Desenvolvimento do Portal dos Jogos Cooperativos Computacionais Rubens Takiguti Ribeiro1, Carlos Eduardo Magalhães Cobucci1, José Monserrat Neto1, Renata Couto Moreira1



Baixar 14.34 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho14.34 Kb.
Desenvolvimento do Portal dos Jogos Cooperativos

Computacionais

Rubens Takiguti Ribeiro1, Carlos Eduardo Magalhães Cobucci1, José Monserrat

Neto1, Renata Couto Moreira1


1. Introdução
Tendo em vista o atual processo de modernização da educação com a aplicação do uso da informática e da crescente usabilidade da informação em todos os seguimentos da sociedade contemporânea, o trabalho analisa a aplicação da informática, dos jogos cooperativos (não computacionais), e dos se os jogos cooperativos computacionais na educação, como ferramenta de apoio ao aprendizado. Depois ele relata o resultado do projeto do Portal dos

Jogos Cooperativos Computacionais (www.comp.ufla.br/pjcc/). Seu objetivo é o de disponibilizar livremente jogos computacionais desenvolvidos pelos alunos das UFLA e da NEMU para que sejam aproveitados como instrumento educacional à escolas de ensinos médio e fundamental, mantendo uma constante aproximação entre desenvolvedores e usuários dos jogos, sejam professores, sejam alunos. Prevê-se com esse projeto a quebra da forma tradicional de metodologias educacionais.


2. Referencial Teórico
É possível perceber que o tradicionalismo educacional pertinente nas escolas de ensino e médio é quebrado pelo grande acesso da sociedade à informação e tecnologia. Daí o fato de muitas escolas se sentiram com a necessidade de levar esse acesso a seus alunos como forma de preparação dos mesmos à sociedade que estão inseridos. E quando se fala de informática não se pode destacar o advento da internet e dos aplicativos de Multimídias como interface ao acesso às informações.
2.1 Jogos Cooperativos na Educação
Os jogos cooperativos constituem-se num importante instrumento do processo de educação, tendo em vista a organização cooperativa”.
A quatro pontos primordiais quando se fala da aplicação da informática, por meios de jogos cooperativos, na educação. São eles: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como ferramenta educacional e o aluno. O software educativo apropriado merece ser destacado, pois ele é o ponto de junção dos demais e consequentemente a ponte para o aprendizado através da informática.

A história do desenvolvimento do software educacional mostra que os primeiros programas nesta área são versões computadorizadas do que acontece na sala de aula”. Por isso a necessidade de se trabalhar com Jogos Cooperativos como etapa inicial do projeto.


Outro ponto importante é a utilização do software livre para a disseminação do uso da informática nas escolas é a popularização dos Softwares Livres que permitem que os projetos estavam dispostos a qualquer interessado, evitando qualquer tipo de exclusão digital ou monopólios.


2.2 Portais na Internet
Nesse processo de informatização da educação, a internet desenvolve um papel, onde se destaca dois pontos importantes: o treinamento de professores de forma assíncrona, conforme o conhecimento de cada um em informática, e a disponibilização dos jogos criados.
3. Materiais e Métodos
Para a edificação desse portal foram necessários alguns hardwares e softwares. Entre os softwares vale destacar os navegadores Internet Explorer (5-5,5-6) por sua popularidade, Mozilla 1.7.2. e Lynx 2.8, para a edição de imagens o iPhoto Express, servidor Apache, pelo suporte ao PHP. O paradigma de desenvolvimento do portal foi o Orientado a Objetos.

4. Desenvolvimento do Portal

Para o desenvolvimento do portal segui-se o seguinte procedimento:




  • Definiram-se as metas e as ferramentas;

  • Implementou-se a interface principal do portal, visando a padronização de protocolos e a correta visualização do portal em qualquer navegador.

Para a determinação das metas foi feito um enquête entre os usuários do futuro portal, e os resultado da mesma foi implementado em PHP.

Vale destacar que o portal conta com um campo restrito aos administradores do mesmo.

Uma opção importante, presente no Portal, é o sistema de buscas interno. Este é responsável por localizar palavras em locais específicos, como entre os jogos e entre os

tópicos do fórum, ou globalmente em toda a extensão do Portal. Além disso, o portal também disponibiliza um “help” para eventuais dúvidas dos usuários, divulgação dos principais recursos do Portal, bem como um mapa do mesmo.
Os Jogos em geral foram desenvolvidos por alunos do curso de Bacharelado em

Ciência da Computação da UFLA como trabalho acadêmico para uma disciplina do

curso, desenvolvendo temas vistos em aula através de jogos. Outros foram criados pelo

grupo de Desenvolvimento de Jogos Cooperativos Computacionais, seguindo algumas

metodologias propostas e consultando professores de ensino fundamental, além de

opiniões diversas de usuários.




5. Resultados

O Portal apresenta o seguinte conteúdo: página principal, notícias,

sistema de buscas interno, histórico das oficinas de jogos, lista de jogos cooperativos e

educacionais para download, conteúdo didático para alunos e professores, apresentação

do grupo, links para outras páginas e artigos, eventos e fotos, fórum de discussão, tópicos de ajuda, sugestões, estatísticas diversas, temas, enquetes, mapa do site e toda área gestora, responsável por atualizar notícias, alterar dados pessoais, gerenciamento do conteúdo dos eventos, fotos, fórum e comentários de usuários sobre os jogos.

6. Conclusão

De acordo com as metas definidas no início do desenvolvimento, o principal objetivo do

Portal foi alcançado, pois jogos foram disponibilizados livremente e uma área para troca de informações entre os visitantes foi criada , estimulando o contato direto entre desenvolvedores e usuários.

Vale a pena destacar importante ressaltar que este Portal é singular no tema jogos cooperativos computacionais, uma vez que apresenta o assunto e disponibiliza os jogos propriamente ditos desta nova modalidade de jogos computacionais.


Resultados puderam ser observados com a análise das últimas estatísticas, que mostram expressivo interesse dos visitantes em fazer cópias (download) dos jogos oferecidos, para possível utilização em escolas. Desta forma, concluímos que o projeto de criação do Portal foi bem satisfatório.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal