Contador instruçÕES



Baixar 136.54 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho136.54 Kb.



Concurso Público - Edital n° 001/2006

Prova Objetiva - 02/04/2006





Contador






INSTRUÇÕES
1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas.

2. Confira seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das 40 (quarenta) questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova.

4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqüência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova.

6. Transcreva para o cartão-resposta a opção que julgar correta em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta de tinta preta. Não ultrapasse o limite do espaço destinado para cada marcação.

7. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão resultará na perda da questão pelo candidato.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não), inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

9. Os aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

10. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorização para devolver o caderno de provas e o cartão-resposta, devidamente assinados.

11. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.
DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas

Português


Conhecimento Específico



NÚMERO DE INSCRIÇÃO





TURMA




NOME DO CANDIDATO





ASSINATURA DO CANDIDATO





RESPOSTAS

01 -

06 -

11 -

16 -

21 -

26 -

31 -

36 -

02 -

07 -

12 -

17 -

22 -

27 -

32 -

37 -

03 -

08 -

13 -

18 -

23 -

28 -

33 -

38 -

04 -

09 -

14 -

19 -

24 -

29 -

34 -

39 -

05 -

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -






O gabarito provisório será colocado no site do Núcleo de Concursos – www.nc.ufpr.br 24 horas após a realização da prova. Para acessá-lo você deverá ter à mão os seguintes dados:


Nº de inscrição:
Senha de acesso:
É de sua inteira responsabilidade o sigilo sobre esses dados.

PORTUGUÊS

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 3.

O comportamento dos sistemas dinâmicos pode se caracterizar por ser regular ou caótico. Porém, esses são extremos de um espectro. Entre a ordem monótona de um pêndulo simples e o caos frenético das partículas de um gás, há uma fronteira que abriga outra classe de sistemas, os chamados sistemas complexos.

Não há entre os pesquisadores que trabalham na área uma definição consensual sobre o que seja um sistema complexo. Uma delas diz que um sistema é tão ou mais complexo quanto mais informação for necessária para descrevê-lo. Nessa definição, certamente se encaixa o cérebro humano, com cerca de 100 bilhões de células nervosas.

Porém, nem todo sistema com grande número de constituintes é complexo. Um gás não o é. Motivo: basta estudar uma fração dele – subvolumes – para entender o comportamento do todo. Nos sistemas complexos, isso não é possível, pois o todo não é a simples superposição das partes. Portanto, será de pouca valia reunir uma quantidade gigantesca de neurônios – sem interligá-los adequadamente uns aos outros – e esperar que desse conjunto surja algo como a consciência.

O comportamento de um sistema complexo é coletivo, emerge da contribuição de todos os seus componentes ao mesmo tempo, pois suas partes estão correlacionadas entre si, e a influência de cada componente se propaga aos demais mesmo a longa distância. Não se pode dar maior importância às menores escalas de distância em detrimento das maiores. Todas as escalas são igualmente determinantes em seu comportamento global. Essa característica dificulta descrever esses fenômenos através de equações, mesmo as mais complicadas. Por isso, a simulação em computador é praticamente a única ferramenta disponível para seu estudo.
(Revista Ciência Hoje, vol. 37, nº 219, p. 25-26.)
01 - Considere as seguintes afirmativas.
1. Os pesquisadores de sistemas dinâmicos não defendem todos a mesma definição de sistema complexo.

2. Num sistema complexo, o todo se explica pelo detalhamento e soma das partes.

3. Um sistema dinâmico regular e um sistema dinâmico caótico são dois exemplos prototípicos de um mesmo sistema complexo.

4. O estudo de um subvolume de gás é suficiente para revelar o comportamento do todo.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

02 - Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de sistema complexo.


a) Gás

*b) Cérebro

c) Equações matemáticas

d) Longas distâncias

e) Pêndulo simples

03 - Qual o aspecto problemático dos sistemas complexos apontado pelo texto e seu respectivo tratamento?


a) Não se pode definir a fronteira entre um sistema regular e um sistema complexo, e a solução é criar uma nova categoria de sistema: o caótico.

b) Não há uma definição clara do que seja um sistema complexo, e a solução é analisar individualmente seus elementos constitutivos.

c) Um sistema complexo pode ter um pequeno ou um grande volume; logo, é preciso abordar as partes que têm mais proximidade entre si.

d) As partes de um sistema complexo não são relacionáveis; por isso, o estudo deve prever longas distâncias.



*e) Um sistema complexo dificilmente pode ser representado por equações matemáticas, e a alternativa para isso é empregar recursos de simulação por computador.
04 - Assinale a alternativa em que a reescrita do texto com a substituição do termo em destaque pelo termo ou expressão que está entre parênteses mantém as relações gramaticais previstas na norma culta escrita ao longo de todo o texto.
a) Não há entre os pesquisadores que trabalham na área uma definição consensual sobre o que seja um sistema complexo. Uma delas diz que um sistema é tão ou mais complexo quanto mais informação for necessária para descrevê-lo. (conceito)
Não há entre os pesquisadores que trabalham na área um conceito consensual sobre o que seja um sistema complexo. Uma delas diz que um sistema é tão ou mais complexo quanto mais informação for necessária para descrevê-lo.
b) Porém, nem todo sistema com grande número de constituintes é complexo. Um gás não o é. Motivo: basta estudar uma fração dele – subvolumes – para entender o comportamento do todo. (substância gasosa)
Porém, nem todo sistema com grande número de constituintes é complexo. Uma substância gasosa não a é. Motivo: basta estudar uma fração dele – subvolumes – para entender o comportamento do todo.
*c) Portanto, será de pouca valia reunir uma quantidade gigantesca de neurônios – sem interligá-los adequadamente uns aos outros – e esperar que desse conjunto surja algo como a consciência. (células)
Portanto, será de pouca valia reunir uma quantidade gigantesca de células – sem interligá-las adequadamente umas às outras – e esperar que desse conjunto surja algo como a consciência.
d) Não se pode dar maior importância às menores escalas de distância em detrimento das maiores. Todas as escalas são igualmente determinantes em seu comportamento global. (espectros)
Não se pode dar maior importância aos menores espectros de distância em detrimento das maiores. Todos os espectros são igualmente determinantes em seu comportamento global.
e) Essa característica dificulta descrever esses fenômenos através de equações, mesmo as mais complicadas. Por isso, a simulação em computador é praticamente a única ferramenta disponível para seu estudo. (matemática)
Essa característica dificulta descrever esses fenômenos através da matemática, mesmo as mais complicadas. Por isso, a simulação em computador é praticamente a única ferramenta disponível para seu estudo.
O texto abaixo é referência para as questões 5 a 8.
ÉDEN SITIADO
Ainda é verão. Ignore a mídia estridente e afaste-se dos recantos conturbados. Eleja uma modesta mala, quiçá uma mochila, separe o essencial e tome o rumo do sol. Rume para nossas beiras, onde as praias são infinitas, o oceano é caloroso e a brisa amena. Embarque num aeroplano, desça na capital alagoana e siga ao Norte. Aí, por vias federais em estado variado de abandono, cruze campos devastados, usinas abandonadas e acampamentos de sem-terra. Este é o seu país!

Passe por vilarejos e mais vilarejos, a vida entre o asfalto e o rio. Observe as fileiras intermináveis de pequenas habitações, todas elas idênticas: a frente de tijolo, a lateral improvisada com barro e as inevitáveis parabólicas no teto. Até por aqui, a sociedade do espetáculo chegou para ficar. Observe ainda a assimetria violada, o equilíbrio instável, o duplo desaforo ao bom senso e à lei da gravidade.

Cruze São Miguel dos Milagres, Porto da Rua e chegue a Porto de Pedras. Tente contar as igrejas: Assembléia de Deus, Igreja Pentecostal, Igreja Batista, Igreja Adventista, Igreja Católica. Perca a conta. Tente contar os pequenos bares, as mesas de bilhar, homens, mulheres e crianças à volta. Perca a conta. Tente contar a miséria. Perca a conta.

Quase na entrada da Laginha, vire à direita, adentre o infinito coqueiral, rode dois quilômetros e finalmente respire com alívio o oceano. A partir de São Paulo, seis ou sete horas depois de fechar a mala e preparar o espírito, você terá os pés na praia de Tatuamunha. Então, com a espinha ereta, a mente aberta e o coração tranqüilo, ganhe a areia e caminhe solitário. Mire os arrecifes do largo, a garantir a permanente tranqüilidade da piscina Atlântica. Aproveite a rarefeita presença humana. Reduza o ritmo e, a seguir os manuais, comungue com a natureza. Mas, ora, o que será aquele pequeno objeto enterrado na areia? E o outro mais à frente? E aquele lá, a 10 ou 15 metros?

(...)

(Thomaz Wood, in CartaCapital, 22 fev. 2006, p. 51.)


05 - De acordo com a continuidade do texto, cada “pequeno objeto enterrado na areia” era uma latinha de cerveja. Essa constatação contradiz algumas afirmações que o autor faz no texto. Assinale a alternativa cujo teor NÃO se opõe à presença das latinhas de cerveja na areia.
a) Comunhão com a natureza.

*b) Desaforo ao bom senso.

c) Rarefeita presença humana.

d) Caminhada solitária sobre a areia.

e) Tranqüilidade da piscina Atlântica.
06 - Com relação ao texto, considere as afirmativas abaixo:
1. “Até por aqui, a sociedade do espetáculo chegou para ficar”: o autor refere-se à mídia televisiva.

2. “Observe ainda a assimetria violada, o equilíbrio instável, o duplo desaforo ao bom senso e à lei da gravidade”: o autor quer dizer que as casas são mal-construídas.

3. “Mire os arrecifes do largo, a garantir a permanente tranqüilidade da piscina Atlântica”: o autor põe em cheque a extensão do Oceano Atlântico.

4. “Tente contar os pequenos bares, as mesas de bilhar, homens, mulheres e crianças à volta. Perca a conta. Tente contar a miséria. Perca a conta”: o autor refere-se à existência em grande quantidade dos itens mencionados.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
07 - Qual alternativa justifica o título do texto?
a) As agências de turismo já dispõem de um roteiro detalhado das praias nordestinas.

*b) A viagem para a paradisíaca praia de Tatuamunha mostrou que a região está sendo desordenadamente explorada pelo homem.

c) O Nordeste brasileiro está ocupado pelos sem-terra.

d) Os projetos de construção de moradia popular não têm dado certo no Nordeste brasileiro.

e) O oceano Atlântico está inteiramente poluído pela poluição turística.
8 - Observe o gráfico e assinale a alternativa que o relaciona ao texto “Éden sitiado”.


*a) O estado brasileiro visitado pelo autor do texto “Éden sitiado” tem proporcionalmente mais famílias pobres atendidas pelo programa Bolsa Família que o Acre.

b) O estado brasileiro visitado pelo autor do texto “Éden sitiado” tem pouco menos de 200.000 famílias atendidas pelo programa bolsa-família.

c) O estado brasileiro visitado pelo autor do texto “Éden sitiado” tem proporcionalmente menos famílias pobres que o Rio Grande do Norte.

d) O estado brasileiro visitado pelo autor do texto “Éden sitiado” é o menos beneficiado pelo programa Bolsa-Família na região Nordeste.

e) O estado brasileiro visitado pelo autor do texto “Éden sitiado” tem mais de 2 milhões de famílias atendidas pelo programa Bolsa-Família.
Leia o texto abaixo e responda às questões 9 e 10.
AS ESCOLAS CAMPEÃS
Saiu um ranking das escolas brasileiras que traz uma obviedade e uma surpresa. Trata-se do resultado do Enem, o exame nacional do Ministério da Educação (MEC) que mediu a qualidade do ensino médio em 22.000 escolas públicas e privadas no país inteiro – 96% do universo total. O ranking foi produzido a partir das notas obtidas pelos 2,2 milhões de estudantes que prestaram o exame. O campeão da lista é o colégio São Bento, do Rio de Janeiro, fundado há 148 anos e que sempre emplacou nas primeiras colocações das carreiras mais disputadas do vestibular. Não causa espanto, portanto, que também tenha se destacado na prova do MEC. Já a escola que ficou em segundo lugar no ranking nacional – a Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, também no Rio de Janeiro – chama atenção por pertencer à rede pública, cujo resultado nesse tipo de exame tradicionalmente oscila entre o ruim e o péssimo. O que explica parte do sucesso de duas escolas de origens tão distintas é uma característica comum entre elas: ambas contam com um quadro de professores de alto nível, uma raridade no ensino médio brasileiro. No São Bento, 80% dos docentes têm mestrado ou doutorado. Na Joaquim Venâncio, 70% dos professores apresentam essa formação. O resultado do Enem reforça aí uma constatação para a qual outras pesquisas já haviam apontado. “Um bom quadro de professores faz toda a diferença no resultado acadêmico de uma escola”, diz a educadora Maria Helena Guimarães de Castro.

(...)


(Revista Veja, 22 fev. 2006, p. 92.)
09 - Sobre a surpresa advinda dos resultados do Enem, considere as seguintes afirmativas:
1. A escola Joaquim Venâncio se saiu bem na prova do MEC.

2. A escola São Bento foi uma das primeiras colocadas no exame do Enem.

3. As escolas que tiraram os primeiros lugares no Enem possuem quadro de professores com pós-graduação.



4. O segundo lugar no ranking das escolas de ensino médio foi ocupado por uma instituição pública.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
10 - Componha as frases abaixo num só período, respondendo às normas do português escrito culto.
1. O resultado no Enem da escola Joaquim Venâncio não combina com a situação da maioria das escolas públicas brasileiras.

2. A escola Joaquim Venâncio incentiva os professores a fazerem mestrado ou doutorado.

3. Os alunos da escola Joaquim Venâncio têm aulas de filosofia.

4. Os alunos da escola Joaquim Venâncio têm aulas práticas de ciências em um turno vespertino extra.


a) O resultado no Enem da escola Joaquim Venâncio não combina com a situação da maioria das escolas públicas brasileiras, porque a escola incentiva os professores a fazerem mestrado ou doutorado e têm seus alunos em aulas de filosofia, e os alunos têm aulas práticas de ciências em um turno vespertino extra.

b) Na escola Joaquim Venâncio, os professores são incentivados a fazer mestrado ou doutorado e os alunos têm aulas de filosofia e têm aulas práticas de ciências em um turno vespertino extra, o resultado no Enem da escola não combina com a situação da maioria das escolas públicas brasileiras.

c) A escola Joaquim Venâncio incentiva os professores a fazerem mestrado ou doutorado e tem os alunos em aulas de filosofia e em aulas práticas de ciências em um turno vespertino extra, o resultado no Enem não combina com a situação da maioria das escolas públicas brasileiras.

*d) O resultado no Enem da escola Joaquim Venâncio, cujos professores são incentivados a fazer mestrado ou doutorado e cujos alunos têm aulas de filosofia e aulas práticas de ciências em um turno vespertino extra, não combina com a situação da maioria das escolas públicas brasileiras.

e) O resultado no Enem da escola Joaquim Venâncio não combina com a situação da maioria das escolas públicas brasileiras, a escola incentiva os professores a fazerem mestrado ou doutorado, cujos alunos têm aulas de filosofia e aulas práticas de ciências em um turno vespertino extra.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

11 - A Resolução nº 444, de 26 de outubro de 2001, institui o Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica. Sobre essa Resolução, considere as seguintes afirmativas:


1. Institui o Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica em face das alterações requeridas no Plano de Contas do Serviço Público de Energia Elétrica, estabelecido pela Resolução ANEEL nº 1, de 24 de dezembro de 1997.

2. Dispõe que o Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica deve ser utilizado desde 1º de janeiro de 2002, opcionalmente pelas concessionárias e permissionárias do serviço público de energia elétrica, e obrigatoriamente pelos produtores independentes e autorizados.

3. Dispõe que o Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica contempla o Plano de Contas do Setor Elétrico revisado, objetivos, instruções gerais, instruções contábeis, instruções de divulgação de dados e informações contábeis, financeiras, administrativas e de responsabilidade social, entre outras.

4. Dispõe que os produtores independentes deverão adotar taxas diferenciadas de reintegração estabelecidas para as concessionárias, conforme definido no Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
12 - Na elaboração do MCSPE, além das disposições contidas na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, foram também consideradas as disposições e normas julgadas aplicáveis, emanadas dos seguintes órgãos e entidades:
*a) Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Committee – IASC).

b) Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Banco Central do Brasil (Bacen).

c) Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Comitê de Controle de Elaboração de Manuais (CCEM).

d) Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Committee – USGAAD); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

e) Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Organização das Nações Unidas (ONU).
13 - Quanto à sigla US GAAP, é correto afirmar:
*a) Empresas brasileiras tendem a traduzir as demonstrações contábeis segundo os princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos. Um dos objetivos é facilitar a divulgação das informações aos investidores estrangeiros.

b) Empresas brasileiras optam por apresentar as demonstrações financeiras no modelo US GAAP pela não necessidade de conversão da moeda nacional.

c) Empresas brasileiras têm se utilizado do software US GAAP, desenvolvido nos Estados Unidos para agilizar a elaboração das Demonstrações Contábeis.

d) A Associação Internacional de Contabilidade US GAAP incentiva o desenvolvimentos de normas contábeis adequadas à cada um dos países.

e) O Comitê de Assessoramento Contábil dos Estados Unidos (US GAAP) reúne um grupo de países de destaque no comércio internacional que compartilha um padrão para as demonstrações contábeis.
14 - A Resolução ANEEL n° 433, de 10 de novembro de 2000, que fixou os requisitos para a classificação de instalações de transmissão, estabelece que:
*a) A Rede Básica é integrada pelas linhas de transmissão, os barramentos, os transformadores de potência e os equipamentos com tensão igual ou superior a 230 kV integrantes do sistema interligado, admitindo exceções listadas na resolução.

b) A atividade de transmissão é composta pelas centrais geradoras e tem por finalidade o serviço de produção de energia elétrica, o qual consiste na transformação em energia elétrica de qualquer outra forma de energia, não importando sua origem.

c) A atividade de transmissão é composta de linhas, redes, subestações e demais equipamentos associados, em tensões inferiores a 230 kV, e tem por finalidade: (i) o serviço de distribuição de energia elétrica, que consiste no provimento do livre acesso ao sistema para os fornecedores e consumidores; (ii) permitir o fornecimento de energia a consumidores; e (iii) suprimento de energia elétrica a outras concessionárias e permissionárias.

d) A atividade de transmissão compreende todas as instalações da Administração Central da concessionária e permissionária, e tem por finalidade agregar os gastos da Administração Central de âmbito geral, tais como: administração central superior, diretorias de construção e demais órgãos estabelecidos na estrutura organizacional da concessionária e permissionária, que serão identificados por meio da Unidade Administrativa (UA).

e) A atividade de transmissão é responsável pela compra e venda de energia elétrica, podendo também ser exercida por uma empresa constituída, exclusivamente, para prestar esse serviço. O imobilizado dessa atividade é composto de móveis e utensílios, equipamentos de informática e comunicação e demais bens necessários a sua atividade. Portanto, linhas, redes, subestações, transformadores e medidores não pertencem a essa atividade.

15 - O item de custo das vendas e dos serviços no setor elétrico deve contemplar:


*a) os gastos relacionados diretamente às operações e/ou alocados proporcionalmente à participação nas referidas operações, sendo principais os seguintes: pessoal, energia elétrica comprada para revenda, materiais, serviços de terceiros, transporte de energia elétrica, encargos de uso do sistema de transmissão, depreciação e outras.

b) as despesas com pessoal de vendas, marketing, comissões, propaganda e publicidade, provisão para créditos de liquidação duvidosa, despesas com medição e leitura, cobrança e cortes.

c) gastos pagos ou incorridos relacionados com a gestão ou direção da concessionária, representando várias atividades gerais que beneficiam todas as fases do negócio social.

d) os gastos relacionados à geração e transmissão de energia elétrica.

e) os gastos relacionados à divulgação das contas individuais de energia elétrica.
16 - Embora não seja obrigatória, a demonstração de fluxo de caixa é fundamental para o controle das disponibilidades da organização. Qual o método utilizado para a apresentação da DFC?
*a) Indireto, a partir de ajustes das operações que não afetam o caixa sobre o lucro líquido.

b) Direto, a partir dos valores encontrados no Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

c) Indireto, a partir dos registros informais da organização relacionados as contas caixa e bancos.

d) Parcial, enfocando as movimentações na conta bancos.



  1. Completo, enfocando as principais saídas e entradas monetárias nas contas caixa, bancos e duplicatas a receber.

17 - Entre as operações abaixo, assinale aquela que NÃO afeta o saldo caixa.


a) Integralização de capital pelos sócios ou acionistas.

b) Empréstimos bancários e financiamentos.

*c) Reavaliação do Ativo Permanente.

d) Recebimentos de Duplicatas a receber.



  1. Indenizações de seguros recebidas.

18 - Considere as seguintes afirmativas relacionadas às aplicações financeiras:


1. O título derivado de aplicação financeira será contabilizado na conta adequada pelo valor nominal, e não pelo custo de aquisição, ou outro valor qualquer.

2. O custo de aquisição não incluirá o valor pago pelo título, apenas a corretagem e emolumentos.

3. Os encargos financeiros que venham a incidir na aquisição a prazo não integrarão o custo do título, devendo ser debitados nas contas de despesas financeiras adequadas, no subgrupo Despesa Financeira.

4. Para fins de apuração do lucro ou prejuízo na alienação, o título terá o seu custo determinado isoladamente, em relação a cada tipo, na respectiva data de sua negociação.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
19 - Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.


1. Capital social

2. Reserva de capital



( ) Representa prejuízo à espera de absorção por lucros futuros.

3. Reserva de reavaliação

4. Reserva de lucros



( ) Representa valores recebidos que não transitam pelo resultado como receitas.

5. Prejuízo acumulado


( ) Representa apropriação de lucros retidos com finalidade específica.




( ) Representa o aumento do valor atribuído a elementos do ativo, em virtude de novas avaliações procedidas nos termos da legislação vigente e normas da ANEEL.




( ) Representado por valores recebidos de acionistas ou quotistas, ou por recursos formalmente incorporados ao Capital.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 4, 5, 3, 1, 2.

b) 4, 3, 1, 5, 2.

c) 5, 3, 2, 4, 1.

*d) 5, 2, 4, 3, 1.

e) 1, 5, 2, 4, 3.

20 - As demonstrações contábeis apresentam de forma técnica os fatos patrimoniais ocorridos em determinada gestão. Que demonstrações são elencadas pela Lei das Sociedades Anônimas?


a) DAE, DPPA, NE, DMPL, DOAR, BP.

b) DRE, DLPA, NRR, DMPL, DOARE, BP.

c) DAE, DLPA, NE, DMPL, RREE, BP.

d) DRE, DPAR, NE, MMPL, COAR, BP.

*e) DRE, DLPA, NE, DMPL, DOAR, BP.
21 - As operações de aquisição de mercadoria à vista e pagamento de fornecedora acarretam ao índice de liquidez seca, respectivamente:
** Após análise de recurso, questão anulada e pontuada a todos os candidatos.
a) aumento e diminuição.

b) aumento e aumento.

c) diminuição e aumento.

d) diminuição e diminuição.

e) manutenção, diminuição.
22 - A saída de matéria-prima e insumos para produção de energia elétrica (subconta 112.71.1 – Estoque – Matéria-prima e Insumos para Produção de Energia Elétrica) e de material do almoxarifado (subconta 112.71.2.1 – Estoque – Material – Almoxarifado e 132.0X.X.9.94 – Imobilizado em Curso – Material em Depósito) será contabilizada:
*a) pelo preço médio, devendo ser mantidos controles dos saldos, de tal forma que permitam essa mensuração.

b) pelo preço histórico, utilizando o método PEPS, devendo ser mantidos controles dos saldos, de tal forma que permitam essa mensuração.

c) pelo preço histórico, utilizando o método UEPS, devendo ser mantidos controles dos saldos, de tal forma que permitam essa mensuração.

d) pelo preço de reposição, obtido nas negociações de mercado.

e) pelo preço médio praticado entre os concorrentes.
23 - No caso de máquinas e equipamentos de grande porte, contabilizados na subconta 132.0X.X.9.94 – Imobilizado em Curso – Material em Depósito, sabe-se que deverá ser mantido controle:
*a) individualizado, pois a saída será contabilizada pelo custo histórico específico.

b) agregado, pois a saída será contabilizada pelo custo médio da conta.

c) individualizado, pois a saída será contabilizada pelo custo médio.

d) conjunto, pois a saída será contabilizada pelo custo histórico específico.

e) de ordem de chegada, pois a saída será contabilizada pelo critério UEPS.
24 - Quanto à expressão partes relacionadas, considere as seguintes afirmativas:
1. A conta partes relacionadas são representadas pelos saldos a receber decorrentes de operações mantidas com sociedades relacionadas (controladas, controladoras, coligadas e ligadas, assim como acionistas, conselheiros e diretores) substancialmente empréstimos e/ou contas correntes.

2. Os saldos a receber da conta partes relacionadas deverão ser classificados em conta no passivo.

3. Os saldos a receber com sociedades relacionadas, inclusive de diretores acionistas e participações no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais à exploração da atividade, objeto da concessionária, deverão ser classificados no Realizável a Longo Prazo.

4. Os saldos a pagar da conta partes relacionadas deverão ser classificados em conta no ativo circulante.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
25 - A legislação brasileira prevê dois tributos que incidem sobre o lucro das pessoas jurídicas: a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Sobre a CSLL e o IRPJ, é correto afirmar:
*a) Quando o fator gerador é anterior ao seu vencimento, a obrigação da pessoa jurídica, relativa ao seu pagamento, é classificada como provisão no Passivo Exigível da entidade.

b) Quando o fator gerador é posterior ao seu vencimento, a obrigação da pessoa jurídica, relativa ao seu pagamento, é classificada como reserva no Patrimônio Líquido da entidade.

c) A contrapartida das provisões para pagamento constituem despesas que não interferem na apuração do lucro líquido auferido pela pessoa jurídica no exercício.

d) As bases de cálculo dos tributos correspondem ao valor da receita líquida do exercício.

e) Quando o fator gerador é anterior ao seu vencimento, a obrigação da pessoa jurídica, relativa ao seu pagamento, é classificada como provisão no Ativo Circulante da entidade.
26 - A situação patrimonial classificada como Passivo a Descoberto ocorre quando:
*a) os bens e direitos forem menores que as obrigações com terceiros e indica uma situação patrimonial desfavorável.

b) os bens e direitos forem iguais às obrigações com terceiros e indica uma situação patrimonial favorável.

c) os bens e direitos forem iguais ao patrimônio líquido e indica uma situação patrimonial desfavorável.

d) as obrigações com terceiros forem iguais ao Patrimônio Líquido Negativo e indica uma situação patrimonial desfavorável.

e) os bens e direitos excedem o valor das obrigações com terceiros e indica uma situação favorável.
27 - Quanto ao regime de competência, é correto afirmar:
a) São considerados os pagamentos e recebimentos efetivamente efetuados no período.

b) É adotado para apuração dos saldos nas demonstrações de fluxo de caixa.

*c) São consideradas as receitas e despesas nas datas do fato gerador, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos.

d) É o espaço de tempo, findo o qual as pessoas jurídicas apuram os seus resultados.

e) São as regras e diretrizes que regulam a competência administrativa.
28 - O capital a integralizar ou capital a realizar corresponde:
a) ao valor que os sócios efetivamente entregaram ao empreendimento.

b) ao montante que os sócios prometeram entregar ao empreendimento.

c) ao total de obrigações da sociedade para com terceiros.

d) à diferença entre o total de ativos e o total das obrigações para com terceiros.

*e) à diferença entre o capital subscrito e o capital integralizado.
29 - A Resolução CFC 785 instrui que a informação contábil, em especial a contida nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário, revestindo-se de atributos, entre os quais são indispensáveis os seguintes:
a) personalização, tempestividade, organização visual e variabilidade.

*b) confiabilidade, tempestividade, compreensibilidade e comparabilidade.

c) variabilidade, compreensibilidade, tempestividade e confiabilidade.

d) personalização, comparabilidade, tempestividade e especificidade.

e) personalização, comparabilidade, organização visual e especificidade.
30 - A essência do método de partidas dobradas, universalmente aceito na escrituração contábil, é que o registro de qualquer operação implica que:
a) um débito em uma conta deve corresponder a um crédito equivalente em uma única conta.

b) um débito em uma ou mais contas deve ser duplicado para garantir a confiabilidade da informação.

*c) um débito em uma ou mais contas deve corresponder a um crédito equivalente em uma ou mais contas.

d) um débito em uma ou mais contas deve corresponder a outro débito equivalente em uma ou mais contas.

e) um débito em uma ou mais contas do Balanço Patrimonial deve corresponder a um crédito equivalente em uma ou mais contas do Resultado do Exercício.
31 - O Passivo Circulante engloba um grupo de contas do Balanço Patrimonial. Assinale a alternativa que apresenta apenas contas do passivo circulante.
a) Fornecedores, salários a pagar, encargos sociais a recolher, debêntures.

b) Fornecedores, encargos sociais a recolher, impostos a recolher, debêntures.

c) Fornecedores, salários a pagar, clientes, provisões para férias.

*d) Fornecedores, salários a pagar, encargos sociais a recolher, provisões para férias.

e) Fornecedores, salários a pagar, adiantamento a clientes, debêntures.
32 - As contas de resultado relacionadas às receitas e despesas deverão ser encerradas no final do período contábil. Quanto a esse procedimento, é correto afirmar:
a) As contas de resultado serão encerradas contra uma conta denominada Apuração do Resultado do Exercício para apuração do lucro ou prejuízo acumulados do patrimônio empresarial.

b) As contas relativas às receitas, por possuírem saldo devedor, serão encerradas creditando-se a respectiva conta pelo valor do saldo e creditando-se a conta Apuração do Resultado do Exercício.

*c) As contas relativas às receitas, por possuírem saldo credor, serão encerradas debitando-se a respectiva conta pelo valor do saldo e creditando-se a conta Apuração do Resultado do Exercício.

d) As contas de despesas, por apresentarem saldo credor, serão encerradas creditando-se a conta respectiva e debitando-se a conta Apuração do Resultado do Exercício.

e) O saldo final da conta Apuração do Resultado do Exercício, se devedor, significará que as receitas foram maiores que as despesas e, portanto, a empresa obteve lucro em suas atividades.
33 - Quanto à consolidação de demonstrações financeiras, é correto afirmar:
a) Consolidação de balanços é a técnica contábil de separação do patrimônio e dos resultados de um conglomerado de empresas que têm o mesmo controle societário e administrativo.

b) As companhias de capital aberto que tiverem percentual inferior a 50% de seu patrimônio líquido em Investimentos em Controladas estão dispensadas da elaboração de demonstrações financeiras consolidadas.

c) Em uma empresa estruturada em divisões juridicamente distintas não há a necessidade da consolidação das demonstrações financeiras, mesmo com a existência de um único controle societário e administrativo.

d) Um conglomerado empresarial que apresente sob o mesmo controle societário e administrativo empresas de atividades não correlacionadas deve incluir na consolidação das demonstrações financeiras apenas parte das empresas cujas atividades se apresentem correlacionadas.

*e) Após a consolidação do balanço, é eliminada a conta Investimentos em Controladas, apresentada no balanço da empresa controladora.
34 - O Ativo Permanente compreende a aplicação de recursos em bens não destinados à venda, cujo objetivo é a utilização para produção de bens e/ou serviços. Quanto aos grupos de contas do ativo permanente, considere as seguintes afirmativas:
1. Os ativos permanentes estão dispostos em três grupos de contas: Ativo Imobilizado, Investimentos e Ativo Diferido.

2. O Ativo Diferido registra gastos de ações que proporcionarão benefícios em exercícios futuros.

3. O Ativo Imobilizado é formado pelas participações permanentes em outras empresas e outros direitos de longo prazo.

4. Os investimentos são compostos por bens e direitos que são utilizados na atividade operacional da empresa.


Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
35 - Assinale a alternativa que apresenta apenas contas do passivo circulante.
a) Financiamentos com vencimento no período, máquinas e equipamentos, provisões.

*b) Salários a pagar, tributos a recolher, dividendos declarados.

c) Contas a pagar, financiamentos com vencimento no próximo período, dividendos.

d) Salários a pagar, clientes, dividendos declarados.

e) Salários a pagar, tributos a recolher, duplicatas a receber.
36 - Em relação à amortização do ativo permanente, é correto afirmar:
a) Amortização é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

*b) Amortização é a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

c) Amortização é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais.

d) Amortização é o custo de um ativo, menos o seu valor residual.

e) Amortização é o montante líquido que a entidade, com razoável segurança, espera obter por um ativo no fim de sua vida útil, deduzidos os custos esperados para sua venda.
37 - O cálculo dos índices de liquidez de um único período da organização aponta os seguintes valores:
Índice de Liquidez corrente 1,15

Índice de Liquidez seca 1,10

Índice de liquidez geral 1,40
A partir dos dados acima mencionados, é correto afirmar:
** Após análise de recurso, questão anulada e pontuada a todos os candidatos.
a) A empresa apresenta capacidade de pagamento nas contas de curto e longo prazo.

b) O índice de liquidez geral demonstra que o exigível supera em 40% as contas do ativo.

c) O índice de liquidez seca reflete que o ativo circulante supera em 10% o passivo circulante, não incluindo o valor em estoques.

d) O índice de liquidez corrente reflete um endividamento superior à capacidade de pagamento no curto prazo.

e) As contas de curto prazo dependem da venda dos estoques para serem liquidadas.
38 - O índice de medida de solvência de longo prazo que aponta a capacidade da empresa de pagamento dos juros com o dinheiro disponível em caixa é denominado:
a) índice de endividamento geral.

b) índice de cobertura de juros.

*c) índice de cobertura de caixa.

d) índice de liquidez seca.

e) giro de contas a pagar.

39 - A operação de compra de mercadorias a prazo é computada registrando-se o valor da aquisição como:


a) débito na conta mercadorias e crédito na conta caixa.

b) débito na conta caixa e crédito na conta mercadorias.

*c) débito na conta mercadorias e crédito na conta duplicatas a pagar.

d) débito na conta duplicatas a pagar e crédito na conta mercadorias.

e) débito na conta fornecedores e crédito na conta despesas com mercadorias.
“A receita é considerada realizada e, portanto, passível de registro pela Contabilidade, quando produtos ou serviços produzidos ou prestados pela Entidade são transferidos para outra Entidade ou pessoa física com a anuência destas e mediante pagamento ou compromisso de pagamento especificado perante a Entidade produtora (...)”.
40 - Os princípios contábeis compõem a estrutura conceitual básica da contabilidade. Assinale o princípio a que se refere o enunciado acima.
a) Princípio do Denominador Comum Monetário.

*b) Princípio da Realização da Receita.

c) Princípio do Custo como base de valor.

d) Princípio da Continuidade das Entidades.



e) Princípio da Entidade Contábil.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal