Colégio “o bosque”



Baixar 176.97 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho176.97 Kb.

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio


Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Marcia Data: 04/08/2009 Nota: _____________


REDAÇÃO – TEXTO TEATRAL
Instruções:

 Esta atividade deverá ser impressa e entregue na primeira aula de redação da semana de retorno. Caso não seja possível imprimí-la, será necessário copiá-la em folha avulsa

( almaço ).

 As respostas deverão ser feitas a caneta, sem rasuras.


CENA 1

Um homem, com ar pensativo, contempla tranquilamente as águas revoltas de um rio. Seus pensamentos são interrompidos repentinamente ao surgir um investigador com dentes de ouro.

Investigador: ( Para diante do homem, fala com voz firme e tom autoritário.) —Tenho ordem de prendê-lo como envolvido no crime da mala.

Homem: ( Com ar de surpresa ) —— Mala ? Que mala ? Do que o senhor está falando?!

Investigador: ( Sério e indiferente à reação de surpresa do homem, ordena com voz firme.) —Siga-me que na delegacia tudo será explicado.



Homem: ( Assustado, fala com voz trêmula ) — Sim senhor. Então ta... vamos,vamos, sim senhor. ( Segue o investigador.)
CENA 2

O homem segue silenciosamente o investigador. Anoitece e algumas luzes iluminam o caminho que fazem: uma rua deserta, uma praça cheia de crianças brincando até chegarem a um largo onde está localizado um pequeno prédio. Entram e param diante da porta da sala do delegado.

Investigador: (Abre a porta e empurra o homem para dentro da sala, composta de uma cadeira e da mesa do delegado.) —— Entre e sente aqui.

Delegado: ( Sentado atrás da mesa, fala com voz grave, dando um ar teatral.) — Então! Custou mas caiu nas mãos da justiça! Ninguém escapa da lei! ( Em pé, com as mãos sobre a mesa.) — Confesse que é a única coisa inteligente a fazer!

Homem: (Esboçando um sorriso meio sem graça.) — Isso tudo deve ser uma brincadeira.

Não sei nada sobre essa mala...



Delegado: (Caminhando em direção ao homem, fala alto e com rispidez.) — Vamos! Confesse logo! Não tenho tempo a perder!

Homem: (Encolhido na cadeira, fala baixinho, quase sussurrando.) - O senhor deve estar me confundindo com o criminoso... Há tanta gente que se parece no mundo!

Delegado: (Irritado, aproxima-se do homem e o encara.) — O senhor é que está me confundindo... Acha que estou de brincadeira? Pois sim! O senhor está preso! (Olha para o investigador e faz um sinal com as mãos, indicando a porta.)

Investigador: (Segura firmemente o braço do homem.) — Acompanhe-me.
Responda:

a) O que os trechos na CENA 1 e na CENA 2 descrevem e indicam para o leitor?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como estão indicadas as ações, os gestos, a entonação de voz de cada personagem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Na sua opinião, a ausência do narrador no texto teatral interfere no clima da história? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) Releia as cenas 1 e 2. Usando sua imaginação, escreva a cena 3, finalizando o texto. Utilize, no máximo, 25 linhas para o desfecho. Não esqueça de :
 descrever o cenário e as ações das personagens.
 escrever os diálogos e as rubricas : indique o personagem que fala ; descreva suas ações, seus gestos e entonação ao falar.)
 ser criativo. Seu texto pode ser cômico ou dramático contudo deverá ter uma finalização adequada dentro do contexto. Deve ser uma história que tenha e faça sentido.
__________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio


Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Silvania Data: 04/08/2009 Nota: _____________



No dia 23 de abril de 1564, nasceu William Shakespeare, grande dramaturgo, poeta e ator inglês.

Conhecido em ocasiões como o Bardo de Avon (ou simplesmente O Bardo), Shakespeare é considerado o escritor mais importante em língua inglesa e um dos mais célebres da literatura universal.

 Nascido em 1564, Shakespeare viveu em uma época em que já se presenciavam mortes decorrentes de ‘pestes’.

 Ao menos uma grande obra-prima da literatura universal – o “Decamerão”, de Giovanni Boccaccio – foi escrita durante a peste negra que atingiu a Europa em meados do século XVI e teve seu annus horribilis em 1348. Os cálculos são imprecisos, mas estima-se que entre um terço e metade da população europeia morreu de peste bubônica naquele período. “Decamerão” (quem em grego significa “dez dias”) reúne histórias contadas por um grupo de jovens de Florença, sete moças e três rapazes, que se refugiam no campo durante os dias da peste.

 O escritor inglês Daniel Defoe, autor de “Robinson Crusoé”, escreveu, em estilo jornalístico, “Diário do ano da peste”, sobre a epidemia que causou 70 mil mortes em Londres em 1665.

 A catástrofe é como o diabo: tem vários nomes e rostos. Ninguém sabe quando e como ela vai chegar. Eliot disse que o mundo acabará “não com uma explosão, mas com um suspiro”. Doenças, pragas e pestes têm sido companheiras inevitáveis da espécie humana.


        O problema começa pelo nome. A mais recente pandemia começou sendo chamada de gripe suína; houve quem falasse em gripe mexicana; e os especialistas decidiram rebatizá-la com o nome técnico de influenza A (H1N1).

Ao longo da história, muito se narrou a peste.

 Com a leitura da tragédia de William Shakespeare, verificamos que no decorrer da história muitos personagens morrem.

 Þ         Percebemos a preocupação do ser humano em manter sua sobrevivência e existência. Levando-se em consideração o tema MORTE, faça uma redação englobando os seguintes itens:

·        motivo passional;

·        motivo de inveja;

·        motivo de vingança;

·        motivo por uso de drogas;

·        motivos políticos;

·        motivos de “pestes” (enfoque a “Influenza A-H1N1”).

 

A redação pode ser manuscrita (em folha de  almaço, com caneta azul) ou digitada (NÃO USAR



FOLHA DE FICHÁRIO OU CADERNO);
Colocar cabeçalho completo em sua redação;
Entregar a redação na primeira aula de português, em classe,  no retorno às aulas.

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio


Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Simone Data: 04/08/2009 Nota: _____________


Revisão: Apresentar a correção do simulado no caderno, copiar o enunciado e apresentar todos os cálculos.
MATEMÁTICA – ATIVIDADE I
1-] Na figura abaixo , o valor de x é :

a- ( ) 32º


b- ( ) 12º
c- ( ) 14º
d- ( ) 16º
e- ( ) 10º


2-] A expressão a² + 6 a + 9 : a² - 9 é equivalente a :

3 a - 3
a- ( ) a+ 3

3

b- ( ) a + 2



c- ( ) a + 3

d- ( ) a – 3

e- ( ) a – 3

3


3-] O mmc dos monômios 6x²am e 4 x5 a² é :
a- ( ) 12x10a²m
b- ( ) 12x5a²m
c- ( ) 12x7a³m
d- ( ) 10x5a²m
e- ( ) 24x5a²m
4-] Simplificando a expressão ax² - ay² , obtemos :

x² - 2xy + y²

a- ( ) a ( x + y )

x – y
b- ( ) a

x – y
c- ( ) x + y

x – y
d- ( ) a ( x + y )

e- ( ) x + y

5-] O resultado simplificado de 5 a . 8ab é :

2b² 10 a²


a- ( ) 2

b
b- ( ) b

2
c- ( ) 8b³

25 a²
d- ( ) 25 a²

8b³
e- ( ) 20 ab

6-] O resultado simplificado de 3ac² : 3c é :

5x 7a ²x²


a- ( ) 7a ³

5
b- ( ) 7a ³ cx

5
c- ( ) 21 a³ c² x²

15x


d- ( ) 21 a ² c² x²

15x
e- ( ) 9ac

35a²x²

7-] A medida x , do ângulo assinalado na figura abaixo , é igual a :


a- ( ) 71º


b- ( ) 133º
c- ( ) 132º
d- ( ) 125º
e- ( ) 118º

8-] Os triângulos ABC e EDC são congruentes . Então x + y é igual a :
a- ( ) 10

b- ( ) 11


c- ( ) 13
d- ( ) 5
e- ( ) 6
9-] Nessa figura AB ≈ AC , BD é bissetriz de ABC , CE bissetriz de BCD e a medida do ângulo ACF é 140º . A medida do ângulo DEC em graus é :


a- ( ) 20


b- ( ) 30
c- ( ) 40
d- ( ) 50
e- ( ) 60
10-] Na figura AC = CB = BD e m ( A ) = 25º . O valor de x é :
a- ( ) 50º
b- ( ) 60º
c- ( ) 70º
d- ( ) 75º
e- ( ) 80º

Ma

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio


Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Simone Data: 04/08/2009 Nota: _____________



Atividade II de Matemática- 8º ano

Revisão do 2° trimestre

Aulas de 03 a 07 de agosto


Critérios :
- imprimir a atividade, que deverá ser entregue no 1º dia de aula

- apresentar todos os cálculos , e o resultado deverá ser à caneta


Objetivo :
- Identificar e aplicar as regras de produtos notáveis

- Reconhecer e desenvolver as técnicas de fatoração aplicando na resolução de -m.m.c. e simplificação de frações algébricas

- Efetuar operações com frações algébricas

1- Desenvolva os seguintes produtos notáveis :


a) ( 10 + a ) ² =

b) ( a5 + c 4 ) ² =

c) ( 7 - m ) ² =

d) ( 2 a - 5 ) ² =

2) Fatore as expressões :

a) 7 a + 7b =


b) 20x² - 50 x =


c) 8ax + bx + 8ay + by =


d) 6x + ax + 6y + ay =

e) x² - 36 =

f) 36x4 - y6 =

g) x² + 6x + 9 =

h) a² - 18 a + 64=


3) Simplifique as frações algébricas :


a) 14a ³ b c =

21ab²c


b) a² - 9 =

5a + 15


c) m² - 25 =

m² + 10m + 25


d) xy - 2y =

x² - 4x + 4

4) Calcular o m.m.c :

a) 40 xy² e 60 x²y²z =
b) 4x² e 9xy =

c) 3x + 3 e 5x + 5 =


d) 7x – 7 e x² - 2x + 1 =

5) Calcule e simplifique , se possível , os resultados :

a) 5 - 3m =

3x 2x

b) 4x³ + 8x5 =



2x x³
c) 3 + 5 =

x - 3 2x – 6


d) 7 a . 8x =

5x 7


e) x . 3x + 5 =

x + 7 x - 7

f) x² y : xy =

a² a

g) x – 2 : 4 =

5x x + 3



COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: ______________________________________________ 8° ano ____



Profª Kelly Data: 04/08/2009 Nota: _______________

LEIA O TEXTO E RESPONDA

SAIBA MAIS SOBRE A GRIPE SUÍNA
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

O influenza A da gripe suína já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.
O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A gripe tem cura?

Tem tratamento.
Como é transmitido o vírus?

A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.
Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral.
Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.
Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.
Existe vacina contra esta doença?

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.
Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.
Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Em seu caderno copie as questões e responda:

1] O que diferencia uma gripe de uma gripe suína?

2] Por que devemos evitar locais com muitas pessoas?

3] Por que ela se tornou uma pandemia?

4] Como podemos contrair a gripe suína?

5] Quais os grupos mais suscetíveis a gripe?

6] A gripe tem cura? Como?

7] Como podemos saber se é uma gripe comum ou a gripe suína?

8] Quais são as medidas profiláticas contra a gripe suína?

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Kelly Data: 04/08/2009 Nota: _______________

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DO 2° TRIMESTRE DE CIÊNCIAS


  • Os exercícios deverão ser copiados, respondidos (a caneta) e entregues na primeira aula da disciplina.

  • Coloque o cabeçalho completo.

1] Quais são os órgãos que compõem o sistema urinário? (na ordem)

2] Qual a principal função dos rins?

3] Cite as doenças do sistema urinário.

4] Quais são os cuidados que devemos ter com a nossa pele?

5] Quais são as funções do esqueleto?

6] Como se dividem os ossos? Dê exemplos.

7] Quais são as funções dos músculos?

8] Quais são os tipos de músculos e onde atuam?

9] Quais são os órgãos dos sentidos?

10] Quais são as doenças da visão?

11] Pela pele podemos sentir que tipos de sensações?

12] O que são as papilas gustativas?

13] Qual a função do cóclea?




COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Delfina Data: 04/08/2009 Nota: _______________


Revisão capítulos 10,11,12,13 e 14 - HISTÓRIA





- Os exercícios deverão ser feitos no caderno, copiar as perguntas e fazer as respostas. (Ou imprimir, colar as perguntas e colocar as respostas com letra manuscrita).

- Lançar a data correspondente à aula de História

1. Quais foram as condições desfavoráveis ao Brasil impostas pela Inglaterra nos Tratados de 1810?


2. Nos movimentos denominados INCONFIDÊNCIA MINEIRA, de 1789; CONJURAÇÃO BAIANA, de 1798; e REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA; de 1817, identifique:

a) os setores sociais neles envolvidos.

b) os objetivos políticos que possuíam em comum.
3. "Atrás de portas fechadas,

à luz de velas acesas,

entre sigilo e espionagem

acontece a Inconfidência."

(Cecília Meireles. ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA)

Explique:

a) Por que a Inconfidência, acima evocada, não obteve êxito?

b) Por que, não obstante seu fracasso, tornou-se o movimento emancipacionista mais conhecido da história brasileira?


4. Leia o texto referente à Conjuração Baiana e responda.
"Não eram os norte-americanos que serviam de exemplo a João de Deus e aos seus companheiros. Eram os "sans culottes". A 12 de agosto de 1798, apareceram por toda a cidade manifestos manuscritos. Dirigidos 'ao povo republicano da Bahia' em nome do 'supremo tribunal da democracia baiana' apelavam ao extermínio do 'detestável jugo metropolitano de Portugal."

(Kenneth Maxwell e Maria Beatriz N. da Silva, O IMPÉRIO LUSO- BRASILEIRO - 1750-1822.)

a) Como pode ser caracterizada a Conjuração Baiana?

b) Indique o nome da outra conjuração do século XVIII, cujos líderes conspiraram em segredo e, tomando como exemplo os Estados Unidos, advogaram governo republicano.


5. A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os "crimes" foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do "criminoso" e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos.

(Adaptado da série REGISTROS, n¡. 15, DPH, 1992)

a) Por que as reivindicações dos participantes da Conjuração Mineira foram consideradas "crimes", em 1789?

b) O que quer dizer castigo exemplar?


6. Comentando a Guerra dos Emboabas (1709), o historiador Antônio Sérgio escreveu:
"Cedo no Brasil se buscaram as minas. Para isso se organizavam expedições (bandeiras) que se internavam pelo sertão. Enfim, a descoberta fez-se e a notícia atraiu muita gente. Os habitantes de São Paulo consideravam como inimigos todos os que pretendiam, como eles, enriquecer com o ouro".

(adaptado de Antônio Sérgio, BREVE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL)


a) Quem eram os emboabas e por que os paulistas entraram em guerra contra eles?

b) Explique as transformações econômicas que a mineração provocou no Brasil.


7. A Revolução Pernambucana de 1817 eclodiu no momento em que se acentuaram as contradições econômicas, políticas e sociais entre os grupos da sociedade pernambucana e o governo português. Mencione algumas reivindicações básicas dos revolucionários.

8. No processo de emancipação política ocorrido na América no século XIX, a Independência do Brasil apresenta características que a tornam singular. Explique em que consistiu essa singularidade.


9. Do ponto de vista econômico, que medidas tomadas por D. João no Brasil aceleraram o processo de independência? Por quê?
10. Explique as causas e conseqüências da Inconfidência Mineira.
11. Porque o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 beneficiava os ingleses?
12. "(...) mais do que nunca a cidade mostrava-se o ponto de encontro de burocratas e militares, de negociantes e capitalistas, de nobres e delegações diplomáticas; a todos eles se agregariam os plantadores de Saquarema".

(Ilmar R. Mattos. O TEMPO DE SAQUAREMA. São Paulo. Hucitec-INL, 1987, p.51. apud Mário Schmidt. NOVA HISTÓRIA CRÍTICA DO BRASIL. 7 ed. São Paulo. Editora Nova Geração. 1996, p.85.)


O texto acima descreve a cidade do Rio de Janeiro após a chegada das Cortes Portuguesas ao Brasil. Sobre isto:

a) Explique o motivo da transferência da família real portuguesa para o Brasil.

b) Dê dois (02) exemplos de mudanças político-administrativas no Rio de Janeiro com a chegada das Cortes.
13. Explique o Golpe de Maioridade em 1840.
14. As revoltas durante o Período Regencial, receberam denominações diferentes. Complete o nome das revoltas:
LOCALIDADES REVOLTAS
Grão-Pará _____________________________
Maranhão _____________________________
Bahia _____________________________
Rio Grande do Sul _____________________________

15. De uma forma geral, o que causou as rebeliões populares como Balaiada, Cabanagem e outras?


16. O que causou a rebelião popular denominada Balaiada? Onde ocorreu essa rebelião?
17. Os conflitos do período regencial e dos primeiros anos do governo de D. Pedro II revelam que a emancipação política do Brasil trouxe consigo o risco da fragmentação do território em vários países independentes, tal como havia acontecido na América espanhola.

Que exemplos podem ser dados acerca dessa situação difícil pela qual passou o nosso país e como ela foi superada?


18. No período de 1831 a 1845, ocorreram vários levantes armados no Brasil. Cite alguns deles. Por que ocorreram? Procure caracterizá-los.
19. A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos.

Quais foram esses fatores? Comente-os.


20. Por que as lutas de independência do México e do Haiti se diferenciaram das demais, no contexto da independência da América Latina?
21. No início do século XIX os colonos da América Latina, ainda dominada pelas potências européias, revoltaram-se contra suas metrópoles, lutando por sua independência.

Caracterize o processo de independência dessas colônias e indique as diferenças que marcaram sua emancipação política em relação a Portugal e Espanha.



COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: ______________________________________________ 8° ano ____

Profª Rosa Data: 04/08/2009 Nota: _______________
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA










COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: _____________________________________________8th grade ____

Teacher Paula Data: 04/08/2009 Nota: _______________
English Activity for Review - 2nd Trimester
About … Unit 4 - Immediate Future – going to; Unit 5 - Simple Future with “will” / More/less/fewer

Unit 6 (Past tense of Verb “to be” / There to be / Ordinal numbers)




  • Esta atividade deverá ser impressa e respondida em folha de almaço ou folha de fichário, enumerando assim: 1-a) / 1-b) / 2-d) / etc...;

  • Se houver espaço pode-se responder nesta folha impressa;

  • Os alunos deverão entregar esta atividade na primeira aula de Inglês após o reinício das aulas.

  • Dê respostas completas;

  • Responda os exercícios a lápis;

  • Faça uma caligrafia legível;

  • Leia atenciosamente os enunciados dos exercícios;

  • Evite rasuras;

  • Faça uso do dicionário;

  • Have a Nice Activity / Test !!!

 Read the following text about one of the inventions of the future:


In 2020, we will eat more and do less physical exercise. Because of this, you will need our revolutionary anti-fat fork. The fork will come with a special alarm. When you eat too much, it will show a red light and give you a small shock. It will also tell you what time you should eat your next meal.




1-] Are these sentences “True” or “False” ??? Corrija as “false” sentences:




  1. O garfo virá com um alarme especial.

  2. Em 2020, as pessoas comerão menos e se exercitaram mais.

  3. A luz vermelha indicará que você comeu muito.

  4. O garfo acenderá a luz vermelha quando for a hora de comer de novo.

2-] Answer these questions in English. Use complete answers:




  1. Why will we need the “anti-fat fork” in the future?

  2. How will the fork advise you that you ate too much?

  3. Will it tell you what to eat in your next meal?

3-] Give complete answers to these questions about the plans you have for your next days:




  1. You know we will be on vacation next July. What are you going to do during it?

  2. Are you going to do any school work tomorrow?

4-] Give complete answers to these questions about your plans for the future:




  1. Where will you live in ten years from now?

  2. Will you be married in ten years?

  3. Do you believe we will live in a less polluted world in ten years? Justify your answer!!!

5-] Now rewrite these sentences in the required forms:


a-] I’ll be married.  Negative form:

b-] We won’t be rich.  Affirmative:

c-] Everyone is going to have a cell phone.  “will”:

d-] The city will be different.  Interrogative:

e-] There’ll be less pollution.  “Going to”:

f-] Cities are going to be safer.  Simple Future:


6-] Write sentences with the words given. Use the Immediate Future – going to & an adverb of future time:
a-] Jack / wash his dog

b-] I / not / paint my room

c-] Children / run at the competition
7-] Fill in the sentences with more / fewer / less according to the symbols + / -:


  1. Students should read _______________+ books and listen _______________- songs.

  2. I have to spend _______________- money and work _______________+.

  3. In the future, Brazil will be _______________- polluted , there will be _______________- violence and Brazilians will be _______________+ interesting.

8-] Look at Giulia’s schedule and then answer the questions about it:







MONDAY

TUESDAY

WEDNESDAY

THURSDAY

FRIDAY

SATURDAY

SUNDAY

Morning

MEET Sue at the playground

Go to the gym

Meet Mark for tennis




Meet Sarah in the cafeteria

Go to the club with friends

Go to the club with cousins



Afternoon




Take the French test

Buy a present for Tony

Make a cake for Tony

Go to the beach

Stay at home

Evening

Study for the French test with Beth

Write a letter




Go to Tony’s birthday party

Go to the concert

Go to the mall

Go to the movies

a-] What is Giulia going to do next Wednesday?

b-] When is Giulia going to study with Beth for the French test?

c-] Is Giulia going to hang out with her cousins on Saturday morning?

d-] When is Tony’s birthday party?
9-] Rewrite the following sentences in the Past Tense.


  1. The shops are clean but that window is very dirty.

  2. I’m at home but Peter and Mike are at the club.

10-] Fill in the following sentences with the Past tense form of the verb ‘to be’ and ‘there to be’. Pay attention because there are affirmative, interrogative and negative sentences.


a-] The old school building _________________ (-) near my house. It ________________ far away.

b-] ___________________ the scientists tired after the meeting?

c-] Summer ___________________ very hot last year.

d-] ___________________ the children hungry at lunchtime?

e-] ___________________ a police car here a minute ago.

f-] ___________________ a fly in your soup?


11-] Make information questions to the sentence below:

  • I was at Pinacoteca three months ago because I had to do a research.

a-] Where

b-] When


c-] Why

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: _____________________________________________8º ano ____

Maestra: Nancy Nota: _________
Olá, pessoal!!! Tudo bem? Espero que suas férias tenham sido muito bacanas!!!! Segue abaixo o texto a ser copiado no caderno de Artes (letra bastão).

Um beijinho (de longe!!!!!)

Prô Nancy

A COLAGEM
Elaborar trabalhos de artes utilizando a mistura de materiais não é privilégio da arte popular, do artesanato... a colagem é uma técnica que faz uso dessa mistura e tem seu lugar na história da arte.

A Colagem é uma técnica não muito antiga, criativa e divertida, que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, cada uma de origem diferente da outra.

Os primeiros artistas a utilizarem essa técnica foram Pablo Picasso e Georges Braque, por volta de 1912. Eles colavam diversos materiais em suas pinturas a óleo. Depois de algum tempo, vários deles começaram a misturar imagens impressas de todo o tipo, desde rótulos até gravuras. Max Ernst fazia criativas colagens a partir de ilustrações de jornais e revistas ou juntando coisas, inventando criaturas e ambientes estranhos.

Outro artista importante que desenvolveu a técnica da colagem como arte foi Henri Matisse. Ele chamava essa técnica de "desenhando com tesouras". A técnica consiste em cortar figuras em papéis coloridos. O resultado são composições simples, mas muito bonitas, que acabou influenciando muitos outros artistas depois dele.

Avançando um pouco mais na história, por volta da década de 60, surge a pop art, movimento que mistura imagens populares de propaganda, como caixas de sabão em pó com outras imagens, usando pintura e serigrafia.

Antes mesmo de essa inovadora técnica existir, surgiu em 1880 a fotomontagem, técnica que consiste em capturar várias imagens na mesma chapa em momentos diferentes. Assim criava-se um rosto com uma árvore na testa, uma paisagem com prédios no céu etc. Com a chegada dos computadores, muita coisa pôde ser criada dentro deste estilo. A propaganda é, hoje em dia, a que mais se beneficia deste recurso. Por muitas vezes mal percebemos a origem das imagens, tal a aparência de verdadeira que possuem.



COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio



Nome: _____________________________________________8º ano ____

Maestra: Ana Maria Fernandez Nota: _________
Actividad de Español - ( Via Internet )
Así que te he preparado ejercicios para que practiques lo aprendido. Todavía, si tienes alguna duda póngate en contacto con la maestra y no te olvides del consejo para que estudies bien. Dudas, verifique su libro o diccionario.

Apenas escolha as respostas corretas.


A correção será feita em sala de aula.
1- Me ___ que María siempre ___ tarde.
fastidiaba - llega
fastidió – llega
fastidiaba – llegara
fastidió – llegará

2- No entiendo que el tren ___ llegado con retraso.


haya
halla
sea
tenga

3- ___ fantástico que tu madre ___ con nosotros.


Es - vendrá
Era - viene
Sería - viniera
Sería - vendrá

4- Ese es el chico _____ se peleó Daniel.


con el que
de que el
al que el
con cual

5- Necesito una persona _____ confiar.


en que la puedo
en que podía
en la que pueda
en la que podía

6- No sé que le pasa, ____ nervioso.


está
estaba
estará
estuvo

7- Habla español como si ____ vivido en Madrid toda su vida.


habría
hubiera
haya
ha

8- ____ sabiendo que venía no le esperó.


Aun
Aún
Aunque
Todavía

9- Me ha dicho que ____ harto y que ____ el trabajo.


estaba – dejará
estuvo – dejará
está – deja
estuviera – deja

10- Me dijo que ___ a visitarte.


fuera
vas
vayas
fueras

11- Nadie le quiere ____ antipático.


de
por
a
en

12- Jugaron fatal, ___ perdieran.


de ahí que
de ahí de
de allí que
de allí a

13- ____ enfadarte no arreglas nada.


De
A
Por
Con

14- A mi hermano ___ ___ dado por jugar a lotería.


me ha
te ha
le ha
se ha

15- De repente ___ _____ a llover.


le pone
se pone
se comienza
le empieza

16- ___ a ordenador quedará mejor.


Escribías
Escribirlo
Escribiéndolo
Escribiera

17- Es necesario que las cartas ____ firmadas.


son
están
vayan
serán

18- Te ___ muy bien esa falda.


vas
vaya
pone
queda

19- Ojalá ___ estudiado más para el examen.


hubiera
he
habría
había

20- Cuando era joven ____ que mi profesión ___ la de futbolista, pero al final estudié ingeniería.


quiero - ser
quería - fuera
quería - ser
quisiera - fuera Buena Suerte

COLÉGIO “O BOSQUE”

Ensino Fundamental e Médio


Nome: ____________________________________________________ 8° ano ____

Profª Silvania Data: 06/08/2009




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS


OBSERVAÇÕES:

  • O aluno pode imprimir a atividade para responder ou copiar e responder no caderno de português;

  • Caso faça a atividade no caderno, o aluno não precisa copiar os textos, apenas os enunciados. Nas questões com alternativas, o aluno pode copiar os enunciados e escrever somente a resposta correta;

  • O aluno deve responder de modo claro, completo e zelar pela caligrafia;

  • Esta atividade será cobrada no segundo dia de aula de português, em classe, no retorno às aulas.

  1-] Leia o fragmento a seguir:

 

"Não me lembro da hora, nem o nome do lugar, apenas que foi o melhor instante da mais deliciosa velejada de toda a minha vida. Anestesiado, pulei pelado e saí nadando em volta do Paratii. Depois, de cara para o poente, secando o corpo no vento quente de fim de tarde, como se todos os pequenos sofrimentos nunca tivessem passado de um sonho, vi o sol se pôr sobre as montanhas de Paraty."



      A quais sentidos humanos o narrador recorre para descrever suas sensações?

 

.............................................................................................................................................................



 

2-] Leia com atenção este fragmento:

 

        "Encosto a cara na noite e vejo a casa antiga. Os móveis estão arrumados em círculo, favorecendo as conversas amenas, é uma sala de visitas. O canapé, peça maior. O espelho. A mesa redonda com o lampião aceso desenhando uma segunda mesa de luz dentro da outra. Os quadros ingenuamente pretensiosos, não há afetação nos móveis, mas os quadros têm aspirações de grandeza nas gravuras de mulheres imponentes (rainhas?) entre pavões e escravos transbordando até o ouro purpurino das molduras. Volto ao canapé de curvas mansas, os braços abertos sugerindo cabelos desatados. Espreguiçamentos. Mas as almofadas são exemplares, empertigadas no encosto da palhinha gasta. Na almofada menor está bordada uma guirlanda azul."



 

      De modo geral, o que está sendo descrito no texto?

 

.............................................................................................................................................................



 

3-] Considerando a leitura do fragmento de texto da questão anterior, canapé significa:

 

.............................................................................................................................................................



 

4-] Leia com atenção e dê a classificação correta do termo em destaque, na oração abaixo:

 

     " Relatores da ONU pedem respeito a civis na Somália.



 

.............................................................................................................................................................

 
5-] Leia com atenção:

 

      "Ele votou favoravelmente a nossa causa."



 

  • O termo complementado é favoravelmente. Qual é a classe gramatical e a função sintática desse termo?

 ............................................................................................................................................................

 6-] Leia esta fábula:

 

       Um gato, tendo ouvido  que as galinhas de um galinheiro estavam doentes, disfarçou-se de médico, tomou os instrumentos àquela arte, apresentou-se diante do galinheiro e perguntou às galinhas com iam. Em resposta, elas disseram: "Muito bem, se tu te fores daqui".



      Assinale a alternativa cujo termo destacado está corretamente classificado:

 

a- (   ) "disfarçou-se de médico" - adjunto adnominal;



b- (   ) "tomou os instrumentos necessários àquela arte" - objeto direto

c- (   ) "as galinhas de um galinheiro estavam doentes" - objeto indireto;

d- (   ) "as galinhas de um galinheiro estavam doentes" - objeto direto;

e- (   ) "tomou os instrumentos necessários àquela arte" - complemento nominal.

 
7-] Abaixo estão cinco títulos de filmes. Qual deles apresenta complemento nominal?

 

a- (   )  A viagem de Chihiro;



b- (   ) `A espera de um milagre;

c- (   ) Central do Brasil;

d- (   ) Feitiço do coração;

e- (   ) Uma saída de mestre.

 
8-] Leia os fragmentos abaixo:

 

         Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia.



         Conhecia muito bem a viúva do Santos, Dona Crisália, fizera bons piqueniques com o casal na Ilha do Governador.

         Me lembrei de uma porção de coisas, inclusive de Violinha, uma nossa cachorrinha amarela, que uma manhã amanheceu morta na escadinha da entrada.

         O diretor e coreógrafo Osvaldo Rosa apresenta em Salvador o seu mais recente espetáculo, Encruzilhada. A produção, que já foi montada na França com bailarinos de lá, ganha agora produção local com artistas baianos.

 

      Quais dos termos destacados nas orações que você leu, são classificados  como APOSTO?



 

.............................................................................................................................................................


 9-] Assinale a alternativa cujas letras completam de modo correto as palavras abaixo:

 

      Aterri....ar; alcan....ar; per....eguir; deli...ioso;



 

 

a- (   ) SS - S - S - Ç;



b- (   ) SS - Ç - S - C;

c- (   ) SS - SS - SS - C;

d- (    ) Ç - Ç - S - S;

e- (   )  SS - S - SS - C.

 

 

10-] Assinale a alternativa em que ocorre uma HIPÉRBOLE:



 

a- (   ) O meu destino segue os seus passos até o fim do mundo.

b- (   ) Tu és o sopro generoso do verão.

c- (   ) Deste botão de amar fará uma flor...

d- (   ) A despedida é uma dor tão doce.

e- (   ) Nenhuma das alternativas anteriores.



 


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal