CÉlulas de evangelismo e multiplicaçÃO 2011



Baixar 9.62 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho9.62 Kb.
CÉLULAS DE EVANGELISMO E MULTIPLICAÇÃO - 2011

Estudo 02. A PORTA DA SALVAÇÃO

Texto: Lc 13.23-24 Alguém lhe perguntou: Senhor, serão poucos os salvos? Jesus lhes disse: Esforcem-se por entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Jesus utilizava figuras comuns para ilustrar conceitos a fim de facilitar a compreensão das pessoas. Todos sabemos o que é uma porta e qual sua utilidade. Neste texto de Lucas 13, Jesus utilizou a porta para ensinar sobre a salvação. Em João 10.7, Ele declarou: Eu sou a porta das ovelhas. Sugiro que você apresente estes textos aos presentes a sua célula e lance a pergunta: qual a relação da porta com a pessoa de Jesus e com a nossa salvação?

1º. A figura da porta pressupõe legalidade. Certa vez Jesus contou uma Parábola sobre um homem que estava num banquete de casamento de forma indevida. Quando o dono da festa percebeu, perguntou-lhe: “Amigo, como você entrou aqui...?” Segundo Jesus, aquele homem foi lançado fora do recinto da festa porque não tinha legalidade para estar ali (cf. Mt 22.12-13). A salvação é comparada a uma porta estreita porque para alcançá-la a pessoa precisa cumprir com uma condição legal: deixar de ser pecadora perdida.

Note que Jesus citou a porta porque alguém lhe perguntou se serão poucos os salvos. E por que precisamos de salvação? Por causa dos nossos pecados. Observe na continuação das palavras de Jesus, em Lucas 13.27, que Jesus afirma que chegará o tempo quando a porta se fechará e que aos que ficarão de fora os “praticam o mal”. Pessoas ficarão de fora porque nunca deixaram de ser pecadores perdidos – ou seja, não se arrependeram do mal e não buscaram o perdão de Deus.

2º. A figura da porta pressupõe soberania. Jesus afirmou que a porta da salvação está aberta por hora, mas que chegará o tempo quando ela será fechada (v. 25). Neste versículo o Senhor cita o “dono da casa”, a pessoa que tem autoridade para encerrar a porta e fechá-la.

A salvação é uma dádiva de Deus, algo que Ele é soberano para oferecer. Nós precisamos desta salvação que somente Deus pode oferecer. E a única condição que Deus estabeleceu para nossa salvação é o arrependimento dos pecados e a entrega de nossas vidas a Jesus Cristo.

E isto precisa ser feito com urgência. Conforme Isaías 55.6: Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. A seqüencia do texto de Isaías expressa exatamente a condição que o Soberano e Misericordioso Deus coloca para que alguém entre pela porta da salvação: Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão. (Is 55.7).

3º. A porta pressupõe um limite. É comum que quando vamos adentrar por uma porta peçamos licença para entrar. Afinal, a porta é um limite, um acesso a um novo território ou ambiente. Com relação à salvação, Jesus afirmou que há muitas pessoas que não conseguem entrar pela porta. Ficam próximas a ela, mas não conseguem entrar.

O que faz com que tantas pessoas fiquem tão próximas da porta, mas não consigam entrar? A história de Ló e sua família em Sodoma é uma boa ilustração do que prende as pessoas no mundo. A cidade de Sodoma foi condenada em face do acúmulo de iniqüidade do seu povo. Ló, sobrinho de Abraão, vivia ali com sua família. Em Gênesis 19.14, temos a história de como os anjos do Senhor foram à cidade remover a família de Ló. Note que os genros de Ló levaram na brincadeira as palavras sobre a destruição da cidade. Há quem não entre pela porta de salvação porque não leva a sério as profecias e a Palavra de Deus.

O próprio Ló deu trabalho para os anjos de Deus. De acordo com o verso 16, houve hesitação e tanto Ló como sua esposa e filhas foram tirados “à força” de Sodoma. Aliás, a esposa de Ló morreu porque não conseguiu desligar-se da cidade e desobedeceu ao comando de não olhar para trás.

Há pessoas que sabem que a salvação está sendo oferecida, mas não se desprendem do pecado e do mundanismo. Jesus disse que não conseguem.

CONCLUSÃO:



A porta está aberta hoje. Você pode entrar por ela neste exato momento. Afinal, Deus quer que você cumpra a legalidade e adentre pela porta estreita, a porta da salvação. Por favor, o mesmo Deus que exerceu o juízo sobre Sodoma prometeu que toda a Terra sofrerá seu juízo. Ele espera que você creia e adentre pela porta da salvação. Para tanto, é preciso arrepender-se e abandonar o mal. É preciso crer e entregar sua vida a Jesus. Faça isto agora mesmo.

Líder, ore com as pessoas e ajude-as a darem este passo tão importante em suas vidas.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal