Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: edunisc; iphan, 2004



Baixar 8.21 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho8.21 Kb.
A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.

Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra "Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul"



(Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).
"Os habitantes dos cerritos, com o tempo, foram aprendendo a plantar e a moldar potes de barro cozido."
A argila, da qual foram feitos os potes, tem como constituinte principal o silicato de alumínio hidratado. Em relação aos elementos alumínio e silício, analise as seguintes afirmativas:
I. Ambos são classificados como elementos representativos.

II. O alumínio possui 3 elétrons na camada de valência.

III. O raio atômico do silício é maior que o do alumínio, pois o silício possui mais elétrons na camada de valência que o alumínio.
Está(ão) correta(s)

a) I apenas.

b) II apenas.

c) III apenas.



d) I e II apenas.

e) II e III apenas.


A teoria corpuscular da matéria é fundamental dentro do pensamento científico; suas origens remontam à Grécia do século V a.C., quando Leucipo e Demócrito formularam algumas proposições sobre a natureza da matéria, resumidas a seguir:


- A matéria é constituída de "átomos", pequenas partículas (corpúsculos) indivisíveis, não constituídas de partes.

- Os átomos podem variar quanto à forma.

- Os átomos estão em movimento desordenado, constante e eterno.
Tais proposições tinham por objetivo fornecer elementos para uma explicação lógica do funcionamento do mundo. Por exemplo, de acordo com os filósofos gregos, a água espalha-se sobre uma superfície plana porque seus átomos seriam esféricos e lisos, rolando uns sobre os outros; os átomos dos corpos sólidos seriam ásperos, ou dotados de pontas e ganchos que os prenderiam uns aos outros.

Como toda teoria científica, a teoria corpuscular evoluiu com o tempo, à medida que novos conhecimentos eram adicionados ao pensamento científico. Comparando as ideias formuladas pelos gregos com as ideias atuais a respeito da constituição da matéria, qual das afirmações é INCORRETA?



a) A palavra "átomo" é ainda hoje apropriadamente utilizada para designar uma partícula indivisível, não constituída de partes.

b) Atualmente a noção de carga elétrica está associada à idéia de partículas eletricamente positivas, negativas e neutras.

c) O átomo de água, conforme proposto pelos gregos, corresponde hoje à molécula de água.

d) As moléculas são constituídas por átomos.



e) Atualmente é conhecida uma grande variedade de partículas subatômicas, tais como prótons, elétrons e nêutrons, entre outras.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal