Curso: disciplina



Baixar 310.5 Kb.
Encontro03.12.2019
Tamanho310.5 Kb.




PERÍODO /ANO/SEMESTRE:


CURSO:


DISCIPLINA:

DISCIPLINA:

Mercado Financeiro

Nº QUES.


TURNO:

DATA:

PROFESSOR:


MATRÍCULA:


MATRÍCULA:


CARGA HORÁRIA:



NOTA:

ALUNO (A):

CARGA HORÁRIA:

NOTA:

Group 43

AutoShape 59



ATENÇÃO!

  1. Não serão aceitos recursos em questões respondidas a lápis.

  2. O enunciado das questões contém todas as informações necessárias para respondê-las. A interpretação do enunciado faz parte da prova. Portanto, não serão prestados esclarecimentos adicionais sobre as questões durante a realização da prova.

  3. Os aparelhos de telefone celular devem ser mantidos desligados durante a prova.

  4. Não serão aceitas rasuras nas questões.






Questão 1


A Classificação do Mercado de ações no mercado primário acontece quando as ações são lançadas pela primeira vez, e o dinheiro arrecadado, líquido de custos, vai para a empresa emitente e no mercado secundário (quando essas ações mudam de mãos: quando negociadas pelos seus proprietários para outros acionistas, os valores envolvidos apenas trocam de mãos, de um acionista para outro, sem financiar projetos de investimento da empresa emitente, dando liquidez ao mercado). Estudando os acontecimentos do mercado secundário, destacamos como mecanismo de Bolsa as seguintes definições, de acordo com as colunas, identifique a opção correta

1.. Mega Bolsa

sistema que permite ao investidor enviar ordens de compra e venda diretamente do seu computador via Internet

2.. After Market

sistema de negociação da bolsa de valores que processa eletronicamente as ordens de compra e venda

3.. Home broker

é um mecanismo de proteção cujo objetivo é evitar pânico e fazer que os operadores reflitam sobre as ordens que estão enviando

4.. Circuit Breaker

pregão eletrônico continua a funcionar depois do encerramento do dia, com certas limitações

Unidade:3 Assunto:Mercado de ações

Escolha uma:

a. 4 – 2 – 1 - 3

b. 3 – 1 – 4 – 2

c. 1 – 3 – 2 – 4

d. 2 – 4 – 3 – 1



Questão 2


A Comissão de Valores Mobiliários - CVM tem por finalidade básica: 

Unidade:1 Assunto:Principais intervenientes no Mercado Financeiro

Escolha uma:

a. Acionar moedas de prevenção ou correção de desequilíbrio econômicos e surtos inflacionários.

b. Fiscalização do mercado de câmbio;

cSer responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades por meio principalmente do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (Bacen).

d. A fiscalização do mercado de capitais e a execução das decisões do Conselho Monetário Nacional (CMN) relativas a esse mercado;


Questão 3


Ações são títulos que representam a menor fração em que se subdivide o capital social de uma empresa organizada sob a forma de sociedade anônima, representando um investimento permanente na empresa. Diante do exposto, marque a opção que NÂO confere com as definições de ações.

I).. O acionista é um proprietário da companhia, participando dos resultados alcançados pela empresa proporcionalmente à quantidade de ações que possui.

II).. As ações podiam ser emitidas sob a forma física de cautelas (proprietário que podia vende-las por endosso) ou certificados, ou podiam ser escriturais (não são representadas por cautelas ou certificados, funcionam como conta corrente). Estando as duas últimas extintas.

III).. Hoje em dia, no Brasil, há somente ações escriturais nominativas, as ações Ordinárias Normativas - ON (conferem a seu detentor, chamado de acionista, o direito de voto nas assembleias de acionistas da empresa e definidas as estratégias de negócios, são escolhidos os conselheiros e os diretores da empresa) e as Preferencias Normativas - PN (acionista não participa das decisões estratégicas da empresa, mas por outro lado tem prioridade no recebimento de dividendos e em situações em que a empresa entra em processo de falência ou de dissolução, esse acionista tem prioridade no recebimento dos recursos oriundos da venda dos ativos da companhia.

Unidade:3 Assunto: Mercado de ações

Escolha uma:

a. Apenas os itens II e III estão corretos.

b. Todos os itens estão corretos.

c. Apenas os itens I e II estão corretos.

d. Apenas os itens I e III estão corretos.


Questão 4


Identifique a 1ª coluna com a 2ª mediante características de parâmetros e em seguida marque a opção CORRETA.

1.. Dividendos

Direcionar o aumento do capital para investimento mobilizando a economia e redistribuindo as riquezas como indicador da saúde econômica

2.. Bonificação

Garantias de que o negócio será efetuado, o comprador precisa de garantias de que receberá os títulos ou ações

3.. Negociação

Parcela direcionada aos detentores de ações distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, apurado ao fim do exercício social, estabelecendo valores % mínimos

4..Custódia

Garantias de recebimento de dinheiro proveniente da venda em data pré-estabelecida com base no mercado

5.. Liquidação

Distribuição de novas ações para os atuais acionistas que excepcionalmente pode ocorrer a distribuição em dinheiro reajustável por períodos

Unidade:3 Assunto:Mercado de capitais

Escolha uma:

a. 4 – 3 – 1 – 2 – 5

b. 5 – 1 – 2 – 3 – 4



c. 3 – 4 – 1 – 5 – 2

d. 3 – 4 – 5 – 1 – 2


Questão 5


No que estudamos sobre Crédito para Pessoas Jurídicas, observamos que há várias modalidades, de crédito de curto e médio prazos disponíveis para pessoas jurídicas no Brasil, assim como para longo prazo. Veja as alternativas e marque o item corretos

I)..Desconto de títulos é a mais tradicional forma de financiamento de capital de giro utilizada pelas Cias, onde a instituição financeira antecipa para a empresa os valores a receber das vendas a prazo (se responsabilizando pelo pagamento) e os juros e encargos dão cobrados antecipadamente. Entre os títulos mais comuns nas operações de desconto estão as duplicatas mercantis ou de serviços, as notas promissórias emitidas pela empresa e os cheques pré-datados, ou pelo nome antecipação de recebíveis.

II)..Contas garantidas são empréstimos rotativos que os bancos concedem às empresas clientes após análise e aprovação de crédito, para suprir eventuais necessidades de fluxo de caixa, com conta diferenciada da conta corrente, onde os juros e encargos incidem sobre os valores e o tempo utilizados, sendo debitados mensalmente da conta garantida.

III)..Créditos rotativos são operações semelhantes às contas garantidas, mas exigem a entrega de duplicatas em caução, como garantia da operação. À medida que as duplicatas vão sendo resgatadas pelos sacados, a empresa cedente as substitui rotativamente de modo a manter o limite do crédito concedido.

Unidade:3 Assunto:Crédito para Pessoas Jurídicas

Escolha uma:

a. Apenas os itens I e III estão corretos

b. Apenas os itens I e II estão corretos

c. Todos os itens estão corretos

d. Apenas os itens II e III estão corretos


Questão 6


.. Para se construir uma carteira de ativos, os ativos (ações) podem, e de fato são combinados de modo a formar carteiras de investimentos. O fundo de investimentos, ou o conjunto de ações que o investidor possui também são uma carteira. Depois de constituída, cada carteira passa a se comportar como:

Unidade:1 Assunto:Administração de Carteira

Escolha uma:

a. Pode-se avaliar por uma variância ponderada estatística os retornos destes “n” ativos que compõem a carteira, sem a necessidade da utilização da volatibilidade.

bPossível uma diversificação de carteiras de investimentos reduzindo riscos com “n” ativos.

c. Com “n” ativos, não se pode identificar seus retorno, mesmo com o auxilio de fatores estatísticos.

d. Apenas de um ativo, sem ser necessário a diversificação de investimentos.


Questão 7


Em relação ao estudo da história da moeda, NÂO podemos caracterizar esta moeda como meio de troca:

Unidade:1 Assunto: Moeda, Mercados e Segmentação financeira

Escolha uma:

a. As dificuldades com o escambo levaram os indivíduos a observar que certos produtos escassos, muito demandados e aceitos por todos, podiam ser utilizados através de papel de meio de troca comum, e são denominados moeda-mercadoria.

b. Podiam nesta época, encontrar dificuldades na incidência de interesses, como também é necessário que todos os participantes analisem suas alternativas e realizem transações que atendam às suas necessidades, como a dificuldade de estabelecendo “preços” de troca entre as mercadorias, bem como a dificuldade de fracionar ou armazenar alguns bens.

c. Pessoas interessadas em algum produto ou serviço, mas que dispunham de excedentes, precisavam encontrar um meio de obter aquilo que desejavam por um modo mais simples, direto e primitivo de troca nas sociedades primitivas, conhecida também pelo nome de escambo, que envolvia cada vez mais um número maior de indivíduos e de produtos e serviços.

d. Não existiam dificuldades no escambo, na troca, pois os dois interessados partiam da mesma busca, suprir suas necessidades, um de venda, outro de compra.



Questão 8


Julgue as alternativas diante do conceito de Finanças:

I)..É a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional”

II).. Na sua acepção moderna, o conceito de finanças nasceu em 1950 e sua abordagem característica é, um decisor, seja um investidor individual ou gerente empresarial, buscando maximizar uma função-objetivo, seja em utilidade ou em retorno esperado, para um dado preço de título obtido no mercado.

III).. No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas e instituições financeiras. O termo finanças pode assim incorporar o estudo do dinheiro e outros ativos; o gerenciamento e controle desses ativos ou recursos; e a análise e gerenciamento de riscos de projetos.

IV).. A administração ou gestão financeira trata dos assuntos relacionados à gestão de recursos de empresas e organizações, uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Unidade:1

Assunto: Processo de informação no Gerenciamento das Finanças

Escolha uma:

a. F – V – F – F

b. V – F – V – F

c. F – F – V – V

d. V – V – V- V

Questão 9


No Mercado de Capitais, a negociação dos títulos após a oferta inicial é feita em mercados secundários específicos, onde no Brasil temos a Bolsa de Valores, a CETIP e a SELIC para tais negociações. No estudos destes, marque a opção INCORRETA.

Unidade:3 Assunto: Mercado de capitais

Escolha uma:

a. Nas bolsas de valores são negociadas as ações.

b. Na Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) são negociados os títulos públicos.

cNa bolsa de Valores são negociadas as ações, bem como os títulos privados e públicos.

d. Na Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados) são negociados os títulos de dívida das empresas.


Questão 10


Qual a diferença existente entre Mercado de Crédito e Mercado de Capitais? Estabeleça uma correlação entre eles diante da importância que cada um destes representa para o mercado de investimentos.

No mercado de crédito, as instituições financeiras fazem transações com os poupadores e com os tomadores independentemente. O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, com objetivo de prover liquidez aos vários títulos de forma a melhorar o fluxo de capitais entre os agentes econômicos, é importante para facilitar investimentos em grandes empreendimentos e compra de ações.

Os dois compõem o mercado financeiro, o mercado de credito é o segmento onde são negociadas operações de empréstimos, arrendamento e financiamento (credito rural, imobiliário, arrendamento mercantil). O mercado de capitais é onde são negociadas operações de compra e venda de ações, títulos e valores mobiliários, entre empresas, investidores e tal e com a intermediação de instituições financeiras (corretoras, bancos).



O que são ações? Quais seus tipos e como elas se comportam em relação a sua responsabilidade, risco e quanto ao retorno para seus investidores.

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos.

Ações ordinárias - Esse tipo garante a quem investiu o direito a voto e à participação nas decisões da companhia. Essa participação, mais próxima da administração do negócio depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui. Desse modo, os grandes acionistas conseguem influenciar muito mais os direcionamentos da empresa do que os pequenos investidores.

Ações Preferenciais - Não permite o direito a voto nas assembleias. No entanto, quem investe e tem esses papéis, tem preferência na hora de receber a distribuição de lucros, como pagamento de dividendos.

O que é Mercado de crédito? Cite suas características e dois exemplos para créditos para Pessoas Físicas e dois para Crédito para Pessoas Jurídicas.

Sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. O Mercado de Crédito é composto pelo conjunto de operações de prazo curto, médio ou aleatório. Destina-se basicamente a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazo de indivíduos e empresas, tais como financiamento de consumo de indivíduos e de capital de giro e ativo permanente de empresas. Esse mercado, também denominado mercado bancário, abrange empréstimos, financiamentos e, no caso de operações de prazo aleatório, os depósitos a vista, pois existe a possibilidade de resgate a qualquer momento, mediante manifestação de vontade do credor.

Tipos de crédito para pessoa jurídica: Financiamento de Capital de Giro, Descontos de títulos ou duplicatas, Leasing pessoa jurídica.

Tipos de crédito para pessoa física: cheque especial; cartão de crédito; empréstimo pessoal; crédito direto ao consumido(CDC); crédito consignado; crédito habitacional; leasing.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal