Curriculum vitae Coimbra Outubro 2013



Baixar 410.31 Kb.
Página1/6
Encontro18.07.2016
Tamanho410.31 Kb.
  1   2   3   4   5   6


Curriculum Vitae Angelina Lopes Simões Pena

Angelina Lopes Simões Pena



Curriculum vitae

Coimbra

Outubro 2013

I. DADOS BIOGRÁFICOS



Nome: Angelina Lopes Simões Pena

Filiação: Nuno Afonso Simões Pena e Rita da Piedade Lopes Gil Pena

Data de Nascimento: 17 de Agosto de 1962

Nacionalidade: Portuguesa

Naturalidade: Freguesia da Sé Nova, Coimbra.

Bilhete de identidade: Nº 4377650 de 05/03/2002 do Arquivo Identificação de Coimbra.

Situação Profissional: Professora Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Endereço Profissional: Laboratório de Bromatologia Hidrologia e Nutrição, Faculdade de Farmácia; Universidade de Coimbra; 3000-295 Coimbra, Portugal.

Telefone: +351 239 488 480

Fax: +351 488 400

E-mail: apena@ci.uc.pt

II. ESTUDOS, DISSERTAÇÕES, PROVAS E GRAUS ACADÉMICOS




Pós – Doutoramento

De 4 de Maio de a 29 de Julho de 2002, obteve equiparação a bolseiro, fora do país, (por despacho do Sr Vice-Reitor de 23/4/2002) tendo desenvolvido trabalho de investigação, pós-doutoramento, na área de “Desenvolvimento e aprendizagem de novas metodologias analíticas para a determinação de resíduos de antibióticos”. Este trabalho foi realizado no Laboratório de Bio-Analytical Chemistry, da Graduate School of Pharmaceutical Sciences na Universidade de Tóquio, Japão, sob a orientação dos Professores Doutores Kazumiri Imai e Makoto Tsunoda, ao abrigo de uma bolsa de pós-doutoramento atribuída pela Matsumae International Foundation.



Doutoramento

A 2 de Maio de 2001, apresentou e defendeu a Dissertação de Doutoramento em Farmácia, na Especialidade de Bromatologia intitulada “Resíduos de antibióticos em alimentos: Contribuição analítica e avaliação da susceptibilidade bacteriana”, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Irene Noronha da Silveira, tendo obtido a classificação de “Distinção e Louvor por Unanimidade”.



Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica

A 10 e 11 de Janeiro de 1992, apresentou e defendeu a Dissertação das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, tal como vem consignado no Artigo 53º e regulamentado no Artigo 58º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, sob a orientação científico/pedagógica da Professora Doutora Maria Irene Noronha da Silveira. Apresentou os trabalhos que consistiram no relatório de uma aula teórico-prática intitulada “Determinação dos herbicidas MCPA, 2,4-D e 2,4,5-T em águas por GC-MS” e num trabalho de síntese denominado “Herbicidas ácidos em águas: MCPA, 2,4-D e 2,4,5-T” tendo obtido a classificação de “Muito Bom”.


III. CARREIRA ACADÉMICA


Professora Associada

Foi contratada como Professora Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, por despacho reitoral de 26 de Junho de 2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 160 de 21 de agosto de 2013.



Nomeação definitiva

Foi nomeada, por unanimidade, Professora Auxiliar a título definitivo, em reunião do Conselho Científico de 24 de Abril de 2006.



Professora Auxiliar

Após a obtenção do grau de Doutor em Farmácia, especialidade em Bromatologia, em 2 de Maio de 2001, foi contratada como Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, por despacho reitoral de 11 de Junho de 2001, publicado no D.R.II série nº158 de 18 de Julho de 2001.



Assistente

A 13 de Janeiro de 1993 foi contratada como Assistente, além do quadro, do grupo de Ciências Físico-Químicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, mediante despacho reitoral de 2 de Março de 1993, publicado no D.R.II série nº158 de 8 de Julho de 1993.



Assistente estagiário

Em Outubro de 1987, concorreu ao concurso público para o lugar de Assistente Estagiário do grupo de Ciências Físico-Químicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e após ter sido seleccionada, foi contratada Assistente Estagiário a 1 de Março de 1988, conforme despacho reitoral de 21 de Abril de 1988, publicado no D.R.II série nº122 de 26 de Maio de 1988.



Monitor

Por despacho reitoral de 9 de Março de 1987, publicado no D.R.II série nº110 de 14 de Maio de 1987, foi contratada como monitora em regime de contrato de prestação eventual de serviço, além do quadro, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.


iV. Actividade Pedagógica


1. Actividade Docente

1.1. Actividade Docente na área das Ciências Farmacêuticas noutras Instituições Do Ensino Superior

1.1.1. Docência em Pós-Graduação em Universidades Nacionais

A utilização de antibióticos em veterinária: segurança alimentar e ambiental. Seminário de Toxicologia de 3 horas integrado no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Departamento de Medicina Veterinária, Escola Universitária Vasco da Gama, 21 de Novembro de 2013

A utilização de antibióticos em veterinária versus Segurança Alimentar” Seminário de Toxicologia de 3 horas integrado no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Departamento de Medicina Veterinária, Escola Universitária Vasco da Gama, 14 de Novembro de 2012.

“Ecotoxicologia” Seminário de Toxicologia de 2 horas integrado no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Departamento de Medicina Veterinária, Escola Universitária Vasco da Gama, 6 de Dezembro de 2011.

“A utilização de antibióticos em veterinária: Segurança Alimentar e ambiental” seminário de 3 horas integrado no 3º ciclo do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 28 de Janeiro de 2010.

“O impacte do medicamento veterinário no Homem: Ambiente versus Alimento” e “Gestão ambiental do resíduo do medicamento” seminário de 3 horas integrado no Mestrado Regulamentação e Avaliação do Medicamento e de Produtos de Saúde da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, 24 de Novembro de 2010.

“Resíduos de medicamentos no ambiente e no alimento” e “Gestão ambiental do resíduo do medicamento” seminário de 3 horas integrado no Mestrado Regulamentação e Avaliação do Medicamento e de Produtos de Saúde da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, de Novembro de 2009.

“Nutrição em Saúde Pública” seminário de 2 horas integrado no Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, de 2 a 6 de Maio de 1994.



1.1.2. Docência em Pré-Graduação em Universidades Nacionais

Por convite da Doutora Leonor Meisel leccionou dois módulos teóricos subordinados ao tema “Determinação e avalição do risco de resíduos de antibióticos e antiparasitários em alimentos” da disciplina “Medicamentos e Produtos de Uso Veterinário” do 4º ano da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, nos anos lectivos 2002/2003, 2003/2004 e 2010/2011.



1.1.3. Seminários em Pós-Graduação na área das Ciências Farmacêuticas em Universidades Estrangeiras (em que a língua de trabalho é o inglês)

21- PENA A. Occurrence of emerging compounds in the environment and their analysis. 14 de Maio 2013. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, em Hradec Králové, Républica Checa.

20- PENA A. Analytical methodologies for the extraction and determination of phramaceuticals in the environment. 24 de Setembro Departamento de Química Analítica, da Universidade Bolonha, Itália.

19. PENA A. Ecopharmacovigilance - a new concept. 8 Junho 2011 Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

18. PENA A. Evaluation of the environmental impact of antibiotic usage in intensive, extensive and probiotic piggeries in Portugal. 1 Julho 2010. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, em Hradec Králové, Républica Checa.

17. PENA A. Environmental occurrence of APIs in Portugal - state of the art. 21 Maio 2010. Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

16. PENA A. Pharmaceuticals in environment: Current State of Analytical Methods. Junho 2009. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, em Hradec Králové, Républica Checa.

15. PENA A. Pharmaceuticals in environment: Ecotoxicological Approach. Maio 2009. Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

14. PENA A. Pharmaceuticals in environment: Current State and Regulatory Approach on environmental risk assessment. Junho 2008. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Química da Universidade de Varsóvia, Polónia.

13. PENA A. Pharmaceuticals in environment: Current State and Regulatory Approach. Maio 2008. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, em Hradec Králové, Républica Checa.

12. PENA A. Pharmaceuticals in environment: Toxicological Aspects and Regulatory Approach. Abril 2008. Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

11. PENA A. Multiresidue methods for antibiotic residue determination in environment: The challenges continue. Junho de 2007. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, em Hradec Králové, Républica Checa.

10. PENA A. Occurrence of tetracycline in environmental samples: photo-induced fluorescence. Abril de 2007. Departamento de Química da Universidade de Valência, Espanha.

9. PENA A. Occurrence of Pharmaceuticals in environment and emergence of bacterial Resistance. Maio de 2007. Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália

8. PENA A. Determination of antibiotic residues in environment and bacterial resistance. Junho 2006. Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

7. PENA A. Occurrence of Pharmaceuticals in environment. 18 de Maio de 2006. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, Hradec Králové, Républica Checa.

6. PENA A. Fluorescence methods in determination of antibiotics in foods. Abril de 2006. Departamento de Química da Universidade de Valência, Espanha.

5. PENA A. A quimioluminescência na determinação de resíduos de antibióticos. Abril de 2005. Departamento de Química da Universidade de Valência, Espanha.

4. PENA A. Determination of antibiotic residues in foods and bacterial resistance. Maio 2005 no Departamento de Farmacologia, Faculdade de Farmácia da Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

3. PENA A. Determination of antibiotic residues in foods and food safety. 1 de Junho de 2005. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, em Hradec Králové, Républica Checa.

2. PENA A. Validation of analytical methodology for the determination of oxytetracycline and tetracycline residues in honeybee by HPLC with fluorescence detection. 3 de Junho de 2004. Departamento de Química Analítica, da Faculdade de Farmácia da Universidade Charles, Hradec Králové, Républica Checa.

1. PENA A. Analyical methodology for the determination of tetracycline antibiotic residues in foods. 20 de Maio de 2002. Laboratório de Bio-Analytical Chemistry, da Graduate School of Pharmaceutical Sciences da Universidade de Tóquio, Japão.



1.2. Actividade docente na área das Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

A actividade docente tem sido exercida em regime de exclusividade, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, no Laboratório de Bromatologia, Hidrologia e Nutrição tendo leccionado aulas teóricas de Bromatologia e Análises Bromatológicas, Nutrição, Controlo de Medicamentos em Alimentos, Medicamentos de Uso Veterinário, Metrologia e Validação Analítica, Análise de Alimentos; aulas teórico-práticas de Tecnologia dos Alimentos, Nutrição; aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas, Hidrologia e Análises Hidrológicas, Controlo de Medicamentos Veterinários, Bromatologia e Análises Bromatológicas I, Bromatologia e Análises Bromatológicas II, Metrologia e Validação Analítica, e Análise de Alimentos.



1.2.1. Mestrado em Segurança Alimentar

1.2.1.1 Coordenação

É a coordenadora do Mestrado em Segurança Alimentar a partir do ano lectivo 2013-2014.



1.2.2.1 Docência

É a docente responsável pelas unidades curriculares:



Contaminantes e Perigos Químicos do Mestrado em Segurança Alimentar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Autenticidade do Mestrado em Segurança Alimentar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

1.2.2. Aulas Teóricas

É a docente responsável de 3 novas unidades curriculares na Licenciatura em Ciências Bioanalíticas: Análise de Alimentos, Controlo de Qualidade dos Alimentos e Metrologia e Validação Analítica.

Ano lectivo 2012/2013 partilhou a coordenação da unidade curricular Bromatologia e Bromatologia e Análises Bromatológicas.

Anos lectivos de 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014 leccionou aulas teóricas de Análise de Alimentos, Controlo de Alimentos, Metrologia e Validação Analítica, e, por convite do responsável da unidade curricular Ecologia e Ambiente, colaborou na leccionação do módulo “Medicamentos como contaminantes ambientais”.

Anos lectivos de 2009/2010, 2010/2011, a convite da responsável da unidade curricular de “Bromatologia e Análises Bromatológicas II”, Prof. Doutora Celeste Matos Lino, leccionou duas aulas teóricas da referida disciplina, abordando os temas “Validação de metodologias analíticas” e “Determinação e avalição do risco de resíduos de antibióticos e antiparasitários em alimentos.

Ano lectivo 2008/2009, no 1º semestre, leccionou aulas teóricas de Análise de Alimentos e, no 2º semestre, ao abrigo do disposto no nº1 e 2 do Artº 77 do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) obteve Licença Sabática.

Ano lectivo 2007/2008 leccionou, no 1º semestre, aulas teóricas de Nutrição e Dietética, e no 2º semestre, a convite do responsável da unidade curricular Ecologia e Ambiente colaborou na leccionação do módulo “Medicamentos como contaminantes ambientais”. A convite da responsável da unidade curricular de Bromatologia e Análises Bromatológicas II, Prof. Doutora Celeste Matos Lino, leccionou duas aulas teóricas da referida disciplina, abordando os temas “Validação de metodologias analíticas” e “Determinação e avalição do risco de resíduos de antibióticos e antiparasitários em alimentos.

Ano lectivo 2006/2007, a convite da responsável da unidade curricular de Bromatologia e Análises Bromatológicas II, Prof. Doutora Celeste Matos Lino, leccionou duas aulas teóricas da referida disciplina, abordando os temas “Validação de metodologias analíticas” e “Determinação e avalição do risco de resíduos de antibióticos e antiparasitários em alimentos”.

Ano lectivo 2005/2006, por motivos de doença, não lhe foi possível leccionar aulas no 1º semestre. No 2º semestre, colaborou na leccionação de uma aula teórica de Controlo de Medicamentos em Alimentos, relacionada com a temática “Resíduos de Medicamentos em alimentos de origem animal“. A convite da responsável da unidade curricular de Bromatologia e Análises Bromatológicas II, Prof. Doutora Celeste Matos Lino, leccionou duas aulas teóricas, abordando os temas “Validação de metodologias analíticas” e “Determinação e avalição do risco de resíduos de antibióticos e antiparasitários em alimentos”.

Ano lectivo 2001/2002 e 2002/2003, a convite da responsável da unidade curricular de Preparações de uso veterinário, Prof. Doutora Maria de Lurdes Rebelo, leccionou 2 aulas teóricas da referida disciplina correspondentes aos seguintes módulos “Medicamentos de uso veterinário: Antibióticos” e “Medicamentos de uso veterinário: Antiparasitários”.



1.2.3. Aulas Teórico-Práticas

Ano lectivo de 2007/2008, leccionou, no 1º semestre, aulas teórico-práticas de Nutrição e Dietética.

Ano lectivo de 1992/1993, leccionou, no 2º semestre, aulas teórico-práticas de Nutrição e Dietética.

Ano lectivo de 1988/1989, leccionou, no 2º semestre, aulas teórico-práticas de Tecnologia dos Alimentos.



1.2.4. Aulas Laboratoriais

Anos lectivos de 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014 leccionou aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas e Análise de Alimentos, no 1º semestre, e de Controlo de Alimentos e de Metrologia e Validação Analítica, no 2º semestre.

Ano lectivo 2008/2009 leccionou aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas no 1º semestre. Ao abrigo do disposto no nº1 e 2 do Artº 77 do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) obteve Licença Sabática no 2º Semestre.

Ano lectivo de 2006/2007 leccionou as aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas I no 1º semestre. No 2º semestre leccionou aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas II. Colaborou na leccionação das aulas laboratoriais de Controlo de Medicamentos de Alimentos.

Ano lectivo de 2005/2006, no 2º semestre, leccionou aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas II e de Controlo de Medicamentos Veterinários.

Ano lectivo de 2004/2005 leccionou, no 1º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas I, e, no 2º semestre, por motivos de doença, não lhe foi possível leccionar aulas.

Anos lectivos de 2003/2004, 2002/2003, 2001/2002, 2000/2001 e 1999/2000, leccionou, no 1º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas I, e, no 2º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas II. Colaborou na leccionação das aulas laboratoriais de Controlo de Medicamentos em Alimentos.

Anos lectivos de 1996/1997, 1997/1998 e 1998/1999, foi dispensada de serviço docente ao abrigo do disposto no Artº 29 do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) para o desenvolvimento dos trabalhos conducentes à dissertação de doutoramento.

Ano lectivo de 1995/1996 leccionou, no 1º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas I, e Hidrologia e Análises Hidrológicas, e, no 2º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas II. Colaborou na leccionação das aulas laboratoriais de Controlo de Medicamentos em Alimentos.

Ano lectivo de 1994/1995, leccionou, no 1º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas I, e, no 2º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas II e Controlo de Medicamentos em Alimentos.

Ano lectivo de1993/1994, leccionou, no 1º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas I, e, no 2º semestre, aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas II, e, no 2º semestre, aulas laboratoriais de Controlo de Medicamentos em Alimentos.

Anos lectivos de 1991/1992 e 1992/1993 colaborou, no 2º semestre, na leccionação das aulas laboratoriais de Controlo de Medicamentos em Alimentos.

Ano lectivo 1986/1987, 1987/1988, 1988/1989, 1989/1990, 1990/1991, 1991/1992 e 1992/1993 leccionou no 1º e 2º semestre aulas laboratoriais de Bromatologia e Análises Bromatológicas. No ano lectivo 1990/1991 leccionou no 2º semestre aulas laboratoriais de Hidrologia e Análises Hidrológicas.

Para todas as aulas teóricas e laboratoriais que leccionou (ou lecciona) disponibilizou (ou disponibiliza) o respectivo material de apoio.

Em complemento da actividade docente acompanhou os alunos em visitas de estudo:


  • No âmbito da disciplina de Tecnologia dos Alimentos, no ano lectivo de1986/1987: NESTLÉ em Avanca e PURINA em Catanhede.

  • No âmbito da disciplina de Hidrologia e Análises Hidrológicas, no ano lectivo de 1987/1988: Estação Elevatória da Boavista em Coimbra.

  • No âmbito da disciplina de Bromatologia e Análises Bromatológicas, no ano lectivo de 1991/1992: Unicer na Póvoa do Varzim.

1.3. Inovação Pedagógica

1.3.1. Criação de Novas Unidades Curriculares

Criou as seguintes unidades curriculares, sendo a docente responsável pelas mesmas:



Contaminantes e Perigos Químicos do Mestrado em Segurança Alimentar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Análise de Alimentos da Licenciatura em Ciências Bioanalíticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Controlo da Qualidade Alimentar da Licenciatura em Ciências Bioanalíticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Metrologia e Validação Analítica da Licenciatura em Ciências Bioanalíticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Teve sempre como preocupação a introdução, nos conteúdos programáticos, de trabalhos de investigação desenvolvidos, da experiência adquirida em estágios realizados em vários laboratórios de referência internacionais e como perita da EFSA. A importância e o impacto na comunidade científica nacional e internacional, é demonstrado pelas publicações científicas, projectos científicos, colaboração como perita da EFSA e o prémio de investigação/Valormed 2010.



1.3.2. Reformulação de Unidades Curriculares

No ano lectivo de 2007/2008 foi a docente responsável pela unidade curricular Nutrição e Dietética, leccionada ao 4º ano, implementando pela primeira vez o sistema de avalição contínua no âmbito do processo de Bolonha.

No ano lectivo 1995/1996, para a leccionação de Bromatologia e Análises Bromatológicas II, efectuou, em conjunto com a Prof. Doutora Celeste Lino, o desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, por HPLC, para a determinação de aditivos alimentares em diversos tipos de bebidas e de bases sólidas para bebidas existentes no mercado nacional.

Colaborou na preparação de módulos das unidades curriculares: Controlo de Medicamentos em Alimentos, Preparações de Uso Veterinário e Ecologia e Ambiente.



1.3.3. Cursos

Ministrou os seguintes mini-cursos:

Segurança Alimentar: 1- Contaminantes alimentares: Desreguladores endócrinos e micotoxinas

Segurança Alimentar: 2- Medicamentos de uso veterinário

Segurança Ambiental: Os medicamentos como contaminates ambientais.

Carga Horária: 12 horas, nos dias 30 de Julho e 1 de Agosto de 2012 na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil



1.3.4. Seminários

Organização de seminários em pós-graduação na área das Ciências Farmacêuticas, como já referido.



1.3.5. Textos pedagógicos

Metrologia e Validação Analítica: Manual teórico e laboratorial em colaboração com a Prof. Doutora Olga Borges.

Análise de Alimentos: Manual teórico e laboratorial.

Controlo de Alimentos: Manual teórico e laboratorial.
  1   2   3   4   5   6


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal