Conclusões Finais e Trabalhos Futuros



Baixar 14.54 Kb.
Encontro18.07.2016
Tamanho14.54 Kb.

Conclusões Finais


Conclusões Finais e Trabalhos Futuros


Neste capítulo serão descritas as conclusões retiradas na identificação, abordagem e soluções do tema dos eléctrodos de terra abordado nesta dissertação.

Será ainda apresentada a contribuição do trabalho, no que ao dimensionamento de sistemas de terras diz respeito, desde equações da resistência de terra para as várias disposições, métodos de medição da resistividade do solo e da resistência de terra, a técnicas de melhoramento da resistividade do solo e da resistência de terra. Por fim, serão mostradas propostas de desenvolvimentos futuros nesta área.




    1. Conclusões Finais





A solução de não permitir que uma pessoa possa eventualmente ficar em contacto com tensões perigosas, passa por projectar eficazmente sistemas de terras. Define-se um determinado sistema de terras como eficaz, se o mesmo tiver uma resistência de terra próxima de zero, no limite, inferior a 20 ��. Interessava assim identificar todos os factores que influenciam o valor da resistência de terra de uma determinada instalação eléctrica, tais como a resistividade do solo e os tipos de eléctrodos de terra (disposição, dimensão e número).

Um solo tem características muito diversas, pelo que o valor da sua resistividade varia consideravelmente dependendo do tipo de solo. Existem solos homogéneos, não homogéneos, húmidos, secos, pelo que se torna extremamente importante estudar o solo no local onde um determinado sistema de terras irá ser instalado. Sendo assim é fundamental saber o valor da sua resistividade nesse mesmo local, logo, interessa aplicar-se métodos de medição da resistividade do solo que forneçam resultados fiáveis do seu valor. Ao longo desta dissertação abordaram-se diferentes métodos de se efectuar a medição da resistividade do solo, confirmando-se que os mesmos fornecem valores credíveis. Concluiu-se também, que a resistividade do solo é tendencialmente elevada na maior parte dos diferentes tipos de solos. Foi necessário então estudarem-se várias técnicas de melhoramento da resistividade do solo, de forma a ser possível obter-se valores da resistência de terra dentro dos limites.

Para além do estudo da resistividade do solo, identificaram-se todos os tipos de eléctrodos de terra existentes, estabelecendo-se as equações para o valor da resistência de terra desses mesmos eléctrodos, bem como os factores que mais influenciam esse mesmo valor. Para além disto e tal como realizado na medição da resistividade do solo, apresentaram-se os diferentes métodos de medição da resistência de terra, identificando-se os que fornecem resultados mais fiáveis.

Interessava também comprovar-se na prática os resultados teóricos, pelo que se realizou uma série de experiências no terreno com eléctrodos de terras. Os resultados práticos corroboraram os teóricos, pelo que se identificou quais os eléctrodos que fornecem melhores valores para a resistência de terra.

Concluiu-se que questões relacionadas com os eléctrodos de terra, nomeadamente com o projecto de um sistema de terras são de elevada complexidade, muito por culpa das características do solo, características estas que influenciam o valor da resistividade do solo e consequentemente o valor da resistência de terra de uma instalação.

    1. Contribuição do Trabalho


Os sistemas de terras têm uma grande relevância dentro do sistema eléctrico de energia, pois funcionam como um importante factor de segurança e de protecção quer dos equipamentos eléctricos, quer do ser humano.

Este trabalho teve como objectivo discriminar todos os factores que têm influência no valor da resistência de terra e na qualidade de um sistema de terras. Um dos factores que tem grande preponderância no valor da resistência de terra é a resistividade do solo, pelo que se apresentou um conjunto de técnicas de melhoramento da resistividade do solo.

Apresentaram-se ainda diversos tipos de eléctrodos de terra, bem como as expressões para o cálculo da resistência de terra de cada um desses eléctrodos, assim como formas de se obter valores da resistência de terra mais baixos com a alteração das características dos eléctrodos de terra, nomeadamente nas suas disposições, dimensões, número e tipo de interligação entre eléctrodos de terra paralelos.

Foi realizada ainda uma análise crítica às soluções normalizadas actualmente em vigor na Operadora da Rede de Distribuição de Electricidade, refutando-se algumas dessas normas e destacando novas soluções com base no trabalho desenvolvido durante esta dissertação. Elaborou-se ainda um procedimento padrão no projecto de um sistema de terras de uma qualquer instalação eléctrica. Implementou-se também uma terra de serviço de um Posto de Transformação, bem como o melhoramento da terra de protecção desse mesmo PT, ilustrando-se o procedimento a seguir na implementação dessas mesmas terras.

Com base neste trabalho, é possível enfrentar-se o desafio do projecto de sistemas de terras de uma forma mais preparada, adquirindo-se através da sua leitura, conhecimentos para a implementação de sistemas de terras mais eficazes a um custo mais reduzido, pois foram apresentadas de uma forma clara, técnicas e procedimentos de dimensionamento e implementação de sistemas de terras.

    1. Trabalhos Futuros


Com base neste trabalho, é possível avançar-se para estudos mais aprofundados sobre algumas das questões abordadas nesta dissertação. Podem-se estudar novas técnicas de melhoramento da resistividade do solo, nomeadamente a aplicação de novos produtos não corrosivos que provoquem uma diminuição da resistividade do solo. Para além disto, é viável efectuarem-se ainda estudos sobre novas disposições de eléctrodos de terra, que forneçam melhores valores de resistência de terra.

Através desta dissertação, é possível ainda partir-se para o estudo de materiais de baixa resistividade para envolvimento dos eléctrodos, que os protejam não só contra a corrosão, assim como possibilitem que se obtenha melhores valores da resistência de terra. Um dos materiais abordados nesta dissertação foi a Bentonite. É exequível a partir deste material, a investigação de novos materiais idênticos a este e ainda, a realização de um estudo prático com este material, concluindo qual a preponderância da sua aplicação no comportamento dos eléctrodos de terra.






©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal