Conferência nacional dos bispos do brasil



Baixar 7.85 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho7.85 Kb.

Ata de fundação do CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA

Dom Helder Câmara”

Aos vinte e hum dias do mês de fevereiro de dois mil e cinco, no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou-se o Ato de Fundação do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”.

Estiveram presentes ao evento: o Presidente da CNBB – Dom Geraldo Majella Agnelo; o Secretário Geral da CNBB – Dom Odilo Pedro Scherer; o Sr. Núncio Apostólico do Brasil – Dom Lorenzo Baldisseri; os bispos do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP) da CNBB;os Ministros de Estado – Srs. Waldir Pires e Patrus Ananias; os bispos do Conselho Permanente da CNBB; o Presidente do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil; representantes de Escolas Locais de Formação Fé e Política; membros do Parlamento (Senadores e Deputados); membros das entidades da sociedade civil e das organizações eclesiais; assessores da CNBB...

Em sua alocução, o Presidente da CNBB Presidente da CNBB, apresentando o ideário do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”, ressaltou que o Centro têm como objetivo: fomentar em nosso país um pensamento social cristão à luz do Ensino social da Igreja e dos valores evangélicos. Para tanto, contribuir com a formação de lideranças inseridas na política, no Brasil, em suas diferentes formas e níveis, a partir de uma reflexão bíblica e teológica, das ciências sociais e da filosofia.

Trata-se de uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a responsabilidade do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), entregue à gestão das Comissões Episcopais - para o Laicato, para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz -, sob a coordenação da Comissão Episcopal para o Laicato. Nesta ocasião do ato de criação do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” foi nomeado como seu Secretário Executivo o Padre José Ernanne Pinheiro, assessor político da CNBB.

O ato de fundação contou ainda com depoimentos de três cristãos leigos sobre a vivência na política: o Senador Pedro Simon, o Ministro Patrus Ananias, o deputado estadual Durval Ângelo Andrade e uma representante do Conselho Nacional de Leigos - Carlúcia Maria da Silva; números de arte e uma confraternização.

Nada mais havendo a tratar, lavro para a posteridade a presente Ata.


Brasília, 21 de fevereiro de 2005

Padre José Ernanne Pinheiro,



secretário ad hoc.

SE/Sul - Q. 801 - Conj. “B” - CEP 70401-900 - Caixa Postal 02067 - CEP 70259-970 - Brasília-DF - Brasil - Fone: (61) 313-8300 - Fax: (61) 313-8303

E-mail: secgeral@cnbb.org.br — Site: www.cnbb.org.br


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal