Curso: Comunicação Social Jornalismo



Baixar 26.16 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho26.16 Kb.



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ

Instituída pela Lei no 10.425, de 19/04/2002 – D.O.U. DE 22/04/2002

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROEN





CURSO: Comunicação Social - Jornalismo

Turno: Noturno




INFORMAÇÕES BÁSICAS

Currículo

2009


Unidade curricular

Linguagem Fotográfica



Departamento

DELAC


Período



Carga Horária

Ano/Semestre

2010/2º


Teórica

24h


Prática

12h


Total

36h


Tipo

Obrigatória



Habilitação / Modalidade

Jornalismo/Bacharelado



Pré-requisito

Não tem


Co-requisito

Não tem





EMENTA

História da fotografia: invenção e desenvolvimento. Leitura crítica da imagem fotográfica. A utilização da fotografia nos processos de comunicação. A câmera fotográfica. Luz e composição. Fotografia digital. Produção de fotos.


OBJETIVOS

Geral: possibilitar ao aluno o conhecimento da fotografia enquanto meio de expressão no âmbito da comunicação social.

Específicos:

- conceder conhecimentos básicos sobre a história da fotografia e os principais fotógrafos;

- dar subsídios para o conhecimento da linguagem e composição da imagem fotográfica;

- proporcionar o conhecimento técnico de uma câmera fotográfica profissional;

- ensinar os procedimentos atuais de produção da imagem: a captura, o processamento no laboratório digital, a pós-produção;

- possibilitar aos alunos a produção de trabalhos fotográficos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO




  1. APRESENTAÇÃO DA FOTOGRAFIA

A invenção da fotografia e o desenvolvimento de processos; fotógrafos pioneiros; função social da fotografia e suas aplicações.
B. FORMAÇÃO DA IMAGEM

Princípio básico do processo de formação da imagem: a câmera obscura e sua utilização.




  1. TÉCNICA BÁSICA

A câmera básica: constituição e funcionamento. Manuseio da câmera reflex 35mm. Controle de exposição. Uso do fotômetro. Sistema de foco. Profundidade de campo.


  1. EQUIPAMENTOS

Câmeras: tipos, formatos e utilização.

Objetivas: constituição, classificação (distância focal) e utilização.




  1. MATERIAIS SENSÍVEIS

Filmes: constituição, tipos, sensibilidade e utilização. Digital: CCD e CMOS.


  1. ELEMENTOS DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA

Luz: natural e artificial. Enquadramento. Composição. Relação tempo e espaço.


  1. FOTOGRAFIA DIGITAL

A câmera profissional. Introdução às questões da era digital; Questões éticas sobre interferência na pós-produção. Novas perspectivas para o processo fotográfico.


  1. TRABALHOS PRÁTICOS

Realização de 3 trabalhos práticos no decorrer do semestre.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Prática 1 – avaliação dos princípios técnicos de operação da câmera fotográfica.

- Avaliação teórica.

- Prática 2 – avaliação do uso de luz, cor, enquadramento e composição da imagem.

- Seminário sobre bibliografia relacionada à linguagem fotográfica.

- Trabalho final – produção de ensaio fotográfico. Produção de imagens, tratamento, edição e montagem de portifólio.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CIVITA, Victor (Editor e Diretor). Fotografia: Manual Completo de Arte e Técnica. Abril Cultural. 1978. 390p.
THALES, Trigo. Equipamento Fotográfico – Teoria e prática. 3ª edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Senac, 2005.

SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2002.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002. 82p.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. São Paulo: Papirus. 1994. 362p.




BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADAMS, Ansel; BAKER, Robert. A câmera. 2. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2002. 204p.


ADAMS, Ansel; BAKER, Robert. A cópia. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2002. 210p.

ADAMS, Ansel; BAKER, Robert. O negativo. 2. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2002. 273p.

BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Pioneira, 1979.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004. 206p.

HEDGECOE, John. Manual das Técnicas Fotográficas. Lisboa: Editora Dinalivro, 1991.
HEDGECOE, John. Guia Completo de Fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KUBRUSLY, Cláudio Araújo . O que é fotografia. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 109p.
LANGFORD, Michael. Fotografia básica. 2 ed. Lisboa: Dinalivro, 1989. 325p.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução a fotografia. São Paulo: Brasiliense; [Rio de Janeiro]: Instituto Nacional da Fotografia, 1984.


PERSICHETTI, Simonetta. Imagens de fotografia brasileira. Vol. 1 e 2. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.
ROUILLE, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

ROSENBLUM, Naomi. A World History of Photography. Nova Iorque: Abbeville Press, 1984.



SOUSA, Jorge Pedro. Uma História Crítica do Fotojornalismo Ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.http://www.ufp.pt/staf/jpsousa/index.html

____________________________

Profª. Kátia Hallak Lombardi

________________________________

Prof. Guilherme Jorge de Rezende

Coordenador do Curso








/



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal