Departamento de arte corporal



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U
NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

DEPARTAMENTO DE ARTE CORPORAL

BACHARELADO EM DANÇA

PROGRAMA DE DISCIPLINA
DISCIPLINA: Técnica da Dança. CÓDIGO: EFA 428

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas, 2as e 5as 18h10 as 19h40.

Nº DE CRÉDITOS: 03 2007/1

Professora Ms. Maria Inês Galvão Souza
EMENTA:
A performance corporal como linguagem da arte contemporânea. Processo de execução e qualificação técnico-artística para formação do intérprete e coreógrafo, através de estudos de seqüências compositivas, tendo o caráter como referência para o domínio de habilidades motoras e interpretativas. Conformação de seqüências compositivas com variações de caráter, para fins da qualificação da performance, em progressão para os níveis intermediário a adiantado. Aplicabilidade dos princípios de execução do movimento, em seqüências compositivas, relacionando os estudos sobre a dança de Helenita Sá Earp e Rudolf Laban, com questões da técnica da dança proeminentes no mercado de trabalho.
OBJETIVOS:
- Aplicar os referenciais dos parâmetros Movimento, Espaço-Forma, Dinâmica e Tempo na realização de seqüências compositivas com enfoque no estudo do caráter:

- Identificar e apontar os principais pontos de execução em diferentes relações no estudo integrado dos Parâmetros Movimento, Espaço-Forma, Dinâmica e Tempo;

- Executar diferentes possibilidades de movimentos básicos das partes do corpo e do corpo como um todo (Famílias da Dança) baseadas na interligação dos referenciais dos parâmetros Movimento, Espaço-Forma, Dinâmica e Tempo;

- Elaborar diferentes seqüências de movimentos articulando os referenciais dos parâmetros Movimento, Espaço-Forma, Dinâmica e Tempo


UNIDADES:
I – Seqüências artísticas elaboradas a partir de variações e diálogos dos fundamentos da dança
- Enfoque nas variações em relação ao fundamento movimento: sucessivo, simultâneo, potencial e liberado em diferentes bases de apoio.
- Enfoques nas variações em relação aos fundamentos espaço e forma: pequenos gestos, movimentos amplos, formas definidas, deformações, equilíbrio e desequilíbrio do eixo corporal e posições dos membros inferiores em diferentes bases de apoio.
- Enfoques nas variações em relação ao fundamento dinâmica: diferentes intensidades da força, impulsos e passagens da força em diferentes bases de apoio.
- Enfoques nas variações dos modos de execução: conduzido, ondulante, balanceado, lançado, percutido e vibratório em diferentes bases de apoio.
- Enfoque nas variações temporais: andamento, ritmo e sons produzidos pelo corpo (onomatopéias, palavras e sons) em diferentes bases de apoio.
II - Seqüências artísticas elaboradas a partir de variações dialógicas com diferentes linguagens artísticas
- Enfoque nas variações dos estilos musicais.
- Enfoque nas variações de textos dramatúrgicos.
- Enfoque nas variações de objetos cênicos.
- Sugestões dos alunos.
III – Exercícios de composição (improvisações e criações analíticas)
- Enfoque nos fundamentos da dança em relação a uma linguagem (música, texto, figurino, cenário, luz, etc)
- Enfoque em uma linguagem (música, texto, figurino, cenário, luz, etc), dialogando com os fundamentos.

METODOLOGIA:

Aulas práticas com discussões teóricas.


AVALIAÇÃO:
Apresentação de trabalho final: composição de uma cena caracterizando um caráter, com apresentação de trabalho escrito sobre a composição.
BIBLIOGRAFIAS:
BARBA,Eugênio; SAVARESE ,Nicola. A Arte Secreta Do Ator. São Paulo: Hucitec Editora da Unicamp, 1995.

CALAIS-GERMAN, Blandine. Anatomia para o movimento. Introdução à análise das técnicas corporais. v.1. São Paulo: Manole, 1992.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisas em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arquiteto Zen. São Paulo: Pensamento,s/d

HALSEBACH, Bárbara. Dança, improvisação e movimento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1998.

LABAN, R. Domínio do Movimento. Summus Editorial, São Paulo, 1971


CRONOGRAMA
5 de março –
8 de março –
12 de março –

.

15 de março –


19 de março –
22 de março -
26 de março –
29 de março
________________________________________________ 16h
2 de abril –
9 de abril –
12 de abril –
16 de abril –
19 de abril –
23 de abril –
26 de abril – SEMINÁRIO LAZER EM DEBATE
________________________________________________ 12h
3 de maio –
7 de maio –
10 de maio –
14 de maio –
17 de maio –
21 de maio –
24 de maio –
28 de maio –
31 de maio –
______________________________________________________ 18h
4 de junho –

11 de junho –


14 de junho –

.

18 de junho –


21 de junho –
25 de junho –
28 de junho –- Fechamento do curso
____________________________________________________ 14h
02 de julho – Reposição ?
05 de julho - Reposição ?

_____________________________________________________ 4h


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