Cultura Acadêmica – o Segundo Selo da Fundação Editora da unesp apresentação



Baixar 13.16 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho13.16 Kb.

Cultura Acadêmica – o Segundo Selo da Fundação Editora da UNESP

Apresentação -


A Fundação Editora da Unesp criou, ao lado de sua marca tradicional, Editora UNESP, um segundo selo, Cultura Acadêmica, que abre novas oportunidades de publicação para docentes e pesquisadores, em particular àqueles associados à Unesp.

Rotineiramente, recebemos um número considerável de propostas de publicação que, dadas limitações editoriais que balizam o selo principal, não podemos absorver. Nessas circunstâncias, mesmo livros com financiamento assegurado, produzidos por membros individuais da Universidade ou resultantes de congressos organizados pela Unesp, não encontram canal de publicação na Editora Unesp. A implantação de um segundo selo visa justamente minimizar o estrangulamento da divulgação desses trabalhos universitários que, de outra forma, permaneceriam inéditos.

Num momento em que a pesquisa acadêmica e sua divulgação são cada vez mais necessárias e mais exigidas, acreditamos que essa iniciativa da Editora possa fornecer um importante veículo adicional de difusão das investigações científicas de toda a comunidade universitária.

Caracterização e escopo


Por oposição às obras editadas sob o selo Editora Unesp, os títulos do segundo selo não serão submetidos ao Conselho Editorial Acadêmico (CEAc) da FEU e não precisarão obedecer a todos os critérios editoriais que têm tradicionalmente norteado o selo principal. A função avaliadora da Editora limitar-se-á quase que exclusivamente a aspectos formais do trabalho apresentado e seu papel será praticamente circunscrito à prestação de serviços. Dessa maneira, cria-se um canal para a publicação de trabalhos acadêmicos que, por motivos diversos (e.g., incongruência com os temas pertinentes ao catálogo regular) e de acordo com os procedimentos usuais, não teriam espaço na Editora Unesp.

A participação específica da Editora na edição e comercialização de originais apresentados para o segundo selo variará conforme o interesse do responsável pelos textos e do nível de desenvolvimento do projeto. A FEU, em termos a serem acordados com os autores, poderá tanto se responsabilizar por toda a produção e/ou distribuição dos livros quanto se limitar a fornecer o selo e/ou o número de ISBN para um texto pronto e que tenha sua distribuição entregue a terceiros.

É também importante salientar que o selo é tipicamente aberto a co-edições, isto é, não apenas autores podem requisitar a concessão do selo, mas instituições que se interessem em editar o material e que tenham firmado contratos de cessão com os autores também podem encaminhar propostas de co-edição com o Cultura Acadêmica. Este seria o caso, por exemplo, de unidades da UNESP que pretendam desenvolver programas de edição.

Condições gerais de participação


  1. Os livros ou propostas de publicação deverão ser o resultado do trabalho de autores ligados à universidade e, via de regra, cobrir temática de cunho acadêmico. Docentes e pesquisadores associados ao trabalho assumirão responsabilidade integral pelo conteúdo veiculado por essas publicações.

  2. Para todos os textos recebidos deverão ser providenciados os contratos de direitos autorais correspondentes.

  3. Caso a publicação seja objeto de uma proposta de co-edição com o selo, a instituição proponente e a FEU deverão firmar contrato de co-edição coerente com os demais termos negociais previstos para o caso

  4. Os trabalhos deverão ter financiamento providenciado integralmente por seu(s) autor(es) , promotor(es) ou apoiador(es). É vedada à Editora a utilização de recursos próprios para qualquer publicação pertencente ao selo Cultura Acadêmica.

  5. Os textos deverão obedecer os padrões exigidos pelas Normas de Publicação da Editora. Estas Normas estão publicadas em coleção amplamente distribuída e disponível nas bibliotecas de todos os campi da Unesp.

  6. Caso o(s) autor(es) ou organizador(es) do texto pretenda(m) atribuir à Editora a responsabilidade pela produção editorial, deve(m) ele(s) explicitar previamente todos os detalhes gráficos e editoriais (e.g., tiragem, formato etc.) que gostaria(m) de ver incorporados à edição de sua obra.

  7. Caso o(s) autor(es) ou organizador(es) pretenda(m) obter algum tipo de pontuação acadêmica (junto à sua própria universidade de origem ou a instituições como Capes, CNPq e Fapesp) deverá(ão) se informar sobre as condições que as instituições pertinentes exigem para a pontuação requerida.



  1. Sempre que necessário, os originais deverão ser entregues, em cópia impressa e em disquete, em nossa sede:

Editora UNESP – Editoria Executiva

Praça da Sé, 108 – Cep 01001-900, São Paulo, S.P.



  1. A FEU se reserva o direito de recusar a cessão do selo sempre que assim julgar apropriado, com o objetivo de preservar a respeitabilidade da série e de padrões editoriais característicos. Em qualquer caso, a aprovação final da concessão do selo ficará exclusivamente a cargo do pessoal técnico da FEU que avaliará o cumprimento das regras de participação e a viabilidade dos projetos.

Informações adicionais e contato

Informações complementares poderão ser obtidas por e-mail



editorial@editora.unesp.br ou cyntia@editora.unesp.br

ou por telefone



(11) 3242.7171 , r. 613 (Srta. Cyntia)


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal