Curso de biblioteconomia ementas das disciplinas do curso de biblioteconomia



Baixar 61.79 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho61.79 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA



EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA


1º PERÍODO



Disciplinas

Semestre

Carga Horária total

Ementas

INTRODUÇÃO À BIBLIOTECONOMIA E À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

1

80

Contextualiza a relação da informação com a sociedade contemporânea. Apresenta os princípios, fundamentos, objetivos e história da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Discute a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação e sua interação com a Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia. Examina a introdução da Biblioteconomia e a Ciência da Informação no Brasil. Apresenta o bibliotecário e o profissional da informação, sua formação e atuação.

LÍNGUA PORTUGUESA

1

80

Aspectos gramaticais e morfológicos pertinentes à compreensão da língua portuguesa: estratégias de leitura. Textos sobre assuntos gerais e específicos da área de informação.

INGLÊS INSTRUMENTAL 1

1

60

Aspectos gramaticais e morfológicos pertinentes à compreensão da língua inglesa: estratégias de leitura. Textos sobre assuntos gerais e específicos da área de informação.

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

1

80

Conceitos básicos sobre computadores. Sistemas operacionais. Interfaces gráficas. Pacotes aplicativos. Rede de computadores.. Introdução à análise de sistemas e banco de dados. Novas tecnologias de informação e de comunicação.


2º PERÍODO



Disciplinas

Semestre

Carga Horária total

Ementas

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

2

80

Introdução ao estudo de perspectivas teóricas e metodológicas das ciências sociais. Análise dos modelos explicativos: (1) As ciências sociais na perspectiva do positivismo; (2) O neopositivismo a concepção materialista da história. Modelo dialético de explicação; (3) Fenomenologia e a crítica das ciências. A hermenêutica. Ciência e ideologia.

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

2

80

O feudalismo e o capitalismo mercantil na Europa e em Portugal - vias de desenvolvimento capitalista e o caso brasileiro - etapas da formação social brasileira e o surgimento das teorias de modernização. Aspectos da conjuntura social, política e econômica do Brasil contemporâneo.

INFORMÁTICA APLICADA À BIBLIOTECONOMIA 1

2

60

Infra-estrutura de redes de comunicação de dados. Protocolos de comunicação e transferência de dados. Oficina de redes. Treinamento em linguagem HTML e software para produção de sites. Documentos eletrônicos.

INGLÊS INSTRUMENTAL 2

2

60

Entendimento de textos científicos. Conhecimento da terminologia técnica da área de biblioteconomia e ciência da informação.


4º PERÍODO



Disciplinas

Semestre

Carga Horária total

Ementas

ANÁLISE DA INFORMAÇÃO 1

4

60

Analisa as estruturas de diferentes gêneros textuais, apresentando normas e técnicas de condensação de texto gerando resumo documentário. Discute a leitura do indexador, identifica e aplica técnicas de indexação.

REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA 2

4

60

Apresenta o histórico dos sistemas de classificação. Estuda e aplica os recursos e tabelas, principais e auxiliares, da Classificação Decimal Universal.

REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA 2

4

60

Apresenta as redes bibliográficas nacionais e internacionais, a catalogação copiada, as redes de cooperação e os formatos de intercâmbio. Aplica a descrição de diferentes suportes utilizando a estrutura de um formato de intercâmbio.

ESTUDOS DE USUÁRIOS E NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 1

4

60

Investiga por meio de metodologias especificas os perfis, atitudes comportamentais e necessidades informacionais dos usuários reais, potenciais e não usuários das unidades de informação. Discute os estudos de usuários como ferramenta para a formulação de programas de educação dos usuários.


6º PERÍODO


Disciplinas

Semestre

Carga Horária total

Ementas

ESTUDOS DE USUÁRIOS E NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 2

6

60

Fatores sócio-econômicos que interferem no uso da informação. Estudos de uso e de necessidades de informação. Estudos de impacto da informação em grupos sociais. A necessidade de informação como área de pesquisa e base para o desenvolvimento de serviços e produtos de informação.

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 2

6

60

Analisa os componentes da política de seleção nos diversos tipos de unidades de informação. Discute as peculiaridades das principais modalidades de aquisição: compra, doação e permuta, bem como a aquisição cooperativa. Fornece subsídios para seleção de métodos de avaliação de coleções. Apresenta normas e padrões relacionados às coleções.

FONTES E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO 2

6

60

Analisa e avalia as fontes de informação especializadas nas áreas de ciência, tecnologia e empresarial. Discute os sistemas e as redes de recuperação de informação especializada. Discute a problemática disseminação e mediação da informação em outros ambientes informacionais. Examina os métodos de avaliação de serviços e de produtos informação.

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

6

80

Planejamento e implementação de sistemas de informação. Administração de recursos. Custos de produtos e serviços. Informação para tomada de decisão. Avaliação de serviços de informação.


8º PERÍODO



Disciplinas

Semestre

Carga Horária total

Ementas

UNIDADES DE INFORMAÇÃO PÚBLICAS, ESCOLARES E ESPECIALIZADAS

8

60

Serviços e atividades de informações públicas, escolares e especializadas e sua relação com a educação, cultura e transformações sociais. O ambiente informativo e recursos das unidades de informação em escolas, órgãos do governo, indústrias, empresas, negócios. Unidades de informação especializadas: serviços e atividades em instituições públicas, não governamentais e privadas.

ANÁLISE DA INFORMAÇÃO 2

8

60

Discute o controle de vocabulário na recuperação da informação. Apresenta a contribuição da lingüística na construção de tesauros. Aplica metodologia de construção e gestão automática de tesauro.

ESTÁGIO 2

8

120

Aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos ministrados nas disciplinas de formação através do contato direto com diferentes tipos de unidades de informação.



ELETIVAS



Disciplinas

Carga Horária total

Ementas

BIBLIOTECA E AÇÃO CULTURAL

60

Analisa os conceitos de cultura, ação, animação e fabricação cultural. Relaciona as práticas de ação cultural em diferentes unidades de informação. Discute a problemática da ação cultural no contexto contemporâneo.

INTRODUÇÃO À LÓGICA

60

Concepções básicas da epistemologia no século XX, com ressalva entre processos cognitivos e escrita; ponto de partida para o estudo da lógica, ênfase na natureza, objeto e utilidade da lógica. Estudo da inferência com ênfase na dedução e indução. Lógica como instrumento de análise de processos documentários e informacionais.

INFORMAÇÃO E CIDADANIA

60

Concepções de informação e cidadania. Relação entre informação e cidadania. Informação, cidadania e sociedade brasileira.

MARKETING APLICADO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

60

Discute os serviços e produtos desenvolvidos no âmbito das unidades de informação por meio de uma abordagem mercadológica.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INTERNET

60

Bibliotecas virtuais. Serviços e produtos eletrônicos/digitais. Mecanismos de busca e indexação na Web.

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

60

Princípios teóricos da comunicação e informação. Processos de comunicação e informação, modalidades de mensagens, natureza dos veículos. Comunicação e seu inter-relacionamento com ciências afins. A biblioteca como sistema de comunicação e sua função cultural.

SEMIÓTICA DA INFORMAÇÃO

60

Conceitos de semiótica. Os sistemas verbais e não verbais. A natureza complexa dos signos. Representação, linguagem e informação. Semiótica aplicada á Ciência da Informação.



Campus A. C. Simões – Biblioteca Central

www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia

biblioteconomiaufal@gmail.com

(82) 3214-1479




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal