Começa com este sinal. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo



Baixar 15.19 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho15.19 Kb.
Faz silêncio. Adora o Mistério - Trindade que habita a tua vida



  1. COMEÇA COM ESTE SINAL.


Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

“Deus nos visita a miúdo, mas quase nunca estamos em casa”

- Deixa a ausência e entra na presença.

- A criação inteira é o grande templo de Deus vivo e verdadeiro...

- O tempo, a terra, as montanhas, o mar, o pássaro, o ser humano... tudo é sagrado. No templo da vida se encontram em oração e em comunicação todos os homens e mulheres de boa vontade: os ímpios, os compreensivos, os justos, os solidários...

- A vida é a casa da Trindade. Toda a vida é sagrada, tu és sagrado/a, tu irmão és sagrado... Deus sacraliza o ser humano e através dele toda a criação.

- Escuta e guarda no coração a palavra de Jesus: “Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada.” (Jo 14,23).

- Guardas a palavra de Jesus sempre que atuas a favor do ser humano. Quando recorres o caminho do amor fazes presente Deus Trindade no meio de ti, em teu próprio coração.




  1. ACOLHE NA TUA VIDA ESTE MISTÉRIO

- A Trindade é O mistério central da tua fé cristã, um mistério insondável de relação e comunicação pessoal entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A Trindade, Deus - Amor - Vida, é o Mistério que te constitui, te envolve,  te sustem, te habita.

- Faz-te consciente da vida e da comunicação com Deus. O projeto que brota da sabedoria e bondade do Pai, que o Filho levou a cabo na terra estabelecendo o reino, e que o Espírito, agua viva que tudo renova, mantem vivo o coração da história (cf LG 2-4).

- O mistério da Trindade é uma festa de silêncio e de adoração que alimenta a tua vida. “Pacifica minha alma, faz dela a tua morada mais querida... Que nunca te deixe só, que esteja inteiramente contigo, bem alerta na minha fé, em total adoração e completamente entregue à tua ação criadora” (Beata Isabel de la Trinidad).




  1. VIVE NO MISTÉRIO DO AMOR

- És filho e filha de Deus, Cristo vive em ti e tu n’Ele (Gal 2,20), e por Cristo recebes o dom do Espírito. Este habita em ti como num templo (1Cor 6,19); és gérmen de vida gloriosa (Rom 8,11); e te faz clamar: Abbá, Pai (Rom 8,15ss).

- Batizado/a em seu nome, em seu nome adentrado/a na Eucaristia, acompanhado/a por Ele na realização dos projetos do reino, és chamado/a, a viver este grande dom de comunicação do Pai, do Filho e do Espírito Santo no teu coração.

- Vê-te neste espelho. “Unicamente o que vive a caridade pode entender a Trindade e parecer-se com ela” (Santo Agostinho). A doação total das três Pessoas, generosidade completa, é uma bela lição para nós. Assim, dado ao desejo e defender nossa propriedade, incluindo o amor.




  1. PRESENÇA DA TRINDADE NO MUNDO

- Deus é fonte de vida e de amor e ocorre a criação de unidade a incentivar a nível mundial estruturas de comunicação e de diálogo de pensamentos, palavras e corações. Sem experiencia da Trindade não haverá nenhuma igreja, nem família, nem comunidade, "todos sejam um em nós (Jn 17,21).

- A criação é a casa da Trindade. Se fazes silêncio, e vês com profundidade verás teu longo percurso. “E vendo-te só com a Tua figura, vestido de formosura”(São João da Cruz).

- Da contemplação da beleza de Deus passa ao acolhimento e abertura aos outros, à solidariedade da ação, ao perdão que reconcilia e une vontades. Escuta, também, as lágrimas da terra, ferida pelo abuso e pela falta de respeito. Abre os olhos, a miúdo tão cego pelo egoísmo, para ver milhões de seres humanos necessitados de vida. Assume a tua responsabilidade ante todas as feridas religiosas, raciais, económicas, sociais, que dividem à humanidade.

- Sente a urgência de ir colocando todas as partes o selo da Trindade, de humanizar o planeta e tecer todos os dias a túnica da paz. Leva sempre no coração esta mensagem: OUTRO MUNDO É POSSIVEL

Que experiencia tens na tua vida da Trindade? À luz destes textos, que te propomos para orar, que pistas de luz e de amor se abrem em ti?



ORA

Gloria ao Pai y ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no principio agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.


TEXTOS PARA ORAR

En tu Biblia: Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens. (Jo 1,4) “Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai.” (Jo 15,15). Deus está connosco habitando o mundo como amigo e colaborador. “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28, 19-20). A Trindade habita a Igreja, comprometida no projeto salvador de Jesus “Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai, e vós em mim, e Eu em vós” (Jo 14,20). Na casa da Trindade se vive a comunhão, perto do contacto pessoal entre o Pai, o Filho, o Espírito e em cada pessoa. “E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado o lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também.” (Jo 14,3). A comunidade cristã e cada pessoa se convertem em morada, fazem-se santuário de Deus, e têm um destino de glória.


En San Juan de la Cruz: Cântico 39, 3 y 7; Chama, Prólogo1.2 y 1, 12-13
Em Santa Teresa de Jesus: “Viremos e faremos morada em ti”: Sétimas Moradas 1,6-7; ratificado ao final da sua vida em Relações 6,9.
Isabel de la Trinidad: Elevação à Sma. Trindade: "Oh, Deus, meus, Trindade a quem adoro"

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal