Compositor, editor de revista e apresentador



Baixar 12.71 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho12.71 Kb.





50 ANOS A MIL

Lobão escancara sua história em autobiografia e apresenta duas canções inéditas.
Músico, compositor, editor de revista e apresentador, João Luiz Woerdenbag Filho ― mais conhecido como Lobão ― se tornou, ao longo das últimas quatro décadas, um dos maiores agitadores culturais do Brasil. Agora, Lobão faz sua primeira incursão pelo mundo dos livros. Em 50 anos a mil, autobiografia que chega às livrarias pela Editora Nova Fronteira, o artista toma a palavra e conta a sua trajetória, sempre vivida em alta velocidade e com intensidade. Juntamente com o jornalista Claudio Tognolli, que realizou uma extensa pesquisa em veículos de comunicação, Lobão cumpre à risca a promessa que fez aos seus amigos há 26 anos, quando “transtornado pela dor e vagamente aneste­siado pela cocaína”, mas ainda assim, dentro do seu juízo, chorava com Cazuza aos pés da lápide de Júlio Barroso.

“Eu precisava, através de um juramento, me motivar o bastante para não ver nossos sonhos serem sepultados com meus amigos. (...) Não se trata de uma simples narração de um passado longínquo, morto e enterrado, fruto de um devaneio nostálgico. É uma história cheia de vida, de intensidade e de revelações, que incide no presente e se projeta em direção ao futuro”, escreve Lobão no prólogo.

O buraco é mais embaixo, além de onde muita gente consegue enxergar, e, mais do que relatar, Lobão se preocupa em revelar a complexidade por trás das histórias que o levaram a crescer e se tornar o artista e ser humano que é hoje. Da infância na Zona Sul carioca e sucesso como músico à recente carreira como apresentador de TV, está tudo em 50 anos a mil, contado “tintim por tintim”: as férias no sítio da família em Pedro do Rio, onde viria a ter seu primeiro contato com uma bateria, aos seis anos de idade; a paixão (irracional) por galinhas; o amor pelo futebol e o sonho de virar jogador; o início da carreira como músico profissional aos 17 anos, em 1974, com o grupo Vímana; a formação da Blitz e as divergências que o levaram a deixar a banda nos anos 1980; o trabalho solo e consagração com hits como “Me chama”, "Decadence avec elegance" e "Vida louca vida"; a prisão por porte de drogas; os amores, desamores, encontros e desencontros.

50 anos a mil vem acompanhado por um rico material fotográfico e entrevistas de Elza Soares, Ritchie e da produtora Maria Juçá, entre outros. Lobão apresenta ainda aos leitores duas músicas inéditas: “Das tripas, coração”, que dedica aos saudosos Júlio Barroso, Cazuza e Ezequiel Neves, e “Song for Sampa” ― disponíveis para download aos leitores do livro por meio do link www.lobao.com.br/downloads.

“Espero que, despejando esses acontecimentos mais importantes e voluptuosos desses primeiros cinquenta anos de uma vida vivida em alta velocidade, eu adquira cada vez mais entusiasmo, criatividade e sede de aventura para, daqui a uns cinquenta anos, estar oferecendo à rapaziada a segunda parte desta história”, afirma Lobão. “Afinal de contas, o melhor ainda está por vir”, completa.


SOBRE O AUTOR

Nascido no Rio de Janeiro em 1957, Lobão iniciou a carreira como baterista em 1974 com o grupo Vímana (com Lulu Santos e Ritchie) e, posteriormente, tocou no grupo Blitz. Em 1982 lançou seu primeiro álbum solo, Cena de cinema. Autor de vários sucessos como "Me chama", "Vida bandida", "Rádio Blá", "Decadence avec elegance", "Vida louca vida" e "Corações psicodélicos", em 1999 decidiu lançar por conta própria A vida é doce. O álbum foi vendido em bancas de jornal de todo o Brasil e alcançou o posto de segundo disco mais vendido de sua carreira, fazendo de Lobão um ícone da música independente. De 2003 a 2008 editou a revista OutraCoisa, que a cada edição trazia o CD de um músico independente (BNegão, Mobojó, entre outros). Em 2007, Lobão lançou o CD e DVD Acústico MTV, que lhe rendeu o Grammy de Melhor Disco de Rock do ano. Atualmente é também apresentador do Debate MTV e do programa Lobotomia.



Título: 50 anos a mil

Autor: Lobão (com Claudio Tognolli)

Editora: Nova Fronteira

Número de páginas: 600

Preço de capa: R$ 59,90



Informações para a imprensa:

APPROACH

João Veiga – joao.veiga@approach.com.br

Cláudia Montenegro – claudia.montenegro@approach.com.br

Tel.: (21) 3461-4616 – ramal 170 – www.approach.com.br

Nova Fronteira



Rua Nova Jerusalém, 345 – Bonsucesso –Rio de Janeiro – RJ – 21042-235

tel.: (21) 3882-8200 – www.ediouro.com.br


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal