Cultures differentes, objectifs humains communs



Baixar 7.16 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho7.16 Kb.


ESL RUMO A RENNES, BRETANHA, FRANÇA
Projeto Comenius
CULTURES DIFFERENTES, OBJECTIFS HUMAINS COMMUNS
Un bonjour de Rennes!
1º dia – 19-03-2012
8:00 – Encontro de todos os parceiros no Lycée Chateaubriand, onde o Proviseur e o Proviseur-adjoint deu as boas vindas e, a partir de uma questão colocada pelo nosso aluno Rúben, passou a apresentar o sua escola, cursos e alunos que aí estudam (cerca de 600 no ensino secundário e 1300 nas Classes Préparatoires (estes, já com o 12º ano concluído, estão a fazer a preparação para o exame que lhes dará acesso às Grandes Ecoles, considerado ensino universitário de topo em França).

10:00 – O professor Félicien Illien prendou-nos com uma apresentação sobre a história e cultura da Bretagne e até tivemos direito a aprendizagem de passitos de dança tradicional com grande significado para os bretons.

11:00 – Visita guiada ao liceu, seguida do almoço no restaurante escolar (2000 almoços são aqui servidos diariamente).

14:00 – Visita guiada ao centro histórico da cidade, repleto de casas medievais típicas com estruturas de madeira.

15:00 – Enquanto os alunos tiveram direito a tempo livre, os professores reuniram para trabalhar sobre o projeto – balanço das atividades já realizadas em cada escola.
2º dia – 20-03-2012

8:00 – Início das atividades com alunos e professores. Um aluno porta-voz de cada grupo recapitulou o que se faz na sua escola a nível de apoios solidários.

10:00- Encontro, na Maison Internationale de Rennes, com representantes de várias ONG (BANA Bénin, BRETAGNE-VIETNAM, GREF [Educateurs sans Frontières], MATA Niger, MALAYA-Afghanistan).

14:00 - Os alunos são organizados em 3 grupos para fazer o balanço dessas reuniões e propor novas ações solidárias. Posteriormente, os grupos juntam-se para as conclusões finais.



Foi um dia muito cansativo, mas bastante proveitoso: houve forte intervenção do grupo português, nomeadamente dos nossos alunos.
A bientôt et suivez nos nouvelles.

Amitié
L’équipe Comenius en mobilité.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal