De jornais paulistas dos séculos XIX e XX: contribuição para o Projeto de História do Português Paulista



Baixar 148.79 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho148.79 Kb.
Corpus de jornais paulistas dos séculos XIX e XX: contribuição para o Projeto de História do Português Paulista

[NOTÍCIAS]

Alessandra Castilho da Costa

Sumário


Apresentação

I - Coletas de edições completas




    1. Correio Paulistano




      1. Edição de 22 de agosto de 1854

      2. Edição de 08 de janeiro de 1856

      3. Edição de 05 de setembro de 1854

      4. Edição de 02 de abril de 1875

      5. Edição de 08 de junho de 1901




    1. A Província de S. Paulo/O Estado de S. Paulo




      1. Edição de 28 de janeiro de 1875

      2. Edição de 20 de janeiro de 1901

II – Coletas complementares por gêneros textuais


2.1 Notícias – Correio Paulistano, 02, 04 e 05 de janeiro de 1856

2.2 Cartas de leitores – Correio Paulistano, A Província de S. Paulo/O Estado de S. Paulo (1854, 1875 e 1901)

2.3 Anúncios – O Estado de S. Paulo, 22 de janeiro de 1930

2.4 Anúncios – Correio Paulistano, 12 de janeiro de 1960




Apresentação

O romanista alemão Peter Koch1 ensina que, ao compilarmos material lingüístico na elaboração de um corpus, devemos sempre considerar que esse material é atravessado por diferentes tradições discursivas e, por isso, não devemos imaginar que existam “fatos brutos”. Quer dizer: os textos apresentam-se sempre, inexoravelmente, em “distorção” discursivo-tradicional. E conclui, ainda: quando nos mantemos atentos a esse fato, determinadas tradições discursivas podem se mostrar mais ou menos adequadas para a análise de determinados fatos lingüísticos.

A partir dessa reflexão, torna-se evidente que um projeto de estudo do uso da língua na diacronia deve considerar a correlação entre gênero textual e probabilidade de ocorrência de determinados fenômenos lingüísticos. Em vista de sua variedade de gêneros textuais, o jornal é um objeto de estudo que pode contribuir grandemente para o estudo da diacronia do português.

Como veículo de comunicação de massa, o jornal procura atingir, logicamente, um publico variado. Para o lingüista, esse fato permite estabelecer uma relação entre as formas utilizadas no jornal e o conhecimento lingüístico (pressuposto) de seus leitores em uma determinada época.

O presente Corpus de jornais paulistas dos séculos XIX e XX: contribuição para o Projeto de História do Português Paulista foi desenvolvido no âmbito do Projeto de História do Português Paulista (PHPP), lançado pelo Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho em 1997 na Universidade de São Paulo. Da agenda do Projeto Caipira constam, grosso modo, a organização de corpora diacrônico, o estudo da mudança gramatical, a história social e a formação e transformação de gêneros textuais. O material aqui compilado serviu de base para as análises apresentadas em meu projeto de pós-doutoramento “Tradições discursivas da mídia impressa do português brasileiro: gênese, formação e transformação de gêneros discursivos em uma perspectiva diacrônica”2.

EXTERIOR.

QUESTÃO DO ORIENTE.

Rio, 30 de agosto.

Entrou hontem á tarde, de Londres e escalas, o vapor nacional Tocantins, que pertence á Companhia Brasileira de Pa- quetes de Vapor.

As folhas que recebemos adiantão de Paris até 31 de julho, de Londres até o 1.º de agosto, e de Lisboa até 5 do mes- mo.

Do Oriente ainda nada consta que seja decesivo ou altamente importante.

Os jornaes de 31 dão as seguintes no- ticias:

" As tropas inglezas e francezas, que julga-se estarem a esta hora em Var[ ]a, ainda não tomarão parte em nenhuma acção decisiva; sua presença todavia tem sido de grande proveito para os Turcos, pois a não ser ella, não terião certamente podido resistir por tanto tempo e com vântagem a seus invasores.
Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
" Conti[ ]não os conflictos parciaes ao longo das margens do Danubio, sendo dous os mais importantes; o 1.º, come- çando no dia 7 de julho proximo passado logo pela manhã, e sendo suspenso pela tarde, foi renovado no dia seguinte, fi- cando os Russos derrotados com perda de 900 homens mortos e 2,100 feridos, e cahindo a cidade de Giorgevo em poder dos Turcos. Á perda destes não consta das gazetas que temos á vista; mas uma carta de Vienna noticia que um dos regi- mentos francezes que tomárao parte no conflicto, o 25º de linha, ficára extrema- mente reduzido.

Notícia Encadeada Exterior


Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" Corria que os Francezes combatêrão nesta occasião debaixo do commando do general Conrobert, e que a elles se deve em grande parte o bom resultado do dia. O 2.º conflicto dizem que tivera logar no dia 23 do mesmo mez, no qual os Russos, atacando logo ao amanhecer os Turcos entrincheirados junto de Gi[ ]rgevo, fo- rão completamente derrotados, perdendo 2,000 homens mortos e 5,000 prisionei- ros. O communicante que deu essa no- ticia do Vienna accrescenta que no dia 25 duzentos carros carregados de feridos havião chegado a Bucharest; mas despa- chos dessa ultima cidade, datados do dia 27, não fazem nenhuma menção de se- melhante facto, pelo que não lhe damos muito credito.


Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
" - Os dous exercitos inimigos, cada um na posição respectiva, continuavão, em mutua observação. Omer-Pachá es- colheu Olteniza para centro das suas operações. Até o dia 16 do passado ti- nhão passado o Danubio 90,000 turcos. Empregavão-se estes em construir bate- rias na ilha que demora em frente do Si- listria.

Notícia Encadeada Exterior


Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - O pricipe Gorlschakoff tinha o seu quartel general em Slobodzie. Da Moldavia chegavão muitos reforços russos que occupavão a extensão de Jalomnitza. A ala direita dos Russos estava em Slo- bedzie. O general Ludes havia-se con- centrado em Kalafat. A força que o principe de Gortschakoff tem para resistir aos Turcos é de 110,000 homens e 20 baterias. Os Turcos continuavão a atra- vessar o Danubio em Giurgevo. Houve algumas escaramiças em forão feridos os generaes Buturlin e Orloff.

Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - Tinha chegado a Slatina uma parte do corpo de exercito do general Li- prandi. Dizia-se que a Pequena Vala- chia seria ocupada pelos Russos. Por outras noticias constava que os Austriacos erão brevemente esperados em Giurgevo.


Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" No Baltico e Mar-Negro nada tinhão feito as esquadras alliadas além de alguns tiros trocados outra vez com as baterias de Odessa.

" O almirante Napier appareceu diante de Cronstadt, mas retirou-se dali sem na- da tentar. Dizia-se que Bomarsund, na ilha de Aland, seria bombardeada, e no- ticias de Copenhague, transmitidas pelo telegrapho magnetico no dia 31 de julho, referem que com effeito ella fôra tomada com grande perda de ambas as partes.
Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - Dizem de Vienna o seguinte, em data de 20 do passado:

" Assegura-se que o general Gortscha- koff se manteria na posse dos principados á frente de 200,000 homens. Deve agora accrescentar-se a todos os documentos of- ficiaes, publicados nos principados, e em que se acha citado o nome do imperador Nicoláo, o título de Protector dos prin- cipados danubianos.
Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - Dizem de Francfort ao Moniteur, em data de 20 de julho findo, o seguinte:

" Os ministros da Austria e Prussia apresentárão hoje á Di[ ]ta o tratado de 20 de abril, acompanhado de uma de- claração commum. Assegura-se que es- ta reproduz os principaes argumentos da intimação austriaca, no que diz respeito aos interesses danubianos da Allemanha. Os dous gabinetes convidão a Dieta a que fortifique a convenção austro-prussiana, accedendo a ella sem reserva.
Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - Dizem de Berlin, em data de 19 do passado:

" A noticia dada pela Independence Belge de que a Austria tinha dirigido ao gabinete prussiano um ultimatissimum, fixando o prazo improrogavel de um mez para a evacuação dos principados, carece de fundamento. Era, porém, certo que a resposta ás propostas russas, concertada em Berlin, chegára no dia 18, acompa- nhada da approvação do gabinete de Vi- enna, que foi enviada hoje ao presidente do conselho, que se achava no campo, e que em breve seria remettida ao gabinete de S. Petersburgo.
Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - De França tinhão partido novas forças para o Baltico, sendo nomeado pa- ra tomar o commando em chefe dellas o general Baraguay d'Hilliers, o qual já lá se acha.


Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854

" - Em Inglaterra, por ocasião de discutir-se na casa dos lords o credito ex- traordinario para despezas da guerra, dis- se o ministro dos negocios, lord Clare[ ]- don:

" Nada temos com as communicações feitas pela Autria á Russia, e alheios nos conservaremos á resposta que ella re- cebeu. O governo de Sua Magestade es- tará sempre prompto para conduzir a bom bom resultado o objecto da presente guerra, isto é, a uma paz justa e honro- sa. Porém só nella combinaremos com condições que julgarmos leaes e compati- veis com os interesses deste grande paiz."

" Na camara dos communs ainda lord João Russell foi mais explicito. - Esta- mos agora mais livres, disse elle, e não achamos tropeço em qualquer negociação. Creio que a Austria se enganou na sua politica, e que muito errou em se não ligar logo e francamente ás potencias oc- cidentaes.


Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
" - A camara dos communs concedeu, na sessão de 25 do passado, tres milhoes de libras esterlinas, pedidas pelo governo, para a continuação da guerra. Nãso se tratava de obrigar o povo a novos subsi- dios, mas de applicar ás despezas da guer- ra os meios antecedentemente approva- dos. Na camara dos lords repelliu lord Clarendon novamente a hypothese de negociações pacificas, assentes no restabele- cimento de [ilegível] quo. " Os ministros de S.M., disse elle, não entrarão em convenção alguma que não seja compatí- vel com a honra e com a causa justa e le- gitima que o paiz defende. Não se en- talolou negociação alguma nova."
Notícia Encadeada Exterior
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
CORREIO DA BARCA.

O vapor Itambé trouxe-nos jornaes até 31 de agosto.

A questão das incompatibilidades pren- de a attenção do parlamento. Como sa- bem os leitores, ás commissões reunidas de constituição e justiça criminal, foi su- geita a materia. Offereceu o seu pare- cer, que por longo não publicamos inte- gralmente. Eis o seu extracto.

As incompatibilidades não derivam do principio da divisão dos poderes, nem da independencia essencial ao representante da nação; assenta no interesse da admi- nistração da justiça.

Soccorrem-se do artigo 155 da consti- tuição, como base onde se deve fazer re- pousar a solução da questão. Em face do artigo citado, que estabelece a perda do emprego de juiz só em caso de senten- ça, e, sendo que a medida vertente im- porta restricção dos direitos politicos de representação entende a commisão que ella não pode ser decretada pelos meios ordinarios. Soccorre-se ainda do artigo 178 da mesma lei.

Todavia a commissão reconhece que cumpre não arredar a magistratora de suas funcões; em consequencia indicam as imcompatibilidades indirectas, estimu- lando os juizes a não deixarem seus loga- res. As gratificações pro labore, certo numero de annos com a condição de apo- sentadoria e promoção são os meios lem- brados. Em consequencia offerece o se- guinte substutivo.

Artigo. Os juizes de direito, que fo- rem de hora em diante eleitos membros das camaras legislativas, ou assembléas provinciaes, aceitando, consideram-se im pedidos de exercer os seus lugares duran- te a legislatura respectiva.

§ 1.º Os que aceitarem a nomeação de senador serão aposentados na forma do art. 4º do projecto.

§ 2.º Fora do caso do 1.º os juizes serão substituidos durante a legislatura por juizes de direito substitutos escolhi- dos pelo governo de entre os juizes muni- cipaes.

§ 3.º Os chefes de policia, juizes de direito substutos, ou promotores, e jui- zes, municipaes ou de orphãos, sendo membros das camaras legislativas ou as- sembléas provinciaes, consideram-se igual- mente impedidos de exercer os seus em- pregos, e serão competentemente substi- tuidos.

Estão assignados - Luiz Antonio Bar- bosa, Magalhães Castro, Figueira de Mel- lo: os Srs. Miranda, Taques e Vasconcel- los adaptaram voto em separado.
Notícia Encadeada Nacional do Correio da Barca
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
- Publicaram-se dous periodicos: Cos- mopolita e Propheta.

Notícia encadeada Nacional Correio da Barca


Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
- Assegura-se que o governo não mos- tra desejo de prorogação. A reforma do Sr. Nabuco não vai ao senado, ainda este anno.
Notícia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
- Foi reformado no mesmo posto o major do extincto batalhão de infantaria da guarda nacional do municipio da villa da Constituição da provincia de S. Paulo, o Sr. [ilegível] de Mello Castanho.
Notícia Encadeada Nacional da Barca
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
- O Sr. Silveira da Motta continúa á ter maioria de votos na eleição de Goyaz.
Notícia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
- O Josephina annuncia a sua sahida para 6.
Notícia Encadeada Nacional da Barca
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
- Por falta de espaço reservamos as noticias das provincias para ámanhã.
Notícia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 05 de setembro de 1854
Noticias diversas.

Dos jornaes da côrte chegados ultimamente extractamos as seguintes noticias.

DO IMPERIO

RIO DE JANEIRO: — Ainda não apparecera o cholera em Itaguahy.


Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
— No dia 3 deste mez reunia-se em sessão extraordinaria o tribunal da relação afim de serem julgados alguns recursos crimes.
Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
— De Angra dos Reis noticiavão um caso de longevidade espantosa. Existe na Ilha Grande uma velha viúva, natural de S. Sebastião. Ignora a sua idade, mas far-seha idéa de sua velhice pelos descendentes que conta. Teve 12 filhos, dos quaes existem 4. Destes 4 filhos tem vivos 17 netos. Não sabe com certeza quantos bisnetos tem, mas conta cinco cazados, dos quaes tem 23 tataranetos e um destes já é cazado e tem dois filhos.

Esta mulher ainda coze: anda um tanto encurvada, mas sem encostar-se, e conserva as faculdades mentaes em bom estado.


Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856


  • A villa da Parahyba do Sul ainda não estava livre da epidemia.

Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte


Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
SERGIPE. — O estado desta provincia continua a ser tristissimo. Ainda não moeo um só engenho nem moerá, porque grande parte dos proprietarios, como seus escravos morrerão. Aracaju estava despovoado e os influentes que concorrerão para a mudança da capital, vendo que não podião tirar interesse da mudança, retirarão-se e estavão só os empregados da thesouraria e pequena força de permanentes.

Estava também sendo assolada a cidade da Estancia.


Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
MATO GROSSO. — O Sr. Leverger, presidente da provincia, na qualidade de commandante das armas desde fevereiro do anno passado que se achava por ordem do ministério, no baixo Paraguay.
Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
— A assembléa provincial foi adiada por tres vezes, e ainda não havia certeza de reunir-se em novembro por cauza da auzencia do presidente da província.
Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
— As sezões no forte de Coimbra impossibilitava á grande parte da guarnição, para o serviço: em agosto morrerão 11 praças.
Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
— Esta provincia longe das inspirações da corte e de todo egoismo que já vai tocando as provincias mais proximas a fóco de luxo, acaba de dar uma prova de patriotismo, bem recomendável. Os negociantes de Cayabá vendo que a thesóuraria estava sem dinheiro para ocorrer a suas despezas, offerecerão e entrarão para os cofres no mez de junho com quantias sufficientes, sem outra vantagem mais do que a thesouraria lhes pagar logo que tivesse meios.
Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856


  • Esperava-se que a venda de gado no anno passado subisse á somma de 60 contos de réis.

Notícia Encadeada Nacional Jronais da Corte


Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
MINAS. — O Sr. conselheiro Penna, deve tomar posse da presidencia a 12 do corrente.
Noticia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
— A reunião da nova assembléa deve ter lugar a 25 de março.
Noticia Encadeada Nacional Jronais da Corte
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Gazetilha.

EPIDEMIA REINANTE. — Tendo-se dado alguns cazos da epidemia reinante na villa de Áreas, o governo da província deu às ordens necessarias para debellar o mal e mandou pôr á disposição do delegado de policia a quantia de 800D réis para serem empregados nos socorros.

As mesmas providências para a cidade de Ubatuba onde havião morrido 6 colonos suissos e mais a quantia de um conto de réis pela collectoria.

Para a villa de S. Luiz ordenarão se medidas preventivas a que participe-se qualquer eventualidade para pôr-se á disposição da autoridade o dinheiro preciso para atalhar-se o mal.


Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E S. JOÃO BAPTISTA. — Os beneficios desta philantropica instituição já se tem feito sentir.

Mandou reparar o antigo hospital dos lázaros, caial-o e munil-o das condições hygienicas para o tratamento dos infelizes morpheticos. Existem 8 enfermos em tratamento rigoroso, sob as vistas do Sr. Dr. Ottoni.


Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
ROUBO. — Consta-nos que a casa de uns estudantes na rua das Flores foi roubada, ficando um delles com a roupa do corpo; e que depois novas tentativas de arrombamento tem tido lugar. O Sr. delegado da policia tinha dado ordens para a captura dos criminosos.
Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
TANQUE (?). — Chamamos a attenção da illustrissima camara municipal para o reservatório de águas que vem para o consumo da cidade. O tanque que abastece o chafariz da Misericordia acha-se em lastimoso estado, servindo até de bebedouro aos animaes que pastão por aquelles lugares. Em todo o tempo é necessario cuidar-se da limpeza desses depósitos, e agora que nos precavemos contra o ingresso da epidemia reinante, devemos procurar conserval-as em toda a sua pureza.
Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
TELEGRAMMAS

Serviço especial do "Correio Paulistano"


Cambio

SANTOS, 7.

O mercado abriu com a taxa ban caria a 11 3 8 e particular a 11 15 32.

Foram feitos negocios bancarios nas taxas de 11 3 8 e 11 1 2 e par ticulares nas de 11 15 32, 11 5 8, e 11 9 16.

O mercado fechou com a taxa ban caria a 11 1 2 e particular a 11 9 16.

O movimento do dia foi regular.
Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Alfandega

SANTOS, 7.

O rendimento da Alfandega hoje foi de 135:150$063.


Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
SANTOS, 7.

Por ser amanhã dia feriado não funccionarão os bancos, o commer cia, camara e recebedoria.


Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Movimento do porto

SANTOS, 7.

O porto teve o seguinte movimen to:

Entrada:

O vopor allemão "Kolina", vindo de Bremen, com varios generos, con signados a Zerrenner;

O vapor allemão "Australia" vindo de Hambvrgo com varios generos ge [c]onsignados a Wille:

O vapor inglez "Grecian Prince" , vindo de Rosario, com varios gene ros, consignadoo a Belmarco.

Sahidas:

O vapor allemão Ragu[s]a, para No va York;

O vapor inglez <>, para o Rio.
Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Mercado de cambio

RIO, 7.

O mercado de cambio abriu hoje á taxa de 11 13 3[2] d., que foi affixada pelos bancos Allemão e da Republi ca, sustentando os demais a de 11 3 8 d., mas cahiu logo a 11 3 16 d.

Satisfeita a procura, o mercado so biu gradativamente até que o Banco da Republica começou a operar a 11 9 16 d.

Houve depois um periodo de inde cisão quan[d]o os bancos se recusa vam a acceitar negocios acima de 11 15 32 d.

Afinal houve nova e maior alta, subindo o mercado até fechar a 11 5 8 d.

O ouro nacional foi cotado a 2$395 por 1$000 e os soberanos a 21$100.


Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Remessa de libras

RIO, 7.

O governo vai remetter mais 300.000 libras para Londres, por conta do "funding loan".


Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
O café

PARIS, 7.

Causa uma certa inquietação nos centros commerciaes uma circular da casa During & Zoon, de Amster dam, estimando em onze e meio a doze milhões de saccas a proxima colheita do café brasileiro.


Noticia Comercial Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Menina afogada

SANTOS, 7.

Quando, hoje, às 2 horas da tarde, se achava na praia do Guarujá, pescando, pereceu afogada Ricardina, filha do engenheiro Eduardo Gonçalves de Oliveira, alli residente.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Feiras

ARARAS, 7.

Começaram hoje com grande animação as feiras desta cidade.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Reunião de lavradores

[A]RARAS, 7.

Foi concorridissima a reunião dos lavradores que a Camara convocou, sendo unanimemente rejeitado o projecto do dr. Vicente de Carvalho, ap plaudindo o imposto proporcional e sendo lembrada a creação de uma cooperativa da lavoura.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Fallecimento

RIO, 7.

Falleceu em Belém, do Pará, mon senhor Raymundo Amancio de Miranda.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Recurso attendido

RIO, 7.

Foi concedido o recurso pedido pelo praticante dos Correios desse Estado, Joaquim Salomão da Silva Telles, a quem é attribuida a responsabilidade do extravio de um registrado de Santos para Jundiahy.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Follecimento

RIO, 7.

Falleceu o antigo empregado da Santa Casa de Misericordia Francisco Sá.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Exercito

RIO, 7.

Por decreto de hoje foi transferido para a segunda classe do exercito o primeiro tenente João Baptista Monteiro.


Noticia Cotidiano Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901


EXTERIOR
Noticias da Italia

ROMA, 7.

Foram hontem recebidos no Quiri nal as commissões do Senado e da Camara, nomeadas por estas duas ca sas do parlamento para apresentar ao monarcha felicitações pelo nascimen to da princeza de Roma.

O monarcha recebeu as commis sões na sala do throno, rodeado dos seus ajudantes e da sua casa mili tar. Em nome de cada casa d[o] par lamento falaram os respectivos pre sidentes, senador Giuseppe Saracco [ ] deputado Tommaso Villa, responden do o rei, que entreve depois longa palestra com os membros das com missões, notadamente com o "le[ ] der" da bancada radical,deputado Et tore Sacchi, representante de Cremo na.

― Foram ainda contemplados nos ultimos decretos de indulto assigna dos pelo rei os seguintes socialistas condemnados depois dos factos de 1898 : Garmine di Giorgio, Benedetto d´Agostino, Volpi, Cavadente e Don narumma. Os jornaes fazem agora um appello á magnanimidade do rei para este perdo[a]r Paulo Schicchi , anarchista sicilliano.

― Annuncia "L'Osservatore Romano" que será organizado um grande jubi leu pontifical em 1902, em homena gem ao papa Leão XIII.

Accrescenta o mesmo jornal que os nuncios apostolicos devem rece ber da secretaria de Estado do Vati cano as necessarias instrucções so bre a melhor maneira de organizar o jubileu no extrangeiro.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Finanças brasileiras

PARIS, 7.

Os jornaes "Cote de la Bourse et de la Banque" e "Information Pari sienne" trazem extensas apreciações sobre a situação do Thesouro brasileiro por occasião da volta dos pagamentos em ouro.

O "Information" diz que a baixa do cambio actualmente é resultado da especulação dos mesmos que provocaram a alta do mez de abril, vendendo a descoberto mais de 41 milhões de libras.

Entretanto, ― accrescenta ― isto nada affecta ao Thesouro.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Movimento diplomatico

LONDRES, 7.

Telegrapham de Paris que o ministro do Exterior Delcassé resolveu chamar de Berlim o marquez de Noailles, actual embaixador da França na Allemanha, pretendendo substituil-o pelo sr. Leon Bourgeols.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Congresso maritimo

PARIS, 7.

I[n]formam de Madrid que o duque de Veragua, presidindo á inauguração do congresso maritimo, insistiu na [n]ecessidade de possuir a Hespanha uma forte marinha de guerra.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Imposto sobre a renda

PARIS, 7.

A commissão de finanças do Sena do manifestou se unanimemente contra a encorporação ao orçamento do imposto sobre a renda.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Protectorado em Marrocos

PARIS, 7.

O governo francez negocia activamente com o governo hespanhol o possivel estabelecimento de um protectorado em Marrocos.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
LONDRES, 7.

Aqui chegou, procedente de Tanger, a missão enviada pelo sultã[o] Ab [ ]ul El Azziz, de Marrocos, para felicitar o rei Eduardo pela sua ascenção ao throno.

Os jornaes ligam grande importancia á vinda da missão marroquina, attendendo a que a França pretende implantar o protectorado naquelle paiz. A missão marroquina está hospedada no palacio de Morbourough, devendo ser amanhã solennemente recebida pelo manarcha.
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
O "Floriano"

PARIS, 7.

Dizem de Kiel que, hontem, a bordo do couraçado brasileiro "Floriano", os officiaes deste va[ ]o offereceram um "five o clock tea" ao principe Henri que, da Prussia, que em companhia de sua esposa, a princeza Irene, de Hesse, visitou todas as dependencias do mesmo, elogiando a ordem, a disciplina e a limpeza que observo[u].


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901

― De Berlim já telegrapham que alli chegaram os officiaes do "Floriano", acompanhados do barão do Rio Branco e do ca Huet Bacellar, commandante do couraçado.

Os officiaes brasileiros deviam ser hoje recebidos pelo imperador Guilherme, que em sua honra dará um grande banquete e uma recepção no palacio imperial.

O nosso ministro em Berlim, barão do Rio Branco, banqueteará tambem os officiaes brasileiros, no edificio da legação, em Roonstrasse, 4.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Guerra anglo boer

LONDRES, 7.

Corre com insistencia em Capetown que as tropas inglezas foram derrotadas pelos "boers" em Jacobtes, [ilegivel] perdas importan ambas as partes.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
― O "Daily Mall ataca o governo, affirmando que são acceitas as verdades sobre a guerra sul africana não merecendo mais o "War Office" a confiança do publico londrino. Têm sido extranhados os ataques do citado jornal.
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
― A Camara dos Communs approvou o credito de 15.779.000 libras esterlinas destinadas ás despesas com transportes e compra de cavallos para continuar a campanha contra os "boers".
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
― A Camara dos Communs approvou o credito de 15.779.000 libras esterlinas destinadas ás despesas com transportes e compra de cavallos para continuar a campanha contra os "boers".
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
― Chegou ao ministerio da Guerra uma relação detalhada dos assumptos tratados na ultima assembléa dos "burghers", reunidos a 20 de maio findo, sob a presidencia do sr. Schalkburger, no valle de Nagels.

O vice presidente Schalkburger incitou os "bughers" á peleja, até ser conseguida a inteira independencia das republicas sul africanas.

Os "burghers" votaram unanimemente uma moção protestando que sustentariam a guerra até a morte.
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901

O culto da arte

PARIS, 7.

Esteve hontem brilhantissima a celebração do anniversario de Corneille, no novo theatro do "Comedie Françaisa".
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
O Congresso Pan Americano

NOVA YORK, 7.

Fala se na possibilidade de não se effectuar o Congresso Pan Americano pelo facto da Argentina e o Perú haverem declarado que não tomarão parte no congresso caso seja modificado o seu programma.
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Sul America

BUENOS AIRES, 7.

Santiago está hoje em festas por passar o anniversario da occupação da Arica pelas tropas chilenas.
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
― A companhia " British Union" estabelecerá uma linha de vapores entre a Inglaterra e o Rio da Prata.
Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Guerra anglo boer

LONDRES, 7.

O ministro da Guerra, sr. Brodrick, declarou hoje na Camara dos Com muns que nem o governo nem lord Kitchener discutiram com o general "boer" Luiz Botha a concessão de independencia ás duas republicas sul africanas.

A Inglaterra está no firme propo sito de conseguir a annexação.

O sr. Chamberlain apoiou as decla rações do seu collega de ministerio e disse que impoz como condição á esposa do general Botha, que deseja encetar as negociações de paz, ab stracção de qualquer idéa de autono mia das duas republicas.
Sul America

BUENOS AIRES, 7.

O ministro do Perú em Washington communica ao seu governo que o presidente Mac Kinley e o sr. John Hay, ministro do Exterior americano, estão animados do desejo de conciliar as republicas sul-americanas no congresso que se reunirá no Mexico.

Nada, porém, está resolvido, por emquanto.


Noticia do Exterior Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
Solidariedade politica

ARARAS, 7.

O directorio republicano, hoje re unido, deliberou manifestar o seu apoio e solidariedade ao dr. Bernardino de Campos, ha poucos dias atacado em sua honra.


Noticia Politica Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901
[Trabalhos] do Congresso

RIO, 7.

Camara:


Na sessão de hoje; o sr. Leonel Filho justificou um projecto elevando á cathegoria de administração a sub administração dos correios da Cam p[a]nha.

O sr. Rodrigues Doria apresentou uma representação de diversos lentes da Faculdade de Medicina da Bahia sobre o Codigo do Ensino.

Na ordem do dia foi approvado um requerimento do sr. Alfredo Pinto, mandando voltar á commissão de Justiça e Legislação o projecto n. 87, mandando observar varias disposições para [ ] fiel execução da lei d[ ] casa mento civil.

Na discussão do projecto regulando o sorteio militar oraram os srs. Tosta e Rodolpho Paixão.

[E]ncerrou-se o debate, b[e]m como o das demais materias da ordem do dia, sem discussão.

Senado:


Não houve sessão por falta de nu mero.
Noticia Politica Telegrama
Correio Paulistano, 08 de junho de 1901

Policia

N. 705. — Das partes recebidas consta o seguinte: Pela delegacia da capital á 19 interpoz Antonio Luiz Pedrozo de Assis, de S. Bernardo, appellação da sentença da delegacia que o condemnara por queixa de João José da Silva Pontes, mandou se tomar e expedir.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Recebeu-se e mandou-se cumprir e remetter precatória da subdelegacia do Braz para notificação de peritos e de D. Anna Eufrazia do Amaral afim de proceder a exame nos quartos fronteiros a Guilherme Caetano.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Continuou-se no processo contra um réo ausente inquirindo-se duas testemunhas.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Á 20 officiou-se ao subdelegado da Cotia para comparecimento de mais duas testemunhas e do seu escrivão Antonio Bandeira Barreto, afim de deporem aos tres processos instaurados contra Luiz Alves de Medeiros prezo.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Requereu Antonio Bernardo Quartim soltura de seu escravo Antonio á seu pedido recolhido á casa de correcção; exigio-se a taxa de 55-56.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Continuou-se a formação da culpa ao réo Luiz Alves de Medeiros inquerida uma testemunha em cada um dos processos.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Recebeu-se do Exm. Sr. Vice-presidente da província officio autorizando factura de prateleiras nas prizões da cadêa.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Desistio João José da Silva Pontes da accusação de injurias e uso de armas intentada contra Antonio Luiz Pedrozo de Assis, preso.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Recebeu-se do commandante do corpo municipal officio communicando acharem-se recolhidos á esta cidade o offendido José Cyriaco e testemunhas do facto no rio das Pedras occorrido; requisitou-se o offendido e nelle procedeu-se a corpo de delicto e auto de perguntas; o ferimento foi considerado leve e quase são.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Conclui-se a formação da culpa ao réo ausente de que acima tratei, inquirindo-se duas testemunhas e indo como vista ao Dr. Promotor, á vista de cujo parecer ordenou-se nova vista sobre classificação do crime.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Recebeu-se da subdelegacia do Braz officio com a copia do exame feito nos quartos referidos, ajuizando os peritos, que dentro de oito dias devem ser demolidos, por não serem susceptíveis de concerto, exceptuadas tres; e como o dito subdelegado consultava como deveria progredir ordenou-se que julgando o exame, o mandou intimar a proprietaria , e com certidão lavrasse de tudo auto para opportunamente proceder-se si houver lugar.
Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
Na parte da cadêa reclamouo carcereiro novamente contra a collocação das armas em frente da prizão forte.

Vai-se providenciar.


Noticia Oficial Policia
Correio Paulistano, 08 de janeiro de 1856
CORREIO DA BARCA.!

O União annuncia a partida, em lugar| do Fluminense, para o dia 24; o D. Affon-|so transferio para 20.|


Noticia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
- Regeitou-se na camara quatriennal| o projecto creador de uma nova provincia| em Minas. O visconde do Paraná fallou| contra o projecto.|
Noticia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
- Foi approvado o artigo que augmen-|ta os ordenados dos lentes da faculdade| de direito.|
Noticia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
- O Sr. desembargador Pacheco de-|mittio-se da directoria do theatro Lyrico.|
Noticia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
- Falleceu o Sr. Maxwel, um dos| mais abastados commerciantes da praça| do Rio.|
Noticia Encadeada Nacional Correio da Barca
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854

NOTICIAS E FACTOS DIVERSOS.|

CORREIO: - O Sr. administrador do| correio da capital, que em nossa opinião| é zeloso, quanto cumpre, pelo serviço do| ramo á seu cargo, attendeu ao reclamo| expendido pelo nosso correspondente de| Itú ordenando que o estafeta marche pa-|ra Porto Feliz apenas chegue á Itu. Era| uma necessidade geralmente reclamada; o| Sr. Luz merece louvor pela attenção que| liga ao reclamo do povo.|


Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
ESTRADA: - Já orientamos os leitores| na questão do atalho - Nunes, que, por| eventualidades que já não assustam no| paiz, se converteu em questão de gabine-|te. O governo commissionou o Sr. Mon-|teiro para examinar ocularmente a ques-|tão. Aguardamos o parecer deste enge-|nheiro que é probo. O Dr. Cabral á| quem anteriormente se incumbio a mate-|ria subjeita, tambem o é, mas procedeu| recentemente de um modo estranho. Pa-|tentearemos em breve a historia desse ata-|lho: é negocio publico, é providencia re-|clamada por todos os viandantes.|
Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854

ESCRAVOS: - O correio das villas nada| adiantou relativamente a questão da su-|blevação, nem fez verificar a noticia| da escaramuça, que noticiámos recente-|mente.|


Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
MALA DO CORREIO. - Parte hoje o cor-|reio das villas do sul. Até meio dia re-|cebe-se a correspondencia com porte do-|brado.|
Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854
ACADEMIA: - Começa hoje a explicação| do direito administrativo pelo Dr. Furta-|do, das 11 ao meio dia; do direito roma-|no, pelo Dr. Crispinianno, do meio dia| á uma hora.|
Noticia Regional Cotidiano
Correio Paulistano, 22 de agosto de 1854


1 1997: 59.

2 Processo FAPESP 05/55152-3 (2007-2010).

Catálogo: sites -> phpp.fflch.usp.br -> files
files -> Carta 389 Estado/Cidade
files -> Projeto Nacional phpb-equipe Regional de São Paulo
files -> De jornais paulistas dos séculos XIX e XX: contribuição para o Projeto de História do Português Paulista
files -> De jornais paulistas dos séculos XIX e XX: contribuição para o Projeto de História do Português Paulista
files -> Fundação da Capitania deS. Amaro no tempo do Governo de Pedro Lopes de Souza, contendas que houverão sobre os seus limites, ecomo passou para a Coroa
files -> Costa, Renata Ferreira (2007). Edição semidiplomática de
files -> Universidade de são paulo faculdade de filosofia, letras e ciências humanas departamento de letras clássicas e vernáculas programa filologia e língua portuguesa sintaticizaçÃO
files -> Projeto de história do português paulista II subprojeto formaçÃo de corpus do português paulista coordenação: Prof. Dr. José da Silva Simões atas de vereança de mogi das cruzes
files -> Chamada de publicação Projeto História do Português Paulista Série Estudos, vol. V
files -> Projeto Para a História do Português Brasileiro Equipe de São Paulo Edição das Cartas Paulistas da bnrj século XIX


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal