Conceitos Fundamentais



Baixar 4.81 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho4.81 Kb.

Conceitos Fundamentais

- O objetivo da Sessão de Gravação é GRAVAR! Isso significa captar um áudio limpo e consistente.

- Não perca tempo com plugins e recursos avançados do DAW. Na prática, qualquer software de gravação multi-pista pode ser utilizado sem comprometer a qualidade do áudio.

- A regulagem da MONITORAÇÃO do artista é fundamental para o seu desempenho dentro do estúdio. Verifique volumes e decida quais instrumentos devem ser mixados em cada caso.

- A Sessão de Gravação só deve acontecer quando a Pré-produção estiver concluída.

- É muito fácil se perder com a quantidade de takes, faixas e sessões no DAW. Não economize tempo e organização na momenclatura de pistas e arquivos, código de cores e anotações.

- As pistas gravadas devem soar convincentes sem qualquer recurso de mixagem. Escolha apenas uma pista "A" de cada instrumento e toque-as simultaneamente para testar o resultado após os primeiros takes.

- Acostume-se a SOLAR (PFL) as pistas que estão sendo gravadas para monitorar o áudio e julgar a qualidade da captação: procure por ruídos (artista batendo o pé, vazamentos dos fones), distorções, variações drásticas de timbre e excesso de reverberação.

- A primeira sessão de gravação não precisa necessariamente registrar todos os instrumentos, mesmo porque alguns deles podem ser criados dentro do computador no estúdio de mixagem/pré-produção. O mais importante é captar uma FUNDAÇÃO sólida dos instrumentos principais e rítmicos.

- Durante a sessão de cobertura (ou "overdubs"), eventuais trechos problemáticos podem ser regravados, caso não exista um bom substituto nas pistas B. Repare, no entanto, que a sonoridade pode ser bem diferente, tanto pela acústica da sala, quanto pelo momento do artista, que costuma desempenhar bem diferente de um dia para outro.

- Alguns músicos preferem gravar em um ambiente mais familiar ou então juntamente com outros músicos, ao vivo. O perfil de cada músico já deveria estar estudado durante a pré-produção.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal