Cronologia maçÔnica 2ª Parte Desde 1717 até 1812



Baixar 113.84 Kb.
Página1/4
Encontro23.07.2016
Tamanho113.84 Kb.
  1   2   3   4

CRONOLOGIA MAÇÔNICA
2ª Parte - Desde 1717 até 1812


pelo Ven.Irmão Ethiel Omar Cartes González
Loja Guatimozín 66
Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brazil)

Atualizado Fevereiro 2004

 

1717
Fev - Reunem-se na Apple Tree Tavern, Charles Street, Covent Garden, Londres, 4 Lojas desta cidade a saber: Goose and Gridiron (O ganso e a grelha), Queen's head (A cabeça da Rainha), Apple Tree (A macieira) e a Rummer and grapes (O copo e as uvas), e decidem constituir uma Grande Loja pro-tempore, iniciando os preparativos para a reunião decisiva a acontecer em Junho, na Festa do Solstício de Verão.


Jun 24 - As 4 Lojas mencionadas acima, reunem-se no local da Goose and Gridiron, e oficializam a criação de uma Grande Loja, escolhendo como primeiro G\ M\ a Anthony Sayer e Grandes Vigilantes ao capitão Joseph Elliot e o carpinteiro Jacob Lamball.
O nome de G\ L\ de Londres ou G\ L\ de Inglaterra como é normalmente conhecida esta G\ L\em muitos textos hoje em dia, não é apropriado, considerando que estas 4 Lojas não eram as únicas existentes em Londres (haveriam aproximadamente 12 Lojas, mas só estas 4 interessaram-se no projeto) não poderiam eleger um G\ M\ para Londres e menos para Inglaterra. Aparentemente, o nome de G\ L\ de um grupo exclusivo de 4 Lojas não seria o mais apropriado. Somente em 1738 que, pelos méritos de valiosos homens atraídos à nova organização, que os títulos de G\ L\ e G\ M\ tomam real significado e importância.
- Quando foi criada a primeira G\ L\, viviam em Londres aproximadamente 1000 judeus.
- Na History of the Lodge of Edinburgh, D. Murray Lyon confirma a luz dos primeiros protocolos das Lojas de 1717 a opinião dos irmãos Hughan, Keller e outros, que existiam unicamente Lojas de Aprendizes e Companheiros presididos por um Vigilante. Na fundação da G\ L\ não é feita nenhuma menção ao grau 3º nem de prerrogativas dos Mestres. Prichard, na sua obra Masonry Dissected, expressa claramente que com anterioridade não era conhecido o grau de M\ M\
- É fundado o Rito Inglês ou dos Antigos Maçons Livres e Aceitos. Este Rito é praticado na Grã Bretanha, USA, parte da Alemanha, Suíça e parte de Centro e Sulamérica. Consta com 3 graus simbólicos e 5 graus denominados do Royal Arch. As GG\ LL\ deste Rito não reconhecem graus superiores a estes, mas autorizam os derivados das Ordens Medievais de Cavalaria.
- A representação mais antiga de um avental da maçonaria moderna está no retrato de Antony Sayer, realizado por Allighmore.

1718
- A G\ L\ (Londres) elege como 2º G\ M\ a George Payne.


- George Payne ordena reunir todos os escritos, documentos, cartas, etc., que interessem à maçonaria e copias das Constituições Góticas para elaboração da futura Constituição da G\ L\

1719
- Jean Theophile Desaguliers, nascido em Aytré, subúrbio de La Rochelle, França, em 12 de Março de 1683 e amigo de Isaac Newton, é eleito como 3º G\ M\ da G\ L\ (Londres). Sua última presença em Loja aconteceu em 8 de Fevereiro de 1742. Morre e em 29 de Fevereiro de 1744, em Londres

1720
- O G\ M\ J. T. Desaguliers ordena queimar todos os manuscritos maçônicos existentes, para evitar que caíssem em mãos profanas.
- A G\ L\ (Londres) elege como 4º G\ M\ a George Payne (2º período).
Set 29 - Na taverna Armas do Rei, com a presença de 16 Lojas, James Anderson (1680-1739) V\ M\ de Loja e pastor presbiteriano, foi incumbido de colocar as velhas Constituições Góticas em ordem, sob nova forma mais metódica e aproveitando os manuscritos existentes.

1721
Jan 06 - Iniciação de William Stukeley em Londres, primeiro registro existente de um profano iniciado na maçonaria moderna. Era membro da Royal Society (investigação científica).


- Fundado o Rito maçônico de Swedenbourg, com 8 graus.
Jun 04 - Por iniciativa do Duque de Montagu, futuro G\ M\ da G\ L\ de 1717, é fundada na cidade belga de Mons, a Loja A Parfaite Union, que seria a primeira Loja dos tempos modernos no continente europeu.
Jun 21 - A G\ L\ (Londres) aprova as Ordenanças Gerais (General Regulations) compiladas por George Payne.
Jun 21 - A G\ L\ (Londres) elege como 5º G\ M\ ao Duque de Montagu.
Out 21 - Fundada em Dunkerque (França) a primeira Loja dependente da G\ L\ (1717) sob o nome de Amizade e Fraternidade. Estima-se que esta seria a primeira reunião maçônica em solo francês. (Veja 1725). Este tipo de discussão entre os historiadores torna-se normal devido principalmente à reserva e discrição dos maçons através da historia, que faz que não ficam documentos que avalizem determinada hipótese.
Out 29 - A G\ L\ (Londres) toma acordo para James Anderson redigir a primeira Constituição na base de documentos reunidos por George Payne.
Dez 27 - Na mesma taverna Armas do Rei (veja 1720), com a presença de 20 Lojas, o G\ M\ Duque de Montague nomeia uma comissão de 14 irmãos para examinar o manuscrito apresentado por J. Anderson e emitir um parecer.
- O Duque de Montagu expede Carta Constitutiva para a Loja A Parfaite União do Regimento dos Guardas Escoceses, França.

1722
Mar 25 - Reunida a G\ L\ (Londres) na Taverna Ponte da Praia com 24 Lojas presentes, foram lidos o Relatório da Comissão Revisora e a Constituição de Anderson. Algumas modificações foram sugeridas e, finalmente, declararam-se aprovadas as "Constituições". Decidiu-se, na mesma reunião, mandar imprimi-las para serem lidas quando do ingresso de um novo membro na Fraternidade ou quando o V\ M\ de uma Loja assim ordenar.


- Primeira referência aos graus superiores ou azuis, conforme Robert Sambler, autor de um tratado hermético intitulado "long Livers" aparecido sob o pseudônimo de Eugenius Philalethes Junior e dirigido aos membros da G\ L\. Samber faz distinção entre os "que não estão muito iluminados" e os que "tem maior luz", que "são da classe superior", e "estão iluminados pelos mais sublimes mistérios e os mais profundos segredos da maçonaria", e fala aos maçons sobre o grau superior que se acha "atrás do véu".
Jun 21 - A G\ L\ (Londres) elege como 6º G\ M\ a Filipe, Duque de Wharton.
- O Duque de Wharton é degradado como maçom em reunião aberta, pouco depois de deixar o cargo de G\ M\, por conspirar na facção que intentava restaurar a dinastia dos Stuart na pessoa do filho de Jacob II, O Pretendente, exilado na França.

1723
Jan 17 - J. Anderson é eleito 2º G\ Vig\, sendo o 7º G\ M\ o Duque de Dalkeit (por influência do Duque de Wharton). 


Foi neste momento de J. Anderson apresentou orgulhosamente a primeira edição do Livro das Constituições (The Constitutions of the Free-masons) impresso por William Hunter, para John Senex na Globe e John Hooke na Flower-de-luce em frente da igreja St. Dunstan, na Fleet street, Londres.
O Livro das Constituições tinha uma dedicatória de Desaguliers, uma curta história da Maçonaria desde a criação do mundo, os Antigos Deveres ou Leis Fundamentais (Old Charges) e as 39 Obrigações ou Regulamentos Gerais de 1721 compilados por George Payne, a aprovação do Livro e 4 cânticos maçônicos (Canção do Mestre, Canção do Vigilante, Canção dos Companheiros, Canção dos Aprendizes). A Canção do Mestre é dedicado ao V\ M\, como hoje é conhecido.
A Constituição de Anderson não menciona graus superiores. 
Nos Regulamentos Gerais aparece pela primeira vez, a expressão Landmark (art 39).
James Anderson, predicador da Igreja Presbiteriana de Londres, doutor em Filosofia e Teologia, nasceu em Aberdeen em 1680, desconhece-se a data de seu traslado a Londres, não esteve presente na fundação da G\ L\ e aparece nos registros da Loja Horne Tavern, em 1723 e 1725.
Fev 28 - A G\ L\ aprova a venda para o público do livro da Constituição de Anderson, impresso por John Senex e John Hooke, 96 páginas.
- Na G\ L\ (Londres) aparece pela primeira vez um Secretário que depois foi designado Gr\ Secr\.
- Aparecem referencias ao Royal Arch (Marco de um Mestre) no livro A Mason's Examination, publicado por The Flying Post, Londres.

1724
- Um Manuscrito das Antigas Constituições Maçônicas impresso em Londres sob o título The Secret History of the Free-masons, apresenta os Rosacruces e os maçons como "irmãos da mesma Fraternidade ou Ordem".


- A G\ L\ (Londres) elege como seu 8º G\ M\ o Duque de Richmond.
- Conforme Ludwig Keller, é efetivado o grau de Mestre pela G\ L\ (Londres) da forma como haveria sido criado por E. Ashmole. (Keller foi iniciado em 1897 em Kässel e era Diretor do Arquivo Público de Münster).
- Fundada a G\ L\ de Viena.
- Fundada a G\ L\ de Frankfurt-sur-Main
já Salomon's Temple de Hemmings Row (veja 1723)
- Fundada a G\ L\ de Connecticut (USA).
- Fundada a G\ L\ de Munster, cidade de Cork, Irlanda, que é o berço da G\ L\ de Irlanda; o primeiro G\ M\ é Earl de Rosse conde Derwentwater.
- Tem-se conhecimento de uma Loja escocesa com o nome de São Tomé, em Paris, em homenagem a São Tomé de Cantuarias, venerado pelos stuartistas. A loja São Tomé reunia-se no restaurante de Hure, o Louis D'Argent, sito na rue de Boucheries, bairro de Saint Germain, Paris. (Veja 1721 sobre a primeira reunião maçônica na França).

1725
- Em uma resolução da Antiga Sociedade de Maçons de York, Inglaterra, se estabelece que "cada primeira Quarta feira uma Loja será desenvolvida na casa de um Irmão, por ordem, e uma hora será destinada para falar de Maçonaria. Seria a mais antiga menção de instrução em Loja. (Fonte : Yasha Beresiner em Masonic Education, site da G\ L\ Unida da Inglaterra)

1726
Jan 29 - Fundada a L\ Dumbarton Kilwinning, Nº 18, na Escócia.
- No Grand Mistery Said Open, ao receber a Palavra Sagrada, se lê : "… apoiei-me em meu joelho direito com a sagrada Bíblia sobre meu peito".
Dez 27 - Lavrada em Cork a primeira Ata da Loja No 1 da G\ L\ Provincial de Munster, Irlanda. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).

1727
Abr 27 - A Loja Swan and Rummer, em Finch Lane, de Londres, convoca uma Loja de Mestres, reunião que se realizaria no dia 29. Esta seria a mais antiga referência a uma Loja no grau de Mestre. (Fonte: Institute d'Etudes Maçonniques).

1728
Jan 22 - Fundada em Calcutá por europeus uma Loja que seria a mais antiga em território asiático. (Fonte: Alceu de Maynard de Araújo em Efemérides)
Fev 15 - Filipe, Duque de Wharton e um reduzido número de ingleses, funda em Madri a Loja A Matritense Nº 50 , dos registros da G\ L\ (Londres) com Carta Constitutiva Nº 50 e patente de Lord Colleraine, G\ M\. Funciona na própria residência do duque. Abateu colunas pouco antes de 1767. Para alguns é conhecida como Loja As 3 Flores de Lys, nome do Hotel francês onde teria sido fundada; outra versão da como título distintivo Les French Arms com sede na rua de São Bernardo. O duque de Wharton mais tarde converteu-se ao catolicismo, morrendo quase transtornado num convento na Espanha, em 1773 com 35 anos de idade.
Dez 27 - A G\ L\ de Irlanda estabelece 10 regras gerais, sendo a 9ª a emissão de um certificado de maçom para efeitos de identificação.
- Em 1728 ou 1729 haveria sido fundada a G\ L\ de França (veja 1736), durante uma visita do duque de Wharton, que foi o primeiro G\ M\ das Lojas do reino da França.

1729
- Fundada a G\ L\ de Irlanda e Earl de Rosse é o primeiro G\ M\. (veja 1725).


- Fundada em Paris uma Loja jacobina de nome São Pedro e São Paulo.
Mar - Fundada uma segunda Loja no continente europeu, agora em Gibraltar, com Carta da G\ L\ (Londres) sob o Nº 51 e com o nome de San Juan de Jerusalém. Hoje funciona com o Nº 115.
Mai 17 - Haveria sido inaugurada uma segunda Loja na França por André Francis Lebreton na rue La Boucherie, Paris, mas parece ser a mesma Loja Louis D'Argent de 1728.
- Fundada em Paris a Loja Saint Martin.
- A Encyclopediae Ephraim Chambers refere-se a maçons "que tinham todos o caráter de rosacrucianos".
- Ocorrendo uma cisão política, a Loja São Tomé cedeu o local a uma Loja orangista, que tomou o nome da estalagem O Louis D'Argent. A Loja São Tomé passa a reunir-se no Hotel de Soissons, proprietário Leroy, sito na rue De Deuz Ecus. A nova Loja é mencionada freqüentemente como Loja São Tomé de Louis D'Argent.
- Fundada a Loja das Artes Santa Margarida, saída da Loja Louis D'Argent.

1730
Jan 29 - Sucedendo a Lord Kingston, o Duque de Norfolk é empossado como G\ M\ da G\ L\ (Londres).


- Conforme Ludwig Keller, é criado o grau de Comp.
- Lord Colleraine concede poderes para fundar a primeira Loja na Índia no Fort William (hoje Calcutá). Aparece no registro da G\ L\ de Inglaterra sob o nome de Loja East India Arms in Bengala.
Out - Primeira edição do livro Masonry Dissected, de Samuel Prichard, que ingressou na Ordem com o exclusivo propósito de conhecer seus segredos e poder fazer o livro, que resultou um sucesso; em 11dias teve 3 edições. Até 1737 tinham-se vendido 7 edições e traduções no alemã, francês e holandês. Naquela época era proibida a impressão de rituais pelo que este livro tem valor para investigações e também acabou contribuindo para uniformizar os Ritos.
Mar 17 - Iniciação de André Miguel de Ramsay (1681-1743).
Mai 12 - Iniciação de Charles de Secondat, Barão de la Brede e Montesquieu na Loja Horn, de Londres. Na mesma sessão foi também iniciado o Conde Jean-Baptiste-François de Sade, pai do Marques de Sade.
Jun 5 - Th. Howard, Duque de Norfolk, G\ M\ da G\ L\ de Inglaterra, confere a Daniel Cox, de New Jersey (USA) o cargo de G\ M\ Provincial de New York, New Jersey e Pennsylvania; é o primeiro maçom a ser investido de tal dignidade no Novo Mundo, mas, aparentemente, o irmão Cox não desempenhou tal cargo. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira na obra Antimaçonaria)
Set 5 - O Daily Journal, Londres, indica que os maçons são um enxerto do rosacrucianismo.
- Uma circular do G\ O\ da França datada em 4 de setembro de 1788, menciona como existentes na França entre 1725 e 1730 cinco Lojas: Louis D'Argent, de Bussy, de Aumont, da Perfeita União e de Bernouville. É necessário agregar quatro outras Oficinas constituídas em 1729 pela G\ L\ (Londres) sob os nome de Sainte-Marguerite, Saint-Thomas, Saint-Martin e Saint-Paul. Autores (Thory) dão dois nomes à Loja Saint-Thomas; também Au Louis D'Argent (Veja 1729). Haveriam outras Lojas no resto do território francês ? Ninguém sabe, já que o G\ O\ até 1756 não tinha um registro regular de suas deliberações. (Fonte: Histoire du Grand Orient de France, de A. G. Jouaust).

1731
- A G\ L\ de Inglaterra autoriza que os Veneráveis Mestres e os Vigilantes, possam pendurar suas jóias em colares brancos em torno de seus pescoços, sendo esta a primeira noticia escrita sobre colares.


- Neste ano aproximadamente, é adotada a orla azul do avental para o G\ M\, seu Deputado (G\ M\ Adjunto) e os Grandes Vigilantes. Os Veneráveis Mestres e os Vigilantes das Lojas foram autorizados a forrar os aventais com seda branca e os Oficiais administrativos, Tesoureiro e Diáconos com seda vermelha.
- Fundada a primeira G\ L\ de Itália, em Nápoles.
- Benjamin Franklin é iniciado em Pennsylvania.
- Iniciado o Príncipe Franz Estevão, mais tarde Francisco I Imperador da Alemanha (Kaiser), por Desaguliers em Hagg, sendo apresentado pelo escritor e político inglês Chesterfield (Cartas a meu filho) que naquela época era Embaixador nos Países baixos. No ato da iniciação foi elevado à Companheiro. O Príncipe desenvolveu intensa atividade maçônica a vida toda.
- A G\ L\ de Inglaterra elege G\ M\ a Lord Level.
- O capitão inglês John Phillips é nomeado G\ M\ Provincial da Rússia. O Czar Pedro O Grande, que conforme uma lenda tinha sido iniciado por Sir Christopher Wren no Grau de Santo André do Rito escocês, tinha prometido estabelecer a Ordem na Rússia.

1732
Abr 3 - O Visconde de Montague, G\ M\ da G\ L\ de Inglaterra, concede Carta regular sob o Nº 90 a Loja O Louis D'Argent, também conhecida como São Tomé.


Abr 17 - George Skinner, Enfield, Inglaterra, é iniciado sendo cego de nascença, com a explicação que seu defeito físico não o impedia de aprender e praticar as doutrinas da maçonaria especulativa.
Abr 27 - Marinhos ingleses fundam em Bordeus, França, a Loja L'Anglaise sob o Nº 204 e sob os auspícios da G\ L\ de Inglaterra.
Set 14 - A Câmara de Polícia de Paris emite um decreto proibindo as associações maçônicas.
Nov 20 - A Loja Louis D'Argent é oficialmente instalada no Hotel de Bussy, de Lardelle, sito à rue de Bussy 4.

1733
Mar 3 - Fundada a G\ L\ de Massachussets (USA).


Mar 19 - Nasce na Prússia, Friedrich Joseph Wilhelm Schröder, o fundador do Rito Rosa Cruz Retificado
Abr 30 ou Jun 30 - Com Carta Patente outorgada pelo Visconde de Montagu, G\ M\ de Inglaterra, o irmão inglês Henry Price e um grupo de 18 irmãos, imigrantes europeus, fundam a Loja de São João em Boston (USA). Funciona na Tavern Bunch of Grapes O Cacho de Uvas). As Lojas da G\ L\ de Massachussets não tem número distintivo. O irmão Price, que era G\ M\ Provincial da G\ L\ de Inglaterra, é considerado o pai da maçonaria americana.
Jun 24 - Benjamin Franklin, com Carta Patente outorgada pela G\ L\ de Massachussets, funda uma Loja em Philadelfia, que foi o origem de toda a maçonaria em Pennsylvania. Funcionava na taverna The Old Tun Tavern.
Dec - Na Ata da Loja The Old's King Arm No 283 (Londres) lê-se que o Painel da Loja deve ser desenhado em tela.
- Benjamin Franklin dirige em Philadelfia a primeira edição americana do Livro das Constituições de Anderson e, neste mesmo ano, é eleito G\ M\.
- A Loja L'Anglaise de Bordéus constitui, em Valenciennes, a Loja A Parfaite União.
- Primeira menção de uma Loja escocesa na Lista de Lojas do Dr Rawlinson.
- É criado o Fund of Benevolence pela G\ L\ de Inglaterra para ajuda de irmãos pobres ou viúvas de maçons necessitadas. Funciona até hoje.

1735
Fev 13 - A primeira Ata em preservação da Loja Cannongate Kilwinning Nº 2 começa assim : 


"Cannongate, 13 de Fevereiro, AD 1735, AM 5735. A Loja, havéndose reunido dentro do prazo, resolve ……"
Mar 31 - Aparece a primeira referência nas Atas da Loja Cannmongate Kilwinning (ou em qualquer outra Loja escocesa) sobre admissão de Mestres Maçons.
Abr 17 - O Cavalheiro Randolph Took é designado G\ M\ Provincial para a América do Sul pela G L da Inglaterra. (Fonte : Morivalde Calvet Fagundes, na rev A Verdade).
Ago 12 - Lord Weymouth, G\ M\ da G\ L\ de Inglaterra, instala a Loja escocesa D'Aubigny, no castelo D'Aubigny, propriedade do Duque de Richmond. Anteriormente a Loja funcionava no Palácio parisiense Dos Keroualles sito à rue de Varenne.
Ago 17 - Maçons residentes em Lisboa, solicitam permissão da G\ L\ de Inglaterra (1717) para fundar uma Loja. Esta teria sido concedida pois a 3 de Junho de 1736 o jornal St. James Evening Post informava que a referida Loja teria sido fundada.
Set 20 - O jornal St James Evening Post, Londres, relata uma sessão maçônica de uma Loja que funcionava na rue de Bussy, Paris, presidida por Desaguliers e pelo duque de Richmond, na presença do conde de Waldgrave, Embaixador de Inglaterra e de Montesquieu, tendo sido iniciado o conde de Saint-Florentin, secretário de Estado do rei da Franca.
- Fundada a primeira Loja da Suécia, em Estocolmo, pelo Conde de Cavalaria, Axel Ericsson Wrede Sparre.
- O duque de Lorraine funda na Itália a primeira Loja dos tempos modernos.
- Fundada a primeira Loja em La Haia sob o nome Le Veritáble Zele, sendo seu V\ M\ Johannes Cornelius Rademacher.
Dez 10 - O povo saqueia a Loja De La Paix em Amsterdam composta quase exclusivamente por irmãos ingleses. Os governos da Holanda e Prússia suspendem os trabalhos maçônicos conforme édito publicado nesta data, e que tinha sido emitido em 30 de Novembro. (Fonte: Anais do 1o Congresso Maçônico Internacional de História e Geografia - Rio de Janeiro)
- A G\ L\ de Inglaterra solicita de J. Anderson uma revisão da Constituição.
- Oração do G\ M\ Provincial de Durham citando 12 versos sobre o uso por parte dos judeus da Espanha, da Espada e da Trolha. Ela é agora usada no Ritual rimado da Real Ordem da Escócia.
- Pela grande quantidade de Lojas escocesas em Paris, derivadas do stuartismo, sentiu-se a necessidade de designar um G\ M\, iniciando-se o processo de formação de uma Potência Maçônica, segundo o modelo inglês.
- Nova Loja se separa em Paris da Loja O Louis D'Argent. É a Loja de Bussy que tomará o nome de D'Aumont, no momento em que é nomeado V\ M\, o duque de D'Aumont.
- O baronete escocês James Hector Mac Lean é nomeado G\ M\ das Lojas Escocesas da França.
- Fundada a G\ L\ da Georgia (USA).

1736
- As lojas "inglesas" em Paris dependentes da G\ L\ de Inglaterra fundam a G\ L\ Provincial, contra a vontade da Obediência inglesa que tinha recusado um pedido feito em 1735.


- O Conselho da República e Canton de Genebra proíbe a maçonaria.
- Fundado o Rito de Ramsay com 5 graus, aumentado depois a 7. (Veja 1728).
Jun 03 - Primeira Loja maçônica de Portugal, constituída por súbditos ingleses. (Fonte : Agenda O Livro dos Dias - 2000)
Jun 24 - Quatro Lojas de Paris reunem-se com a presença aproximada de 60 irmãos, fundando a G L da França, elegendo como G M a Charles Radcliff, conde Dervenwater. A G\ L\ da Inglaterra alega que estas Lojas eram autoconstituídas, e não obedeciam a nenhuma potência
Out 15 - É enviada circular pelas 4 Lojas mais antigas de Edimburgo, Escócia, convidando-as a uma Assembléia, para organizar a maçonaria em outras bases.
Nov 30 - É realizada a Convenção de Edinburgo convocada na cidade, elegendo como G\ M\ ao irmão William Clair, sendo assim constituída a G\ L\ da Escócia. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
- A G\ L\ da França desconhece a regularidade da G\ L\ de Inglaterra.

1737
Mar 21 - André Miguel Ramsay escreve seu famoso discurso que seria pronunciado como Orador numa cerimônia de Iniciação na G\ L\ da França. Cumprindo ordens policiais da época, Ramsay enviou uma cópia ao Cardeal Fleury, quem devolveu-o com uma simples nota escrita na margem da 1ª página "Le Roi ne le veut pas" ficando o discurso oralmente inédito; mesmo assim, teve múltiplas repercussões lançando a primeira semente da criação da Enciclopédia e dando origem ao movimento dos Mestres Escoceses que criaram o 4º grau. Nesse discurso Ramsay expressa a idéia de uma República Democrática Universal compatível com o sentimento patriótico e urge a elaboração de uma Enciclopédia universal de todo o que existe de bom, grande e luminoso nas artes e na ciência. O Cavaleiro Ramsay, do partido stuartista, exilado em Paris por ser partidário de Jacob III ao trono de seu pai Jacob II, tinha sido investido como Cavalheiro da Ordem de São Lázaro pelo Regente Filipe de Orleans.


- Um grupo de irmãos da G\ L\ de Inglaterra separa-se dela e juntam-se aos restos das Corporações Operativas sob a Constituição da Grande Corporação de Obreiros de York, dando forma ao regime Escocês Antigo e aplicando à G\ L\ de Inglaterra o título de moderno. Eles se consideram depositários e continuadores das tradições das corporações de Ofício.
- O Barão Scheffer, primeiro G\ M\ da G\ L\ de Suécia, recebeu os 3 graus de São João em Paris e também os 2 graus escoceses.
- Fundada a G\ L\ de South Carolina (USA).
- O Príncipe Eleitor de Mannheim proíbe a maçonaria.
- A G\ L\ de Inglaterra elege G\ M\ ao Conde de Darnley.
Set 10 - O Cardeal Fleury ordena a invasão do local onde é efetuada uma reunião maçônica e condena o dono do local, o comerciante Chapelot, a pagar uma multa de 10.000 francos e ao fechamento de seu comércio. A sentença proíbe, ao mesmo tempo, as Associações e, em especial, as maçônicas.
- É iniciado o Príncipe de Gales que mais tarde governaria Inglaterra como George II. Ele foi o primeiro maçom da Casa Real inglesa. Iniciado por Desaguliers, a cerimônia foi realizada no castelo de Kew, Richmond.
- O Grão Duque de Médici, pouco antes de morrer, proíbe a maçonaria, que volta com todo vigor com o sucessor do Duque que era maçom.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal