Comunidades Açorianas



Baixar 16.77 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho16.77 Kb.




Organização


O Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas” é organizado pela Direcção Regional das Comunidades, Presidência do Governo Regional dos Açores.
Objectivos
O arquipélago dos Açores é caracterizado pelas suas variadíssimas mutações demográficas, que remontam ao seu descobrimento, passando por um povoamento precário, transitando por diversos indicadores ao longo da sua história e culminando com uma emigração em meados do século passado, que deu origem a um decréscimo populacional acentuado.

A emigração açoriana caracteriza-se, assim, por diferentes fases, nomeadamente numa primeira instância, tendo o Brasil como destino (Maranhão), em 1621 e a parte sul do país em 1747. Estados Unidos da América, Bermuda, Hawaii (então ainda não integrado nos EUA) e, mais recente, Canadá foram os outros destinos que acolheram os açorianos em 1767, 1849, 1878 e 1953 respectivamente.

Mas, a emigração de um povo não se confina apenas à deslocação de um lado para o outro. É também, a integração na nova sociedade, a criação de espaços de preservação da sua cultura, bem como a divulgação de novos valores que marcam a história de um povo e assim deixam registos de marcas culturais que o jornalismo regista, acompanha e, por vezes, imortaliza como fonte para a ciência.

É, neste contexto, que a Direcção Regional das Comunidades promove a segunda edição do Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas”, como forma de promover a cultura açoriana além fronteiras, bem como divulgar as nossas Comunidades. A promoção da integração destas comunidades nas sociedades de acolhimento, bem como favorecer a sã convivência entre povos e culturas, minando caminhos para a emergência de sentimentos e comportamentos racistas e xenófobos, são outros objectivos deste Prémio.



Regulamento do Concurso
Considerações Gerais

  1. O concurso é aberto aos jornalistas da imprensa (tradicional e digital), da rádio e da televisão, com trabalhos que tenham sido transmitidos ou publicados em órgãos de informação na Região Autónoma dos Açores durante o ano de 2007, e que incidam sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas.

  2. A inscrição é gratuita.

  3. Os candidatos deverão aceder ao regulamento da candidatura antes da apresentação da mesma.

  4. Cada trabalho deverá ser acompanhado pela respectiva Ficha de Inscrição, podendo, no entanto, o candidato concorrer com mais de um trabalho.

5. A data limite para a apresentação da candidatura é 31 de Março de 2008.

  1. Todos os trabalhos a concurso devem ter sido publicados ou transmitidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2007 (inclusive).

  2. O vencedor do prémio receberá uma viagem e estadia a Toronto, não superior a 7 dias.

  3. A Direcção Regional das Comunidades reserva-se o direito de utilizar os materiais submetidos a concurso para apresentação e utilização nos meios de comunicação social e para a respectiva produção, com o propósito de promover o prémio em questão.

  4. As candidaturas devem ser acompanhadas do consentimento escrito do autor(a), em como conhece e aceita o presente regulamento e em como autoriza a utilização do trabalho para os fins previstos no número anterior.

  5. Laços familiares com os membros do Júri poderão ser motivo de exclusão na apreciação dos trabalhos.

  6. Todos os candidatos devem declarar eventuais correcções formais, contestações da exactidão de um artigo/reportagem ou alegações de plágio, bem como difamações feitas posteriormente ao trabalho.

  7. Nenhum dos trabalhos apresentados a concurso será devolvido, pelo que os candidatos devem guardar cópias dos materiais enviados.

  8. Os trabalhos devem ser apresentados em português.


Apreciação

  1. Os trabalhos serão apreciados por um júri independente constituído por cinco elementos.

  2. O júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio.

  3. Não é possível recorrer da decisão do júri, que pode fundamentalmente excluir qualquer candidatura se entender que a mesma não preenche os requisitos do concurso. O júri reserva-se ainda o poder de retirar a atribuição do Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas”, caso venha a verificar posteriormente que o candidato não reunia, à data da candidatura, as condições previstas no presente regulamento.


Critérios de apreciação

17. A excelência jornalística do material em concurso determinará o vencedor. O júri apreciará os trabalhos com base nos propósitos da promoção da integração dos emigrantes açorianos, na preservação da identidade cultural das Comunidades em diversos países e da contribuição das diferenças culturais, religiosas e étnicas para uma sã convivência de povos e culturas. O júri terá ainda em consideração outros aspectos relevantes de âmbito jornalísticos, designadamente, a originalidade, a inovação, a criatividade, a pesquisa, a correcção formal, o impacto na sociedade, o benefício público e o que demais entender por adequado à apreciação dos trabalhos.
Como participar

18. Os concorrentes deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo por e-mail, fax ou carta, juntamente com o seguinte material:

a) Os candidatos pertencentes ao ramo da imprensa escrita devem enviar uma página comprovativa da publicação do trabalho;

  1. Os candidatos jornalistas em linha devem enviar uma disquete/CD-ROM em formato HTML e indicar o endereço do site onde o artigo possa ter sido lido (sem alterações), durante o período mencionado;

  2. No caso das candidaturas provenientes da rádio, os jornalistas radiofónicos devem enviar uma cassete áudio ou CD da reportagem e uma cópia do texto;

  3. As candidaturas provenientes da área da televisão devem ser remetidas em DVD contendo a reportagem e uma cópia do texto.

19. Todos os materiais de candidatura devem estar devidamente identificados, contendo o nome, endereço, contacto telefónico e e-mail do candidato, bem como a duração do trabalho (no caso de televisão e rádio) ou o número de caracteres (imprensa).

20. Os trabalhos deverão ser enviados para o seguinte endereço:

Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas”

Direcção Regional das Comunidades

Colónia Alemã – Apartado 96

9900-014 Horta

Fax: 292 391 854

E-mail: drc@azores.gov.pt



    1. O formulário de candidatura e informações complementares sobre o concurso poderão ser solicitadas junto da Direcção Regional das Comunidades (telefone n.º 292208100 ou e-mail: drc@azores.gov.pt ou no site: www.azores.gov.pt.






Catálogo: rdonlyres
rdonlyres -> Imposto municipal sobre imóveis como efectuar Reclamação dos elementos constantes da Matriz Predial
rdonlyres -> Como efectuar Reclamação dos elementos constantes da Matriz Predial
rdonlyres -> Como efectuar a comunicação nos termos do nº 4 do artigo 9º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis para suspensão da tributação ?
rdonlyres -> S. R. Da juventude e recursos humanos
rdonlyres -> Imposto municipal sobre imóveis como efectuar Pedido de Certidão ou de Caderneta Predial ?
rdonlyres -> Hintze ribeiro: da regeneraçÃo ao crepúsculo da monarquia
rdonlyres -> ComemoraçÕes do dia da região autónoma dos açores horta, 24 de Maio de 1999
rdonlyres -> ApresentaçÃo do projecto de requalificaçÃo da reserva florestal de recreio do mistério de são joão lajes do Pico, 11 de Fevereiro de 2008
rdonlyres -> S. R. Da agricultura e pescas
rdonlyres -> Presidência do governo regional dos açores resolução Nº 40/1980 de 11 de Junho


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal