Conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos realizada com a colaboração do ipl ip leiria reflete sobre o papel das novas tecnologias na educação



Baixar 15.23 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho15.23 Kb.


Conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos realizada com a colaboração do IPL
IP Leiria reflete sobre o papel das novas tecnologias

na educação
O Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) recebe, no próximo dia 4 de dezembro, uma reflexão sobre o papel das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e aprendizagem, uma conferência organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no âmbito do ciclo de conferências “Questões chaves da educação”, e que visita também as cidades de Lisboa e Porto. “Quais as capacidades básicas a adquirir pelos alunos no uso das TIC? Aprende-se melhor com recurso às novas tecnologias? Os alunos têm melhores resultados? Pode o aluno “descobrir” conhecimentos por si mesmo com o auxílio das TIC?” estas são algumas das questões em cima da mesa, no encontro que se foca no papel do computador e da multimédia na sala de aula e na aprendizagem.
A organização explica a pertinência do encontro pelo papel que as TIC têm tido desde que “entraram” nas escolas, e traz a Leiria três especialistas que analisarão se estaremos de facto a utilizar bem as TIC em prol da aprendizagem. Jeroen van Merriënboer, docente na Universidade de Maastricht, discutirá o modo de conceber e utilizar recursos tecnológicos para promover a aprendizagem, enquanto Secundino Correia, diretor pedagógico da CNOTINFOR, e João Paiva, docente na Universidade do Porto, abordarão as mais-valias das novas tecnologias para a aprendizagem, tanto por alunos com necessidades especiais, como por alunos do ensino básico e secundário na área das ciências.
José Manuel Silva, vice-presidente do IP Leiria, destaca a atualidade do tema, uma vez que «as tecnologias de comunicação e informação, são cada vez mais presentes e indispensáveis no meio sala de aula, contribuindo para a educação dos estudantes em todos os graus de ensino, tal como fora desse meio, como em casa por exemplo». «Há por isso que debater todas estas questões, como usar da melhor forma as TIC, como as usar em contextos específicos de aprendizagem, como educar e sensibilizar os estudantes para as usar da melhor forma, entre outras», explica.
O responsável sublinha ainda o facto de Leiria ser a única cidade, exceto os dois grandes centros, Lisboa e Porto, a receber a Conferência dedicada às novas tecnologias, «o que não é alheio ao trabalho que o IP Leiria tem vindo a fazer nesta área, por exemplo através do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), e dos diversos projetos no âmbito das tecnologias em todo o Instituto».
Jeroen van Merriënboer tem formação em psicologia experimental na Universidade VU de Amesterdão, e é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Twente. Na Faculdade de Saúde, Medicina e Ciências da Vida da Universidade de Maastricht rege a disciplina de Aprendizagem e Instrução. Atualmente é diretor do programa de doutoramento e investigação Investigação em Educação, na School of Health Professions Education, e diretor científico do Centro Interuniversitário para a Investigação Educativa, uma colaboração de 10 universidades holandesas que oferece um doutoramento conjunto em Ciências da Educação.
A sua área de especialização é a aprendizagem e instrução, particularmente o design da instrução e o uso de novos media em ambientes de aprendizagem inovadores. Publicou várias obras nessa área, assim como em teoria da carga cognitiva e em aprendizagem ao longo da vida, sendo que a sua investigação recebeu vários prémios académicos, e orientou mais de 25 alunos de doutoramento.
Secundino Correia é professor na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, diretor pedagógico da CNOTINFOR - Centro de Novas Tecnologias da Informação, e diretor da ET – Educação & Tecnologia. Publicou vários artigos sobre TIC na educação, sendo autor, coautor e tradutor de vários softwares educativos. Fez dezenas de conferências, palestras, apresentações, seminários e cursos, em congressos, universidades e outras instituições, em Portugal e no estrangeiro, sobre esta problemática.
João Paiva é professor auxiliar no Departamento de Química (secção de Educação), da Universidade do Porto. É doutorado em Química pela Universidade de Aveiro e agregado em Didática pela mesma Instituição. O seu principal interesse profissional situa-se nas aplicações pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente no domínio da Química, e é coordenador do Grupo de "Química e Sociedade" do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto, e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências dessa universidade.
O ciclo de conferências “Questões chave da educação ‘12”, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, decorre entre 10 de outubro e 5 dezembro, e debaterá os temas “Avaliação dos alunos”, em Coimbra e Lisboa, “Novas escolas”, em Faro e Lisboa, e “As novas tecnologias”, no Porto, Leiria e Lisboa. As conferências dirigem-se a todos os interessados no tema da educação, são de acesso livre, e pretendem promover o debate informado sobre temas educativos de interesse geral. O ciclo procura trazer para o debate a perspetiva de especialistas internacionais com investigação e trabalho na área, bem como a perspetiva dos que trabalham, refletem ou investigam a realidade portuguesa, contribuindo assim para uma reflexão mais abrangente sobre a educação em Portugal.
Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar a conferência que reflete o papel das novas tecnologias na educação e aprendizagem, dinamizada pelo IP Leiria e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no âmbito do ciclo “Questões chaves da educação”, que acontece dia 4 de dezembro, no Auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do IP Leiria, a partir das 18h00.
Leiria, 27 de novembro de 2012
Em anexo:

Convite da Conferência.


Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação



Ana Frazão Rodrigues * 939 234 508 * 244 859 130 * afr@midlandcom.pt

Maria Joana Reis * 939 234 512 * 244 859 130 * mjr@midlandcom.pt

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal