Descobrindo o mundo atraves da leitura



Baixar 14.95 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho14.95 Kb.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CACHINHOS DE OURO


DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA

Pré escola níveis A e B

Profª: Rosalina, Tania, Teresinha e Jociane

Merendeiras: Isabel e Leila

Muliterno, 2012.

DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVES DA LEITURA
Objetivo Geral
Despertar o hábito e o prazer pela leitura, complementando as ações da escola e promovendo a formação de práticas leitoras capazes de auxiliar o aluno na interpretação e na expressão.

Objetivos Específicos


  • Oferecer diversidade de materiais que possibilitem a formação de leitores na escola.

  • Desenvolver a capacidade representativa e simbólica por meio da escrita, da ilustração, da dramatização, das produções individuais e coletivas.

  • Estimular a curiosidade de diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral, escrita, enriquecendo cada vez mais a capacidade expressiva.

  • Promover a participação dos pais nas atividades escolares, aumentando com isso os vínculos familiares.

  • Desenvolver a imaginação e a criatividade, bem como, atitudes de respeito para com os demais.

  • Reconhecer a escrita nos diferentes gêneros textuais.


Justificativa
Justifica-se o domínio da escrita por uma condição cognitiva e social, onde possibilita a criança desde a infância fazer leitura e produzir seus próprios textos.

A criança elabora uma série de hipóteses quando está em contato com todos os tipos de materiais escritos antes de compreender a relação entre letras e os sons de linguagens.

Convivendo com alunos observamos a dificuldade que eles têm para interpretar um problema de matemática, um texto de ciências, um livro de literatura, expressar suas ideias, o que sentem e o que pensam para conseguir se realizar com mais facilidade ao longo da vida.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, v. 3, p. 139)

A ampliação do universo discursivo das crianças também se dá por meio do conhecimento da variedade de textos de manifestações culturais que expressam modos e formas próprias de ver o mundo, de viver e pensar. Músicas, poemas, histórias, bem como diferentes situações comunicativas, constituem-se num rico material para isso. Além de propiciar a ampliação do universo cultural, o contato com a diversidade permite conhecer e aprender a respeitar o diferente.
O estudo da língua Portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. Quem lê e interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escreve bem.

Metodologia
Em sala de aula o professor prepara um espaço que servirá de cantinho da leitura, onde os alunos irão manusear os livros e a partir da visualização individual, cada aluno, irá produzir o conto de forma que expresse seus desejos e sentimentos.

Organizar espaço na sala de aula, colocar um baú. Aos poucos instigar os alunos sobre o que está dentro do baú. Deixar que criem hipóteses, fantasias e dialoguem suas imaginações: convidar uma criança para abrir a tampa e iniciar a roda de histórias com o personagem encontrado.

Todo mês a escola recebe uma caixa, vinda da Secretaria Municipal de Educação, com livros para as crianças lerem.

Contação diária de histórias: todo dia, umas duas ou três crianças contam histórias para os demais, num sistema de rodízio.

Também é realizada a contação de histórias com aventais, onde uma criança usa um avental com velcro, e as demais, conforme a professora conta a história, vão colando os personagens confeccionados em EVA no avental.

Dramatização de histórias, utilizando fantoches e mascarras e roupas que representem os personagens.

Para tornar a sala de aula um espaço de construção é imprescindível a diversidade de materiais, neste sentido as fichas de leitura contribuem para maior acervo no que se refere à leitura de mundo.

Utilizar fichas de leituras que contenham histórias em sequência, histórias em quadrinhos, trava-língua, cartas, bilhetes, receitas, convites. Nesse sentido o papel do professor é orientar, esclarecer dúvidas e questionar os alunos dos recursos oferecidos ás crianças para que estabeleçam relações do seu contexto.

Visita quinzenal na Biblioteca Mário Quintana, onde os alunos escolhem os livros e contam histórias para seus colegas. A professora também conta uma história.

Ouvir histórias contadas;

Coletivamente desenhar as histórias que ouviram em painel;

Desenhos sobre a história.

Mochila de livros: serão confeccionadas três sacolas (mochilas) e dentro destas colocados vários livros de histórias, escolhidos pelas próprias crianças. A criança leva a mochila para casa e juntamente com os pais, através das leituras realizadas, eles irão construir algo que represente as leituras realizadas. Todos deverão trazer para a escola o que produzirem, para culminar numa exposição dos trabalhos construídos, com a participação dos pais e alunos das demais escolas.

Confecção da colcha de retalhos: cada criança leva um pedaço de tecido para casa e neste, deve ser representado um fato marcante da vida da família. Depois, junta-se todos os retalhos para a construção da colcha, que também será exposta na culminância.



Agenda de recados: confeccionar uma agenda para cada criança. Esta será usada para manter uma comunicação com os pais a respeito do que está sendo feito na escola. Recados para os pais serão enviados na agenda e os pais também poderão mandar seus recados para a escola.


Tempo de Duração
Durante todo o ano.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal