De acordo com as informações encontradas na imagem, assinale a alternativa correta



Baixar 35.52 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho35.52 Kb.

Data

___/___/2012



DNA


colegiodna2011@hotmail.com


Tá com Dúvida? Faça DNA


Série:
















Professor:

Disciplina:

Aluno (a)



  1. De acordo com as informações encontradas na imagem, assinale a alternativa CORRETA.

Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica9.php

a) A figura representa uma proteína terciária que possui várias funções no organismo, dentre elas, a de participar da composição de enzimas.

b) Os aminoácidos unidos por pontes de hidrogênio formam uma proteína terciária de grande valor estrutural.

c) Por meio de ligações peptídicas, os aminoácidos da figura unem-se, formando uma molécula proteica com estrutura primária.

d) A proteína da figura representa uma proteína conjugada de estrutura primária.

e) Os 39 aminoácidos da figura estão unidos por meio de 40 ligações peptídicas, representadas na sua estrutura secundária.


  1. A longevidade de frutos durante o armazenamento depende do nível de atividade de determinadas enzimas do metabolismo. A ilustração a seguir mostra como a temperatura e o pH podem afetar a atividade destas enzimas.


Dentre as condições indicadas a seguir, as mais eficientes para prolongar a longevidade de frutos através da redução da atividade enzimática estão reunidas em:

a) Elevação do pH de 2  para 4 e redução  da temperatura de 40oC para 20oC.

b) Redução do pH de 6  para 4 e elevação  da temperatura de 40oC para 60oC.

c) Elevação do pH de 6  para 8 e elevação  da temperatura de 40oC para 60oC.

d) Redução do pH de 4  para 2 e redução  da temperatura de 40oC para 20oC.

e) Elevação do pH de 4  para 8 e elevação  da temperatura de 40oC para 60oC.


  1. A seleção de cada aminoácido que entra na composição de cadeia polipeptídica é determinada por uma sequência de:

a) 2 nucleotídeos do DNA;

b) 2 nucleotídeos do RNA;

c) 3 nucleotídeos do RNA;

d) 3 desoxirriboses do DNA;

e) 3 riboses do RNA mensageiro.


  1. Sobre as substâncias que compõem os seres vivos, é correto afirmar que:

(01) os carboidratos, os lipídios e as vitaminas são fontes de energia para os seres vivos;

(02) a água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos;

(04) além de sua função energética, os carboidratos estão presentes na formação de algumas estruturas dos seres vivos;

(08) as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos;

(16) os seres vivos apresentam uma composição química mais complexa do que a matéria bruta, sendo formados por substâncias orgânicas, como as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucléicos.


  1. […] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.

É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor da cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro das pesquisas biológicas e médicas muito além do genoma e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (…)

* LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo- 20 out. 2002.

O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se ao fato de:

a) não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.

b) o DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.

c) o material genético ser constituído por proteínas.

d) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.

e) o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.




  1. Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:
    a) Há uma efetiva desaceleração nas médias de crescimento populacional mundial, a despeito do fato de que a média mundial esconde diferenças como: ser muito baixa nos países ricos e ainda ser alta nos países pobres.

b) As migrações estão inseridas nas tendências mundiais da população, e estão diminuindo. Os movimentos migratórios, em termos mundiais, têm se dirigido a países em desenvolvimento, como o Brasil.
c) Em 2007, pela primeira vez na história mundial, ocorreu o fato de haver mais pessoas morando na zona urbana, do que na zona rural. O crescimento urbano ocorre de maneira mais acelerada nos países em desenvolvimento, onde tal processo deve agravar os problemas socioeconômicos próprios da urbanização.
d) Há uma tendência de envelhecimento da população mundial. Isso se observa a partir da combinação entre crescimento vegetativo baixo e aumento da longevidade.


  1. Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos sobre as migrações no Brasil, com destaque para as nordestinas, pode-se afirmar:


(01) As migrações internas no Brasil, ao longo da sua história, sempre ocorreram no sentido

Centro-Oeste/Sul.

(02) A seca, a pobreza e a atração econômica exercida pelas outras regiões brasileiras foram os principais motivos dos fluxos migratórios extra-regionais dos nordestinos.

(04) O Estado de São Paulo, nas últimas décadas, tem recebido grande número de migrantes, porém, já não é tão receptivo aos nordestinos quanto no passado, em virtude, sobretudo, da saturação do mercado de trabalho para a mão-de-obra não qualificada.

(08) O aumento da população do Nordeste e o seu desenvolvimento econômico provocaram a formação de novos fluxos, voltados para as regiões de criação de gado do Centro-Oeste, da

Amazônia e do Sul, colocando São Paulo em segundo plano, no volume de migrantes

nordestinos.

(16) A “migração de retorno” é formada por pessoas de mais de 50 anos, com alta escolaridade, que são atraídas pela boa qualidade de vida do Nordeste.

(32) A migração realizada entre os estados do Nordeste é relativamente baixa, porque os benefícios fiscais dos governos estaduais atraíram inúmeras indústrias, cujo mercado de trabalho absorveu toda a mão-de-obra disponível em seus estados.

(64) As grandes secas foram marcadas pela transumância realizada pelos “corumbas”, do Sertão semiárido para o Litoral e para a Zona da Mata úmidos, onde trabalhavam geralmente em empregos sazonais ou temporários.




  1. A busca por melhores condições de vida e trabalho sempre foi a motivação principal para migrar. Enquanto alguns países ricos fecham-se aos imigrantes levantando muros e cercas cada vez maiores, outros, como os países emergentes, entre eles o Brasil, têm atraído imigrantes nos últimos anos. Com relação aos    movimentos migratórios internacionais, avalie as assertivas a seguir:

I. Em 2012 os noticiários destacaram a entrada de centenas de haitianos no Brasil, o que levou o governo a estabelecer cotas para a entrada desses imigrantes. A atitude do governo brasileiro tem por objetivo manter a migração sob controle.

II. Países europeus passaram a restringir a entrada de imigrantes endurecendo as leis e aumentando muros e cercas, separando seus territórios como fez Portugal com as cidades de Ceuta e Melilla, suas possessões em Marrocos.

III. Revoltas recentes têm gerado inúmeras migrações, como dos refugiados sírios em território turco e líbios em ilhas do Sul da Itália.

IV. Recentemente países europeus solicitaram à Comissão Europeia reforma no acordo de Maastrich, que permite a livre circulação de pessoas entre todos os países pertencentes à União Europeia.

Estão corretas APENAS:

a) I, II e III.

b) III.

c) I e III.



d) I e IV.

e) II, III e IV.




  1. A expressão “brasiguaios” vem sendo empregada pela Geografia da População para designar:

a) proprietários de terra paraguaios que vivem no Brasil, dedicando-se ao cultivo, em larga escala,
de soja e milho, particularmente no Centro-Sul do País.

b) camponeses, “sem-terra”, arrendatários e proprietários de terra, provenientes do Brasil, que ultrapassam a fronteira com o Paraguai e se estabelecem em áreas agrícolas daquele país.


c) camponeses paraguaios que se dedicam às atividades artesanais, nas cidades fronteiriças com o Brasil.
d) traficantes de drogas que se instalam em cidades brasileiras e paraguaias, alternando-se ao longo do ano.
e) arrendatários paraguaios que se dedicam à pecuária extensiva no Mato Grosso do Sul, mas que obtiveram a cidadania brasileira.


  1. Observe o gráfico que trata da proporção de migrantes na população total por regiões brasileiras.

Com auxilio da leitura do gráfico assinale V ou F para as proposições conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

( ) A Região Centro-Oeste apresenta o maior percentual de migrantes na formação de sua população, o que se deve principalmente à atração exercida pelo Distrito Federal e pela expansão da fronteira agrícola, que tornou a região fonte de forte atração populacional.

( ) O processo de integração do território nacional configurou o Nordeste como a região de perdas tanto demográficas como econômicas, que ainda tem como principal destino dos seus migrantes a Região Sudeste.

( ) A política de povoamento e de integração da Amazônia implantada pelos militares nos anos de 1970 transformou essa região numa área de expansão do capital e da fronteira agrícola, que passou a ser um dos principais destinos dos migrantes nordestinos e sulistas, daí a importância numérica dos migrantes na composição de sua população.

( ) O processo de desindustrialização ocorrido nas últimas décadas na Região Sudeste fez com que esta região perdesse totalmente a liderança na atração de migrantes para as Regiões Norte e Centro-Oeste, além de ser hoje uma região que não perde população devido à migração de retorno.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) V V V F

b) V F F V

c) F V V V

d) F V V F

e) V F F F




  1. País - Principais países de destino – Total refugiados

Afeganistão - Paquistão / Irã Alemanha / Países Baixos Reino Unido 2.084.900

República Democrática do Congo  - Tanzânia / Zâmbia / Congo

Burundi / Ruanda 462.200

Somália -  Quênia / Iêmen / EUA Reino Unido / Djibuti 389.300

Palestina - Arábia Saudita / Egito Iraque / Líbia / Argélia 350.600

Iraque - Irã / Alemanha / Países Baixos Reino Unido / Suécia 311.800

Fonte: www.acnur.org.br.

Acessado em setembro de 2008. Adaptado.

Conforme a ONU – Organização das Nações Unidas, o número de refugiados tem crescido nos últimos anos. Em relação a esse fenômeno:

a) Cite duas causas principais desses deslocamentos, explicando, ao menos, uma delas.

b) Faça uma análise crítica do caso afegão, considerando os respectivos países de destino.


  1. “A ideia de progresso manifesta-se inicialmente, à época do Renascimento, como consciência de ruptura. [...] No século XVIII tal ideia associa-se à consciência do caráter progressivo da civilização, e é assim que a encontramos em Voltaire. Tal como para Bacon, no início do século XVII, o progresso também é uma espécie de objeto de fé para os iluministas. [...] A certeza do progresso permite encarar o futuro com otimismo”.

(Adaptado de: FALCON, F. J. C. Iluminismo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 61-62.)

Na primeira metade do século XX, a ideia de progresso também se transformou em objeto de análise do grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social vinculado à Universidade de Frankfurt.

Tendo como referência a obra de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:

a) Por serem herdeiros do pensamento hegeliano, os autores entendem que a superação do modelo de racionalidade inerente aos conflitos do século XX depende do justo equilíbrio entre uso público e uso privado da razão.   

b) A despeito da Segunda Guerra, a finalidade do iluminismo de libertar os homens do medo, da magia e do mito e torná-los senhores autônomos e livres mediante o uso da ciência e da técnica, foi atingido.   

c) Os autores propõem como alternativa às catástrofes da primeira metade do século XX um novo entendimento da noção de progresso tendo como referência o conceito de racionalidade comunicativa.   

d) Como demonstra a análise feita pelos autores no texto “O autor como produtor”, o ideal de progresso consolidado ao longo da modernidade foi rompido com as guerras do século XX.   

e) Em obras como a Dialética do esclarecimento, os autores questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da trajetória da razão por ela estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.  




  1. Analise a figura a seguir.

Chaplin. Tempos Modernos. (Disponível em: Acesso em: 8 ago. 2004.)11

“Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos, a autonomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação das massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização. Assim, o progresso ameaça anular o que se supõe ser o seu próprio objetivo: a ideia de homem”. (HORKHEIMER Max. Eclipse da razão. Trad. de Sebastião Uchôa Leite.

Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976. p. 6.)

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre racionalidade instrumental, é correto afirmar:

a) A imagem de Chaplin está de acordo com a crítica de Horkheimer: ao invés de o progresso e da técnica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para tornar a sua vida melhor e mais livre.

b) A imagem e o texto remetem à ideia de que o desenvolvimento tecnológico e o extraordinário progresso permitiram ao homem atingir a autonomia plena.

c) Imagem e texto apresentam o conceito de racionalidade que está na estrutura da sociedade industrial com o viabilizador da emancipação do homem em relação a todas as formas de opressão.

d) Enquanto a imagem de Chaplin apresenta a autonomia dos trabalhadores nas sociedades contemporâneas, o texto de Horkheimer mostra que, quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior o grau de humanização.

e) Tanto a imagem quanto o texto enaltecem a inevitável instrumentalização das relações humanas nas sociedades contemporâneas.




  1. O conceito antropológico de cultura define o termo como:

a) um elemento que aproxima os homens dos animais;

b) uma função orgânica do homem;

c) um elemento que garante a homogeneidade entre os povos;

d) um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo;

e) as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem;


  1. A charge abaixo retrata a oposição epistemológica de duas escolas filosóficas cujos iniciadores podem ser considerados, respectivamente, Francis Bacon e René Descartes. Assinale a alternativa correta.


a) Empirismo X Criticismo

b) Ceticismo X Existencialismo

c) Empirismo X Racionalismo

d) Racionalismo X Existencialismo

e) Racionalismo X Ceticismo




Para quem faz DNA, a seleção é natural!




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal