Deputado Federal Leandro Vilela



Baixar 7.71 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho7.71 Kb.
Pronunciamento

Deputado Federal Leandro Vilela


25 anos da Fundação Roberto Marinho

Brasília, 29 de maio de 2003.
Senhor presidente, senhoras e senhores parlamentares.
Subo hoje a esta Tribuna para prestar uma justa homenagem à Fundação Roberto Marinho, que completa vinte e cinco anos de um trabalho exemplar em favor da educação no Brasil. Idealizada e estruturada pelo jornalista Roberto Marinho em 1977, desde então a Fundação tem cumprido com brilhantismo a missão para a qual foi instituída: “contribuir, através do uso dos meios de comunicação, para a solução dos problemas educacionais da população brasileira”.

São vinte e cinco anos de trabalho pela educação que desembocam num diferencial muito importante: os resultados. A opção pela educação transformou-se em ações práticas que distribuem dignidade a milhões de brasileiros. A primeira grande iniciativa neste campo foi a criação do Telecurso, o maior programa de educação à distância em funcionamento no país. O Telecurso veio atender a uma demanda de milhões de brasileiros que não haviam conseguido concluir o ensino básico.

Em todos esses anos, centenas de milhares de pessoas se alfabetizaram graças a este programa. Com o passar do tempo, o Telecurso evoluiu e, além das aulas via televisão, espalhou-se como método de ensino por milhares de salas de aula Brasil afora. Hoje, são nada menos do que oito mil turmas funcionando simultaneamente em todos os estados brasileiros.

O sucesso do Telecurso levou a Fundação Roberto Marinho a criar um canal de TV privado dedicado exclusivamente à educação. Trata-se do canal Futura, o Canal do Conhecimento, que entrou no ar em 1997, viabilizado pela parceria da Fundação com 15 instituições e grupos empresariais. Todos com o compromisso comum de investir na educação do País.

Nesse mesmo campo, a Fundação Roberto Marinho ainda mantém no ar programas como o Globo Ciência e o Globo Ecologia, que além de ensinar, motivam o respeito dos jovens pelo meio ambiente. A preservação do patrimônio cultural brasileiro é outra preocupação que acompanha a Fundação Roberto Marinho desde sua criação.

Todas essas iniciativas somadas colocam a Fundação Roberto Marinho como um modelo eficiente que mostra do que é capaz o chamado Terceiro Setor. São iniciativas que compõem um universo ilimitado de conhecimento, que auxilia a população brasileira e faz com que o Brasil caminhe firme no sentido de ser um país vitorioso, porque investe e dá importância à educação.

Não é por acaso que a campanha publicitária dos 25 anos da Fundação trás o mote: “Por trás disso tudo existe uma idéia muito forte: Educação é tudo”.

Em nome de todo o povo goiano, especialmente das milhares de pessoas foram e continuam sendo beneficiadas pelos projetos da Fundação Roberto Marinho, manifesto as nossas homenagens aos 25 anos de um trabalho vitorioso. As nossas homenagens especiais também ao jornalista Roberto Marinho, sem o qual talvez nada disso tivesse se tornado realidade.



Foi a Fundação Roberto Marinho, numa época em que quase ninguém dava importância ao tema, quem nos indicou o caminho correto para a busca do progresso: a educação. Por isso, o nosso reconhecimento, de Goiás, do Congresso Nacional e do Brasil.
Muito obrigado.
Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal