Contexto operacional atividade



Baixar 43.05 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho43.05 Kb.



Os valores estão representados em milhares de reais.


NOTA 1 – CONTEXTO OPERACIONAL - ATIVIDADE
As atividades operacionais da Companhia consistem principalmente da fabricação de tubos de aço com costura para as indústrias de petróleo, petroquímica, gás, saneamento e tanques para postos de petróleo e equipamentos industriais para as indústrias de petróleo, petroquímica, celulose, metalurgia, siderurgia e outros.
NOTA 2 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As demonstrações contábeis foram elaboradas com observância das disposições na Lei das Sociedades por Ações e normas da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, e estão sendo apresentadas na forma da legislação societária.
NOTA 3 - RESUMO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS
As demonstrações contábeis foram elaboradas observando as seguintes práticas contábeis :
A) As aplicações financeiras são atualizadas pelas variações monetárias ou cambiais e acrescidas dos juros auferidos até a data do balanço.
B) A provisão para devedores duvidosos é constituída em montante suficiente para cobrir eventuais perdas nas contas a receber e outros créditos, conforme análise dos créditos em aberto.
C) Os estoques estão demonstrados pelo custo médio de aquisição ou de produção, o qual não excede o valor de mercado.
D) Os investimentos em controladas e coligadas estão registrados pelo método de equivalência patrimonial. Os demais investimentos, estão registrados pelo custo corrigido monetariamente até 31 de dezembro de 1995.


  1. O imobilizado está registrado ao custo de aquisição ou construção, incluindo reavaliações na controladora e controladas, corrigido monetariamente até 31 de dezembro de 1995. A depreciação é calculada pelo método linear, em função da vida útil econômica estimada dos bens.




  1. Os empréstimos e financiamentos são atualizados pelas variações monetárias ou cambiais e acrescidos dos juros incorridos até a data do balanço.





G) A realização das reservas de reavaliação é lançada contra lucros acumulados, na proporção da depreciação ou baixa dos bens que geraram tais reservas.
H) Receitas e despesas são contabilizadas pelo regime de competência do exercício. O lucro bruto sobre contratos é reconhecido na data do balanço, considerando-se a proporção de execução de cada contrato. Custos previstos, calculados em função do custo real incorrido e a incorrer que excedem o preço total reajustado, são provisionados.
I) Imposto de Renda e Contribuição Social são apurados conforme alíquotas vigentes à data do balanço. Foram registrados os efeitos de imposto de renda e contribuição social considerando-se as diferenças temporárias para reconhecimento de receitas e despesas para fins contábeis e fiscais, e apurados à taxa efetiva de realização, conforme a expectativa desta.

NOTA 4 - PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS PARA CONSOLIDAÇÃO
A) Confab Industrial S.A. e suas controladas adotam práticas contábeis uniformes para o registro de suas operações e avaliação dos elementos patrimoniais.
B) As participações de acionistas não controladores nas empresas controladas estão destacadas na apresentação das demonstrações contábeis consolidadas.
C) Os saldos das contas patrimoniais e de resultado entre empresas consolidadas estão devidamente eliminados.

NOTA 5 - INSTRUMENTOS E DERIVATIVOS FINANCEIROS
A sociedade participa em operações envolvendo instrumentos financeiros exclusivamente em conexão com sua atividade, com objetivo principal de reduzir a exposição aos riscos de mercado, de moeda e taxa de juros. A execução das operações segue orientação de monitoramento da diretoria executiva.
O saldo de aplicações financeiras em 30 de junho de 2000 é representado principalmente por certificados de depósitos bancários - CDB com swap para variação dos certificados de depósitos interbancários - CDI, e fundos de aplicação de curto prazo, com prazos inferiores a 90 dias.
Em 30 de junho de 2000, o valor contábil dos instrumentos financeiros, que incluem as aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos aproxima-se ao valor de mercado.




NOTA 6 - CLIENTES
O saldo de clientes que contém as faturas de exportação está demonstrado pelo valor líquido a saber:
Clientes 64.859

Adiantam.Contr.Exportação -15.639



______

Total Líquido de Clientes 49.220


NOTA 7 - FINANCIAMENTOS E EMPRÉSTIMOS






Curto Prazo









Encargos

Amortização


Vencimento



Os financiamentos em moeda nacional e estrangeira, estão garantidos por notas promissórias.








NOTA 08 – RESERVA DE REAVALIAÇÃO DE ATIVOS PRÓPRIOS
Terrenos 13.121

Edifícios e Construções 10.805

Máquinas e Equipamentos 4.352

Veículos 35

Imposto de Renda sobre Reserva de Reavaliação -9.626

________


Saldo em 30.06.2000 18.687







NOTA 09 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO










CAPITAL REALIZADO




INVESTIM. INCENTIV.




RESERVAS DE REAVALIAÇÃO









ATUALIZADO










Ativos Próprios



Controladas



SALDO EM 30.06.2000




16.211




121.571




-6.123




301.228


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal