Cristianismo e Ateísmo



Baixar 0.6 Mb.
Página1/4
Encontro03.08.2016
Tamanho0.6 Mb.
  1   2   3   4

 

2590 Campinas, 18 de julho de 2010.


 

  Cristianismo e Ateísmo

 
O que é o ateísmo?

A palavra “ateu” vem do grego “a” (sem) e “theos” (deus). É a negação teórica ou prática da existência­ de uma divindade. O sentido do termo tem variado consideravelmente na história. Até mesmo os cristãos primitivos foram considerados ateus, por não crerem nos deuses greco-romanos.

Na cultura ocidental moderna onde vivemos, predomina o monoteísmo cristão (a crença na existência­ de um único Deus). Portanto, ateu é quem nega a existência de uma divindade transcendente, perfeita, criadora pessoal do universo, como afirmam os cristãos (e também, judeus e muçulmanos).

No mundo moderno, existem diversas formas de ateísmo que de maneiras variadas negam a existência de Deus:

_Ateísmo filosófico. Pessoas de muita influência na história da humanidade têm atacado diretamente o conceito de religião em geral e do cristianismo em particular, como Marx, Freud, Feuerbach, Nietzche, Sartre. De formas diferentes­, afirmam que não se pode provar racionalmente que Deus existe. Não há muitos ateus filosóficos no Brasil (menos de 2%, conforme a última pesquisa da VEJA). Entretanto, é bem maior o número daqueles que, sem se declararem ateus, acreditam em alguns dos pontos do ateísmo.

_Panteísmo. Do grego “pan” (tudo) e “theos” (deus). Ensina que tudo é deus e deus é tudo. Nem todo ateu é sem religião. Budistas e taoístas (religiões orientais) não acreditam num deus pessoal, mas numa força cósmica que penetra e une todas as coisas.

_Politeísmo. Do grego “poli” (muitos) e “theos” (deus). Crê na existência de muitos deuses. Rejeita o conceito de um único deus pessoal, perfeito e criador do universo.

_Deísmo. Acredita num deus pessoal, perfeito e criador do universo, mas nega que ele se envolva na vida diária das pessoas e na história do mundo.

_Ateísmo prático. Muitos professam crer num deus, mas vivem como se ele não existisse ou fizesse diferença.

A Bíblia tem muito a dizer sobre o ateísmo: 1) É uma tolice que tem raiz no coração depravado do homem, Sl 14.1; 53.1; 2). É um esforço do homem em negar o que sua consciência diz, Rm 1.18-23; 3). Até os animais saberiam dizer que Deus existe, Jó 12.7-10.

Existem duas grandes dificuldades com o ateísmo em geral:

A primeira é que ele é contrário à razão e à ex­periência humana. A história tem provado vez após vez que é impossível suprimir o desejo pelo divino que existe no coração da humanidade (de qualquer época, em qualquer lugar). O ateísmo não consegue dar descanso à mente e ao coração humano. Após um período em que o ateísmo pareceu triunfar (racionalismo), a humanidade retorna outra vez ao misticismo. A mesma história testifica que existem profundos instintos religiosos dentro do peito humano. Negar isso não é cientifico. De onde vêm esses instintos? “Seria irracional admitir a existência desses desejos e tendências e ainda assim acreditar que eles não correspondem a nada que exista fora do homem, ou que essa tendência não tenha qualquer alvo” (Reville).

A segunda é que ele não explica a existência do homem e do universo em geral. Não se pode negar a existência do homem e do universo. Mas, de onde vieram? O ateísmo não tem respostas adequadas a essas perguntas. O evolucionismo materialista já está sendo descartado, como descartados foram antes dele outras teorias para explicar o surgimento do universo, pois não explica a evidência clara de que existe propósito, ordem e harmonia no universo.

Diante da possibilidade de encontrar pessoas assim, o cristão deve: Orar sempre, pedindo sabedoria para responder (Tg 1.5); Ter respostas razoáveis aos argumentos dessas pessoas (1 Pd 3.15); Lembrar que somente Deus pode iluminar o entendimento das pessoas (1 Co 2.9-16).

Finalmente lembremo-nos que o pior tipo de ateísmo é aquele dos cristãos somente de nome, mencionados por Paulo: “No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras” (Tito 1:16).

 

Rev. Augustus Nicodemus Lopes (fonte: www.ipb.org.br)

 

 



SER CRIANÇA!
 

Olá, crianças de 2 a 7 anos e de 8 a 11 anos! Hoje o nosso culto será em conjunto e a missionária Jacqueline vai falar sobre “louvando a Deus com o que tenho”. Não percam!

     

ENCONTRO DE ESTUDO E ORAÇÃO DA IPJG

 

Às quartas-feiras, às 20 horas, toda a comunidade da IPJG está convidada a se unir em oração aqui em nossas dependências. O tema dos nossos encontros será “Experiências de Oração”, permitindo-nos aprender a orar com Abraão, Moisés, Gideão, Ana, a mãe de Samuel, Salomão, Cornélio, Pedro, Paulo e as Igrejas de Jerusalém e Antioquia. Agende e participe!

 
140 ANOS DE PRESBITERIANISMO EM CAMPINAS
 

Os presbiterianos de Campinas celebram o início do trabalho em nossa cidade, orando e testemunhando o evangelho de Jesus Cristo. Haverá dois cultos, no dia 8 de agosto, no Centro de Convivência: às 17 horas (liturgia mais contemporânea) e às 19 horas. Maiores informações em www.140anos.com.

 
REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF

 

Na próxima quinta-feira, dia 22, às 15 horas, haverá reunião plenária da SAF. Contamos com a presença de todas as sócias.



 
NOVOS HORÁRIOS!?

 

Estamos consultando a nossa comunidade sobre a possibilidade de alterar os horários do culto matutino, que começaria às 9 horas, e da Escola Dominical, que iria das 10h30 às 11h30. Fale com nossos pastores, presbíteros e diáconos sobre isto.



 
ARRAIAR DO CONCEIÇÃO”

 

No dia 31 de julho, sábado, a partir das 17h30, a Igreja Presbiteriana do Jd Conceição vai promover o “Arraiar do Conceição”, para arrecadação de fundos para a construção do Templo. Esperamos por vocês! (F: 3207.1422).


CONVITE
Convidamos toda a IPJG, para participar conosco, no dia 31 de julho, sábado, às 18 horas, do aniversário da Igreja Presbiteriana de Franca e também do lançamento da 2ª Edição do livro “O Apóstolo de Caldas, escrito pelo Rev. Júlio Andrade Ferreira.

 

PARA A GALERA ADOLESCENTE!

 

No próximo domingo, dia 25, vamos ter um culto especial em comemoração ao Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano. Sua participação é muito importante. Venha deixar sua marca em nossa comemoração!!!



 

 

 



 

NOSSO PÚLPITO HOJE
O reverendo Fernando Arantes é o pregador hoje nos cultos matutino e vespertino. Oremos todos para que a Palavra do Senhor, que é viva e eficaz, produza bons frutos pela ministração do nosso pastor.
ORDENAÇÃO E INVESTIDURA DE DIÁCONO

 

É com grande alegria que hoje, em nosso culto matutino, ordenamos e investimos no ofício diaconal da Igreja Presbiteriana do Brasil nosso irmão Geraldo Gonçalves Delgado Neto. Oramos ao nosso bom Deus para que o Geraldo, juntamente com os demais oficiais de nossa Igreja, desempenhe com alegria e fidelidade este importante ministério de Cristo a ele confiado.


CHUVAS NO NORDESTE: TRAGÉDIA ATINGE TEMPLOS

E IRMÃOS PRESBITERIANOS

 

 



 

 As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias derrubaram templos de Igrejas Presbiterianas nos Municípios de Cortês, Palmares e Palmerina. A Igreja Presbiteriana de Cortês e a Igreja Presbiteriana de Palmerina desabaram e um prédio anexo ao templo da Igreja de Palmares também caiu. Neste último funcionava uma escola, salão de recepção e casa pastoral no andar superior. Em comunicado, o Rev. Eraldo Gueiros, Secretário Sinodal de Missões do SSC e Presbiterial do PCRE, fez um apelo conclamando um movimento de solidariedade presbiteriana neste momento.  Há um grupo de pessoas empenhadas em buscar ajuda. Um caminhão está disponível para levar o que for arrecadado. Os itens mais urgentes são água potável, roupas e alimentos. Qualquer ajuda deverá ser encaminhada à Junta Diaconal. Leia mais detalhes no Portal da IPB (www.ipb.org.br).

 

DOCE

 

 “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Romanos 15:7)



 

  A realidade dos fatos mostra que todos nós precisamos de apoio e ajuda. Nenhum de nós é completo sozinho. Entendemos que isso é verdade também no que tange à vida familiar. Famílias precisam de apoio!

É importante lembrar que acolhimento, apoio é justamente o que o Senhor Deus nos oferece e efetivamente nos dá quando nos redime em Jesus Cristo.

Como, então, podemos atender à recomendação que Deus nos faz recorrentemente de apoiarmos uns aos outros?

Sugiro que cada um de nós e que cada família de nossa comunidade adote o estilo DOCE. “Mas, o que significa isto?”, você pergunta. Explico. São quatro atitudes simples e eficientes pelas quais podemos acolher e apoiar uns aos outros como irmãos em Cristo. Começamos com a Disponibilidade. Dispor de atenção, tempo e outros recursos para oferecer à pessoa ou à família atendida. Visitá-la quando possível e abrir a casa para recebê-la quando for necessário ou conveniente. Oferecer liberdade e espaço seguro para que as pessoas possam confiar e procurar auxílio quando precisarem. Continuamos adiante com a Oração. Assumir o compromisso de orar pelo irmão ou pela família atendida assiduamente. Lembremos que Deus tem todos os recursos de que precisamos. Seguimos adiante com o Contato. Contatar a pessoa ou a família atendida regularmente de maneira pessoal a fim de demonstrar atenção e carinho, coletar os motivos de oração, oferecer algum auxílio espiritual e emocional. Amizade cristã. Chegamos ao ponto em que oferecemos o nosso Encorajamento. Encorajar espiritualmente a pessoa ou a família atendida, compartilhando porções bíblicas, orando pessoalmente ou por telefone, participando juntos, sempre que possível, dos programas da Igreja, etc. O Senhor Jesus nos diz: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.” (Mateus 7.12, NTLH).

N’Ele, que nos acolhe e que nos diz para acolher uns aos outros,

Fernando Arantes, pastor.

 

LEITURA BÍBLICA SEMANAL

ELE NOS AMOU PRIMEIRO

 

Segunda: Isaías 6.1-5; Lucas 7.37-38



Terça: Apocalipse 1.9-20;

Quarta: Salmo 8;

Quinta: 1 João 3.1-10;

Sexta: Êxodo 3.1-12;

Sábado: João 14.15-31;

Domingo: Mateus 22.34-40;


FESTA DAS NAÇÕES

 

Vem aí a nossa tradicional Festa das Nações! Agende desde já esta data e não deixe de participar! Convide seus amigos para degustarem conosco dos deliciosos pratos típicos de diversos países (Brasil - USA - Mundo Árabe - Alemanha - Espanha - México - Japão - Itália e França). Teremos várias atrações. Será no dia 14 de agosto, sábado, em nossas dependências! Todo o dinheiro arrecadado será em prol dos nossos missionários. Para mais informações, procure a equipe de Eventos. Aguardamos vocês!!!



 

PLANEJANDO E ATUANDO EM 2010

 

Estamos reorganizando a forma de atuação dos ministérios da igreja; definindo metas anuais e designando um presbítero para acompanhar cada ministério. Estamos no meio do ano, mas cremos que 2010 será de preparação e ajustes deste modelo para os anos seguintes. Cremos que com objetivos definidos, acompanhamento dos presbíteros e com o apoio da comissão de planejamento estratégico na estruturação da equipe e planos de ação, a igreja deve se envolver e se desenvolver mais. O conselho aprovou a criação do Ministério de Vida Sustentável e a unificação dos ministérios de Evangelização e Missões. Estamos montando equipes de trabalho para os seguintes ministérios: Visitação (Cícero e Elaine), Evangelização e Missões (Geraldo Valim) e Vida Sustentável (Marcelo Morandi). Se você tem interesse em participar de algum desses ministérios, procure os pastores ou algum dos presbíteros. Paulo Lane, Márcio Malerbi e Iberê Arco e flecha – comissão de planejamento estratégico da IPJG.



 
CONSTRUÇÃO, CAMPANHA E COMPROMISSO

Alegrei-me quando me disseram:



Vamos à Casa do SENHOR.” (Salmo 122.1)

 

 



Estamos ampliando o Salão Social Júlio Andrade Ferreira, construindo uma nova Cozinha e Salas multiuso. Até o final de junho teremos investido cerca de R$ 250.000,00 sendo, ainda, necessária a complementação de R$ 40.000,00 para a conclusão desta obra. Diante deste desafio, estamos convidando os membros da Igreja a renovar sua participação, orando e contribuindo para a adequação deste local utilizado para expansão do Evangelho e da obra de Deus a nós confiada. Faça seu compromisso de oferta preenchendo o Formulário que se encontra no hall de entrada do Templo e o coloque no gazofiláceo para que a comissão de recursos e construção tome as providências necessárias (lembramos que esta oferta não deve interferir na contribuição regular do dízimo). Até o momento já contabilizamos R$ 13.260,00 de ofertas. Maiores informações com os Presbíteros Geraldo Valim e Sérgio Battaglin. Que Deus nos Abençoe!!!

 
 


CRISTÃOS REFORMADOS

 

 



Os cristãos de linha protestante e reformada adotam todas as doutrinas apostólicas estabelecidas na Bíblia e formuladas em credos pelos grandes concílios ecumênicos da Igreja cristã. Enfatizamos que a vida cristã é um relacionamento com Deus, através da mediação de Jesus Cristo, baseado no Evangelho revelado por Ele e pelas Escrituras Sagradas. Os princípios teológicos fundamentais dos Reformados são: a Teocentricidade, a eleição incondicional de Deus para a salvação dos pecadores, o sacrifício de Cristo pela vida dos eleitos de Deus e a Graça Irresistível que chama e transforma a vida dos que creem em Jesus como seu Senhor e Salvador.
ATENÇÃO, UPA!
Em breve teremos o Culto dos Adolescentes! Informações com Brian.

 

 LITURGIA MATUTINA



E VESPERTINA
 

Completai a Minha Alegria

 

Prelúdio



 

Filipenses 2.1-4



Jesus, Teu Nome É Santo, HCC 175

Oração


 

Tende a mesma atitude de Cristo Jesus

 

Filipenses 2.5-11



Oração silente, audível

A Deus Demos Glória, HCC 228

Dízimos e Ofertas (vespertina)

 

Se Dobre Todo Joelho

 

Rev. Fernando Arantes



 

Ordenação e Investidura de Diácono (matutina)

 

Geraldo Gonçalves Delgado Neto

 

Toda a Língua Confesse

 

Nós Te Louvamos, ó Senhor Jesus, HCC 71

Dízimos e Ofertas (matutina)

Oração e Bênção

 

Poslúdio


 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 


 

 

NOSSOS MISSIONÁRIOS - OFERTA MENSAL

 

Carlos e Rosa Del Pino (Madrid) R$ 360,82



Elieser G. Camargo (Norte da África) R$ 360,00

Milton Camargo (Roraima) R$ 244,03

Ronalda L. Garcez (Senegal) R$ 360,00

Sílvia e Laura Octaviano (África do Sul) R$ 583,44

 

INSTITUIÇÕES QUE APOIAMOS - OFERTA MENSAL

 

Casa dos Menores R$ 120,00



Gideões R$ 120,00

Serviço Social Nova Jerusalém R$ 260,00

 

AGENDA DE ORAÇÃO

 

Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4.2)



 

Pastores, presbíteros, diáconos e líderes dos ministérios e departamentos internos. Corais e conjuntos musicais. Escola Dominical. Programas e projetos da IPJG em 2010.

 

 

 



SAÚDE 

 

ADDY ALVIM PINTO;



BRENDA HESS (câncer);

CARMEN SYLVIA R. ASHCAR;

CÉLIA RICETTI (mãe Carmen - Mal Alzheimer);

CLÁUDIO ASHCAR;

CELINA (sobrinha da Cínthia);

CIDA (mãe da Silvia Coelho);

CRISTIANE (noiva do Diego de Gennaro - em recuperação);

CRISTINA H. DE MELLO D’OCTAVIANNO (em recuperação);

EDUARDO BENATTI;

ESTEVAM ZANETTI (pai da Janeth - hospitalizado);

FLÁVIO P. (noivo da Kátia (aluna do artesanato) - internado);

GEDRO - ESTER - GEDRINHO E PAULINHO;

GENEROSO DE GENNARO;

HÉLCIO (irmão da Silvia Coelho);

ILTON NEVES (cunhado da Celina);

IRACEMA DE GENNARO (UTI);

JORGE FERES (pai da Glória Battaglin);

LAYR VALIM;

MARIA JOSÉ BREDDA (mãe do Jorge);

MIRIAM DE S. RODRIGUES (irmã do Sérgio Rodrigues);

NAOR BRISOLA;

OLIVEIROS VALIM;

PAULO MARCONDES;

PIERINA BATTAGLIN;

SÁTILA PIRES DO AMARAL;

SOPHIA FIGO;

TEREZINHA (cunhada da Marta Delgado - oncologia);

THIRZA MALERBI (depressão);

ZULMIRA BRISOLA;

YVETTE MELARATO SILVA (hospitalizada).

  

 

  


 GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO E ORAÇÃO

Grupo Alphaville - Terça-feira, às 20h30.

Residência de Elaine e Cícero. 

 

Grupo Cambuí - Em recesso.

 

 



Grupo Euloguia - Em recesso.

 

 



Grupo Gramado - Em recesso.

 

Grupo Guanabara - Em recesso.

 

 

Grupo SAF - Terça-feira, às 15 horas, no Templo. Nesta semana a reunião de oração será dirigida pela Adaís. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé”. (I Pedro 5:8 e 9a)



 
 

ENCONTRO DE ESTUDO E ORAÇÃO DA IPJG Quarta-feira, às 20 horas, no templo da IPJG. O Tema dos nossos encontros será “Experiências de Oração”, permitindo-nos aprender a orar com Abraão, Moisés, Gideão, Ana, a mãe de Samuel, Salomão, Cornélio, Pedro, Paulo e as Igrejas de Jerusalém e Antioquia. Agende e participe!

         

 


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

 

 


18/07

 

ANA MAGALHÃES



DANIEL GALEMBECK

MARIA ORMINDA M. PACITTI

MARTINHO J. D. CARDOZO

VIVIANNE VIEIRA DELGADO


19/07

 

LAYR SONETTI VALIM



20/07

 

ANDRÉ KUYUMJIAN LANE



ANDRÉ LUIS SABBAG

MARIA LÚCIA SANVIDO

MAYRA FREITAS MELO

YVETTE SILVA



21/07

 

ARI GOULART



CARLOS VIEIRA

JORGE ERY RODRIGUES CUNHA

LIDIANE S. DE TOLEDO RODRIGUES

22/07

 

DANIEL CASTILHO



MARY OJOE

23/07

 

BRIAN ROBERT KAAM



CARLOS ALBERTO CENCI JR

25/07

 

JÚLIA MENDES FERRAZ



MARIA LÚCIA F. ARCO E FLEXA 

 

     



ESCALA E PLANTÕES:
 

DIACONAL
18/07

Ronaldo / Geraldo / Nelson

 

 

25/07



Lourivaldo / Rafael / Júnior

 

 



 

ORGANISTAS


18/07: CM - Bia

       CV - Sônia

 

25/07: CM - Elizabeth

       CV - Romeu

 

SOM / IMAGEM
 

18/07: CM - Romeu B. e Rogério

CV - Rodrigo

 

25/07: CM - Rogério

CV - Flávio Matheus

 
PASTOR TITULAR

Rev. Fernando T. Arantes



fernando@ipjg.org.br
 

PASTORES AUXILIARES

Rev. Gilson Quelhas

gilson@ipjg.org.br

 

Rev. Carlos Magno



magnoandressa@yahoo.com.br
 

PRESBÍTEROS

Cícero Martins

Fábio Menezes

Geraldo Valim

Hugo Mendes

Iberê Arco e Flexa

Jared Silva

Márcio Malerbi

Oliveiros Valim Filho

Paulo Ferraz

Paulo Lane

Sérgio Battaglin


 

DIÁCONOS

Geraldo G. Delgado Neto

Jorge Bredda

Josafá José de Oliveira

José Jorge Ribeiro da Silva

Lourivaldo de Gennaro

Nelson Campos

Rafael Battaglin

Reinaldo Martins

Romeu Benatti

Ronaldo Mazi

Thimóteo Lins Rodrigues

Wilson Lopes Júnior
 

TESOURARIA

Sérgio de S. Rodrigues



adm@ipjg.org.br
CONGREGAÇÕES
 

Jd Eulina

Pastor Carlos Magno

Rua Guido Segálio, 863 - f: 3381.1474.
 

 

Vila Nogueira

Seminaristas: Márcio Ambrosim e Alexssandro R. Gonçalves

Rua Emílio Lang, 364 - f: 3256.4799.

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



  

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 


  1   2   3   4


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal