Curso de Especialização Latu Sensu em Gerência Contábil, Financeira e Auditoria



Baixar 1.06 Mb.
Página1/12
Encontro29.07.2016
Tamanho1.06 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


UniSalesiano

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Araçatuba


Curso de Especialização Latu Sensu em Gerência Contábil, Financeira e Auditoria

ALEXANDRE VIOLIN GARCIA




CONSULTORIA FINANCEIRA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ARAÇATUBA - SP

2010

ALEXANDRE VIOLIN GARCIA






CONSULTORIA FINANCEIRA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS



Trabalho de Monografia apresentado à Banca Examinadora do UniSalesiano – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba - SP, curso de Especialização Latu Sensu em Gerência Contábil, Financeira e Auditoria sob a orientação do Profa. Fabiane Cristina Spironelli.

Araçatuba - SP

2010

F

OLHA DE APROVAÇÃO:



ALEXANDRE VIOLIN GARCIA









CONSULTORIA FINANCEIRA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS


Trabalho de Monografia apresentado à Banca Examinadora do UniSalesiano – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba - SP, curso de Especialização Latu Sensu em Gerência Contábil, Financeira e Auditoria.


_______________________________________________

Prof ............

Instituição:

Data:


_______________________________________________

Prof ............

Instituição:

Data:
_______________________________________________

Prof ............

Instituição:

Data:

D

EDICATÓRIA


A minha querida e amada mãe, que junto a mim incentiva, cuida e ampara, e mesmo sobre todas as dificuldades sempre guerreira, otimista e incentivadora para conseguir conquistar mais essa etapa do meu processo e aperfeiçoamento profissional, ao grande amigo e símbolo de pai Professor Pedro Bernabé, que em todos os momentos me motivam e incentivaram a prosseguir pelo caminho e conquistar mais essa vitória.

Alexandre Violin Garcia


AGRADECIMENTOS

Na realização da pesquisa, somente foi possível com a ajuda e apoio de pessoas importantes que nos cercam, tanto no plano pessoal com no acadêmico. Desta forma nossos agradecimentos vão:



  • DEUS: Inteligência suprema e causa primárias de todas as coisas que, nos fortaleceu, e nos tornando a cada dia homens de bem.

  • AO UniSalesiano: Representado pelos seu Diretor Pe. Luigi Fávero e vice – diretor Prof. André Ornelas, que nos proporcionaram a perfeita e boa estrutura física, o incentivo de bons conhecimentos, reafirmando a fala de nosso diretor que disse em certa ocasião: “Que nossos acadêmicos possam sair da faculdade com bons profissionais e homens de bem.”.

  • AOS MESTRES: Que com carinho, dedicação doaram seus momentos e suas vidas com objetivo de transformar seus conhecimentos em ferramentas para nossa melhora profissional podendo, assim enfrentar com eficiência e competência em uma sociedade competitiva.

  • A ORIENTADORA: Profa. Fabiane Cristina Spironelli, que nos encaminhou pelos caminhos, mas precisos, de forma a nos estimular durante toda pesquisa, buscando nos orientar com objetivos claros e com isso nos alicerçando numa pesquisa bem desenvolvida.

  • AOS AMIGOS: Sejam acadêmicos o da vida pessoal, que foram anjos guardiões nos momentos de desânimo e tristeza, pais nos momentos de orientação e amigos em todas as etapas, sendo estimuladores diários, nos fortalecendo além de fortificar nossos passos para essa vitória e novas conquistas que a vida há de nos proporcionar.


MENSAGEM

A humanidade realizou, até ao presente, incontestáveis progressos. O homem, com a sua inteligência, chegou a resultados que jamais haviam alcançado, sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem-estar material. Mas neste milênio nos falta um imenso progresso ainda a se realizar: o de fazer que entre si reinem a caridade, a fraternidade, a solidariedade, para assegurar o bem-estar moral e sua reforma intima, evoluindo de forma progressiva em busca da sua humanidade, desenvolvendo de forma sensível sua inteligência para uma criação perfeita envolvida no amor.


Ir. Hernandez



RESUMO


As organizações têm passado, nos últimos anos, por grandes transformações, devido à necessidade de adotar novas ideias e conceitos, essências para sua continuidade e apesar de ser redundante falar sobre globalização e avanço da tecnologia, é estes os pontos cruciais para a evolução das organizações. Nessa busca por novas ideias, conceitos e tecnologias, residem à diferença entre as empresas que alcançam o sucesso e as que não o alcançam. O Estudo de caso analisado foi construído de forma fictícia de um Laboratório de Analises Clínicas, onde baseados em exercícios subsequente às analises financeiras, econômicas e patrimoniais, para evidenciar situação antes passadas despercebidas pelos seus gestores, fomentando nas estratégias e decisões da gestão. Na busca do sucesso empresarial os gestores e/ou administradores recorrem cada vez mais aos profissionais da consultoria, e no estudo caso apresentamos essa necessidade. A palavra consultoria vem do latim – consultare – que significa dar ou receber conselhos, aconselhar e também ser aconselhado. Ou seja, no sentido mais amplo da palavra o trabalho de consultoria consiste no diagnóstico, no aconselhamento e na orientação para a implantação de soluções sem, no entanto, ocorrer um envolvimento direto do consultor na implantação dessas soluções que é realizada a quatro mãos entre o consultor e cliente. E que tem seu resultado diretamente ligado ao nível de comprometimento das partes envolvidas. O consultor financeiro é um profissional altamente qualificado, geralmente, com instrução superior e especialização em uma área especifica e, muitas vezes, possuidor de sólida experiência na área em que presta seus serviços. Sua habilidade consiste no fato de dar o conselho certo no momento certo. Toda empresa possui uma estrutura financeira, econômica e patrimonial, que pode ser definida como um sistema numérico e evolutivo dos investimentos realizados. Em uma consultoria financeira na gestão de negócios o consultor procura conhecer, como um todo, para organização, desde sua história, sua estrutura organizacional, seus processos e controles, a fim de melhorá-la de maneira geral para fazer não somente analises de números, mas de toda estrutura da empresa. Dentre as características mais citadas e observadas na literatura existente sobre os processos de consultoria financeira destacam-se a colaboração, independência, imparcialidade, profissionalismo, caráter investigativo, orientação e acompanhamento, para melhor competitividade da empresa.


PALAVRAS CHAVES: Consultoria, Financeira e Negócios.

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal