participativa

Não é dessa vez que uma eleição vai ajudar no surgimento de novas lideranças no cenário político cearense. Essa é a avaliação que o professor de Ciências Políticas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Horácio Frota, faz sobre a perspectiva de nascimento de nomes de peso capazes de oxigenar a representação popular nos partidos políticos.

O cientista político chama de "crise da representatividade política", uma estagnada na renovação de líderes partidários e a repetição dos mesmos nomes em várias eleições. Porém, o cientista político deixa claro, essa "crise" não está acontecendo somente na política cearense, mas é um fenômeno mundial.

Puxando um pouco pela memória, é possível citar alguns nomes da política cearense que se perpetuaram e se tornaram os maiores representantes de legendas no Ceará: Tasso Jereissati (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB), Luizianne Lins (PT), Cid Gomes (PSB), dentre outros.

Para o professor, o maior desafio da política, atualmente, é reabilitar a democracia, tornando-a mais participativa e não apenas representativa. Segundo Horácio Frota, a democracia representativa é o modelo atual de organização política, com eleição, parlamento e representantes municipais, estaduais e federais. O professor aponta que este foi um grande passo que o País deu, mas atenta que está na hora de avançar e tornar essa democracia mais participativa, ou seja, dar mais voz à sociedade.

Superficial

Na democracia representativa, como o próprio nome já diz, a sociedade fala através de seus representantes. Contudo, para o professor, isso não está sendo mais suficiente. Temas que estão surgindo, como Sexualidade, diferenças étnicas, meio ambiente, na análise de Horácio Frota, estão sendo discutidos superficialmente pelos representantes do povo e seus partidos.

Essa falta de "vez e voz" da sociedade na discussão de temas e tomadas de decisões, segundo ele, é um dos motivos que levam o distanciamento das pessoas à política e aos partidos. Um outro motivo, aponta, é o descrédito na classe política.

Com menos pessoas motivadas a participarem da política, há menos filiações partidárias o que leva, segundo conclui o cientista político, a pouca possibilidade de formação de novos líderes. Porém, ressalta, há uma falta de empenho ou mesmo de interesse de muitos partidos na formação de novas lideranças.

Ele cita o caso do PT que, para Horácio Frota, seria o partido, teoricamente, estruturado para o surgimento de lideranças, com bases, movimentos sociais, militância, mas no Ceará, examina, o PT acabou exercitando a prática antiga de outras legendas, fortalecendo a imagem de um "dono de partido", ou seja, daquele que é o "centro do poder" dentro da sigla.

De acordo com ele, isso está claro quando a atual prefeita, Luizianne Lins, não teve um sucessor nato dentre os tantos petistas e acabou escolhendo como candidato uma pessoa desconhecida e que vai garantir a participação dela, Luizianne Lins, no poder e a sobrevivência do seu grupo. "Fala-se então que os partidos tem convenções (para a escolha dos candidatos), mas elas são apenas homologató-rias", ressalta.

Horácio Frota considera ser difícil uma liderança bem estabelecida ajudar na formação de novos nomes dentro do partido, pois muitos, acredita, têm receio em perder a posição de centro do poder e ser passado para trás.

Coragem

O deputado José Sarto (PSB) concorda. Ele também acha complicado uma liderança histórica dentro de um partido participar na formação de uma nova liderança, pelo simples motivo de perder espaço. "Falta coragem de apostar em novas lideranças. Há sempre o medo de ser engolido pelos novos líderes. Ninguém quer abrir mão do poder, até porque, poder não se dá, se conquista", alega.



No caso do seu partido, informa, há uma preocupação em formar novas lideranças, mas não de forma direcionada. Mesmo assim, destaca, a legenda vem garantindo bons nomes que estão surgindo com perspectiva de crescimento, citando o caso de Ferruccio Feitosa, Roberto Cláudio e Mauro Filho. Sarto avalia ser difícil emplacar novas lideranças, pois há requisitos básicos para isso, como carisma, conteúdo e, acima de tudo, tem que ter uma chance.

Segundo o deputado Lula Morais (PCdoB), seu partido forma novas lideranças diariamente, através da participação nos movimentos estudantis, comunitários e sindicais. Mesmo assim, neste pleito o partido escolheu como candidato o senador Inácio Arruda que já disputou a Prefeitura de Fortaleza três vezes.

Ele destaca novos nomes que vem ganhando espaço na legenda como a vereadora Eliana Gomes; o ex-secretário de Esporte da Prefeitura, Evaldo Lima e o prefeito de Maranguape, George Valentim.


 

 

 










JORNAL DA CIDADE DE BAURU - SP | GERAL

DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS

23/06/2012

Veja a matéria no site de origem

  1   2   3   4   5   6   7


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal