Curso: direito currículo Pleno Componentes Curriculares: unidades curriculares – ucg



Baixar 0.52 Mb.
Página1/4
Encontro31.07.2016
Tamanho0.52 Mb.
  1   2   3   4




Curso: DIREITO

Currículo Pleno
Componentes Curriculares:
1. UNIDADES CURRICULARES – UCG
As Unidades Curriculares representam um conjunto de conteúdos selecionados, relacionados e integrados em módulo (semestre letivo), de acordo com determinadas metas de aprendizagem traçadas para a formação do aluno. Possibilitam e privilegiam a interlocução entre diferentes áreas de conhecimento, pois são estruturadas em torno de grandes temas de estudo e tópicos geradores, contribuindo para uma visão mais abrangente e interdisciplinar dos alunos sobre a sua área profissional.
Avaliação: O processo avaliativo é realizado por meio de atividades curriculares de estudo, aplicação de conhecimentos e desempenhos de compreensão.

A atribuição da nota semestral leva em consideração todas as avaliações realizadas durante o semestre letivo. A nota final (NF) de aproveitamento do aluno será atribuída a partir da soma de duas notas parciais, sendo:



A1- com valor de 0 (zero) a 5.0 (cinco), que representará o desempenho do aluno em atividades realizadas na primeira metade do semestre letivo.

A2- com valor de 0 (zero) a 5.0 (cinco), que representará o desempenho do aluno em atividades realizadas na segunda metade do semestre letivo.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver Nota Final (NF) igual ou maior que 6.0 (seis) e freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista em cada componente curricular.


NO CURSO DE DIREITO o critério de avaliação é: (i) a avaliação continuada do rendimento escolar do curso de Direito pressupõe o desenvolvimento gradativo das competências previstas no Projeto Pedagógico, devendo o aluno ser avaliado de acordo com as competências exigidas e desenvolvidas nos Módulos / Unidades Curriculares / Bases ministradas, observados os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais previstos e trabalhados; (ii) Observa-se o sistema decimal na atribuição de notas para cada Unidade de Competência (UCG), de 5 (cinco) em 5 (cinco) décimos e de 0 (zero) a 10 (dez) pontos; (iii) A avaliação do discente é realizada de forma contínua (A1 e A2). A A1 composta de atividades de cada base, valendo até 2,0 pontos e após uma avaliação da UCG (todas as bases) valendo até 3,0 pontos e a A2 composta de atividades de cada base, valendo até 2,0 pontos, e após uma avaliação da UCG (todas as bases) valendo até 3,0 pontos, encerrando até 10 pontos em cada UCG, resultado da A1 (2,0 + 3,0) e A2 (2,0 + 3,0).
AI- Ao aluno que ficar reprovado no final do semestre e/ou que desejar melhorar sua nota final, será concedida a oportunidade de realizar uma terceira avaliação (AI – Avaliação Integrada), no início do semestre subseqüente.

A terceira avaliação (AI) é opcional e para realizá-la o aluno deverá entrar com requerimento no CAA, obedecendo aos prazos definidos no calendário acadêmico.

A Avaliação Integrada (AI) terá um valor de 5.0 pontos e substituirá a menor nota dentre as duas notas anteriores que compuseram a nota final do aluno:


  • Quando a nota da AI for igual ou menor que uma das notas anteriores, ficará mantida a nota alcançada no final do semestre.

  • Quando a nota da AI for superior a uma das notas anteriores, deverá substituí-la, alterando assim a nota final do aluno, podendo modificar o status de reprovado para aprovado.

Observação: Somente poderá realizar a terceira avaliação (AI) o aluno que não estiver reprovado por falta, ou seja, que tenha cumprido no mínimo 75% da carga horária da Unidade Curricular.

Após o encerramento do período de realização da AI, o sistema será aberto novamente (conforme calendário acadêmico), para o lançamento da nota AI pelo professor responsável pela Unidade Curricular. O sistema acadêmico considerará automaticamente as 2 maiores notas, compondo a nota final do aluno.



O aluno que não atingir a nota ou freqüência mínima, mesmo quando tiver realizado a A.I. será considerado reprovado, devendo refazer a Unidade Curricular ao final do curso ou do ciclo, conforme definido no Projeto Pedagógico do curso, como segue:
CICLO DO CURSO DE DIREITO

Em revisão do Projeto Pedagógico de 2008, o ciclo de retenção passa a ser do 5º para o 7º Módulo e o segundo ciclo do 8º ao 10º Módulo.
AVALIAÇÃO DE CICLO

Chegando ao 7º módulo encerra-se o primeiro ciclo.
O aluno, com unidades reprovadas até o 7º módulo, fará uma AVALIAÇÃO DE CICLO (AC), com o conteúdo dos sete módulos cursados, no formato integrado, com pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), condicionada à realização de rematrícula.
A nota obtida na AC, se igual ou superior a 6,0 (seis), substituirá a nota NF das UCG reprovadas, passando a situação de apto a cursar o 8º Módulo.
Não logrando êxito, o aluno fica retido no 7º módulo, só podendo prosseguir nos módulos seguintes se cursar novamente as UCG reprovadas e respectivos projetos integrados mediante rematrícula (segundo o calendário da IES e, em regra, na segunda semana de aula do semestre seguinte), dentro da oferta da IES, com compromisso financeiro relativo a cada UCG.
Pela dinâmica da AC somente os alunos devidamente matriculados no 7º Módulo poderão realizar a Avaliação de Ciclo, não havendo, de igual forma, pelo mesmo motivo, regime de exceção.
A Avaliação de Ciclo (AC) é totalmente independente da Avaliação Integrada e não impeditiva da mesma (AI) pelos discentes do 7º Módulo, devendo este, no caso de pendência realizar no mesmo dia, em cautela, a AI e a AC.
A AC e a AI somente poderão ser realizadas mediante prévia e tempestiva inscrição, de acordo com o calendário do curso, com o devido pagamento da taxa de inscrição.
DO CICLO DE RECUPERAÇÃO - FACULTATIVO

Para permitir aos alunos uma recuperação de conteúdo e sedimentação do conhecimento, serão oferecidos ciclos de recuperação das UCG (a partir de janeiro de 2011). Esse ciclo não exigirá avaliações ou freqüência, exigindo, entretanto, atividades para acompanhamento da evolução do aluno.
O aluno deverá se inscrever no ciclo de recuperação, dentro do prazo do calendário, sendo que este somente será aberto com, no mínimo, 25 (vinte e cinco) alunos, com submissão ao regime financeiro de cada UCG inscrita.
Será uma liberalidade do aluno a sua realização que poderá ser presencial ou através de sistema integrado “on line”, com a presença de professor orientador.
DA REALIZAÇÃO DE UCG EM PERÍODO DISTINTO

O formato de ciclo não impede que o aluno, opcionalmente, refaça as unidades reprovadas em período diverso do que está matriculado, a partir do 2º semestre de 2010.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECÍFICA

Na seleção específica, com determinação de cursar unidades curriculares anteriores ao Módulo indicado de matrícula, o aluno nessa condição poderá fazer as unidades em adaptação somente em período diverso do que estiver matriculado, não podendo realizar a AC (Avaliação de Ciclo) na hipótese de UCG (Unidade Curricular do Módulo) consignadas para adaptação. A UCG em adaptação deve ser feita dentro do ciclo (período diverso) ou após este, dentro da oferta da IES, sem possibilidade de acesso ao primeiro módulo do ciclo seguinte [ (i) primeiro ciclo: do 1º ao 7º Módulo e (ii) segundo ciclo: do 8º ao 10º Módulo].
Carga horária Total: 3.702 horas

Período mínimo de 5 anos (10 Módulos – 10 semestres) e máximo de 19 semestres.

PROJETO PEDAGÓGICO – GRADE NA ÍNTEGRA – ANEXO 1
2. CORE CURRICULUM
O Core Curriculum representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilita a ampliação do repertório analítico e cultural do aluno, conferindo uma identidade curricular ao projeto pedagógico dos cursos de graduação da Universidade Cidade de São Paulo.
Módulos: O Core Curriculum é composto por 13 core disciplines: Língua Portuguesa; Inglês Instrumental; Espanhol Instrumental; Análise Social; Culturas; História e Sociedade; Raciocínio Ético e Filosófico; Artes e suas Linguagens; Raciocínio Quantitativo; Saúde e Qualidade de Vida; Ciências da Vida; Raciocínio Empírico e Libras.
Aprovação: O aluno deve ter, no mínimo, 75% de freqüência e realizar as atividades solicitadas. Ao final do semestre, o aluno obterá o conceito A (aprovado) ou R (reprovado).
Matrícula:

As matrículas nas core disciplines devem ser realizadas pelo aluno no início de cada semestre letivo, conforme prazos definidos no Calendário Acadêmico.


Carga horária dos módulos:

Cada core discipline corresponde a 50h, sendo 40h/a de atividades em sala de aula e 20h/a de atividades extra-sala, num total de 16 encontros presenciais.


Quantidade de módulos a serem cursados: (5 core curriculum – 250 horas)
Período a ser cursado: 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 8º - duas unidades por módulo, sem desprezo das AACC (160 horas), tendo em vista os Projetos Integrados componentes curriculares do 6º, 7º, 9º e 10º Módulo.
Carga horária total: 250 horas (5 unidades, cada uma valendo 50 horas)
Observação: O aluno deverá cuidar da realização dos Core Curriculum na disponibilidade de oferta às quartas-feiras (período matutino) e quintas-feiras (período noturno), considerado a impossibilidade de freqüência em virtude dos PROJETOS INTEGRADOS que ocorrem em 4 aulas às quartas-feiras (período matutino) e quintas feiras (período noturno) no 6º, 7º, 9º e 10º Módulos, sem prejuízo de 160 horas em AC (AACC ou AC). Ainda, de acordo com o Projeto Pedagógico, são oferecidas AACC dirigidas (optativas), com expressa indicação de realização observada a importância para a integralização curricular plena, como segue: 3º Módulo – Filosofia Geral; 4º Módulo – Psicologia e Direito e 8º Módulo – Metodologia Científica.
3. PROJETO INTEGRADO
Os Projetos Integrados agregam um conjunto de atividades organizadas em torno de um eixo temático e/ou de conceitos nucleares, vinculados às Unidades Curriculares dos cursos. Têm como objetivo promover a autonomia, a valorização do trabalho em grupo, a organização individual e coletiva e a criação de produtos acadêmicos.
Não há um procedimento formal de inscrição, uma vez que estes estão vinculados às Unidades Curriculares, nas quais o aluno estiver matriculado.
Avaliação: Assim, a reprovação nas Unidades Curriculares cursadas no semestre leva automaticamente à reprovação nos Projetos.
Carga horária: 320 horas aula (266 horas)
<> MÓDULO 6 (80 h/a) – Projeto Integrado de Prática Jurídica – Trabalhista (80 h/a)

<> MÓDULO 7 (80 h/a) – Projeto Integrado de Prática Jurídica – Penal (80 h/a)

<> MÓDULO 9 (80 h/a) – Projeto Integrado de Prática Jurídica – Civil (80 h/a)

<> MÓDULO 10 (80 h/a) – Projeto Integrado de Prática Jurídica – Tributário (80 h/a)
4. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades acadêmicas, científicas e culturais – AACC - são atividades complementares de caráter obrigatório. As atividades cumprem o objetivo de aprimorar e promover a formação do aluno, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. Caracterizam-se de duas formas:

a) AACC – Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais: são atividades de caráter acadêmico, científico e cultural, que ampliam e complementam as discussões e os estudos realizados em sala de aula, estimulam a prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, e favorecem o estabelecimento de diálogos com outras áreas do conhecimento, por meio de atividades como: mini-cursos, oficinas, palestras, estudo de meios, visitas a museus, práticas profissionais, favorecendo o desenvolvimento de competências gerais ou específicas à formação do aluno.
Inscrição: O aluno acessa as informações e inscreve-se nas atividades, através do site – link “Aluno”. O prazo de inscrições expira faltando 48 horas para o início de cada atividade. O não cumprimento da carga horária obrigatória resulta em pendência acadêmica, o que impede o aluno de concluir o curso.
b) Atividades Complementares: são atividades realizadas fora da Universidade, a critério do aluno. Cumprem o objetivo de valorizar a gestão de sua formação. Visam aprimorar a formação do aluno e possibilitar sua participação em atividades que contribuam para sua formação geral e profissional, como: seminários, simpósios, congressos, palestras, cursos, conferências, workshops, oficinas, entre outros, as quais são oferecidas por entidades educacionais, estudantis ou profissionais, públicas ou privadas, reconhecidas pela Instituição.

O aproveitamento de horas de Atividades Complementares Externas deve ser solicitado pelo aluno interessado ao CAA (Centro de Atendimento ao Aluno), mediante protocolo e cópia dos certificados de participação, acompanhada de original.


Carga horária total: 160 horas

Atividades internas e externas.
5. ESTÁGIO
Estágio é uma prática pré-profissional, componente curricular vinculado ao Projeto Pedagógico do curso, orientada e supervisionada por professores, que visa à preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Avaliação: por controle efetivo de horas e de atividades

Os estágios ocorrem sob a supervisão e orientação de um professor e o não cumprimento da carga horária total obrigatória do estágio acarreta reprovação do aluno.
Carga horária total: 300 horas
ESTÁGIO PROFISSIONAL E ACADÊMICO REGULADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE n. 3 de março de 2009.
9. TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, na IES está montado sob a forma de Monografia, valendo 60 (sessenta) horas, segundo Projeto Pedagógico, iniciando a atividade no 8º Módulo, juntamente com uma AACC sugerida de Pesquisa Científica, com término no 9º Módulo, com defesa em Banca Examinadora, em regra, estando regulado através de Resolução CONSEPE e Regulamento Geral do Curso de Direito.
ANEXOS (disponibilizados para os Representantes e Vice-Representantes de Sala, podendo estes serem retirados do site da IES, link do Curso de Direito):

<1> Extrato do Projeto Pedagógico;

<2> Regulamento Geral de Atividades Complementares (aprovada pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso, devidamente encaminhada para a ProEn e após para a Reitoria para a elaboração de Resolução CONSEPE)

<3> Regulamento de Estágio Profissional e Acadêmico;

<4> Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso;

<5> Portaria 01/2010 do Curso de Direito – Normas de Avaliação.

ANEXO 1
EXTRATO DO PROJETO PEDAGÓGICO


Curso:




DIREITO


























































Curso Ministrado:

2291




Início:

01/01/2009

Término:

31/12/2013

Situação:

Em andamento




Carga Horária Total:

3702

horas




Ciclos:

2

Indicar:

CICLO 1º AO 7º E

8º AO 10º MÓDULO



Tempo de Integralização:

Mínimo:

10

semestres




Máximo:

19

semestres








































Módulo (1)

FUNDAMENTOS DO DIREITO
















CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-1.1

9945

42134

FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E INSTRUMENTAIS PARA O ESTUDO DO DIREITO

160

h/a

UCG-1.2

9948

42135

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO




160

h/a

Projeto Integrado








































(1) Comunicação e Expressão Jurídica - 80 h/a e Ciências Sociais e Sociologia Jurídica (80 h/a);

(2) Instituições de Direito Civil (40 h/a) e Introdução ao Estudo do Direito (120 h/a);



(3) Core e/ou Atividades Complementares.

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















0

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (2)

ELEMENTOS CONCEITUAIS E INSTRUMENTAIS PARA O ESTUDO DO DIREITO

CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-2.1

9954

42136

ESTUDOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E FILOSÓFICOS

160

h/a

UCG-2.2

9957

42137

INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO







160

h/a

Projeto Integrado








































(1) Economia - 40 h/a; Ciências Políticas - 40 h/a; Filosofia do Direito - 40 h/a e História do Direito - 40 h/a;

(2) Direito Penal Constitucional e Teoria Geral - 80 h/a e Teoria da Constituição - 80 h/a;



(3) Core e/ou Atividades Complementares

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















0

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (3)

ABORDAGEM DAS RELAÇÕES JURÍDICAS PÚBLICAS E PRIVADAS

CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-3.1

9960

42138

DIREITO PENAL E CONSTITUIÇÃO







160

h/a

UCG-3.2

9982

42139

PESSOAS E FATOS JURÍDICOS







160

h/a

Projeto Integrado








































(1) Teoria Geral do Crime e das Penas - 80 h/a; Constituição e Organização Politico-Administrativa e Separação dos Poderes - 80 h/a;

(2) Pessoas, Atos e Negócios Jurídicos - 160 h/a;



(3) Core e/ou Atividades Complementares (AACC sugerida: Filosofia Geral).

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















0

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (4)

RELAÇÕES JURÍDICAS PÚBLICAS E PRIVADAS










CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-4.1

9983

42140

CRIME E SOCIEDADE










160

h/a

UCG-4.2

9984

42141

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO

160

h/a

Projeto Integrado








































(1) Crimes em Espécie - 120 h/a; Direitos Políticos da Pessoa Humana - 40 h/a;

(2) Direito do Trabalho - 80 h/a; Obrigações - 80 h/a;



(3) Core e/ou Atividades Complementares (AACC sugerida: Psicologia e Direito)

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















0

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (5)

RELAÇÕES CONTRATUAIS E INSTRUMENTAIS PÚBLICAS E PRIVADAS

CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-5.1

9985

42142

INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PROCESSO E PROCEDIMENTO

160

h/a

UCG-5.2

9986

42143

DIREITO CONTRATUAL E RESPONSABILIDADE CIVIL

160

h/a

Projeto Integrado








































(1) Teoria Geral do Processo e Procedimento - 80 h/a; Direitos e Garantias Fundamentais e Remédios Constitucionais - 40 h/a; Processo do Trabalho - 40 h/a;

(2) Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie - 120 h/a; Responsabilidade Civil - 40 h/a;



(3) Core e/ou Atividades Complementares

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















0

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (6)

DIREITO EMPRESARIAL E DIREITO INSTRUMENTAL PENAL




CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-6.1

9987

42144

ORGANIZAÇÃO JURÍDICA EMPRESARIAL




160

h/a

UCG-6.2

9988

42145

PROCEDIMENTOS PENAIS










160

h/a

Projeto Integrado

9997

42146

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICA JURÍDICA - TRABALHO(80 h/a)

66

h










(1) Direito Empresarial e Recuperação de Empresas - 120 h/a; Títulos de Crédito - 40 h/a;

(2) Processo Penal: Persecução, Prisão e Ações - 160 h/a;




0

h

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















66

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (7)

DIREITO PÚBLICO INTERNO E EXTERNO










CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-7.1

9989

42153

DIREITO ADMINISTRATIVO E INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO

160

h/a

UCG-7.2

9990

42155

INSTRUMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO DIREITO OBJETIVO

160

h/a

Projeto Integrado

10194

42164

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICA JURÍDICA - PENAL (80 h/a)

66

h










(1) Direito Administrativo: Administração Pública, Princípios, Atos, Poderes Administrativos, Organização, Serviços Públicos e Servidores - 80 h/a; Direito Internacional Público e Privado - 80 h/a;

(2) Processo Civil: Fase Postulatória, Instrutória e Decisória - 160 h/a.



Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















66

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (8)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESPECIAL, BENS E CONTRATOS PÚBLICOS

CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-8.1

9991

42167

DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESPECIAL




160

h/a

UCG-8.2

9992

42169

DIREITOS REAIS NA ESFERA PRIVADA E PÚBLICA E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

160

h/a

Projeto Integrado








































(1) Processo Civil, Recursos e Procedimentos Especiais - 160 h/a;

(2) Direitos Reais - 80 h/a; Bens Públicos, Licitação e Contratos Administrativos - 80 h/a;

(3) Core e/ou Atividades Complementares (AACC sugerida: Metodologia Científica);

(4) TCC - Monografia - 1a. Fase.




Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















0

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h

Módulo (9)

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E SISTEMA TRIBUTÁRIO, PREVIDENCIÁRIO E DE PROTEÇÃO À FAMÍLIA

CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-9.1

9993

42170

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE, TRIBUTOS E PREVIDÊNCIA

160

h/a

UCG-9.2

9994

42171

DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES







160

h/a

Projeto Integrado

10200

42175

PROJETO INTEGRAD0 DE PRÁTICA JURÍDICA - CÍVEL (80 h/a)

66

h










(1) Regime Previdenciário Público e Privado - 40 h/a; Sistema Constitucional Tributário - 80 h/a; Controle da Constitucionalidade - 40 h/a;

(2) Família e Sucessões - 160 h/a;



(3) TCC - Monografia - 2a e última fase.

Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















66

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h/a

Módulo (10)

ESTUDOS JURÍDICOS, PROCESSO E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

CH




Tipo

Disc

Curr

Descrição



















UCG-10.1

9995

42178

PROCESSO TRIBUTÁRIO E EXECUÇÕES CIVIL E PENAL

160

h/a

UCG-10.2

9996

42182

ESTUDOS JURÍDICOS DIRIGIDOS







160

h/a

Projeto Integrado

10205

42185

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICA JURÍDICA - TRIBUTÁRIO (80 h/a)

66

h










(1) Processo Administrativo e Judicial Tributário - 40 h/a; Recursos Penais - 40 h/a; Execução Civil - 80 h/a;

(2) Direitos Difusos e Coletivos - 80 h/a; Perícia Forense - 40 h/a; Disciplina e Ética Profissional - 40 h/a.



Carga Horária UCG






















320

h/a

Carga Horária de Projeto Integrado
















66

h

Carga Horária de Práticas Profissionais
















0

h




































































































RESUMO DOS COMPONENTES CURRICULARES



















CARGA HORÁRIA TOTAL UCG (em h/a)
















3200

h/a

CARGA HORÁRIA TOTAL UCG (em hora)
















2.666

h

CARGA HORÁRIA DE PROJETO INTEGRADO (320 h/a)













266

h

CARGA HORÁRIA DE CORE CURRICULUM (5 unidades)













250

h

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES










160

h

PRÁTICAS PROFISSIONAIS



















0

h

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO










60

h

CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIOS



















300

h

TOTAL DA CARGA HORÁRIA EM HORAS
















3702




LIBRAS (Core Curriculum - destaque - componente das 250 horas)







50



  1   2   3   4


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal