Considere as três plantas abaixo



Baixar 28.72 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho28.72 Kb.

Data

___/___/2012



DNA


colegiodna2011@hotmail.com


Tá com Dúvida? Faça DNA


Série:
















Professor:

Disciplina:

Aluno (a)



  1. Considere as três plantas abaixo.

I. Cipó-chumbo, formada por fios amarelos com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.

II. Erva-de-passarinho, formada por folhas verdes e com estruturas para fixação em plantas hospedeiras e absorção de seu material nutritivo.

III. Dioneia, formada por folhas verdes que se fecham como duas metades de uma concha, aprisionando insetos que lhe servem de alimento.

A fotossíntese ocorre em:

a) l, somente,

b) II e III, somente.

c) III, somente.

d) l, II e III.

e) l e II, somente.


  1. A fabricação de vinho e pão depende de produtos liberados pelas leveduras durante sua atividade fermentativa. Quais os produtos que interessam mais diretamente à fabricação do vinho e do pão, respectivamente?

a) álcool etílico, gás carbônico

b) gás carbônico, ácido lático

c) ácido acético, ácido lático

d) álcool etílico, ácido acético

e) ácido lático, álcool etílico


  1. As mitocôndrias são consideradas as "casas de força" das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias

a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão dos alimentos.

b) produzirem ATP com utilização de energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas.

c) consumirem moléculas de ATP na síntese de glicogênio ou de amido a partir de glicose.

d) serem capazes de absorver energia luminosa utilizada na síntese de ATP.

e) produzirem ATP a partir da energia liberada na síntese de amido ou de glicogênio.


  1. Leia o texto abaixo.

No Alasca, o salmão é capturado pelos ursos durante a desova. As partes do peixe não consumidas pelos ursos servem de alimento para outros animais e de fertilizante para as plantas. Já se observou que plantas ribeirinhas de regiões onde ursos se alimentam de salmão crescem três vezes mais do que plantas de outras áreas. Isso se deve ao fato de que as carcaças de peixes descartadas pelos ursos enriquecem o solo com um dos macronutrientes mais importantes para o crescimento das plantas. Adaptado de : GENDE, Scott M.; QUINN, Thomas P. O salmão e a floresta. Scientific American Brasil, ano 5, n.52, p.86-91, set. 2006.

A que macronutriente o texto se refere?

a) Ao ferro

b) Ao zinco

c) Ao cloro

d) Ao nitrogênio

e) Ao manganês


  1. Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos. O avanço do estudo desses compostos, porém, permitiu descobrir outros eventos biológicos relacionados aos carboidratos. Ciência hoje. V.39., 206. (adapt.). Baseado no texto e em seus conhecimentos é incorreto afirmar que:

a) os carboidratos são fundamentais no processo de transcrição e replicação, pois participam da estrutura dos ácidos nucléicos.

b) os carboidratos são importantes no reconhecimento celular, pois estão presentes externamente na membrana plasmática, onde eles formam o glicocálix.

c) os triglicérides, carboidratos importantes como reserva energética, são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.

d) tanto quitina, que forma a carapaça dos artrópodes, quanto a celulose, que participa da formação da parede celular, são tipos de carboidratos.

e) o amido, encontrado nas plantas, e o glicogênio, encontrado nos fungos e animais, são exemplos de carboidratos e têm como função a reserva de energia.


  1. Suponha que um pesquisador tenha descoberto um novo elemento químico, M, de número atômico 119, estável, a partir da sua separação de um sal de carbonato. Após diversos experimentos foi observado que o elemento químico M apresentava um comportamento químico semelhante aos elementos que constituem a sua família (grupo).

a) Escreva a equação balanceada da reação entre o elemento M em estado sólido com a água (se ocorrer).

b) O carbonato do elemento M seria solúvel em água? Justifique a sua resposta.




  1. Os dentes humanos são compostos essencialmente de carbonato de cálcio, CaCO3, e hidroxiapatita, [Ca10(PO4)6(OH)2]. Apesar de serem a composição do corpo humano de maior dureza, os dentes são atacados por ácidos, originando as cáries. Quando regularmente utilizadas, as pastas de dentes contendo íons fluoretos (F-) ocasionam a substituição dos íons hidroxilas da hidroxiapatita, formando a fluoroapatita [Ca10(PO4)6F2]. Essa substância apresenta maior dureza e é menos susceptível ao ataque ácido, tornando os dentes mais resistentes às cáries.

Assinale a alternativa que justifica corretamente os dados científicos relatados acima.

a) Dureza e acidez são consideradas, respectivamente, exemplos típicos de propriedades química e física das substâncias.

b) Os íons hidroxilas liberados da reação da hidroxiapatita com os íons fluoretos reagem com os íons carbonatos, formando o [CO3(OH)2].

c) Os íons fluoretos participam da molécula da fluoroapatita, através de ligações covalentes apolares com os átomos de cálcio.

d)Os íons fluoretos formam ligações iônicas mais fortes na estrutura cristalina da fluoroapatita, devido a sua elevada densidade de carga negativa. Dentre os halogênios, o flúor possui a menor eletronegatividade, sendo, portanto, o mais reativo.


  1. Dentre as alternativas abaixo, indicar a que contém a afirmação correta.

a) dois átomos que possuem o mesmo número de neutrôns pertencem ao mesmo elemento químico

b) dois átomos com o mesmo número de elétrons em suas camadas de valência pertencem ao mesmo elemento químico

c) dois átomos que possuem o mesmo número de prótons pertencem ao mesmo elemento químico

d) dois átomos com iguais números de massa são isótopos

e) dois átomos com iguais números de massa são alótropos


  1. Um átomo possui 19 prótons, 20 neutrôns e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótono?




  1. Com relação aos íons K + e Cl, é INCORRETO afirmar que:

a) ambos apresentam o mesmo número de elétrons que o átomo de argônio.

b) o ânion Cl é maior que o átomo neutro de cloro.

c) o átomo neutro de potássio absorve energia para se transformar no cátion K +.

d) um elétron é transferido do Cl para o K + , quando esses íons se ligam.




  1. Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). 

A viatura foi chegando devagar 

E de repente, de repente resolveu me parar 

Um dos caras saiu de lá de dentro 

Já dizendo, aí compadre, você perdeu 

Se eu tiver que procurar você tá fodido 

Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...]. 

O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999. 


A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado 

a) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal. 

b) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente. 

c) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem. 

d) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva. 


  1. Das instituições abaixo, assinale a única resposta que contém apenas instituições da sociedade civil. 
    a) Polícia, governo, administração, tribunais e escolas. 
    b) Escolas, igrejas, sindicatos, partidos políticos e famílias. 
    c) Sindicatos, partidos políticos, governo e igrejas. 
    d) Igrejas, sindicatos, escolas, famílias e administração. 
    e) Partidos políticos, igreja, família, escola e governo. 




  1. Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:
    a) investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o comportamento dos grupos sociais.
    b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social.
    c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos individuais.
    d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade.
    e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.




  1. Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação. 

Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta. 

a) A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares. 

b) O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional. 

c) A forma mais típica de dominação tradicional é a burocracia. 



d) A dominação carismática constitui um tipo bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades pessoais corriqueiras. 


  1. Leia o trecho a seguir: 
    "E que existe o belo em si, e o bom em si, e, do mesmo modo, relativamente a todas as coisas que então postulamos como múltiplas, e, inversamente, postulamos que a cada uma corresponde uma ideia, que é única, e chamamos-lhes a sua essência." (PLATÃO. República. 8.ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996, p.308.) 
    Em relação aos pensamentos de Sócrates e Platão e suas respectivas doutrinas, identifique se as afirmações abaixo são (V) verdadeiras ou (F) falsas: 
    I - No mito da caverna, Platão faz referência ao contraste parecer e ser, ou seja, aparência e realidade. O pensador também simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de realizar, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos. 
    II - Para Platão, o que é "em si" e permanece sempre da mesma forma é a Ideia, o ser verdadeiro e inteligível. Eis que Platão afirma que o mundo das coisas sensíveis é o único que pode ser conhecido, na medida em que é o único ao qual o homem realmente tem acesso. 
    III - As Ideias, diz Platão, estão submetidas a uma transformação contínua. Conhecê-las só é possível porque são representações mentais, sem existência objetiva. Por outro lado, Platão sustenta que há uma realidade que não nasce nem perece e que não pode ser captada pelos sentidos. 
    IV - Sócrates, ao afirmar que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento. O seu método compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia. Para não ser condenado à morte, Sócrates negou, diante dos juízes, os princípios professados. 
    V - Platão confere às ideias uma existência real, e Sócrates procura o conhecimento indagando o homem. 
    Assinale a alternativa que contém as afirmativas FALSAS: 
    a) I, III e IV. 
    b) III e V. 
    c) II, IV e V. 
    d) I e II. 
    e) II, III e IV.


Para quem faz DNA, a seleção é natural!




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal