Deputado Federal professor victório galli (pmdb-mt) p



Baixar 10.63 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho10.63 Kb.
O Senhor Deputado Federal PROFESSOR VICTÓRIO GALLI (PMDB-MT) pronuncia o seguinte discurso:
Senhor presidente, senhora e senhores deputados, é para mim uma enorme satisfação, um motivo de orgulho vir aqui a este plenário trazer notícias do meu Estado, Mato Grosso. Estado por adoção, onde, há quase 40 anos meus pais e toda a família resolveram viver. Lá, constituímos família e vamos construindo o nosso destino, com trabalho, honradez e seguindo a orientação religiosa.
Senhoras e senhores! Venho falar da saga de um povo, que no seio da floresta do norte mato-grossense plantou uma grande povoação. Trata-se do Município de Sinop, localizado a 503 km da Capital, Cuiabá, que ontem, segunda-feira, dia 14, completou 35 anos de fundação e 30 de emancipação político-administrativa.

 

Tudo teve início em 1972, quando a Colonizadora Sinop S.A. adquiriu aproximadamente 500 mil hectares de terras e criou a Gleba Celeste.



Na implantação e execução do projeto, 400 homens e máquinas atravessaram o Rio Verde, abrindo as primeiras picadas na selva, para plantar a cidade de Sinop.

 

A abertura das primeiras ruas do então povoado teve início em maio de 1972 e logo chegaram as primeiras famílias de pioneiros. Naquela época, uma viagem do interior do Paraná até Sinop demorava cerca de sete dias. Mas, apesar dessa grande dificuldade, o fluxo migratório para essa fronteira agrícola no Norte de Mato Grosso, ia crescendo.



 

E o resultado não poderia ter sido outro: no dia de sua fundação, em 14 de setembro de 1974, a cidade de Sinop era um verdadeiro canteiro de obras. Tudo foi muito rápido.

Em 17 de dezembro de 1979, o governador Frederico Campos assinou a Lei 4.156/79, que elevou Sinop à categoria de município. E a cidade não parou de crescer. Hoje, com uma população estimada em 114 mil habitantes, o município é administrado pelo prefeito Juarez Costa, nosso companheiro do PMDB, a quem envio aqui o meu abraço, desejando sucesso total em seu trabalho. Juarez costa é um jovem, trabalhador, cheio de planos e que, não tenho dúvida, deixará uma grande marca na sua administração.

 

Senhor Presidente, este primeiro aniversário de Sinop, sob o comando do prefeito Juarez, é um exemplo do quanto este jovem o ainda poderá fazer pelo município.



 

Na festa dos 35 anos de sua fundação, os sinopenses, puderam receber de presente várias obras. Entre elas, o posto do Programa de Saúde da Família do bairro Boa Esperança, do Jardim das Oliveiras, do bairro Parque das Araras e do Jardim Ibirapuera.


O Prefeito Juarez Costa inaugurou ainda o Centro de Especialidades Médicas, laboratórios e a Central de Regulação. Outra obra importante, entregue à população, foi a pavimentação asfáltica do bairro Habitar Brasil. Além da entrega de 63 casas populares do Residencial Vida Nova, na Estrada Rosália, O prefeito Juarez Costa, inaugurou a iluminação pública da Avenida dos Flamboyants e das laterais da BR-163.


Assim como nos demais municípios brasileiros, o povo de Sinop luta com grandes dificuldades para possibilitar uma melhor qualidade de vida a sua gente. Mas, como já disse, o prefeito Juarez há de superar todas as adversidades, porque sua linha de trabalho é o investimento no cidadão. Terá sempre nosso apoio no trabalho parlamentar aqui em Brasília, junto à esfera federal e também junto ao governador Blairo Maggi e o vice-governador Silval Barbosa, nosso companheiro de partido. E nesse trabalho de apoio ao prefeito, contamos ainda com nosso grande líder, o deputado Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB, um incansável na busca de melhor qualidade de vida para o povo mato-grossense.

 

Sinop, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, vai a cada ano se consolidando como um dos maiores pólos dos norte mato-grossense. O município vai ainda se tornando referência em educação superior no chamado “Nortão” do Estado, com a ampliação do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fortalecimento do Campus da Universidade Estadual (Unemat) e as universidades privadas. Sinop possui atualmente sete mil universitários. O município é pólo regional com forte atuação na área comercial e prestação de serviços.



 

Pois bem, Senhoras e Senhores deputados, ninguém seria capaz de imaginar que, em menos de três décadas depois, uma grande povoação pudesse se formar numa região tão isolada dos grandes centros, com qualidade nos serviços de atendimento em saúde pública, saneamento, educação, indústria, comércio, lazer e outras áreas.

 

Uma população estimada em quase 120 mil habitantes que trabalha e compõe a vanguarda do desenvolvimento do Estado de Mato Grosso e do Brasil.



 

Parabéns, portanto, a toda a gente de Sinop por mais este aniversário que coroa a luta dos seus pioneiros e que vai escrevendo com brilhantismo a história desse nosso tempo.



 

Parabéns, prefeito Juarez Costa, vereadores, lideranças comunitárias e autoridades locais. Um forte abraço a todos.


É o que tinha a dizer,

 

Muito obrigado, Senhor Presidente.
Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal