Desenvolvimento de um despachante de tarefas de tempo real considerando restrições de energia



Baixar 32.92 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho32.92 Kb.
U
niversidade Federal de Pernambuco

graduação em Engenharia da Computação

Centro de Informática




Desenvolvimento de um despachante de tarefas de tempo real considerando restrições de energia

Proposta de Trabalho de Graduação






Aluno: Bruno Silva

Professor: Paulo Romero Martins Maciel (prmm@cin.ufpe.br)
7 de Outubro de 2007

Contexto


Sistemas embarcados estão presentes em muitas das nossas atividades diárias, desde fornos de microondas a complexos equipamentos médicos como, por exemplo, o oxímetro de pulso. Em outras palavras, sistemas embarcados são ubíquos nos dias atuais, devido à variedade de aplicações que podem ser implementadas com sistemas embarcados, diversas restrições devem ser levadas em conta em tempo de design para satisfazer as restrições do sistema, como confiabilidade, consumo de energia, restrições de tempo entre outras. Recentemente, considerável atenção tem sido devotada para consumo de energia devido principalmente a dois fatores:



  • Avanços em microeletrônica têm permitido produzir sistemas embarcados com tamanho reduzido e com funções bem complexas, possibilitando o rápido aumento no desenvolvimento de dispositivos móveis. Estes dispositivos geralmente possuem restritas fontes de energia (e.g bateria), se a fonte de energia expira obviamente o sistema para de funcionar. Conseqüentemente, técnicas de redução de consumo de energia tornam-se, a melhor alternativa para prolongar o tempo de vida útil das fontes de energia nestes equipamentos.

  • O aquecimento ambiental tem aumentado a atenção global sobre consumo de energia, dado que a produção de energia é uma das grandes fontes de poluição do ar [1]. Como sistemas embarcados são ubíquos, eles têm uma considerável contribuição na utilização de fontes de energia. Portanto, redução do consumo de energia nestes sistemas, pode contribuir para a redução da poluição ambiental.

Muitas técnicas têm sido adotadas para a reduzir consumo de energia em sistemas embarcados. Algumas delas usam estimativas de consumo de energia, uma delas é DVS (Dynamic Voltage Scaling) que é adotada como uma das mais efetivas técnicas de redução de consumo de energia em sistemas embarcados.

Objetivo

O objetivo desse trabalho de graduação é desenvolver um despachante para dar suporte, em tempo de execução, às tarefas do sistema de tempo real e considerando restrições de energia. Durante o trabalho de graduação será feito um levantamento bibliográfico das técnicas para redução de consumo de energia, e de escalonamento de tarefas de tempo real.

Algumas das técnicas serão implementadas e avaliadas experimentalmente em um corpus de documentos de teste a ser escolhido.


Desenvolvimento

Inicialmente será realizada uma atividade de revisão bibliográfica que terá como o desenvolvimento do senso crítico a respeito do problema, bem como a obtenção de conhecimento técnico a respeito de vários assuntos relacionados ao escalonamento de processos de software, em sistemas de tempo real. Em seguida será feita a modelagem do despachante, implementação e testes. Ao final do processo será feita e escrita do relatório.



Cronograma




Atividade

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro

Pesquisa e aquisição de material































Elaboração do Sistema































Implementação
































Testes
































Escrita da Relatório
































Referências





[1]

G. Yeap. Practical low power digital VLSI design. Kluwer Academic Publishers, 1998.



[2]

J. Xu and D. Parnas. On satisfying timing constraints in hard real-time systems.

IEEE Trans. Soft. Engineering, 19(1):70–84, January 1993.




[3]

J. Xu and D. Parnas. Priority scheduling versus pre-run-time scheduling. In Real-

Time Systems, volume 18, pages 7–23. Kluwer Academic Publishers, January 2000.


Datas e Assinaturas

7 de Outubro de 2007




____________________________

____________________________

Aluno

Orientador



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal