Coordenadoria de ensino do interior



Baixar 14.12 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho14.12 Kb.




COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR

DIRETORIA DE ENSINO DE ARAÇATUBA

ESCOLA ESTADUAL PROF. ARTHUR LEITE CARRIJO

Ato Legal de Criação: DECRETO Nº 28.196 - D.O.E. DE 29/01/1988

Endereço: RUA: AURELIANO VALADÃO FURQUIM

nº 690

Município: ARAÇATUBA

CEP: 16013-140

Tel.: (18) 3622-7902


Projeto: Resgatando Valores e Prevenção Também se Ensina 2015
Justificativa

A Unidade Escolar tem como função levar os educadores a serem reflexivos e críticos, despertando uma compreensão sobre Ética e Cidadania, despertando nos educandos o desejo de incorporarem os valores básicos como o de agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência e qualidade de vida.

Com, a chegada do mediador em 2011, foram detectadas várias ocorrências relativas às agressões verbais e físicas entre os alunos, à depredação do patrimônio público, à deficiência de cuidados corporais básicos, à vulnerabilidade dos jovens à sexualidade e ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, fatos esses, na maioria das vezes, geradores de conflitos.

Objetivo Geral

A Unidade Escolar está inserida em um contexto periférico e com um índice razoável de violência, uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e jovens vulneráveis à sexualidade, tornando-se alvo de constantes conflitos e até mesmo gravidez indesejada na adolescência, pois agrupa os mais diferentes níveis culturais. Aliando-se ao fato, a desestruturação familiar, não propicia o desenvolvimento e incorporação de atitudes saudáveis para o convívio em grupo em uma parcela significativa dos alunos.



Objetivo Específico

Propiciar ou aprimorar a incorporação de valores fundamentais a vida em comunidade, ampliando o sentido de cidadania, resgatando valores e princípios deixados de lado pela família e pelos alunos, e que podem ser ensinados na escola.



Fundamentação Teórica

Kit do PMEC: Conflitos na Escola: Modos de Transformar; Normas Gerais de Conduta Escolar e Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania.

Prevenção Também se Ensina: Vale Sonhar, Oscar da Prevenção.

Trabalho Interdisciplinar: Noções Básicas de Higiene, Drogadição e Sexualidade; O meio onde vivo: Cidadania em ação.

Kit Movimento Pé no Chão: Portal da SEE: Chega de bullying, não fique calado.

Práticas de Mediação de Conflitos nos CICs.



Metodologia

As ações são pontuais, incluindo:

-orientação individual

- orientação coletiva

- palestras elucidativas

-parcerias com instituições

- gincanas culturais entre equipes/classe

Início: De Março à Dezembro do corrente ano letivo.

Público Alvo

Alunos: 182

Pais: 40

Professores: 6

Equipe gestora: Diretor, vice, Professor Mediador Comunitário e Professores Coordenadores

Parceiros: Ronda Escolar, Amor Exigente e Pastoral da Sobriedade

Colegiado Escolar: Grêmio Estudantil

Órgão da Rede de Proteção: CRAS, CREAS e Conselho Tutelar



Métodos e Técnicas utilizadas

O diálogo se faz constante entre as partes envolvidas, pois a participação de todos se faz necessária durante todo o processo. As instituições parceiras oferecem profissionais para palestras e materiais gráficos para distribuição aos alunos. Algumas parcerias são realizadas e entidades oferecem produtos de higiene para doação aos alunos ou brindes para premiação nas Gincanas.



Ações dos alunos

A participação é constante e total, criando um clima agradável e colaborativo que preenche os espaços escolares. As ações são realizadas dentro e fora das salas de aula. O que permite uma maior integração entre os alunos.



Considerações Finais

Desde o início do projeto em 2011, percebeu-se uma significativa diminuição no número de ocorrências registradas relativas às agressões físicas e verbais, prevalecendo à maioria das vezes, o dialogo. O patrimônio escolar está mais conservado, pois perceberam que o lugar mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que mais se preserva. Quanto à higiene corporal, sexualidade e a drogadição obteve-se uma melhora significativa, pois muitos dos alunos não possuíam as noções básicas e nem orientação adequada.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal